Atividades físicas para fazer no final de semana

Saúde e Bem estar

Os dias passaram e você nem se deu conta de que o final de semana chegou, não é mesmo? Trabalhou, cuidou da casa, dos filhos, estudou, cozinhou, enfim, fez tudo que uma mulher com suas multitarefas precisa fazer no dia a dia.

No entanto, pode ser que ao recapitular sua agenda, você tenha notado que não teve tempo para se dedicar a prática diária de uma atividade física. O ano começou e você ainda não conseguiu começar a cumprir a promessa de se exercitar mais esse ano.

Atividade física

Foto: © Depositphotos

Então, você pode trazer as seguintes desculpas para você mesma: “ah, mas tudo bem, segunda-feira eu começo a me exercitar! Ou “como vou fazer atividade física se não tenho dinheiro? ”, ou quem sabe ainda “como fazer atividade física agora que já estamos no fim de semana? ”.

Saiba que essas desculpas não impedem que você inicie a prática de uma atividade física agora mesmo. Basta você querer! Assim, poderá iniciar um treino de exercícios físicos, sem gastar dinheiro, e começando em qualquer dia da semana, inclusive nos finais de semana.

Não sabe como fazer isso? Acompanhe nosso modelo com roteiro de atividades físicas caseiras para que você faça nos finais de semana e sem gastar nada para realiza-las:

1. Alongue-se:

Inicie sua sessão de atividades físicas realizando exercícios de alongamento por cerca de 5 minutos. Nunca comece seus exercícios sem antes alongar sua musculatura.

mulher fazendo alongamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Estique pernas e pés, alongue o pescoço para cima e para baixo. Tente alcançar os dedos dos pés e estique os braços o mais alto que puder.

Faça esse alongamento sentindo cada músculo do seu corpo sendo esticado. Em 5 minutos de alongamento você perde aproximadamente 20 calorias. Após isso parta para atividade número dois.

2. Corra:

Uma outra atividade física que você pode fazer no final de semana sem gastar nenhum dinheiro para isso é sair para correr. Você pode correr em alguma praça, parque, quintal da sua casa ou até mesmo parado no mesmo lugar fazendo o movimento de corrida.

Atividade física

Foto: Shutterstock

Faça isso por aproximadamente 5 minutos e terá um gasto calórico equivalente à 15 calorias por minuto, ou seja, em 5 minutos você terá tido uma perda energética de 75 calorias.

3. Dance

Já pensou perder 45 calorias facilmente e fazendo algo muito agradável? Coloque uma seleção de músicas que você gosta na sua playlist e deixe tocar por 05 minutos.

mulher dançando

Foto: © Depositphotos

Enquanto isso, dance na sua sala, seja acompanhada ou não, dançar é um excelente exercício aeróbico e ideal para aquelas pessoas que desejam perder peso com facilidade e na comodidade do seu lar.

4. Pedale

Uma outra opção é você sair para dar uma volta de bicicleta. Pedalar ajuda a fortalecer os músculos da perna e colabora para perda calórica. Para aqueles que não tem a possibilidade de sair de casa com uma bicicleta, pode-se fazer o uso de uma bicicleta ergométrica.

Atividade fisica com bicicleta

Foto: © Can Stock Photo

Cinco minutos de pedalada equivalem a um gasto energético de aproximadamente 60 calorias.

5. Polichinelo:

Lembra daquele exercício físico típico das aulas de educação física na escola? Sim, o polichinelo é um exercício simples e que pode ser feito na sua casa, seja nos finais de semana ou não.

pessoas fazendo polichinelo no parque

Foto: © Depositphotos

Você poderá realizar três sessões de 20 polichinelos seguidos. Ao término das sessões (cerca de cinco minutos de atividade), você terá perdido algo em torno de 75 calorias.

6. Alcance os dedos dos pés:

Parece ser uma atividade muito simples e realmente ela não é muito complicada mesmo. No entanto, engana-se quem pesa que ela seja ineficiente. Para que esse exercício seja feito de forma correta, fique com as pernas bem estendidas e sem flexionar os joelhos. É necessário que você esteja com corpo bem alongado e requer que você persista nas primeiras tentativas, já que a princípio pode ser que seus dedos das mãos não cheguem até os dedos dos seus pés.

Atividade em casa

Foto: © Can Stock Photo

Realize esse movimento de alcançar os dedos dos pés em sessões de dez movimentos bem alongados no ato de abaixar e levantar. Cinco minutos dessa atividade poderá te proporcionar uma perda calórica de cerca de 70 calorias.

7. Sente e levante da poltrona:

Se você não quer sair de frente da televisão no final de semana, não quer parar de assistir seu programa ou série favorita, saiba que agora também não tem mais desculpa para não se movimentar.

Faça o movimento de sentar e levantar lentamente em três séries de 15 repetições ou até completar cinco minutos de atividades. Como resultado você terá um gasto calórico de aproximadamente 60 calorias.

Leia também: Aprenda a se exercitar em casa sem gastar dinheiro

8. Brinque com as crianças:

Atividades simples do dia a dia podem fazer você perder mais calorias do que imagina. Que tal parar por 10 minutinhos e brincar com as crianças da casa? Vale qualquer tipo de brincadeira, por exemplo: pega-pega, pular corda, bola queimada, bambolê, correr e entre tantas outras brincadeiras infantis.

Corrida

Foto: © Can Stock Photo

Atividades físicas feitas com as brincadeiras de criança em um período estimado de dez minutos poderão te render um gasto calórico de 120 calorias.

9. Abdominal:

Realize o clássico abdominal, o exercício mais realizado por aqueles que desejam ter um abdômen definido. Deite-se em local confortável, que seja capaz de manter a sua coluna ereta, mantenha suas pernas flexionadas e levemente afastadas uma da outra. Apoie sua cabeça com as suas mãos e forçando a musculatura do abdômen, erga seu tronco e retorne ao chão repetidas vezes.

Exercicio fisico

Foto: © Depositphotos

Faça esse exercício em 4 séries de 10 repetições ou até completar 5 minutos completo de atividade. Ao término desse período você terá eliminado cerca de 50 calorias.

10. Passeie com seu cachorro:

Para finalizar você pode sair da sua casa e dar uma volta com seu cachorro de estimação. Pode estar certo de que seu animal irá adorar e vocês dois voltaram muito felizes e satisfeitos. Ele pela atenção recebida e você por estar proporcionando um momento agradável ao seu cachorro enquanto se exercita e procura qualidade de vida para ambos.

Cão passeando

Foto: © Can Stock Photo

Dez minutos de passeio com seu cachorro renderão para você um déficit de aproximadamente 90 calorias.

Fique atenta aos benefícios:

Após realizar as 10 atividades físicas que ele listamos acima, você terá perdido o equivalente a 665 calorias em apenas uma hora de exercícios simples! E o melhor de tudo, sem ter gastos com academia, sem gastos com locomoção, no conforto da sua casa e do seu bairro, sem se distanciar dos seus familiares e tendo a oportunidade de curtir o final de semana inteirinho com outros compromissos e momentos de lazer.

Mulher se exercitando

Deve se praticar atividade física regular de 3 – 5 vezes por semana, sendo atividades moderadas a intensas. O ritmo da perda de peso deve ser moderado e controlado, sendo considerado uma perda saudável até 4KG mês. (Foto: © Depositphotos)

Vale a pena parar por uma hora do seu final de semana e sair do sedentarismo. Atividade física apenas traz benefícios para nossa saúde, tais como:

• Reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares;

• Colabora no tratamento da depressão e quadros de ansiedade;

• Ajuda acelerar o metabolismo do nosso organismo;

• Colabora para estabilidade da pressão arterial;

• Ajuda a controlar o Diabetes do tipo II;

• Excelente auxiliar na redução de peso;

• Auxilia para o pleno funcionamento dos nossos músculos;

• Proporciona o bem-estar geral.

Sendo assim, no próximo final de semana não deixe o sedentarismo falar mais alto e realize atividades físicas simples, caseiras e sem gastar nenhum centavo. Reserve uma hora do seu final e semana para você mesma. Lembre-se sempre de que: atividade física é sinônimo de saúde em dia!

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Veja também:

• Saiba como iniciar uma rotina de exercícios para ficar em forma

• Guia definitivo para você secar a barriga

• 8 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo

• Emagreça correndo – 10 razões para você adotar a atividade no dia a dia

Publicidade

Deixe seu comentário