10 dicas simples para emagrecer com saúde

Saúde e Bem estar

O ano começou e com ele vieram muitas expectativas. Expectativas de que esse ano será o melhor de nossas vidas. Não para menos, a esperança reacende, a vontade de mudar ressurge e temos novos projetos em vista.

Perder peso com saude

Foto: © Depositphotos

Geralmente quando o ano inicia fazemos uma lista com metas para serem alcançadas no decorrer dele. E se tem uma meta que é comum na maioria das listas femininas é perder peso.

Perder peso vai muito além de uma questão estética. Envolve autoestima, satisfação pessoal, saúde, bem-estar e qualidade de vida. No entanto, emagrecer não é uma tarefa simples e que pode ser alcançada de um dia para o outro. Requer determinação, paciência, insistência, foco e bons hábitos.

Acompanhe conosco 10 dicas que podem te ajudar no processo de emagrecimento saudável e assim você será capaz de perder peso sem colocar a sua saúde em risco.

1. Aumente a ingestão de água

Pode até parecer bobagem, mas ingerir pelo menos dois litros de água por dia faz toda diferença no processo de perda de peso.

Beber água

Foto: © Depositphotos

Isso acontece por várias razões:

• A água colabora para que o seu intestino fique mais regulado;

• Favorece o conforto abdominal;

• Contribui para a diminuição dos gases,

• Ajuda na promoção da saciedade, já que tomada meia hora antes das principais refeições, fará com que você sinta menos fome no momento de se alimentar.

2. Diminua o consumo de açúcar:

Quem quer emagrecer precisa ser disciplinado na sua alimentação. Não é preciso sair cortando tudo da sua rotina alimentar, mas é necessário tomar cuidado com alguns ingredientes, tais como o açúcar, já que promove picos de insulina e favorece ao abastecimento de gordura localizada em nosso organismo.

Açúcar branco

Foto: © Can Stock Photo

3. Faça escolhas inteligentes

Procure fazer escolhas inteligentes no seu dia a dia, optando sempre por mudança de hábitos alimentares. Troque a farinha branca por farinha integral, substitua o refrigerante por sucos naturais sem adição de açúcar, troque o leite integral pelo desnatado, compre alimentos nas versões reduzidas de gorduras e diminua o consumo de sal e gordura durante o preparo dos alimentos.

Leia também: Conheça as farinhas low carb

4. Mastigue devagar

Se quer emagrecer, nada de sair comendo apressadamente. Respire fundo, controle a ansiedade e mastigue devagar cada colherada que se coloca a boca.

Não existe um número exato de mastigações a serem feitas durante alimentação, mas recomenda-se uma média de 20 a 25 movimentos de mastigação antes de engolir o alimento.

Mastigar bem os alimentos

Foto: © Can Stock Photo

Mastigar mais vezes e de forma lenta, facilitará a digestão, a absorção dos nutrientes e fará com que seu cérebro entenda mais rapidamente que você já se saciou.

5. Coma sem distrações

Nem pense em ficar nas redes sociais, assistindo televisão, falando ao telefone ou resolvendo problemas enquanto come.

A refeição é um momento sagrado e deve ter a merecida atenção. Nada de distrações ao se alimentar. Você deve estar focada no que faz, prestando atenção no que se leva à boca, reduzindo o risco de comer mais do que deveria e te permitindo saborear o verdadeiro sabor dos alimentos.

6. Diminua o consumo de carboidratos

Não é necessário cortar todo tipo de carboidrato da sua alimentação. Mas é extremamente válido minimizar o seu consumo, já que dentro do nosso organismo o mesmo se transforma em açúcar e, se ingerido de forma aumentada, dificultará o processo do emagrecimento que tanto se espera.

Leia também: 10 inibidores de apetite naturais para você perder peso de forma saudável e segura

7. Durma bem

Uma boa dica para quem quer perder peso sem comprometer sua saúde é dormir cerca de oito horas seguidas de sono.

Mulher dormindo

Foto: © Depositphotos

Enquanto dormimos nossos hormônios responsáveis pelo apetite e saciedade se ajustam a fim de nos proporcionar colaborar para diminuição da fome excessiva.

Além disso, durante o sono nossa gordura é capaz de se transformar em energia de maneira mais rápida do que quando acordados.

8. Saia do sedentarismo

Nunca é demais lembrar que o sedentarismo é o vilão do emagrecimento. Mexa-se! Nem que seja por trinta minutos diários.

Atividade física

Foto: © Depositphotos

A atividade física acelera o gasto calórico e, quando aliado à alimentação saudável, pode garantir qualidade de vida e perda de peso.

Experimente fazer:

• Caminhada;
• Descer e subir ;
• Pular ;
• Correr no parque;
• Andar de bicicleta;
• Jogar bola com seu filho, enfim…

Experimente se movimentar na busca por diversão e saúde. Assim você perderá peso sem que isso pareça um sacrifício.

Leia também: 5 exercícios simples para fazer em casa

9. Não exagere em suas metas

Um dos grandes erros de quem quer emagrecer é traçar metas praticamente impossíveis de se alcançar, como por exemplo, perder 10Kg em 10 dias.

Sabemos que para emagrecer de modo saudável não devemos ter pressa para que o emagrecimento ocorra. Por isso, se faz necessário traçar metas reais e possíveis de serem alcançadas.

Emagrecer

Foto: Shutterstock

Especialistas afirmam que perder cerca de 1 kg por semana é uma média razoável para perda de peso saudável.

Lembrando que, no decorrer da dieta, a perda de peso diminui durante as semanas que se passam e, por isso, deve-se verificar junto com a equipe profissional que te orientará na condução do seu emagrecimento, a possibilidade de alterações nos exercícios físicos e na rotina alimentar que está seguindo.

Propor metas muito difíceis de serem alcançadas pode provocar a frustração e consequente desmotivação em permanecer na dieta.

10. Coma com prazer

Parece até impossível comer com prazer quando estamos de dieta, mas não é. Um erro muito comum entre as pessoas que estão na luta em prol da perda de peso é tirar do cardápio todos os alimentos que te satisfazem, dão prazer e são saborosos.

Estudos apontam que abolir de vez doces, massas ou qualquer outro alimento que te dê prazer, fará com que você se desmotive e tenha uma recaída por esses alimentos, fugindo do alvo e te levando até mesmo obter ganho de peso novamente.

Boicote na dieta

Foto: © Depositphotos

Portanto, permita-se comer um doce preferido uma vez por semana, um pão francês pequeno pela manhã, um prato raso de massa aos domingos, ou quem sabe até uma taça de vinho em noites especiais. Não se prive de tudo que você goste.

O que não vale é passar vontade. Ninguém consegue chegar ao sucesso definitivo no emagrecimento se tiver que passar o tempo todo frustrado por não poder se alimentar com aquilo que realmente gosta. Tenha um cardápio completo, equilibrado e orientado por um nutricionista. Comer com prazer te fará atingir o sucesso na dieta muito antes do que imagina.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Veja também:

• Linhaça sua aliada low carb na perda de peso
• Tudo sobre glúten – lista de alimentos que não contém a proteína

Publicidade

Deixe seu comentário