Sintomas comuns nas primeiras semanas de gravidez

Gravidez

Não há uma regra quando falamos em sintomas iniciais da gravidez. Algumas mulheres podem começar a perceber os primeiros sinais de gravidez uma semana ou duas após a concepção, enquanto outras começarão a sentir sintomas mais perto de quatro ou cinco semanas.

Sintomas de gravidez

Foto: © Depositphotos

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Epidemiology, a maioria das mulheres, cerca de 59%, experimentou um início de sintomas de gravidez na quinta ou sexta semana, enquanto 71% relataram sintomas no final da semana seis e 89% apenas na semana oito. No entanto, algumas mulheres afirmam que sentiram mudanças no seu organismo já nas primeiras semanas de gravidez.

Se você começar a sentir os sintomas iniciais da gravidez imediatamente ou mais tarde na gravidez, não se preocupe. Cada organismo reage de uma forma e nem todas as mulheres experimentam os sintomas da gravidez de forma tão precoce.

Como as semanas da gravidez são calculadas?

Durante muito tempo a contagem da gravidez era feita através da contagem das luas. Depois passou-se a contar os meses. No entanto, agora as contagens são feitas por meio das semanas e isso confunde muitas pessoas, inclusive as gravidas de primeira viagem.

A data de vencimento da gravidez é calculada adicionando 40 semanas (ou seja, 280 dias) ao primeiro dia do seu último período menstrual (LMP). Isso é feito baseado em um ciclo menstrual de 28 dias. O período menstrual e o período de ovulação são calculados como as primeiras duas semanas de gravidez, uma vez que a ovulação ocorre 14 dias após o primeiro dia de LMP. Logo, se ganhar seu bebê na data provável de parto estimada pelo seu obstetra, seu bebê terá na verdade 38 semanas e não 40.

Calcular semanas de gravidez

Foto: © Pixabay

A gravidez então é calculada com base no seu último período menstrual. Do mesmo modo, as seguintes semanas são calculadas em cima do primeiro dia de sangramento da sua última menstruação. Isso pode parecer estranho, mas ajuda a definir uma data quase que exata para seus médicos.

A contagem baseada no seu último ciclo apenas não será necessária caso você tenha uma concepção assistida e soubesse exatamente quando a fertilização ocorreu.

Leia também: Gravidez – quando minha barriga vai começar a aparecer?

O que acontece com o óvulo nas primeiras semanas de gravidez?

O óvulo após ser fertilizado fica preso à parede do útero e isso pode causar os primeiros sinais da gravide. Nesse período é comum ocorrer um pequeno sangramento de implantação. Evento esse que ocorre entre 6 a 12 dias após a fertilização do óvulo.

As cólicas podem ser confundidas com as cólicas menstruais e esse sangramento acaba confundindo algumas mulheres, por se assemelhar ao início do período menstrual.

Mão na barriga dor

Foto: © Depositphotos

Além do sangramento, a mulher nota um líquido branco e um pouco pastoso, não é simples corrimento e sim uma relação com o engrossamento das paredes da vagina, que inicia-se logo após a fecundação. Esse líquido é produzido pelo crescimento das células que fazem o alinhamento da vagina.

A produção e eliminação desse líquido pode continuar durante toda a gravidez, não precisa de tratamento e não oferece riscos à saúde da mamãe e nem do bebê. Se por acaso notar uma sensação de queimação, mal cheiro ou coceira, então haverá necessidade de relatar isso ao seu médico a fim de que ele possa prescrever para você a medicação correta a ser utilizada nesses casos.

Leia também: Tipos de corrimento vaginal – saiba identificar pela sua cor e textura

Quais os sintomas das primeiras semanas de gravidez?

1. Mudanças nos seios

Os teus seios estão mais sensíveis? Eles se sentem ternos e inchados? Se assim for, é possível que tenha sido abençoada neste ciclo com a concepção de um lindo bebê. Os seios e mamilos são muitas vezes um dos primeiros sinais iniciais de gravidez que as mulheres experimentam. Infelizmente, muitas mulheres também sofrem dor como uma parte normal do ciclo menstrual mensal, por isso pode ser difícil dizer a diferença entre a sensibilidade típica do seio antes do seu período versus um sinal precoce de gravidez.

Sintomas de gravidez

Foto: © Pixabay

As aréolas, a área ao redor de seus mamilos – podem começar a parecer mais escura e maior, e as veias se tornam mais aparentes uma ou duas semanas após a concepção, tornando este um dos sintomas de gravidez precoce mais populares. Se você ainda não percebeu, pode ter certeza de que em breve seus seios sofrerão muitas mudanças durante toda a gravidez!

2. Cólicas

Semelhante aos seios doloridos, as cólicas estão entre os primeiros sinais de gravidez. Mas as cólicas não devem ser graves. Às vezes, pode ser difícil distinguir entre os sintomas iniciais da gravidez e sinais de que o seu período está a caminho. Mas mesmo que eles se sintam idênticos, cólicas na gravidez e cólicas temporárias são ocasionadas por fatores diferentes.

Gravidez primeira semana

Foto: © Depositphotos

As cólicas que ocorre durante o início da gravidez vem do aumento do fluxo sanguíneo para o útero. As cólicas antes do seu período são devido ao aumento das prostaglandinas que ajudam o útero a se preparar para derramar seu revestimento.

3. Fadiga

Este pode ser um dos sintomas de gravidez precoce mais difíceis de tratar, ocorre desde primeira semana e acompanha no primeiro trimestre. Não é apenas uma perda de energia que estamos falando aqui, é uma exaustão total mesmo que você não esteja sob atividade. Essa fadiga adormecida engloba os hormônios da gravidez e, mais importante, dos esforços do seu corpo para estimular o desenvolvimento do bebê.

Mulher cansada

Foto: © Depositphotos

Seu corpo está trabalhando horas extras para garantir que o bebê tenha tudo o que precisa crescer nos próximos nove meses, e você vai sentir isso! Seu corpo está produzindo mais sangue para transportar nutrientes para seu bebê em crescimento, e seus níveis de açúcar no sangue e pressão arterial são mais baixos.

Esses fatores, combinados com altos níveis de hormônios da gravidez, estrogênio e progesterona, podem fazer você se sentir extremamente cansadas e sonolentas.

4. Alteração no apetite:

Algumas mulheres gravidas relatam que nas primeiras semanas de gestação tivera alteração no seu apetite. As rotinas alimentares mudaram, haja vista que algumas sentiram falta de apetite e outras tiveram sua fome aumentada. Tudo isso ocorre devido as alterações hormonais que estão a mil dentro do organismo da mulher e também pela rejeição ou não de certos alimentos por parte daquelas que não estão conseguindo comer nada de tão enjoada que se encontram.

Leia também: +++ Sintomas de gravidez no começo da gestação

Mulher comendo

Foto: © Depositphotos

Enfim, se você já sentiu ou não algum sintoma logo nas primeiras semanas, fique bem calam. Em breve os sintomas serão tão perceptíveis que você poderá curtir cada momento e se encantar com as novidades que surgem a cada dia durante essa fase incrível da vida das mulheres: o milagre de poder gerar uma vida.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Sintomas de gravidez: descubra se você realmente está grávida

Publicidade

2 comentários

  • Adianta disse:

    Oi!!fiquei de período dia 23 de fevereiro , me relacionei com o meu namorado no dia 8 de março, com preservativo , mas ele ejaculou , e ficou uns minutos, com o preservativo na minha vagina , então gostaria de saber se há prossibilidades de gravidez!?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! A camisinha é um método super seguro. Só trás riscos se ela se romper. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário