Vegetais low carb: descubra os melhores para incluir na sua dieta

Saúde e Bem estar

O Brasil é um país com grande incidência de obesidade. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde , o número de pessoas acima do peso cresceu 60% em dez anos, considerando o período entre 2006 e 2016. Preocupante, não é?

Mas há um outro lado que deve ser enfatizado. A quantidade de pessoas que estão optando por uma vida mais saudável, a qual inclui dietas específicas e prática de exercício físicos, também está crescendo. Não é a toa que você já deve ter ouvido falar em reeducação alimentar, dieta lowcarb, dentre outros.

Dieta

Foto: © Depositphotos

Na low-carb, por exemplo, há a baixa ingestão de carboidratos. Além de auxiliar na redução do peso, consumir pouco carboidrato contribui significamente para a saúde. Há uma melhora nos níveis de açúcar no sangue, controle dos triglicérides, regulação da pressão arterial, dentre outros.

7 vegetais lowcarb essenciais para sua dieta

Mas você sabe quais são os melhores alimentos low carb para incluir em sua dieta? Conhece os vegetais com baixo carboidrato que não podem faltar no cardápio? Acompanhe nosso post, tire suas dúvidas e reformule a sua alimentação ainda hoje!

1. Espinafre

Considerado um superalimento, o espinafre tem dezenas de benefícios para o organismo. Além de ser lowcarb, conta com flavonoides que distanciam os radicais livres do corpo. Também traz magnésio, que reduz os índices da pressão arterial, e o ácido fólico, que contribui com a saúde cardiovascular.

Beneficio para organismo

Foto: © Pixabay

2. Acelga

Pertencendo a mesma família da beterraba, a Acelga é bastante utilizada na culinária japonesa, mas, nem tanto, na brasileira. Por outro lado, oferece benefícios incríveis para a saúde, principalmente quando utilizada na dieta lowcarb.

Hortaliça

Foto: © Pixabay

Ao consumir a hortaliça, você previne o envelhecimento precoce, melhora sua saúde cardiovascular, previne diabetes, fortalece os ossos, distancia o estresse e ainda dá um gás nos treinos.

3. Aipo

Com baixíssima caloria e carboidrato, o aipo é uma opção ultra saudável para o organismo, seja de pessoas que seguem a lowcarb, reeducação alimentar ou outra dieta. Sua composição é de 95% de água e concentra nutrientes como vitaminas do B, C, A, D e K, sódio, potássio, cálcio e fósforo.

Baixa caloria

Foto: © Pixabay

Como benefícios do aipo, podemos destacar redução do colesterol ruim, regulação da pressão arterial, suas propriedades laxativas, indução do sono e eliminação de toxinas.

4. Berinjela

A berinjela surge nas dietas lowcarb como método de substituição em receitas que levam farinha branca. É possível, por exemplo, fazer lasanha de berinjela, berinjela empanada com farinha de aveia, “Nuggets” de berinjela (também com farinha de aveia).

Rico em vitaminas

Foto: © Pixabay

A flexibilidade de receitas é incrível. Mas a questão nutritiva não fica para trás: é um vegetal rico em vitamina C, A e do complexo B, ferro, magnésio e cálcio.

Leia também: Água de berinjela para emagrecer

5. Aspargo

Com baixo carbo e pouquíssimas calorias, os aspargos são ricos em ácido fólico, betacaroteno, magnésio, manganês, fósforo e fibras, além das vitaminas C, B e K. Dentre suas principais propriedades, que são inúmeras, destacam-se as drenantes, anti-inflamatórias, anticâncer, antioxidantes e diuréticas.

Dieta Low Carb

Foto: © Pixabay

6. Abobrinha

Considerada a rainha da lowcarb, a abobrinha possui baixíssimo carboidrato. Rica em proteínas, pode ser utilizada na dieta lowcarb em substituição às massas, como macarrão, canelone e rondeli.

Mulher segurando abobrinha

Foto: © Pixabay

Quanto ao valor nutricional, o vegetal também é interessante. A abobrinha concentra as principais vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Seu consumo é um grande aliado na prevenção ao AVC e câncer, fortalecimento dos dentes e dos ossos, regulação da pressão arterial, perda de peso e redução do colesterol ruim.

7. Couve-flor

Você sabia que a couve-flor concentra 77% da quantidade de vitamina C necessária ao dia? Além disso, que ela é uma excelente fonte de K, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico vitamina, potássio e manganês? Pois é, trata-se de um vegetal lowcarb completo – grande aliado na dieta lowcarb.

Couve flor na panela

Foto: © Pixabay

O vegetal é bastante utilizado em receitas lowcarb que são versões ajustadas, como gratinados, pães, escondidinhos e bolinhos assados.

Descubra os melhores alimentos lowcarb

Mas não são apenas os vegetais os grandes aliados da dieta lowcarb. Inúmeros outros alimentos devem ser incorporados nos pratos que seguem essa linha alimentar, com o intuito de elevar a saciedade e perda de peso com saúde. Conheça algumas opções que podem complementar seu prato lowcarb:

• Frutos do mar: a maioria dos peixes e frutos do mar são zero carbo. Além disso, são muito benéficos a saúde, uma vez que trazem em sua composição níveis interessantes de ômega 3, vitamina B12, iodo e ácidos graxos.

Rico em omega 3

Foto: © Depositphotos

• Carne de porco: apesar de processada – como o bacon, por exemplo – a carne de porco é uma das melhores fontes de proteínas lowcarb. O grande segredo para aproveitar melhor todos seus benefícios é evitar as carnes curadas com açúcar.

• Carne de vaca: as carnes são fontes de proteína e concentram vitaminas super importantes para o organismo, como ferro e B12. Aliás, quase 100% das carnes possuem nível zero de carboidrato. A única exceção são os órgãos, como coração e fígado: estes concentram aproximadamente 5% de carboidratos, não sendo indicados para as dietas lowcarb.

• Óleos/gorduras boas: você já ouviu por aí que os óleos são os vilões da saúde? Calma que não é bem assim. Devemos frisar que existem óleos bons e ruins. Quando se trata de gordura boa, invista na dieta sem medo. A manteiga, por exemplo, faz muito bem a saúde quando consumida com moderação. Já óleos refinados, como de soja e de milho, não devem ser consumidos.

• Ervas/especiarias: quando utilizamos ervas naturais nas preparações, as chances de reduzir a ingestão de carbo (além de sódio em excesso) são maiores. Existem inúmeras especiarias que podem ser usados no tempero dos seus pratos, as quais são apresentam percentagens bem baixas de carboidrato. Canela, mostarda e orégano, pimenta, alho e gengibre são algumas opções.

Pimenta vermelha

Foto: © Depositphotos

Muitos especialistas afirmam que uma dieta lowcarb é capaz de mudar completamente a resposta do organismo a inúmeras doenças metabólicas. Escolhendo os alimentos com baixo carboidrato, principalmente os vegetais lowcarb, você reduz peso e ganha qualidade de vida.

Qual a sua experiência com os vegetais lowcarb e demais alimentos? Eles estão inseridos em sua alimentação diária? Compartilhe sua opinião conosco e com os demais leitores. Até a próxima!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Linhaça: sua aliada low carb na perda de peso

Publicidade

Deixe seu comentário