Grávida de menina? Lista com 30 sugestões de nomes e significados

Nomes de bebê

Não há como negar, quando um casal descobre que está “grávido”, a primeira coisa que vem à mente é o nome de batismo que será dado ao bebê. Até porque não se trata de uma escolha simples. Além de analisar a sonoridade que o nome traz, muitos papais e mamães também levam em consideração outras informações como numerologia, origem, significados, dentre outros.

Mulher

Foto: © Depositphotos

Para te ajudar nessa missão tão especial, criamos um guia com 30 nomes de meninas que irão bombar em 2018, bem como seus significados. A relação abrange nomes brasileiros, com descendência estrangeira, modernos e os mais tradicionais. Pegue papel, caneta e acompanhe com a gente!

1. Aurora

Vindo do latim, Aurora tem dois significados mais populares. Um deles remete-se à “aquela que assemelha-se ao sol”. O outro, está ligado ao “ouro” (do latim, aurum). Com um significado iluminado desses, uma vida cheia de luz é o que esperam as meninas batizadas com este nome.

2. Clarice

Clarice é uma ramificação do nome Clara, que vem de Clarissa. Significando “brilhante” ou “iluminada”, o nome tem sua origem no latim – cuja grafia é “Clarus”. Atualmente, o Clara é bastante utilizado em nomes compostos, como Ana Clara e Maria Clara.

3. Violeta

Nome não muito comum, porém, com um significado bem meigo. Violeta é originário do francês antigo e tradicional, Violete. Refere-se à flor roxa, tornando-se um nome extremamente feminino.

Bebe

Foto: © Depositphotos

4. Olívia

Significando literalmente “azeitona”, Olívia é um nome de origem espanhola, muito utilizado ao longo dos últimos anos. Antigamente, acreditava-se que o nome era dado às pessoas que cultivavam azeitonas. É um nome doce e característico de meninas meigas e carinhosas.

5. Valentina

Vigorosa, cheia de saúde e forte são os significados de Valentina. O nome vem de “Valente”, Valentinus no latim. Alguns outros significados como “não tem medo” e “que tem valor” também são considerados. Foi um dos nomes mais utilizados no ano de 2017 e é uma grande promessa para o top 10 de 2018.

6. Letícia

Letícia vem do latim “Laetitia” e significa cheia de alegria. Também significa “mulher alegre e que transmite felicidade”. Apesar de divertidas, meninas com esse nome são fortes e bem decididas, propensas a serem independentes.

Menina linda

Foto: © Depositphotos

7. Liz

Apesar de utilizado em sua forma corrida, Liz é o diminutivo de Elisabeth, que vem da língua inglesa. O nome é oriundo do hebraico “Elishebba”, cujo significado é ”meu Deus é um juramento”.

8. Simone

Vindo de Simon, Simone é um nome cuja origem é francesa. Significa “ela ouviu” ou, por extensão, “ouvinte” ou “mulher obediente”. É um nome antigo, mas ainda muito utilizado nos bebês que chegaram a partir de 2016.

9. Nayara

Com origem basca e surgido na pequena cidade de Nájera, na Espanha, Nayara significa “lugar entre rochedos”. É um nome de significado forte e que também traz a versão Naiara.

Menina

Foto: © Depositphotos

10. Ana

Nome muito popular, que também vem acompanhado de outros complementos, Ana vem de Annah, cuja origem hebraica significa “graciosa” ou “cheia de graça”.

11. Anita

Originário do hebraico “Hannah”, Anita significa “cheia de graça” e “graciosa”. Poucos sabem, mas o nome é um diminutivo de Ana.

12. Agatha

Com origem grega, Agatha vem do nome Agathe, cujo significado é “mulher bondosa” ou “mulher boa”.

Bebe no colo da mae

Foto: © Depositphotos

13. Maria

Apesar de ser um nome muito popular na época de Jesus Cristo, a origem do nome Maria não é muito linear. Muitos dizem que o nome vem do hebraico “Myriam”, cujo significado é senhora soberana.

14. Helena

Do grego “Heléne”, o nome Helena traz como significado literal “tocha”. Como “helê” significa raio de sol, o significado geral do nome passa a ser “reluzente”.

15. Sofia

Significando sabedoria, Sofia (ou Sophia) é um nome de origem grega. A versão original é escrita com PH. O F entrou no nome já na sua versão em português. Trata-se de um nome muito popular no Brasil.

Criança

Foto: © Depositphotos

16. Nina

Alguns acham que é apelido, mas Nina também é um nome próprio. Com diversas e indefinidas origens, Nina – que também pode ser o diminutivo de nomes como Antonina – significa “menina”, “graciosa” e “protetora da fertilidade e dos mares”.

17. Alice

Alice foi um dos nomes que certamente aparecerá entre os mais usados em 2017. Com um vasto leque de variações francesas, o nome tem origem germânica (Adelheid) e significa “espécie, tipo ou qualidade”, no que se refere à nobreza.

18. Júlia

Vindo do latim “Iulianus”, Júlia é uma versão feminina de Júlio. Outra origem para esse nome é a grega, que traz como significado “barba macia, felpuda e rala”. Por ser uma variação do nome masculino, não há um significado isolado.

Bebe dando lingua

Foto: © Depositphotos

19. Laura

Versão feminina de Lauro. No latim “Laurus” tem como significado “louro”ou “loureiro”. Ainda traz como simbologia a imortalidade, vitória e glória.

20. Pietra

Vindo do italiano, Pietra significa “pedra”. Mais a fundo, o nome é oriundo do grego Pétros, tradução do aramaico Cephas. Muitas origens para um nome lindo de viver!

21. Mariah

Não se sabe ao certo a origem do nome Mariah. Sabe-se, porém, que é uma variação de Maria em inglês. Alguns dizem que sua origem é hebraica, vindo do “Myriam”, cujo significado é senhora soberana. Independente da origem, trata-se de um belo nome para uma princesinha, não acha?

Bebe feliz

Foto: © Depositphotos

22. Evellyn

Nome latino e que significa avelã. Inicialmente, o significado mais forte para Evellyn, principalmente após sua latinização era o de maçã. Há uma variação na grafia do nome, que pode ser apresentado como Evelyn.

23. Luna

Lua, iluminada e feminina são os significados do nome Luna. Está totalmente ligado à simbologia da lua e vem sendo utilizado com frequência em 2017. Assim, torna-se uma promessa de tendência para 2018. Sua origem é no latim.

Leia também: Grávida de menino? Confira lista com sugestões de nomes e significados

24. Antonella

Totalmente italiano, o nome Antonella traz um dos mais lindos significados: “de valor inestimável” ou “preciosa”. É a versão feminina de Antônio que, por sua vez, partiu do latim “Antonius”.

Menina linda

Foto: Shutterstock

25. Chiara

Ainda pouco usado no Brasil, Chiara é uma versão do nome Clara, que vêm do latim “Clarus”. Significa luminosa, ilustre e brilhante.

26. Giovanna

Giovanna é um nome originário da Itália, sendo uma variação da Joana, que por sua vez é a versão feminina de João. Seu significado é bem religioso: ”agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou, ainda, “a graça e a misericórdia de Deus”. Já pode ser considerado um nome bem tradicional e contemporâneo, uma vez que é utilizado há anos no Brasil.

27. Amelie

Nome moderno e popular entre os pais e casais mais jovens. É uma versão de Amélia, cuja origem é alemã. Seu significado é trabalho. O nome ficou muito famoso depois do filme Amélie Poulan, lançado em 2001.

Sorrindo

Foto: © Depositphotos

28. Vitória

Nome muito escolhido pelos pais brasileiros, principalmente por aqueles que passaram por situações delicadas ao longo da gestação. O nome Vitória tem um significado bem óbvio: ‘’vencedora, vitoriosa”. É originário do latim (Victória).

29. Amanda

Com origem no latim, o nome Amanda é uma versão do masculino Amando (Amandu, Amandus). Seu significado é único: ”amável, digna de amor, aquela que sabe amar”.

30. Larissa

Larissa é um nome de origem grega que significa ”linda e adorável”. O nome é bem tradicional, uma vez que surgiu com os primeiros habitantes da Grécia. Meninas com este nome são bem extrovertidas, alegres e carinhosas.

Bebê

Foto: Shutterstock

E então, curtiu nossa lista com 30 sugestões de nomes e significados para meninas? Esperamos que tenha conseguido escolher o nome da sua princesa. Se tiver outras ideias, deixe seu comentário e inspire os demais leitores!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

Veja também:

• Saiba como escolher o nome do bebê: dicas e sugestões:

• Sonhar com gravidez. O que significa?

• 10 sinais básicos que podem indicar uma possível gravidez

• 100 nomes de bebês e seus significados: Opções de A a Z, meninos e meninas

Publicidade

Deixe seu comentário