Truques e cuidados caseiros para deixar as roupas mais brancas

Casa

Aquela roupa branquinha, com cara de nova e parecendo que saiu do armário pela primeira vez. Cena dos sonhos de qualquer amante dos looks mais claros, não é mesmo? As peças brancas são básicas, ornam muito bem com estampas e tons claros e, principalmente, podem ser utilizadas em qualquer ocasião. Porém, para que mantenham sua beleza, é preciso ter um pouco mais de atenção no momento da higienização.

Roupa secando

Foto: © Depositphotos

Diferente do que ocorre com as peças coloridas, por exemplo, as roupas brancas não devem ser adicionadas ao processo de lavagem quando nele também estiverem as roupas pretas e coloridas, pois há o risco de manchas.

Quem não possui muita experiência, acredita que o resultado do branco perfeito pode ser obtido apenas com o uso de produtos específicos para alvejar as peças, que geralmente têm o custo um pouco alto. Mas com alguns truques caseiros é possível deixar as roupas ainda mais brancas, como novas. Acompanhe nossas dicas e teste-as hoje mesmo!

10 dicas para clarear suas roupas

1. Etiquetas

Antes de iniciar qualquer processo de lavagem, é recomendado ler todas as instruções trazidas nas etiquetas das peças. Dependendo do material da roupa, é preciso aplicar métodos diferenciados de lavagem.

Roupa branca

Foto: © Depositphotos

Respeite também as indicações de como secar os tecidos: alguns devem secar ao sol, enquanto algumas roupas só podem secar na sombra. Além de lavar corretamente as roupas, principalmente brancas, você evitará o desgaste das peças e manterá a vivacidade do branco.

2. Maquiagem

Para tirar manchas de maquiagem em peças brancas, misture duas partes iguais de água e vinagre e aplique sobre as manchas. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos e lave as roupas como de costume, à mão ou na máquina de lavar.

3. Óleo

Manchas de óleo também tendem a impregnar e comprometer roupas claras. Neste caso, basta aplicar uma pequena quantidade de talco em pó diretamente na mancha e aguardar sua total absorção. É interessante que o talco permaneça agindo por 24 horas. Após esse tempo, lave as peças normalmente.

4. Amaciante

Ao utilizar o amaciante, é muito comum despejá-lo diretamente no compartimento da máquina de lavar. Porém, isso pode manchar as peças brancas.

Como usar o amaciante

Foto: © Depositphotos

O ideal, neste caso, é diluir o amaciante em um pouco de água e misturá-lo às roupas. Ao finalizar a lavagem, é preciso enxaguar bem, uma vez que os resquícios do produto também podem causar manchas.

5. Água quente

A água quente é uma grande aliada na retirada das manchas, além de deixá-las bem mais brancas. A alta temperatura – ou até mesmo mais morna – amolece as fibras do tecido e potencializa os efeitos do sabão e dos outros produtos, retirando as manchas com mais facilidade. A água morna pode ser utilizada tanto na lavagem manual quanto na lavagem pela máquina.

6. Sol

No time dos alvejantes naturais, o sol é uma grande mão na roda. Para que a luz solar auxilie na limpeza das roupas brancas, basta ensaboá-las com sabão neutro ou sabão de coco e deixá-las expostas ao sol.

Roupas lavandas

Foto: © Depositphotos

Algumas pessoas preferem colocar as peças em sacos plásticos pretos e deixá-las tomando sol. As duas maneiras são aceitáveis e eficazes. Vale apenas ficar atento à freqüência deste tipo de lavagem, já que o sol e o calor excessivo podem danificar o tecido das roupas.

7. Máquina

É possível obter roupas incrivelmente brancas, mesmo lavando-as na máquina. O segredo é utilizar 1 copo de sabão de coco, 1 copo de álcool e 1 copo de amaciante caseiro especial para roupas brancas, cuja receita lhe mostraremos logo em seguida, neste mesmo artigo). Utilizando essa mistura, torna-se desnecessário o uso de sabão em pó ou alvejantes.

Maquina de lavar roupas

Foto: © Depositphotos

Leia também: +++ Dicas de como lavar roupas na máquina

8. Descanso no molho

‘Deixar as roupas de molho’ é uma tradição bem antiga, porém, com o surgimento de novos produtos algumas pessoas acabaram por esquecer esse truque. Para que as roupas ganhem um branco mais vivo, utilize a dica do 555: misture 5 litros de água quente + 5 colheres (sopa) de sal + 5 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Adicione as peças e deixe-as de molho por 6 horas. Em seguida, proceda normalmente com a lavagem, dando preferência para o sabão neutro e o amaciante caseiro.

Ao resultar em uma mistura homogênea, o amaciante caseiro poderá ser adicionado às roupas. Há quem prefira um aroma mais especial: neste caso, vale acrescentar essências de amêndoas, lavanda, coco ou outra de sua preferência.

Dicas para lavar roupas

Foto: © Depositphotos

Receita de Amaciante Caseiro

• 2 xícaras de água + 1 xícara de vinagre + 1 xícara de bicarbonato

• Misture toda a quantidade de água e de vinagre. Aos poucos, vá adicionando o bicarbonato e misturando-o com auxílio de uma espátula. Como o bicarbonato é efervescente, ao entrar em contato com a água criará muito espuma. Por isso, o ideal é ir misturando com cuidado.

9. Fervura

Antes de levar as peças a máquina, deixe-as fervendo por alguns minutos em um mistura de água + limão. Após aproximadamente 10 minutos, lave a roupa normalmente e inicie o processo de lavagem na máquina.

10. Secagem

Você pode utilizar todos os truques para deixar sua roupa mais branca. Mas quando vai colocar a peça no varal, sujeiras trazidas pelo ar grudam na roupa, sujando e manchando-a. Para evitar este problema, que é bem comum e recorrente, o ideal é virar as peças ao avesso e pendurá-las desta forma no varal. Caso sujeiras grudem, será na parte interna da peça.

Colocar roupa para secar

Foto: © Depositphotos

Dicas extras de lavagem

• Para lavar cortinas de cozinha e deixá-las bem clarinhas, coloque-as de molho em água com 1 colher (sopa) de bicarbonato. Mantenha-as de molho até que a água esfrie. Em seguida, lave as cortinas como é feito normalmente.

• Ao lavar qualquer peça na máquina, principalmente as brancas, adicione 1 colher de bicarbonato diluído em um copo de água. Ao finalizar a lavagem, faça um enxágue final com amônia diluída em água.

• Não misture peças brancas com as peças coloridas, uma vez que as roupas coloridas soltam cor e mancham as demais. Opte por realizar duas lavagens separadas: uma rodada apenas com roupas brancas e outra com peças coloridas e pretas.

E você, tem alguma dica especial ou truque caseiro para deixar suas roupas ainda mais brancas? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco.

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Dicas para lavar roupas coloridas da maneira certa

Publicidade

Deixe seu comentário