Entenda a diferença entre diet, light, sem glúten, sem lactose e sem açúcar

Saúde e Bem estar

Hoje em dia muito se fala sobre alimentação saudável. Esse setor da economia vem se desenvolvendo e é possível encontrar diversas opções de produtos considerados saudáveis nas prateleiras dos mercados e das lojas de produtos naturais.

Tantas opções podem gerar muitas dúvidas, por isso é sempre bom se informar para entender exatamente o que se está consumindo. As marcas têm muitos truques para enganar os consumidores, para evitar isso toda atenção é necessária.

Mulher fazendo compras

Foto: © Depositphotos

Se você está perdida e não sabe a diferença entre diet, light, sem glúten, sem lactose e sem açúcar, esse artigo é para você!

Alimentos Diet

Os alimentos diet apresentam quantidades reduzidas de açúcares, geralmente o açúcar não é adicionado como um ingrediente extra, e os açúcares encontrados são dos outros ingredientes que o compõe.

Um alimento diet nem sempre é baixo em caloria. Esse tipo de alimento é para pessoas que não podem consumir açúcar em grandes quantidades, geralmente os diabéticos.

Os alimentos diet podem apresentar outros tipos de açúcares que não possuem o mesmo comportamento dos açúcares brancos e refinados ou que não são processados pelo organismo. Esses açúcares são conhecidos como edulcorantes (adoçantes), os mais comuns são:

• Sorbitol;

• Maltitol;

• Xilitol;

• Sucralose;

• Sacarina;

• Manitol;

• Stévia e aspartame.

Alguns deles se consumidos em excesso pode causar diarreia.

Alimentos Light

Os alimentos lights são reduzidos em até 25% do valor calórico quando comparado com a versão tradicional. O alimento light pode apresentar menor quantidade de açúcar e gordura. Esses produtos são os mais indicados para emagrecimento, já que apresentam baixo teor de açúcar e gordura.

Mas mesmo sendo um alimento light, muitas vezes ele pode apresentar um valor calórico elevado, por isso é fundamental ficar atenta.

Alimentos Sem Glúten

O glúten é uma proteína encontrada em alguns grãos, tais como: trigo, cevada e centeio. Por isso tudo o que é feito com esses ingredientes apresentam a proteína. Muitas pessoas que apresentam a doença celíaca não podem consumi-lo, por isso existem muitos alimentos que são fabricados sem glúten.

Alimentos que contem gluten

Foto: © Depositphotos

Hoje em dia, em muitas dietas, as pessoas optam por retirar o glúten, isso porque naturalmente ele gera um processo inflamatório no corpo, mesmo que não haja intolerância, que pode causar má digestão e desconforto, deixando a pessoa com sensação de “estar pesada”.

Lista de Alimentos sem Glúten:

• Todas as frutas em estado natural;

• Todos os vegetais em estado natural;

• Todas as carnes em estado natural;

• Ovos e laticínios, em geral, mas é sempre importante verificar a embalagem;

• Outros alimentos: arroz, arroz integral, semente de linhaça, fubá, amido de milho, farinha de milho, mandioca, pipoca, quinoa, levedo, farinha de soja, farinha de tapioca, farinha de inhame, entre outros alimentos.

Lista de Alimentos com Glúten:

Esses são alguns dos alimentos que apresentam glúten:

• Produtos com farinha de trigo: Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos, pizza;

• Cerveja;

• Molhos: ketchup, maionese, shoyo, mostarda, de salada variados;

• Salsinha;

• Barrinhas de cereais;

Leia também: Tudo sobre glúten: +++ alimentos que não contém a proteína

Alimentos Sem Lactose

A lactose é o açúcar encontrado no leite, em algumas pessoas há dificuldade de quebrá-la para a digestão. Por isso, elas apresentam intolerância à lactose. Quem apresenta essa doença, pode ter diarreia, cólicas, flatulência, dores abdominais, náuseas e vômitos.

Se você, não apresenta esses sintomas, mas sente um mal-estar quando consome leite ou produtos derivados do leite, é bom cortar o seu consumo. A lactose também causa naturalmente um processo de inflamação no organismo e por isso muitas vezes é cortada nas dietas atuais.

Lista de Alimentos sem Lactose:

• Leite a base de grãos, castanhas e frutas;

• Todos os produtos que usam leite a base de grãos, castanhas e frutas;

• Leite de soja, leite de arroz, leite de aveia, leite de coco, leite de amêndoas, leite de chia, leite de inhame entre outros.

Alimentos sem Lactose

Foto: © Pixabay

Lista de Alimentos com Lactose:

Esses são alguns dos alimentos que apresentam lactose:

• Maioria dos alimentos industrializados que apresentam leite e leite em pó;

• Embutidos, salsicha, nuggets e frios;

• Leite e os seus derivados, como manteiga, queijo, e outros produtos.

Alimentos Sem Açúcar

A dieta Low Carb tem ganhado muitos adeptos, a base dela é consumir alimentos baixos em carboidratos. Os alimentos sem açúcar entram nessa categoria. Naturalmente, muitos alimentos apresentam açúcar na sua composição, como as frutas e os vegetais, mesmo que pouco. Mas é possível encontrar alimentos sem açúcar.

Dieta sem carboidratos

Foto:  © Depositphotos

Se você for comprar um alimento industrializado, veja todos os tipos de açúcares que ele pode apresentar: Xarope de milho, Xarope de glicose, Dextrose, Glucose de milho, Xarope de Malte, Glicose, Frutose, Sacarose, Melaço, Melado, Maltose, Maltodextrina. Por isso, confira se ele não apresenta nenhum desses açúcares antes de comprar.

Alimentos ZERO

Os alimentos chamados ZERO açúcar, ZERO gordura, ZERO sódios, entre outros, são alimentos que não apresentam nenhuma quantidade desses nutrientes. Ou seja, a melhor opção para quem realmente quer limpar a alimentação e não quer consumi-los, mesmo que em pequenas quantidades.

Como escolher o melhor alimento para você?

Antes de tudo, você tem que adaptar a sua alimentação de acordo com o seu estilo de vida. Ela é combustível para manter a sua saúde, por isso é preciso que você consuma os alimentos que vão garantir uma vida mais saudável.

Refeição saudável

Foto: Unsplash

Primeiro: responda algumas perguntas

1.Você tem alguma intolerância ao glúten e à lactose?
Se sim, já elimine alimentos que os apresentem. E compre alimentos sem glúten e sem lactose.

2. Você precisa perder peso?
Se sim, comece optando pelas versões Light.

3. Você gosta muito de comer doce e os come com frequência?
Se sim, comece substituindo pelas versões Diet.

4. Você quer ter uma alimentação mais limpa?
Se sim, opte por alimentos ZERO.

5. Você não tem nenhuma restrição alimentar e está dentro do peso normal?
Não se preocupe em investir em nos alimentos citados, mas mantenha uma alimentação balanceada.

Segundo: aprenda ler listas de ingredientes

Toda vez que você for investir em um produto alimentar, fique bem atento a lista de ingredientes. São eles que vão determinar se aqueles produtos são saudáveis ou não. Para isso, verifique se ele apresenta muito açúcar, muita gordura ou muito sódio.

Se ele apresentar muitos ingredientes que você não conhece, opte por outros. Além disso, o primeiro ingrediente é o que está presente em maior quantidade.

Terceiro: opte por produtos naturais sem serem industrializados

A melhor opção são produtos que podem ser consumidos naturalmente, como também feitos em casa. Se você tem disponibilidade de tempo, opte por fazer as suas próprias receitas, evitando comprar produtos já prontos. Consuma alimentos ricos em fibras e em nutrientes, como também muitas verduras e legumes. A melhor forma é manter uma alimentação saudável e equilibrada, garantindo todos os nutrientes que o seu organismo precisa, mas sem exageros.

Por Tamires Criscio / Edição: Dona Giraffa

• Confira como substituir o açúcar na alimentação

Publicidade

Deixe seu comentário