Sugestões de nomes curtinhos e seus significados

Nomes de bebê

Alguns pais têm o nome do bebê escolhido antes que seu filho seja concebido, enquanto outros esperam até que o bebê nasça (e prestes a ser liberado do hospital). Se você está agonizando sobre as escolhas e procurando conselhos sobre como nomear seu bebê, confira essas dicas que separamos para tentar ajudar nesse momento de tantas surpresas e alegrias, que é a espera do seu bebê.

Gravidez

Foto: Shutterstock

Além das sugestões que você pensa com frequência, é provável que amigos e parentes ofereçam sugestões próprias – quer queira ou não. Não existe uma maneira correta ou errada de escolher um nome para seu bebê. A consideração mais importante é escolher um que você ama. Abaixo estão algumas considerações a ter em mente à medida que você decide por um nome:

1. Mantenha-se curto:

Você pode salvar seu filho de um mundo de frustração futura (quando ele está preenchendo formulários e aplicativos, por exemplo), facilitando as sílabas, especialmente se seu sobrenome já for longo ou complicado.

2. Simplifique a ortografia:

Falando em poupar a frustração do seu filho, considere a forma como o nome será escrito. Uma ortografia exclusiva pode ser bem única, mas seu filho enfrentará uma vida inteira de correções ortográficas e tentando ensinar seus amigos como se escreve seu nome.

3. Considere os sobrenomes:

Certifique-se de que está feliz com as versões longas e curtas do nome do seu filho, porque ele ou ela pode pegar um apelido, quer você goste ou não. Não existe uma regra, porém é interessante considerar a possibilidade de escolher um sobrenome da parte do pai e outro da mãe, caso exista mais de um para cada lado.

4. Seja original:

Não há nada de errado com um nome exótico, incomum ou criativo – apenas tenha cuidado com a sua escolha e pense como ele se sentirá com o nome quando estiver mais velho, e principalmente na fase escolar.

Opções de nomes curtinhos e seus significados

O momento da escolha dos nomes, nem sempre é uma missão simples para os futuros papais, porque muitas vezes a mãe tem uma vontade e o pai tem outra, os nomes que estão na moda como Enzo ou Valentina, porém alguns casais optam por nomes mais simples e menores, até mesmo para que ajude o bebê quando ele estiver maior.

Para tentar ajudar nessa missão, separamos alguns nomes com 3 letrinhas e seus significados. São nomes curtinhos, para aqueles pais que desejam nomear seus bebês com nomes simples, de fácil escrita e que sejam marcantes.

Confira conosco alguns nomes curtos de meninos e de meninas:

Nomes curtos de meninas

Bebe com blusa rosa

Foto: © Can Stock Photo

• Ana: É uma personagem da bíblia, onde em hebraico significa: Cheia de Graça ou Graciosa.

• Bia: Pode ser considerado como nome próprio ou como uma derivação de Beatriz, seu significado enquanto nome próprio é: Forte ou Poderosa, na derivação de

• Beatriz significa: Beata ou Sinônimo da Felicidade.

• Ema: Sua origem é germânica, significa Todo ou Universal.

• Inês: É uma adaptação do nome com origem espanhola Inez, que significa a pureza em pessoa.

• Lia: Em grego, significa: pessoa que traz a boa notícia ou hebraico, que significa: trabalhadora.

• Lis: Pode ser uma redução de Elisa ou também de Elisabeth, onde tem como significado: Deus em abundância. Representa também a Flor de Lis.

• Luz: Significa, de forma literal, a luz do dia ou tudo que se refere ao divino.

• Zoé: Significa a vida, em grego.

Nomes curtos de meninos

Nomes curtinhos

Foto: © Can Stock Photo

• Edu: Derivação de Eduardo, que significa: Protetor de Riquezas

• Ian: Em escocês, é uma variação de João, onde seu significado é: Presente divino

• Max: Derivação de Máximo, que significa: O maior

• Odin: Na mitologia escandinava, é o Deus dos Deuses.

• Téo: Simplificação do nome de origem grega Théos, que significa: Deus

• Tom: Derivação de Thomás, que significa: Gêmeo.

Leia também: +++ Sugestões de nomes curtos para o seu bebê

Dicas importantes que precisam ser consideradas na escolha do nome do seu bebê

Sonoridade:

É bom de ouvir? Traz ambiguidade? Vai bem com o seu sobrenome? Evite escolher um nome de bebê que você reconhece que possa se arrepender facilmente.

Sugestões de nomes para bebê

Foto: © Can Stock Photo

Alguns pais pensam que os nomes mais longos funcionam melhor com nomes mais curtos, enquanto outros pensam o contrário. E algumas pessoas pensam que combinar um primeiro nome que termina em uma vogal com um sobrenome que começa com uma vogal, geralmente não é uma ótima ideia porque os nomes podem ser executados juntos. Você também pode querer evitar escolher um primeiro nome que rima com um sobrenome.

Leia também: Nomes compostos para bebês – 30 ideias interessantes e seus significados

Singularidade

Muitos pais querem encontrar um nome único que distinga seus filhos. Mas, às vezes, um nome extremamente incomum pode trazer a atenção indesejada do seu filho. Pense em possíveis predições erradas para se certificar de que seu filho não estará sujeito a uma vida de corrigir como os outros dizem (o seu nome). Escolher um nome para o seu bebê pode ser uma decisão difícil e que requer tempo e análise por parte dos pais.

Significado

É fácil pesquisar significados de nomes on-line para ajudá-lo a escolher o perfeito para seu bebê, especialmente se você está tendo problemas para encontrar um que se sinta certo. Por exemplo, “Ingrid” pode ser um nome de família, mas sabendo que esse nome significa “filha do herói” também poderia ser a maneira perfeita de honrar os membros da família que serviram nas forças armadas.

Leia também: 100 nomes de bebês e seus significados – opções de A a Z meninos e meninas

Nomes da moda:

Jamais escolha o nome do seu filho baseado nos nomes mais populares do momento. Muitas vezes os nomes de pessoas famosas.

Então, se você quer colocar o nome do seu bebê com um nome muito usado na mídia no momento ou porque você gosta de alguma celebridade e quer homenageá-la, tome cuidado, faça essa escolha movida pela razão, já que as emoções passam e depois o que fica é aquilo que ficou registrado.

Leia também: 100 nomes de famosos que estão em alta no Brasil

Bebe

Foto: © Can Stock Photo

Parceria:

Nada de querer surpreender seu esposo ou esposa fazendo a escolha do nome sozinha e indo registrá-la às escondidas. Nome é coisa séria e precisa ser de concordância do casal, a fim de evitar problemas futuros e julgamentos sobre a beleza ou não do nome escolhido.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Nomes de bebês 2018 – tendências para meninos e meninas

Publicidade

Deixe seu comentário