Será que sua menstruação está chegando? Conheça 8 sinais positivos

Saúde / Menstruação

Desde a primeira menstruação – denominada Menarca – até a Menopausa – que ocorre usualmente entre 45 e 50 anos de idade – as mulheres vivem seus períodos menstruais acompanhadas por algumas alterações físicas e psicológicas.

Em algumas mulheres, os sintomas são mais fortes. Em outras, um pouco menos perceptíveis. Mas, no geral, todas sofrem com um certo desconforto, principalmente no período de tensão pré-menstrual.

Higiene intima

Foto: © Depositphotos

Quando a menstruação está próxima, o corpo feminino dá alguns alertas. Esses sinais estão relacionados com o trânsito hormonal, e pode desencadear inúmeras situações.

Trouxemos em nosso post de hoje os principais sinais que significam a proximidade da sua menstruação. Acompanhe e conheça-os.

Quando eu sei que minha menstruação está chegando?

Fique atenta aos seguintes sinais:

1. Insônia

Você já sabe que a menstruação mexe com os hormônios. Nesse ponto, a progesterona é um dos que são reduzidos nessa época. Vale dizer que o hormônio é responsável pela sensação de sonolência. Então, se você está sentindo um pouco de dificuldade para pegar no sono, fique atenta que a menstruação está próxima.

Distúrbios do sono

Foto: © Can Stock Photo

Mas fique despreocupada e não se estresse com isso: passando o período menstrual, a rotina de sono é retomada normalmente!

2. Alterações no humor

Alguns dos sintomas mais clássicos da tensão pré-menstrual são as alterações de humor. Você pode estar completamente feliz em um dia e, mais à noite, totalmente irritada e ”com cara de poucos amigos”. Isso significa que seu ciclo menstrual está se aproximando.

Mulher

Foto: © Depositphotos

Claro que não acontece com todas as mulheres. Umas podem sofrer com mais irritabilidade, outras com menos. Mas, se você se conhece bem, saberá diferenciar estes comportamentos emocionais deturpados.

3. Aumento dos seios

A retenção de líquidos é um dos sinais que indicam a proximidade da menstruação. Além da região abdominal, os seios podem parecer maiores e mais inchados do que o comum, mas é absolutamente normal.

Sintomas de gravidez

Foto: © Pixabay

• Uma boa maneira de reverter o problema, caso lhe incomode e cause desconforto, é apostar na ingestão de líquidos, como água e chás;

• Alimentos ricos em potássio, como bananas e abacates;

• Praticar exercícios físicos e reduzir consideravelmente o consumo de sal – uma vez que o sódio é um dos grandes vilões da retenção de líquidos.

4. Aparecimento de acne

Quando o seu corpo começa a se preparar para a menstruação, os hormônios se alteram e trabalham com mais intensidade. Sendo assim, há um fortalecimento da atividade das glândulas

menina com espinha no rosto

Foto: (c) Can Stock Photo

Resultado? Pele e cabelos mais oleosos e, principalmente, o surgimento de cravos e espinhas. Não se assuste se você acordar e perceber que cravos e espinhas surgiram de forma ‘mágica’ na sua pele. A culpa é dos hormônios e isso é um indicativo de que sua menstruação está a caminho!

5. Dores abdominais

Além das já conhecidas cólicas, algumas dores mais intensas, aliadas à diarreia, podem surgir antes do ciclo menstrual.

mulher com desconforto abdominal

Foto: © Depositphotos

Apesar de muitas mulheres pensarem que o desconforto pode estar relacionado à ingestão de alimentos mais calóricos, como chocolates e doces, ele está totalmente ligado à produção de prostaglandina, substância responsável pelas contrações que ocorrem no útero.

6. Dores de cabeça

Muitas sãos as causas de dores de cabeça. Aliás, elas vão muito além de uma simples menstruação e, quando muito forte, deve ser acompanhada de perto por um especialista. Entretanto, se as dores surgem na época do mês em que sua menstruação costuma vir, ela pode ser um sinal do período menstrual, sim.

Enxaqueca

Foto: © Depositphotos

Há uma explicação científica para isso: durante o período pré-menstrual, há uma redução natural na produção de estrogênio. Isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatam mais rapidamente, resultando nas dores de cabeça.

O incômodo costuma passar naturalmente após o início do ciclo. Para amenizar as dores, é interessante consultar um médico e obter indicação de uma medicação adequada.

7. Dores nas costas e nas pernas

Algumas mulheres, quando estão perto de menstruar, podem sentir câimbras cujos reflexos são notados nas pernas e nas costas. As dores não estão relacionadas com músculos ou ossos, como é comum se pensar, mas, sim, às cólicas. Nesse caso, é preciso tratar o desconforto abdominal e não o desconforto muscular ou dos ossos.

mulher com dor nas costas

Foto: (c) Can Stock Photo

As dores estão relacionadas à redução do fluxo sanguíneo na região abdominal, resultante da diminuição de certos hormônios. Consulte seu médico a fim de receber a indicação de analgésicos que atuem diretamente no controle da dor!

8. Indisposição

Aliando muitos dos fatores que citamos até aqui – dores abdominais, cãibras, dores de cabeça, dentre outros – outro sintoma pode ser relacionado à chegada da menstruação: a indisposição. Quando você está na TPM, a vontade de sair da cama, ir trabalhar ou fazer as tarefas diárias pode se reduzir.

mulher dormindo

Foto: (c) Can Stock Photo

Nestes casos, apostar em uma alimentação balanceada e ingestão de líquidos é uma boa receita. Seu corpo se sentirá mais leve e bem-disposto, reduzindo a ‘preguicinha’ e quietude características deste período.

Alimentos que você precisa consumir durante o ciclo menstrual

Alguns alimentos podem ser seus aliados na semana da menstruação. Eles podem trazer conforto, efeito calmante e, ao mesmo tempo, prazer. Separamos para você algumas opções que devem entrar no seu cardápio neste período. Veja só:

Leia também: Cólica menstrual? Veja 10 dicas para ameninar o problema

• Pão integral – Os pães integrais são ricos em magnésio, vitamina B e E. Enquanto o magnésio diminui a tensão muscular, as vitaminas B e E atuam contra a indisposição e a sensação de tristeza e depressão.

Benefícios do pão integral

Foto: © Can Stock Photo

• Chocolate – O chocolate é uma ilustração real do período da TPM. E há verdade nisso: as versões com maior incidência de cacau auxiliam o organismo no combate à depressão e sentimento de tristeza. Isso porque ele age diretamente no cérebro, ativando a sensação de prazer e bem-estar.

• Café – Embora muitas pessoas não concordem, especialistas afirmam que consumir a cafeína no período pré-menstrual ajuda a enfraquecer a sensação de dor gerada pelas cólicas, além de dar mais ânimo para enfrentar os compromissos diários, espantando de vez o desânimo!

• Melancia – A melancia é uma fruta extremamente doce e, por ser saudável, é uma boa opção para suprir a necessidade de doce neste período. Além de dar mais energia, a fruta também é interessante na prevenção das dores abdominais e diarreias. Lembre-se que quanto mais saudável seu cardápio for, menores serão as dores menstruais.

Benefícios da melancia

Foto: © Can Stock Photo

Uma coisa é certa: quando a menstruação está perto de chegar, o seu corpo se transforma completamente, dando sinais certeiros. Agora que você já sabe quais são eles, ficará mais simples se preparar para esse ciclo que deixa a mulher tão instável e sensível.

Você, pessoalmente, sente estes sintomas? Vivencia outros? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com outras mulheres!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Menstruação atrasada: 20 dúvidas com perguntas e respostas

Publicidade

Deixe seu comentário