Exercícios caseiros para manter a saúde em dia

Saúde e Bem estar

Cada dia que passa estamos mais preocupados com a nossa saúde. Queremos ter longevidade, qualidade de vida e força para enfrentar os desafios do nosso dia a dia.

A busca por manter um peso saudável, praticar atividade física e estar com mente e corpo resplandecendo saúde, tem sido cada vez maior.

Mulher malhando em casa

Foto: © Depositphotos

No entanto, em ritmo oposto, diminuiu o tempo que as pessoas possuem para se dedicarem à prática de atividades físicas. O corre-corre do dia a dia, muitas vezes, não permite que as pessoas tenham disponibilidade necessária para separar um tempo ideal para irem fazer uma caminhada, irem à academia ou mesmo se exercitar em áreas de lazer. E, sem o tempo hábil, muitos desistem de se exercitar e continuam no sedentarismo, o que resulta em distanciamento daquilo que temos como atitudes saudáveis.

Leia também: Confira os riscos de se praticar atividades físicas esporadicamente

Assim, na tentativa de reverter essa problemática e auxiliar a quebra do sedentarismo por parte daqueles que não tempo de ir à academia ou mesmo não tem condições financeiras para arcar com os valores das mensalidades, temos como saída praticar exercícios caseiros a fim de manter a boa saúde.

Para ajudar nossas leitoras a iniciar esses exercícios caseiros, listamos para vocês algumas atividades para fazer agora mesmo na sua casa! Isso mesmo, agora não tem mais desculpas para não se mexer e promover boa saúde. Vamos começar?

Agachamento

O agachamento é um tipo de exercício muito procurado por aqueles que buscam fortalecer e definir pernas e glúteos. Para fazer esse exercício, coloque-se de pé e afaste seus pés de forma paralela a fim de que fiquem afastados tal como a largura dos seus ombros.

Atividade fisica

Foto: © Depositphotos

Coloque seu peito levemente projetado para frente e desça devagar, jogando quadril para trás. Faça o movimento de sentar. Quanto mais descer melhor.

Certifique de que esteja fazendo a força no local correto, que é nas coxas e não nos seus tornozelos e pés. Você poderá repetir esse movimento em três sessões de 10 vezes para iniciar dando pausa de um minuto entre as sessões.

Abdominal

Se o seu intuito é deixar sua barriga mais resistente, dando lugar para os músculos ao invés da gordura, é importante que você também faça exercícios abdominais.

Exercicio fisico

Foto: © Depositphotos

Para realizar o exercício, coloque um colchonete no chão da sua sala ou de qualquer espaço da sua casa onde irá praticar atividade física, e deite-se nele. Com as pernas flexionadas e os pés paralelamente afastados um do outro, erga seus ombros em direção ao alto, ligeiramente apoiado pelas suas mãos atrás da cabeça, mas tomando cuidado para não forçar o pescoço, já que a força deve ser sentida na musculatura abdominal.

Para conseguir alcançar resultados satisfatórios é necessário que inicie a prática do exercício abdominal na sua casa com pelo menos três séries de 15 abdominais diárias, todas com intervalo de 1 minuto entre cada série.

Flexão de braços

Deitada de barriga para baixo e com braços esticados a fim de que suas mãos sirvam de apoio para você manter seu corpo elevado, faça movimento de flexionar os seus braços, trazendo sua barriga próxima ao chão ou colchonete.

Exercicio de braço

Foto: © Depositphotos

Repita esse movimento inicialmente em três sessões de 5 vezes e vá aumentando aos poucos, à medida em que percebe que está ganhado força.

Pular corda

Que tal aliar atividade física com uma brincadeira relembre a infância? O ato de pular corda é um exercício aeróbico extremamente potente para ajudar na perda de gasto calórico e assim colabora com a sua saúde de forma rápida divertida e que poderá se envolver até mesmo as crianças da casa enquanto realiza atividade.

Atividade fisica

Foto: © Depositphotos

Para os iniciantes é indicado pular 10 cordas, depois dar uma pausa de 1 minuto e retomar mais uma sessão de 15 por no mínimo umas duas vezes.

Com o passar do tempo e com o ganho de resistência muscular você poderá aumentar o número de cordas a serem tomadas e a quantidade de sessões. Meia hora de atividade física feitos com o ato de pular cordas, tem um gasto energético de aproximadamente 400 calorias. Portanto, vale a pena comprar uma corda e começar a pular aí mesmo na sua casa!

Escadas

Se você mora em um sobrado ou tenha um prédio que tenha uma escada de livre acesso, exercício nela subindo e descendo os degraus a fim de enrijecer a musculatura da perna e panturrilhas.

Queimar calorias

Foto: © Depositphotos

Para se exercitar suba as escadas e desça sempre com a coluna em posição ereta, sem pressa a fim de evitar incidentes e acabar caindo, e realize esse movimento de subida e descida por no mínimo 10 minutos. Você pode dar uma pausa a cada 2 ou 3 minutos para um descanso e retomar o fôlego.

Em apenas 10 minutos são menos 175 calorias no seu organismo. (Correndo escada acima)

Vale também:

Se quer perder peso praticando atividades na sua casa e assim garantir maior qualidade de vida e boa saúde, você também poderá praticar as seguintes atividades:

• Dance com seus filhos, sobrinhos, netos ou com seu marido;

• Varra a casa toda de forma rítmica em 10 minutos;

• Brinque com o bebê da família (filhos, sobrinhos, netos), erguendo-o para o alto e para baixo. Vai rolar gargalhadas e você ainda vai fortalecer seus braços;

• Passeie ou brinque com seu cachorro.

Leia também: Confira como perder e tonificar a barriga em até oito semanas

É bom saber:

Jamais inicie qualquer atividade física, por mais simples que ela seja, sem estar atenta a saúde do seu corpo. Pessoas com problemas cardiovasculares, respiratórios, hipertensivos, dores nas colunas, entre outras debilidades, devem antes consultar um médico para que ele avalie suas condições físicas para poder executar ou não os exercícios, mesmo eles sendo feitos em casa;

Não abuse do seu corpo. Todos nós temos limites e temos que respeitá-los. Muitas vezes, na pressa para atingir seus objetivos, pessoas ultrapassam a quantidade de exercícios indicada ou repetem várias vezes apenas um determinado exercício a fim de acelerar o emagrecimento ou enriquecimento de uma parte do seu corpo;

Correndo nas Montanhas

Foto: © Can Stock Photo

Não sabote seus exercícios. Não é porque serão feitos em casa que deverão ser feitos de forma displicente. Disciplina, rotina e persistência deverão ser suas maiores companheiras na prática diária para realização dessas atividades. Nada de dar voz ao cansaço e preguiça, afinal, será apenas poucos minutos e em seguida você já poderá tomar um bom banho e relaxar,

Lembre-se que para sua saúde ficar em dia, não basta apenas se exercitar. Alimentação é fundamental para garantir um resultado mais eficaz em prol de saúde e qualidade de vida, sempre combinados através de atividades simples que podem ser feitas dentro da sua casa.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Veja também:

• 6 alimentos que ajudam a queimar a gordura abdominal

• 8 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo

• Caminha ajuda a perder a barriga e emagrecer

• Fracasso na dieta – conheça os erros de quem não consegue emagrecer

Publicidade

Deixe seu comentário