21 de abril: por que comemoramos o Dia de Tiradentes?

Curiosidades

No dia 21 de Abril lembramos a execução de um herói nacional, o Joaquim José da Silva Xavier, que ficou conhecido como Tiradentes. Para que possamos entender porque é um feriado nacional comemorado em todos os estados, vamos conhecer um pouco sobre a história de Tiradentes.

História do dia de Tiradentes

O Joaquim José da Silva Xavier (12 de novembro de 1746 – 21 de abril de 1792), conhecido como Tiradentes, foi um dos principais membros do movimento revolucionário brasileiro conhecido como Inconfidência Mineira, onde o objetivo principal era a independência total do poder colonial português e criar uma república brasileira. Quando o plano foi descoberto, Tiradentes foi preso, tentado e enforcado publicamente. Desde o século 19, ele foi considerado um herói nacional do Brasil e patrono da Polícia Militar.

21 de Abril

Foto: Divulgação

Xavier foi um revolucionário brasileiro que, como fundador do movimento Inconfidência Mineira, lutou pela independência brasileira e pela liberdade do poder colonial português. Xavier era dentista de acordo com o comércio. Este feriado recebe o nome de “Tiradentes” que significa “extrator de dentes”, apelido utilizado no período do julgamento.

Na época, Portugal estava impondo onerosos encargos fiscais ao povo brasileiro, pois tentavam manter o rendimento da colônia, apesar dos níveis baixos de ouro serem extraídos. Tiradentes elaborou um plano para levar as ruas e declarar a independência no dia em que os impostos eram devidos. O plano foi traído e os rebeldes foram presos em fevereiro de 1789.

Durante a trilha subsequente, Tiradentes assumiu a responsabilidade total pelo enredo da insurreição e foi executado pendurado em 21 de abril de 1792. Seu corpo estava dividido e sua cabeça colocada em exibição pública em sua cidade natal de Vila Rica como um aviso para outros revolucionários.

Seu martírio levou Tiradentes a ser considerado um herói nacional pelos republicanos do século XIX, e suas ideias liberais continuaram a influenciar o pensamento brasileiro até sua independência, quase 100 anos após sua morte, em 1882.

Como o dia de Tiradentes é comemorado?

O aniversário de sua morte (21 de abril) tornou-se um feriado nacional, depois que a república foi proclamada em 1889. No dia de Tiradentes, os escritórios do governo, escolas e bancos serão fechados.

Dia de Tiradentes

Foto: Divulgação

O local da execução de Tiradentes é agora um quadrado com o nome dele. No centro da praça é uma estátua de bronze de Tiradentes (que fica afastada da residência oficial próxima do governador). No dia de Tiradentes, funcionários do governo respeitam suas contribuições para o movimento de independência no Brasil.

Um pouco sobre a história de Tiradentes

Nascido em uma família pobre numa fazenda em Pombal, Ritápolis, perto de São João Del Rey, no estado de Minas Gerais, Tiradentes foi adotado pelo seu padrinho e após a morte dos seus pais, se mudou para Vila Rica, que hoje conhecemos como Ouro Preto.

Tiradentes foi criado por um tutor, que era cirurgião. A falta de educação formal não o impediu de trabalhar em vários campos, incluindo medicina dentária. Ele praticava várias profissões: motorista de gado, mineiro, dentista – e era membro do Regimento de Dragoon de Minas Gerais. Como Tiradentes não era membro da aristocracia local, ele foi sistematicamente ignorado por promoção e nunca subiu acima do grau de alferes (2º tenente).

Ideias políticas de Tiradentes

Tiradentes usou o conhecimento que adquiriu sobre minerais para entrar no serviço público (ele alcançou o grau de alferes, baixo na hierarquia da época), e ele foi enviado para missões em cidades ao longo da estrada entre Vila Rica (capital de Minas Gerais) e Rio de Janeiro; Esta estrada era a “veia aberta” usada para exportar a maior parte do ouro para Portugal. Tiradentes logo notou a exploração a que os brasileiros foram submetidos; Ele viu quanto ouro e outros recursos valiosos estavam sendo saqueados para exportação para Portugal.

Suas viagens ao Rio colocaram-no em contato com pessoas que viveram na Europa e trouxeram a partir daí as ideias liberais (as colônias norte-americanas inglesas se tornaram independentes em 1776 e a Revolução Francesa aconteceria em 1789). Em 1788, Tiradentes conheceu o filho do Governador de Vila Rica, o José Alvares Maciel, que tinha acabado de chegar de uma viagem à Inglaterra.

Historia de Tiradentes

Foto: Divulgação

Eles criaram um grupo de aspirantes à liberdade, liderados por clérigos e outros brasileiros com alguma presença social, como Cláudio Manuel da Costa (pessoal do governo e escritor importante), Tomás Antônio Gonzaga (equipe de governo) e Alvarenga Peixoto (empresário eminente); O grupo propagou suas ideias entre os brasileiros.

Naquela época, Portugal estava com fome de ouro; No entanto, a produção de minas brasileiras estava em declínio. Os brasileiros não encontraram a cota anual de ouro solicitada pela coroa, e houve pressão de Portugal para garantir que todos os impostos devidos fossem pagos. Os dias de pagamento de impostos foram chamados de derrama.

Eles queriam uma república separada com sua capital em São João Del Rei e estabelecer uma universidade. A bandeira proposta para a nova república era branca com um triângulo verde cercado pelo lema latino “Libertas Quae Sera Tamen” (“Liberdade ainda que tardia”, Português para “Liberdade, Mesmo que seja tarde”). A bandeira mais tarde se tornou a bandeira estadual de Minas Gerais, a única modificação foi a cor do triângulo que foi alterado para o vermelho.

Descoberta, julgamento e execução de Tiradentes

O plano de Tiradentes era levar as ruas de Vila Rica no dia da derrama em fevereiro de 1789, quando o imposto era devido a Portugal e o sentimento de revolta entre os brasileiros seria mais forte e proclamaria uma República brasileira. No entanto, o movimento foi divulgado ao governador, que cancelou a derrama e ordenou a prisão dos rebeldes. Joaquim Silvério dos Reis, um membro do movimento, traiu o grupo em troca de renunciar a seus impostos.

O julgamento durou quase três anos. Tiradentes assumiu a responsabilidade total pelo movimento. Dez membros do grupo foram condenados à morte, mas a rainha Maria I de Portugal comutou todas as frases, exceto a de Tiradentes, da morte à degradação.

Aclamação de um Herói nacional

Xavier começou a ser considerado um herói nacional pelos republicanos no final do século 19 e depois da república foi proclamada no Brasil em 1889, o aniversário de sua morte (21 de abril) tornou-se nacional.

[Imprimir]

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Veja também:

• Conheça o significado das cores da bandeira do Brasil

Publicidade

Deixe seu comentário