Menarca: saiba tudo sobre a primeira menstruação

Saúde / Menstruação

A adolescência por si só já é uma fase repleta de dúvidas e insegurança. Para as mulheres, os questionamentos nesse período da vida também se relacionam à menstruação – cuja primeira ocorrência é chamada de Menarca.

Menina segurando absorvente íntimo

Foto: © Depositphotos

Para passar por essa fase com mais tranquilidade e segurança, as garotas necessitam de suporte familiar e, principalmente, médico. Entretanto, conhecendo alguns pontos importantes sobre a Menarca é possível sanar as dúvidas iniciais e se preparar para a primeiro consulta com um ginecologista.

Menarca: obtenha respostas para as suas principais dúvidas

Relacionamos em nosso artigo de hoje as principais dúvidas sobre a Menarca – além de dúvidas gerais sobre a Menstruação. Trata-se de um verdadeiro mini-guia, que irá esclarecer muitos pontos sobre o assunto. Quer saber mais? Continue lendo na íntegra e obtenha todas as informações!

1. O que é a Menarca?

Como citado já no início do artigo, Menarca é o nome dado à primeira menstruação. Trata-se de uma resposta do organismo ao amadurecimento do corpo – como se fosse um aviso dele que agora o óvulo já pode ser fecundado.

menina sinais da primeira menstruação

Foto: (c) Can Stock Photo

O sangramento nada mais é do que a descamação da endométrio, como é chamada a parede que reveste todo a parede interna do útero. Essa descamação ocorre quando não há a fecundação do óvulo, ou seja, quando a mulher não está grávida.

Leia também: Sinais da primeira menstruação

2. A Menarca ocorre na mesma época, para todas as meninas?

Não. Cada organismo é um. Algumas meninas podem menstruar cedo e outras mais tarde. Inúmeras condições podem interferir na ocorrência da primeira menstruação, dentre elas:

• Fatores raciais;
• Fatores étnicos;
• Condições climáticas e de habitat;
• Características de índice de massa corpórea (IMC);
• Questões alimentares e nutricionais.

Apesar de questões individuais, há um padrão de idade considerada para a Menarca – os 12 anos. Entretanto, a média considerável varia entre os 10 e 14 anos de idade.

3. A Menarca traz sinais físicos que a evidenciam?

Muitas meninas ficam aflitas pensando se os outros saberão que elas já menstruaram pela primeira vez – mas não há motivos para preocupação.

menina primeira menstruação menarca

Foto: (c) Can Stock Photo

Após a Menarca, o corpo acelera o processo de crescimento de forma comum. Há o aumento dos seios, distribuição da gordura corpórea, crescimento de pelos, aumento a altura, dentre outros. Além disso, há as modificações internas, como alteração do tamanho do útero.

4. Depois da primeira menstruação as meninas param de crescer?

Não necessariamente param de crescer. Entretanto, há uma diminuição da velocidade desse crescimento. Após a Menarca, as meninas continuam crescendo por aproximadamente 4 anos – de forma mais lenta e desacelerada.

5. O que muda após a Menarca?

Na verdade não existem muitas mudanças depois que você menstrua pela primeira vez – excluindo a necessidade de acompanhamento ginecológico, uso de anticoncepcionais e as alterações físicas e emocionais. Cada mulher possui necessidades diferentes, que devem ser tratadas individualmente.

Existem muitos mitos e crenças antigas, como não lavar o cabelo durante o ciclo menstrual ou, até mesmo, evitar andar com os pés descalços, por exemplo. Mas se tratam apenas de achismos culturais, não há nenhum estudo científico que comprove a necessidade dessas restrições.

Leia também: Quanto tempo dura a primeira menstruação?

6. Por que sinto cólica?

As cólicas são consideradas normais, desde que não afetem a qualidade de vida das meninas. Isso porque durante a menstruação há a liberação da prostaglandina, que atua na contração do útero para a eliminação do sangue menstrual.

Dor abdominal

Foto: © Depositphotos

Mas é interessante dizer que dificilmente você sentirá cólicas na Menarca. O desconforto é sentido apenas após o início dos ciclos menstruais ovulatórios – os quais ocorrem cerca de 2 anos após a primeira menstruação.

7. Quanto tempo dura a Menarca e as demais menstruações?

Normalmente os ciclos menstruais duram entre 3 e 5 dias. Quanto a intensidade dos sangramento, este também é variável. Depende muito de organismo para organismo. Via de regra, há uma eliminação de aproximadamente 40 mls por dia.

8. As menstruações são sempre reguladas? É normal desregular?

Quando falamos da Menarca, é preciso considerar que o organismo feminino ainda está imaturo, ou seja, se preparando para o processo que ocorrerá nos próximos meses. Por isso, pode haver atraso ou antecipação nos primeiros ciclos menstruais. O normal é que o fluxo se normalize nos próximos meses.

Caso você note alguma inconsistência no início ou término do fluxo, é interessante consultar um ginecologista – e, junto a ele, entender como o corpo está se comportando. Nem todo ciclo é considerado perfeito, mas vale uma investigação mais a fundo.

9. Minha Menarca veio com “bolinhas”. É normal acontecer?

A textura e a cor da Menarca não são iguais para todas as adolescentes. Depende muito da intensidade do fluxo e do organismo. As “bolinhas”, na verdade, são coágulos que geralmente se formam em fluxos mais intensos, cujo sangue é mais espesso. Portanto, são completamente normais.

cólica menstrual forte

Foto: (c) Can Stock Photo

10. Depois da Menarca é preciso tomar anticoncepcionais?

Isso é mito. Apesar de os anticoncepcionais auxiliarem na regulação do ciclo, bem como normalização do fluxo, nem sempre devem ser consumidos logo após a primeira menstruação. Vale lembrar que a função principal do anticoncepcional é prevenir uma gravidez indesejada.

Como há uma grande carga de hormônios, os anticoncepcionais oferecem alguns riscos à saúde, como AVC (acidente vascular cerebral) e trombose venosa. Os riscos tornam-se ainda maiores quando há um histórico familiar relacionado a essas doenças. Somente o ginecologista está apto a receitar o medicamento, que deve ser escolhido mediante análise clínica ou laboratorial.

11. Minha menstruação chegou: quando ir ao ginecologista?

A recomendação de especialistas é que as meninas consultem o ginecologista antes mesmo da Menarca. A consulta é importante pois o profissional pode sanar todas as dúvidas da garota, tornando o processo bem mais tranquilo e seguro.

Consulta

Foto: © Depositphotos

Quando a consulta antecipada não acontece, é recomendado que você visite um médico de confiança pelo menos 1 vez ao ano. Em casos específicos, quando surge alguma anormalidade que mereça ser acompanhada mais de perto, o especialista indicará retornos mais frequentes ao consultório.

Como você viu, a Menarca não deve ser um motivo de preocupação. Basta buscar informação qualificada e sanar todas as possíveis dúvidas que possam surgir. Se você curtiu nosso conteúdo de hoje, compartilhe com suas amigas. Quem sabe alguém não está buscando respostas exatamente para essas dúvidas? Até breve!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Menstruação atrasada: 20 dúvidas com perguntas e respostas

Publicidade

Deixe seu comentário