25 coisas para não fazer quando estiver escolhendo o nome do seu bebê

Nomes de bebê

Para pais de primeira viagem, escolher o nome do bebê pode ser bem complicado. Isso porque as opções são muitas, e não há muito prática para saber qual é a melhor opção ou até mesmo como escolher.

Mulher com a mão na barriga

Foto: Shutterstock

Pensando nisso, criamos essa lista com 25 coisas para não fazer quando estiver escolhendo o nome do seu bebê.

1. Não pensar nos possíveis apelidos da criança

Antes de você colocar o nome no seu bebê, pense nos possíveis apelidos que ele pode receber! Se tiverem muitos apelidos de conotação negativa, pense em outra opção.

Menino

Foto: Shutterstock

2. Não se preocupar com a grafia e pronúncia do nome

Não adianta escolher um nome lindo para o seu bebê, mas que vai dificultar a vida dele na hora de escrevê-lo ou pronunciá-lo. Você tem que pensar que o nome é da criança e ela deve se sentir confortável com ele.

3. Escolher um nome que pode ser motivo de piada

Mesmo que você não veja nenhum problema no nome que escolheu para o seu bebê, talvez ele possa ser motivo de piada para outras pessoas, para isso faça um teste com as pessoas mais íntimas e também com as que têm imaginação fértil.

Leia também: Saiba como escolher o nome do seu bebê. Dicas e sugestões:

4. Escolher um nome que vai dificultar a vida da criança

O nome é uma das coisas mais importante na vida da criança por isso você tem que escolher um que vai fazer com que ela se sinta bem e tenha orgulho do seu nome. Qualquer nome que cause sentimentos ruins vai apenas dificultar a vida da criança.

5. Querer agradar somente uma das partes do casal

O nome do bebê tem que agradar ambas partes do casal, caso seja uma gestação independente, está livre dessa necessidade. Tentem chegar a um acordo, deixando claro quais os nomes que não vão entrar de forma alguma na lista de ideias. No final, o nome do bebê tem que ser amada pelos dois, isso é fundamental. Alguém terá que ceder.

Bebe sorrindo

Foto: Shutterstock

6. Colocar o nome de família só por obrigação

Não se sinta obrigada para seguir uma tradição familiar, seu bebê é seu e você precisa estar totalmente confortável com o nome escolhido para ele. Se você não acredita na tradição familiar, não faça parte dela. Por mais que as pessoas de sua família fiquem chateadas, elas devem entender e respeitar o seu direito.

7. Ter pressa para escolher e não realizar pesquisas

Mesmo que você não saiba o sexo do bebê, você já pode ir pensando em nome tanto para um sexo como para o outro. Quanto mais claro você tiver na cabeça as opções que quer, mais fácil será na hora.

Leia também: 100 nomes de bebês e seus significados: opções de A a Z, meninos e meninas

8. Colocar nome igual a de outra criança próxima da família ou de amigos

Mesmo que seja o nome dos seus sonhos, é um pouco desagradável você copiar o nome de alguém muito próximo, seja familiar ou amigos. Se você realmente não quiser outro nome, converse antes com os pais da criança, e veja como eles vão se sentir. Mas tente ao máximo pensar em outra alternativa.

9. Colocar nomes duplos que soam estranho

Você deve sempre escolher o nome falando-o em voz alta e sempre completo, se algo soar estranho ou com conotação negativa, pense novamente em outras opções.

10. Não pensar como vai ser o nome completo da criança

O primeiro e segundo nome devem sim combinar com o sobrenome da criança, por isso ele também deve ser levado em consideração.

Grafia do nome

Foto: © Can Stock Photo

11. Colocar uma grafia errada só porque você acha mais bonito

Isso não pode! Respeite a grafia correta, por mais que você acha bonito, é fundamental que o nome esteja correto.

12. Colocar um nome só por colocar

Mesmo que você não se importe tanto com o nome, e queria escolher um só para escolher, pense com carinho. Faça uma lista com os nomes que mais te chamam a atenção, pense nas pessoas que poderia honrar, e também os nomes que tem um significado para você. Depois você pode se arrepender.

13. Não reparar como ficam só as iniciais juntas

Isso também é uma preocupação para se ter, se as iniciais juntas formarem alguma palavra de conotação negativa, é hora de repensar no nome.

14. Não levar em consideração a sua intuição

Mesmo que você já tenha uma lista gigante de nomes, você tem que ouvir a sua intuição, por isso acalme a mente e deixe o coração falar. Tudo o que a gente escolhe por amor é mais gratificante.

15. Colocar um nome para copiar uma celebridade

Hoje você pode amar essa celebridade, mas talvez no futuro, não. Por isso, pense se além de ser o nome da celebridade, esse nome te agrada. Você gosta mais do nome ou da ideia de seu bebê como nome famoso? Pense nisso!

Bebe pensativa

Foto: Shutterstock

Leia também: 100 nomes de famosos que estão em alta no Brasil

16. Não pensar nos significados e história daquele nome

Você tem obrigação de fazer uma breve pesquisa sobre o significado do nome que está escolhendo para o seu bebê, além disso, veja quais foram as pessoas que tiveram o mesmo nome e também o que ele pode representar em outras culturas.

17. Colocar um nome muito estranho

Ser estranho ou não é questão de opinião, mas o senso comum deve prevalecer. Todo bebê é especial, e a vontade de colocar um nome superdiferente e original é grande, mas se for muito esquisito, ao invés de trazer alegria para o bebê, pode trazer justamente o contrário.

18. Inventar um nome novo com a combinação dos nomes dos pais

Muitos pais pensam em fazer isso, criar um novo nome com a combinação das iniciais dos seus, isso até pode resultar em um nome legal, mas cuidado para não ficar muito estranho.

19. Não ver como o nome fica mais curto

Geralmente, as pessoas gostam de ser chamadas por apenas partes do seu nome, por isso veja como o nome fica mais curto também, e se você gosta do som.

Mulher dúvidas nome do bebê

Foto: © Depositphotos

20. Não pensar o nome do bebê como uma homenagem para ele

Quando você escolhe um nome para o seu bebê, ele é como uma homenagem, por isso pense em um nome que irá celebrar a vida dele, no qual ele vai se sentir homenageado.

21. Não fazer o teste da apresentação

Depois que você escolheu o nome do seu bebê, faça um teste de apresentação, no qual você irá fingir ser ele e estar se apresentando em diferentes fases da vida. Desde escola até na busca de emprego, como também para amigos e parceiros amorosos.

22. Contar o nome para amigos e parentes sem estar com 100% de certeza

Isso só vai gerar problemas, pois, deixa as pessoas com uma certa expectativa, o melhor é contar quando você estiver 100% decidida.

23. Não levar em conta bullying infantil

É muito comum, crianças com nomes muito diferentes sofrerem bullying na escola, se você quer evitar isso, pense em um nome mais tradicional. Mas se para você isso não é importante, desconsidere.

24. Não esperar para ver a carinha do bebê

Mesmo que você já sabe o nome que quer dar, espere para ver a carinha do bebê para ver se ele ou ela realmente combina com o nome.

Menino

Foto: Shutterstock

Leia também: Sugestões de nomes curtos para o seu bebê

25. Se eles forem gêmeos, não os confunda com nomes muito parecidos

Cuidado para não usar nomes muito parecidos que possam até mesmo confundí-los, pense que cada um deles terá a sua identidade e merece um nome bem bonito e único para si.

Esperamos que essas 25 coisas te ajudem a pensar no nome do seu bebê!

Por Tamires Criscio / Edição: Dona Giraffa

• Se inspire com outros artigos na nossa Categoria Nomes de bebê

Publicidade

Deixe seu comentário