Como devo agir em um namoro cristão?

Relacionamento

Não é simples se comprometer a seguir um namoro regado às leis cristãs. Principalmente quando os namorados seguem determinada religião há pouco tempo. Mas uma coisa é certa: se esse é o propósito do casal, é preciso seguir a risca suas atitudes, sem dar margem para a tentação.

Casal juntos

Foto: © Depositphotos

Em nosso post de hoje, vamos responder uma pergunta bem popular: ‘Como devo agir em um namoro cristão?’. Selecionamos as melhores dicas para você que quer manter um relacionamento respeitoso perante a Deus. Leia e saiba mais!

1. Namore com quem segue a mesma religião que você

Antes de tudo, é indispensável seguir a mesma religião que seu namorado. Sabemos que existem inúmeras fés e crenças e, quando mais distantes, maiores são as chances de conflito. Para evitar discussões sobre a fé do outro, uma boa dica é que o casal siga a mesma religião. Além de entenderem todos os propósitos, a probabilidade de o namoro dar certo é bem maior!

Amor

Foto: © Depositphotos

Mas tenha cuidado: jamais pense em mudar de religião por causa do parceiro. Isso vale para mulheres e homens! A ideia é encontrar afinidades em alguém que já vivencie a mesma fé que você.

2. Frequentem o culto juntos

Se o casal frequenta a mesma religião, nada mais inteligente do que frequenta o culto no mesmo horário, certo? Sabemos que as religiões possuem vários templos e unidades e, muitas vezes, a os horários da rotina profissional e acadêmica podem divergir. No entanto, é interessante que o casal cristão avalie qual o melhor horário para ambos.

Se um trabalha pela manhã e o outro a tarde, combinem de frequentar o culto a noite, juntos. Caso seja complicado conciliar os horários durante a semana, não deixe de reservar o sábado e o domingo para glorificar a Deus em companhia do seu amado.

3. Estudem a bíblia juntos

O casal que estuda a bíblia, constrói um grande alicerce para a vida. E assim deve ser com os casais cristãos, mesmo que ainda não estejam casados. Se o namoro é uma preparação para o casamento, essa rotina deve ser iniciada ainda nos primeiros meses de relação.

Namoro cristao

Foto: © Depositphotos

Dominar os ensinamentos da bíblia é de grande valia para momentos mais turbulentos, comuns a qualquer casal. Entretanto, quando o casal cristão se dedica aos estudos, é capaz de solucionar qualquer questão turbulenta se baseando nos propósitos de Deus.

4. Orem juntos

Casal que ora junto, é abençoado junto. A oração edifica nosso lar e nos conecta com Deus. Para que você construa uma família abençoada com seu namorado, a oração deve ser a base. Além de estudar a bíblia e frequentar o culto juntos, orem todos os dias. Se vocês não se encontrarem várias vezes ao dia, aproveite o único momento do dia e dediquem alguns minutinhos a Deus.

5. Estejam de acordo em todas as decisões

Para que um casal cristão mantenha um relacionamento de sucesso, é preciso ter os mesmos objetivos. Para tanto, é necessário concordar em todas as decisões. Possuir pensamentos diferentes sobre certas questões – como o sexo antes do casamento, por exemplo – pode comprometer a saúde da relação e gerar conflitos.

Namoro cristao

Foto: © Depositphotos

Antes de prosseguir em um relacionamento, seja ele cristão ou não – tenha sempre em mente a seguinte questão: ‘’Será que essa pessoa, com estes pensamentos, realmente é a certa para mim?’’. Quando as opiniões são muito diferentes, é mais difícil tomar decisões simples – o que pode resultar em grande stress e no término do relacionamento.

6. Espero o tempo certo para que tudo aconteça

Se você for analisar a realidade da sociedade atual, manter relações sexuais antes do casamento é algo natural. Porém, para um namoro cristão, essa é uma decisão que não deve ser considerada. As coisas devem acontecer no tempo certo. Pode ser difícil manter o desejo pelo parceiro, porém, caso seja inevitável, case de uma vez!

7. Não viajem sozinhos

Quando você fica sozinha com seu namorado, mesmo cristão, há uma liberdade natural, uma vez que estará longe de outras pessoas. Nesses momentos, é comum que o pensamento de trocar carícias mais ‘’calientes’’ surja. Em viagens, talvez essa vontade aumente.

Casal cristao

Foto: © Depositphotos

Nossa dica é que você evite viajar sozinha com seu namorado, principalmente se forem viagens longas. Prefira viagens em família. Até mesmo as viagens com amigos podem resultar em atitudes desaprovadas.

8. Evitem ir a praia vestindo trajes de banho

Embora você seja forte, sabemos que se você ver o seu namorado em trajes de banho – e vice-versa – os pensamentos libidinosos surgirão. E é algo natural, fica difícil fugir. Por isso, para evitar correr riscos e apressar situações, evite ir a praia com seu namorada em trajes de banho.

Namorados na praia

Foto: © Depositphotos

Mas isso não significa que um casal cristão não frequente a praia. Se quiserem ir, podem ir. Mas, no entanto, opte em ir com roupas normais, sem exposição corporal.

9. Evitem visitar a casa um do outro quando estiverem sozinhos

Essa dica segue a mesma relação com as viagens sem a família. Um casal cristão, para ser respeitoso a Deus, deve ser capaz de controlar suas emoções e desejos carnais. Quando estão sozinhos, o desejo aumenta e a vontade de “fazer algo que pode ser reprovado” também.

Caso vá visitar o namorado e os familiares precisarem sair de casa, não pense duas vezes em ir embora, também. Pensem sempre em visitar suas respectivas casas quando é certeza que a família estará junto em todos os momentos.

10. Conversem e conheçam a fundo suas relações com Deus

Você já soube de alguma história de namorados ou namoradas que fingiram ser cristãos apenas para conquistar o parceira ou a família dele? Pois é, esses casos são mais frequentes do que se imagina.

Como o namoro é uma fase de conhecimento, não abra mão de boas conversas com seu namorada. Entenda o real propósito dele na religião e, principalmente, se sua fé é real. Um namoro cristão deve ser baseado na verdade e na confiança.

Namorados conversando no parque

Foto: © Depositphotos

E então, qual a sua experiência em um namoro cristão? O que você acha que deve ser evitado para que o casal conquiste a benção de Deus e tenha um relacionamento amoroso duradouro? Conte-nos sua opinião!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Namoro Cristão: Qual idade certa pra namorar?

Publicidade

Deixe seu comentário