Menstruação atrasada: 20 dúvidas com perguntas e respostas

Saúde / Menstruação

Não são somente as pré-adolescentes que possuem muitas dúvidas quando o assunto é menstruação, principalmente menstruação atrasada. Muitas mulheres mais velhas também trazem consigo inúmeras dúvidas sobre esse tema.

Possivel gravidez

Foto: © Depositphotos

Elaboramos um artigo completo, com 20 perguntas e respostas sobre o assunto. Acompanhe, tire suas dúvidas e compartilhe com as amigas. Boa leitura!

1. Quais os principais sintomas da menstruação?

O início do ciclo menstrual tem como referência alguns sintomas específicos. Geralmente estes sintomas resumem-se em cólica leve, dor de cabeça e tontura. Há ainda as que sofrem com a tensão pré-menstrual, ficando mais impacientes e irritadas do que o comum.

Algumas mulheres, principalmente as que sofrem com retenção de líquido, sentem um inchaço maior no corpo, antes e durante o período menstrual.

2. Quantos dias dura a menstruação?

Tanto o fluxo sanguínea quanto a duração do ciclo menstrual variam de mulher para mulher. A média é de 5 dias, porém, há pessoas que possuem a sorte de ter ciclos que duram apenas 3 dias. A maior parte das mulheres tem ciclo mais longo, variando entre 5 e 8 dias.

Sintomas de DST's

Foto: © Depositphotos

3. O que é ciclo menstrual?

Ciclo menstrual é o nome dado ao período no qual há uma série de alterações hormonais no corpo feminino, resultando na liberação de um óvulo pelo ovário, finalizando no processo de fecundação.

O ciclo tem um período de duração, calculado entre o primeiro da menstruação até o primeiro dia da seguinte menstruação. Normalmente, a duração média do ciclo menstrual é de 28 dias.

4. As meninas param de crescer depois da primeira menstruação?

Após a menarca (primeira menstruação), o crescimento das meninas é desacelerado, porém, não para. Depois da primeira menstruação o crescimento médio, até a estatura final, deve ser de aproximadamente 7 cm.

5. Como a menstruação sai nas mulheres virgens?

O hímen, mesmo quando intacto, possui um orifício capaz de dar vazão o sangue, local por onde sai o sangue da menstruação.

6. Transar menstruada pode engravidar?

Difícil, porém não impossível. Em ciclos de duração mais curta ou irregular, pode ocorrer a ovulação. Lembre-se: mesmo que seja mais difícil de engravidar, você deve manter o uso de preservativo. Não se esqueça que a camisinha previne o contágio de doenças sexualemente transmissiveis.

Lesões no ato sexual

Foto: © Depositphotos

7. Menstruação atrasada é sinal de gravidez?

Apesar de ser a primeira questão que vem à cabeça, nem sempre menstruação atrasada significa gravidez. Há, pelo menos, uns 15 sintomas que podem justificar o atraso, incluindo doenças.

Leia também: Confira 10 causas para menstruação atrasar pelo menos dez dias

8. Mulheres grávidas menstruam?

Mulheres grávidas não menstruam. Quando engravida, a mulher passa a produzir o HCG. Este hormônio é capaz de interromper o ciclo menstrual. Algumas mulheres têm pequenos sangramentos no início da gestação, que podem ser confundidos com menstruação.

9. Posso ter relação sexual mesmo estando menstruada?

Não existem barreiras clínicas que proíbam relações sexuais durante a menstruação. Se o casal não se importar, é totalmente permitido. Alguns especialistas afirmam que as sensações vivenciadas são até melhores do que as relações “comuns”.

Casal na cama

Foto: © Depositphotos

10. Qual a cor normal do sangue da menstruação?

O sangue expelido pela menstruação varia de acordo com a fase do período menstrual. Os tons podem variar entre vermelho vivo, vinho e marrom do tipo borra de café.

11. Posso praticar atividades físicas estando menstruada?

Sim. Aliás, os ginecologistas alertam que a prática de atividade física libera a endorfina, que é um analgésico natural e pode ajudar nas cólicas e demais desconfortos.

Para manter o conforto durante os exercícios, é recomendado apostar em absorventes internos.

Atividade fisica

Foto: © Depositphotos

12. A menstruação não desce na piscina ou no mar. Mito ou verdade?

Mito. O fluxo não é interrompido, apenas reduzido. O que acontece é que em há a contração dos vasos, quando em contacto com a água fria, o que dificulta a vazão sanguínea. Na verdade, o melhor é não arriscar e utilizar um absorvente interno.

13. Em quanto tempo a menstruação vem, depois de suspender o anticoncepcional?

Geralmente, o ciclo se regulariza entre 1 e 3 meses após a suspensão do anticoncepcional. Porém, caso ultrapasse os 6 meses, é preciso buscar auxílio médico. Pode ter ocorrido uma alteração e disfunção hormonal.

Cartela remedio

Foto: © Depositphotos

14. O período fértil é depois ou antes da menstruação?

Em ciclos considerados normais, aqueles com 28 dias, o período fértil se inicia 11 dias após o 1º dia da menstruação. Já quanto às questões fisiológicas, o período é considerado fértil antes da menstruação. Na prática, primeiro acontece a ovulação (período fértil) e, depois, a menstruação.

15. Quais as principais causas do atraso menstrual?

• Além da gravidez;
• Alterações de peso;
• Interrupção de pílula;
• Infecções e doenças;
• Menopausa;
• Síndrome dos ovários policísticos;
• Problemas com tireoide, dentre outros.

16. Menstruação atrasada: com quantos dias devo fazer o teste de gravidez?

É possível obter o resultado positivo logo no primeiro dia de atraso da menstruação, sendo realizado o exame Beta HCG, porém por uma questão de segurança os ginecologistas recomendam que o exame seja feito com 15 dias de atraso.

Resultado de exame de gravidez

Foto: © Can Stock Photo

Leia também: Saiba quanto tempo você deve esperar para realizar o teste de gravidez

17. É normal a menstruação descer por mais de 7 dias?

Normalmente, o período menstrual dura entre 3 e 7 dias. Além desse tempo, a menstruação é considerada prolongada. Neste caso, o quadro deve ser analisado por um ginecologista.

18. TPM e menstruação são a mesma coisa?

Não. A TPM (tensão pré-menstrual) está relacionada ao sistema nervoso – os sintomas mais comuns são a irritabilidade e sensibilidade emocional. A menstruação em si está relacionada ao sistema reprodutivo da mulher. Trata-se das alterações hormonais e físicas.

19. A menstruação tem cheiro?

O sangue expelido pela menstruação não tem cheiro – ou pelo menos não deveria ter.

O odor forte ocorre apenas quando o sangue entra em contato com o ar. Isso pode acontecer com mulheres que utilizam absorventes externos.

Absorvente interno

Foto: Shutterstock

A substituição por absorventes internos pode resolver ou problema. Outra solução é realizar a troca dos absorventes em intervalos menores.

20. Qual o volume de sangue a mulher perde durante a menstruação?

Ao contrário do que parece, as mulheres perdem muito pouco sangue durante a menstruação. O volume médio é de 1/4 de xícara de sangue por menstruação.

E então, tirou todas as suas dúvidas sobre menstruação, incluindo menstruação atrasada? Caso tenha mais dúvidas, compartilhe-as aqui nos comentários. Até a próxima!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

Veja também:

• Guia completo de cuidados durante a menstruação – Mais de 30 dicas

• Menstruação atrasada – 5 chás que ajudam a descer a menstruação

• Após a ejaculação quanto tempo vive um espermatozoide

• Primeiros sintomas de gravidez – conheça 18 sinais que você pode estar grávida

Publicidade

2 comentários

  • Jailma disse:

    Olaa, meu nome e Jailma, tomo ciclo 21 ,porém, esqueci de toma por 5 dias seguidos e minha menstruação desceu de novo esse mês! Veio dia 2 e agora dia 15, não queria que viesse de novo, oq faço???

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Jailma, como você esqueceu de tomar por 5 dias, houve uma queda na concentração de hormônio no seu organismo causando um desequilíbrio. O jeito é você tomar todos os dias, sem esquecimentos para não acontecer novamente. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário