Conheça os benefícios da folha de louro para a sua saúde

Saúde e Bem estar

Muito conhecida em todo Brasil, as folhas de louro são popularmente utilizadas nas formas de tempero e chás. No entanto, sua utilização não se resume aos preparos culinários. Os benefícios que essas folhas são capazes de trazer para nossa saúde são impressionantes.

Benefícios

Foto: © Pixabay

Entre inúmeros benefícios temos alguns como:

• Sua capacidade de desintoxicar o corpo e protegê-lo de infecções bacterianas;

• Retardar o processo de envelhecimento;

• Acelerar a cicatrização de feridas;

• Administrar diabetes;

• Melhorar a saúde do coração;

• Reduzir a inflamação;

• Aliviar problemas respiratórios;

• Otimizar a digestão e prevenir certos tipos de câncer.

Tanto os gregos antigos como os romanos consideravam que o folhas de louro era altamente sagrado e valioso, pois simbolizavam a vitória e o alto status. Os gregos também consideraram que era um medicamento potente capaz de protegê-los contra a praga e várias doenças. Hoje, a folha de louro e seu óleo essencial contém inúmeras propriedades medicinais que podem ser usadas para combater uma variedade de doenças de saúde.

Quer saber mais sobre o assunto? Tem dúvidas sobre de que forma as folhas de louro pode trazer benefícios para sua saúde? Continue a leitura desse artigo para saber mais!

Benefícios para a saúde do óleo essencial da folha de louro:

1. Fornece Alívio Respiratório

O óleo essencial da folha de folhas de louro é conhecido por ser um expectorante, pois é capaz de esvaziar o excesso de fleuma e muco alojados em suas vias respiratórias, aliviando o congestionamento da via nasal. Isso, portanto, ajuda a promover uma passagem de respiração mais livre e desobstruída. Como tal, o óleo essencial da folha de folhas de louro é ótimo para aqueles que sofrem de tosse, resfriado, gripe e bronquite.

Respiração

Foto: © Depositphotos

Sua natureza antibacteriana e antisséptica também é útil para matar qualquer bactéria ou vírus que possam causar infecções do sistema respiratório, evitando assim o aparecimento de tais doenças e doenças em primeiro lugar. Juntamente com suas qualidades antiespasmódicas, é capaz de acalmar quaisquer contrações involuntárias, espasmos e convulsões, proporcionando alívio imenso de feitiços de tosse dolorosos.

• Como usá-lo: você pode colocar o óleo de folha de louro em um difusor ou vaporizador e inalar os flocos aromáticos. Alternativamente, você pode fazer uma inalação de vapor, adicionando algumas gotas de óleo em uma tigela de água quente e inalar os vapores emanando. Você pode até misturá-lo em combinação com óleo essencial de eucalipto para produzir resultados ainda mais eficazes!

2. Regula o fluxo menstrual

Extratos das folhas de louro foram utilizados para estimular os fluxos menstruais, tornando o óleo essencial um bom remédio natural para ciclos menstruais irregulares e impróprios. Isso ajuda a estimular e regular os ciclos menstruais, garantindo assim que seus fluxos menstruais sejam adequados, oportunos e regulares.

Gravidez primeira semana

Foto: © Depositphotos

Também ajuda a aliviar as cólicas menstruais, devido às suas qualidades antiespasmódicas, pois relaxa os músculos uterinos e alivia os problemas comumente associados, tais como náuseas e fadiga.

• Como usá-lo: Diluir o óleo de folha de louro com um óleo transportador, tais como óleos de uva, jojoba ou mariscos. Dilua em uma proporção de 1: 1 e massagem suavemente na sua área abdominal para alívio da dor e estimular a menstruação.

3. Oferece Alívio da Dor

O óleo de folha de folhas de louro também é conhecido por suas qualidades analgésicas e, muitas vezes, é usado para proporcionar alívio da dor a uma variedade de doenças, como problemas musculares e articulares associados a artrite, reumatismo, gota ou dor, músculos doloridos após uma intensa sessão de treino. Basta esfregá-lo nas áreas desejadas, e você se sentirá melhor em nenhum momento! Além de oferecer alívio muscular, o óleo pode ajudar a aliviar a dor decorrente de dores de cabeça ou enxaquecas.

Mulher mão no joelho

Foto: © Depositphotos

Além disso, o óleo é totalmente natural, o que é definitivamente melhor do que os analgésicos sem receita médica e as pílulas analgésicas, já que podem levar efeitos colaterais indesejáveis e podem prejudicar sua saúde geral a longo prazo.

• Como usar: simplesmente misture as folhas de louro em um óleo transportador e sove-as para formação de uma mistura oleosa com as propriedades do louro.

Massagem suavemente nas áreas afetadas. Você também pode adicionar algumas gotas desse óleo em uma compressa quente e pressionar suavemente sobre as áreas afetadas.

Outra dica é tomar uma xícara de chá de folhas de louros de 3 a 4 vezes por dia. Para fazer o chá basta colocar algumas folhas de louro em água e levar até atingir quase o ponto de fervura (não deixe ferver a água). Tampe a chaleira para deixar abafado por 10 minutos. Sirva ainda quente.

Leia também: Confira os principais usos e benefícios da hortelã / +++ Benefícios do alho para a saúde

4. Ajuda a curar feridas

De natureza antibacteriana, este óleo extraído das folhas de louro também pode ser uma excelente adição aos seus kits de primeiros socorros, pois ajuda a limpar as bactérias contra feridas, cortes, contusões ou arranhões incorridos. Isso evita que as infecções se encaixem e evite que tais feridas se tornem sépticas ou causem tétano. Como tal, geralmente ajuda a prevenir complicações e acelera o processo de cicatrização.

Corte no dedo

Foto: © Pixabay

• Como usá-lo: aplique óleo diluído da folha de louro nas áreas afetadas usando um cotonete.

5. Saúde Digestiva

O óleo extraído das folhas de louro também é excelente para o sistema digestivo, pois aumenta os processos digestivos e ajuda a aumentar o apetite. Sendo um aperitivo, ajuda a promover o apetite em pessoas que sofrem com a dificuldade de se ter fome devido a várias razões, tais como estresse, carência nutricional ou pressão decorrente da vida profissional.

Equilibrar a nossa fome e o estado digestivo do nosso organismo é importante porque ajuda a prevenir deficiências agudas proveniente de uma dieta inadequada, bem como regula o transito intestinal, remove o excesso de gases do estômago e dos intestinos e alivia os sintomas de indigestão, inchaço ou dor.

Mão na barriga

Foto: © Depositphotos

Suas qualidades antiespasmódicas também são úteis para ajudar a aliviar qualquer dor gastrointestinal decorrente de gases acumulados ou contrações do estômago e paredes intestinais.

• Como usá-lo para a melhora da sua saúde digestiva? Você pode massagear suavemente o óleo de folha de louro diluído em sua área abdominal, fazendo movimentos circulares e ingerir as folhas de louro na forma de chá para aumentar a eficácia dos resultados.

Leia também: Saiba como combater a má digestão – causas e sintomas

Gostaram das nossas dicas? Acredito que muitas de vocês não conheciam todos esses benefícios das folhas de louro. Agora, basta fazer consumo e aproveitar tudo o que essa folha tem de benefício para nossa saúde.

Repasse essas ricas informações para suas amigas e familiares. É sempre bom compartilhar conhecimento e divulgar as novidades que apenas trazem vantagens à nossa saúde, que sem dúvidas, é o nosso bem maior.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

• Conheça os diferentes tipos de pimenta e seus benefícios

Publicidade

Deixe seu comentário