Saiba como lavar o vaso sanitário com soluções caseiras

Casa

Depois da cozinha, a limpeza do banheiro é um dos cômodos da casa que leva a maior quantidade de tempo e trabalho para limpar. Isso porque possui muitos pisos, azulejos e diferentes superfícies a serem higienizadas com rigor, já que o banheiro é um local de fácil proliferação de bactérias e, portanto, deve ser constantemente limpo.

Se você for como eu, limpar o banheiro provavelmente não é uma das suas atividades domésticas preferidas. Principalmente a limpeza do vaso sanitário, não é nada agradável, não é mesmo? Mas sim, precisamos fazer e fazer bem feito.

Como lavar o vaso sanitario

Foto: © Can Stock Photo

Por sorte, uma lista de verificação e alguns produtos de limpeza naturais podem te ajudar a ter um trabalho mais rápido e com eficiência comprovada no combate às bactérias. No entanto, muita gente pensa que para deixar um vaso sanitário limpinho só há uma solução: gastar horrores comprando produtos caros que prometem acabar com toda sujeira e mau odor do seu vaso sanitário. Mas você está enganada se pensa assim.

Realmente, esses produtos são ótimos para limpeza, mas é possível deixar seu banheiro e seu vaso sanitário extremamente higienizados sem gastar muito usando soluções caseiras que poderão ser feitas por você mesma.

Leia também: Receitas caseiras para limpar a casa.

Quer conferir essas dicas? Então acompanhe conosco as soluções caseiras que separamos para te ajudar na faxina do seu banheiro:

• Bicarbonato de sódio:

Cerca de uma vez por semana, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio ao redor do interior do seu vaso sanitário e depois despeje uma xícara de vinagre branco não diluído na água. Use uma escova de banheiro reutilizável para esfregar e a reação química proveniente do bicarbonato de sódio com o vinagre removerão as manchas e qualquer mau cheiro persistente.

Limpeza com bicarbonato

Foto: © Depositphotos

• Enxaguante bucal:

Uma outra solução para limpar seu vaso sanitário, é colocar nele ¼ xícara de enxaguante bucal (feito com álcool – como Listerine) no mesmo. Deixe-o ficar na água por 30 minutos e, em seguida, esfregue o local e depois dê descarga. Como resultado você terá brilho e limpeza contra os germes.

• Refrigerante:

Refrigerantes à base de cola pode te ajudar a remover a sujeira e odor do seu banheiro. O procedimento é muito simples. Basta que você despeje cerca de um copo tipo americano de refrigerante, deixe-o repousar no local por cerca de uma hora e inicie a esfregação. Após isso, dê descarga e se surpreenda com o resultado: brilho e remoção até mesmo das sujeiras mais difíceis.

• Vinagre:

O vinagre é muito bom para limpeza de diversos tipos de superfície, devido à sua composição. Para vasos sanitários, sugerimos que você utilize o mesmo diretamente na esponja e faça movimentos circulares na hora de esfregar. Para manchas mais resistentes, deixe o vinagre em contato direto com o local manchado e aguarde 10 minutos. Em seguida esfregue um pouco, dê descarga e você já perceberá a diferença.

Remover cheiro com vinagre

Foto: © Depositphotos

• Alka-Seltzer:

O ácido cítrico encontrado em comprimidos Alka-Seltzer pode ser usado para efetivamente limpar o vaso sanitário e cubas do seu banheiro. Com o poder da ação efervescente, deixe cair alguns comprimidos no local desejado e deixe repousar por 20 minutos. Quando você retornar, deslize com a escova do banheiro e, então, aproveite o brilho.

• Comprimidos para limpeza de dentes:

Alguns comprimidos de limpeza de prótese diluídos em um pouco de água e despejada no seu vaso podem ajudar a limpar aquela mancha que você já perdeu a conta de quantas vezes tentou retirá-la. Após os comprimidos estiverem devidamente diluídos, aplique essa mistura no vaso sanitário e não lave o banheiro durante o resto da noite. No dia seguinte, esfregue o seu vaso com a parte verde de uma esponja e pode jogar água em todo vaso para se maravilhar com o desfecho dessa faxina: simplesmente incrível!

Leia também: O vaso sanitário está entupido? Veja 10 formas de resolver o problema.

• Suco de limão:

A composição ácida do suco de limão não só mata germes dentro da tigela do banheiro, mas também deixa um aroma fresco depois de terminar a limpeza. Use suco de limão e uma escova de limpeza para tirar manchas de ferrugem pesado. Pulverizar o suco na tigela e limpar uma ou duas vezes por semana pode reforçar a limpeza e evitar o acúmulo de novas manchas.

Limão verde

Foto: © Can Stock Photo

• Suco de bórax com limão:

Trate manchas do seu vaso sanitário com uma pasta grossa feita através da mistura de suco de limão e Bórax. Aplique essa pasta nas manchas e deixe agir por 15 minutos. Acompanhe esfregando. Lembrando que durante todo o procedimento de limpeza feita com essa mistura, se faz necessário usar luvas de borracha.

• Comprimidos de vitamina C:

Algumas pessoas juram que deixar cair um par de comprimidos de vitamina C no seu vaso sanitário pode ajudar a limpar o interior do mesmo. Deixe a água sentar por uma hora e, em seguida, limpe a tigela com uma escova de limpeza.

• Peróxido de hidrogênio:

O peróxido de hidrogênio contém agentes de limpeza que podem colaborar com a faxina de um banheiro sujo. Coloque ½ xícara de peróxido de hidrogênio em um copo de água dentro de uma garrafa de spray. Pulverize todas as superfícies do vaso com a solução e deixe-a por cinco minutos. Enxague e finalize lavando o banheiro.

Spray

Foto: © Can Stock Photo

• Suco em pó:

Algumas donas de casa relatam que os cristais de suco em pó (especialmente os Tang laranja) podem tratar um banheiro sujo. Despeje uma ou duas colheres de sopa de Tang na parte externa do seu vaso sanitário. Permita que ele haja no local por aproximadamente uma hora ou durante a noite toda. Em seguida, lave para enxaguar.

Anotou todas as dicas? Agora que conferiu nossas sugestões de como limpar o seu vaso sanitário com soluções caseiras, não adie mais a faxina do seu banheiro. Nós mulheres multitarefas dessa sociedade moderna não podemos ficar perdendo muito tempo com serviços demasiadamente difíceis. Por isso, dicas que vem apenas para facilitar nosso dia a dia devem ser sim testadas para comprovar a eficiência e a praticidade das mesmas.

Limpeza com produtos caseiros

Foto: © Can Stock Photo

Não perca mais tempo e dê uma cara nova para seu banheiro e vaso sanitário agora mesmo. Basta colocar em prática as soluções apresentadas e comemorar por ter de novo seu vaso sanitário bem limpinho

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Confira como fazer uma faxina na casa em duas horas

Publicidade

Deixe seu comentário