Esperando um bebê? Veja 20 nomes gregos e seus significados

Nomes de bebê

Se você for analisar, muitos dos nomes utilizados popularmente têm origem grega. Alguns são bem mais comuns, outros já são um pouco mais exóticos. Geralmente, a história e significado que permeiam os nomes estão relacionados à heroísmo e superação, muito presentes na história grega.

Gravidez

Foto: © Depositphotos

Para você que está grávida e em busca de um nome forte para seu filho, listamos em nosso post de hoje 20 nomes gregos para bebês, bem como seus significados. Para facilitar a escolha, separamos em duas listas: nomes gregos para meninos e nomes gregos para meninas.

• Nomes gregos para meninos

1. Pedro

Podendo ser encontrado em dezenas de idiomas, o nome Pedro vem do grego “Petros” (Petra) que significa pedra e rochedo. Trata-se de um nome muito popular aqui no Brasil. Analisando o significado, é atrelado à personalidades fortes e decididas, com força e garra para vencer os obstáculos da vida.

2. Heitor

Vindo de Héctor, o nome Heitor é de origem grega e significa “o que aguenta”. É um nome importante na mitologia grega. Pertenceu a um grande guerreiro que participou da Guerra de Troia. Heitor foi um dos grandes heróis da Ilíada, de Homero. Pessoas deste nome são bastante ligadas à posição social e dinheiro mas, além disso, destacam-se em grandes desafios e obstáculos de vida.

Bebe brincando

Foto: © Depositphotos

3. Lucas

Bastante popular, o nome Lucas é oriundo de Loukás e Loukanós, que significa o luminoso ou o iluminado. Trata-se de um significado de cunho bastante afetivo. Geralmente, pessoas que carregam este nome tendem a ser muito ligadas ao sentimento e emoções.

4. Nícolas

Sendo uma variação de Nicolau, Nícolas é vindo do nome grego “Nikólaos”, cujo significado é vitorioso. Há outros significados que podem ser atrelados ao nome, tais como “o que conduz o povo à vitória”. Nícolas também possui outras variações de escrita, como Nícholas e Nícollas.

5. Alexandre

Este é considerado um dos principais, senão o principal. nome grego para bebês. Alexandre significa “protetor da humanidade” e “o defensor”. O nome surge através da junção das palavras aléxo (defender, proteger) + andrós (homem).

Menino

Foto: © Depositphotos

6. Jorge

Nome bastante comum aqui no Brasil, Jorge tem suas variações em outras idiomas, como George, em inglês. O significado brasileiro deste nome de origem grega resume-se à “a terra”. Independente da época em que é utilizado, é um nome moderno e com significado bastante amplo.

7. Théo

Nome tradicional e, ao mesmo tempo, moderno. Théo, que também pode ser escrito sem o ‘h’, como Téo, traz o significado relacionado à divindade. É um nome grafado no diminutivo, tornando-se referência de outros nomes como Teodoro e Teófilo.

Leia também: Nomes italianos para bebês – dicas e significados

8. Hélio

Um nome bem iluminado. Hélio vem de “Hélios”, que significa sol. Também há uma forte referência com a mitologia grega: a divindade era representada por uma figura masculina, de cabelos claros e rosto resplandecente.

Menino lindo

Foto: © Depositphotos

9. André

Sua forma original, na origem grega, é Andreas – que também é a utilizada na França. Aliás, foi partindo da França que o nome chegou ao Brasil, aqui como André. Seu significado literal é másculo, masculino e viril.

10. Apolo

Apesar de ser rapidamente ligado à história grega, Apolo é um nome cuja origem e significado são um pouco incertos. Do grego ‘’Apóllon”, acredita-se que seu significado principal esteja relacionado à força.

 • Nomes gregos para meninas

11. Júlia

O nome Júlia, bastante popular no Brasil, tem uma origem dupla. Sendo o feminino de Júlio, vem do latim “Iulianus”. A parte grega da origem refere-se à Iolous, cujo significado é barba macia, felpuda e rala. Muitos dos nomes de origem grega são variações de nomes masculinos.

12. Irene

Irene é um nome muito ligado à paz. Sua origem grega refere-se à aquela que traz a paz ou, ainda mulher pacificadora. A versão grega do nome traz uma grafia similar à versão em português: Eirene.

Bebe linda

Foto: © Depositphotos

13. Larissa

Nome moderno, independente da época em que é escolhido, Larissa é um nome de origem grega que significa linda, adorável e alegre. Geralmente, meninas com este nome são extrovertidas, carinhosas e meigas. Vindo do grego Lárissa, seu significado grego literal é ‘da acrópole’.

14. Gaia

Pouco usado no Brasil, o nome Gaia representa a mãe Terra na mitologia. Trata-se de um nome com forte referência materna, uma vez que representa a força feminina. Mulheres cujas personalidades sejam decididas, independentes e que buscam seus objetivos com determinação combinam muito com este nome.

Leia também: Nomes japoneses para bebês – masculino e feminino

15. Catarina

Catarina foi um nome muito utilizado no passado, porém, voltou à tona com um toque moderno e jovial. Seu significado resume-se à uma mulher pura e casta.

Também há uma ilustração histórica para a origem do nome: Catarina foi o nome de uma mulher que sofreu grandes torturas ao negar sua participação em rituais pagãos. Daí também surgem os adjetivos de força, garra e determinação atrelados ao nome.

Menina feliz

Foto: © Depositphotos

16. Maia

Maia também é um nome de origem grega fortemente ligado à maternidade. Seu significado mais conhecido relaciona-se à “mãe” ou, em outras palavras, “aquela que gera uma vida”. Há outro significado que envolve a mitologia grega: Maia era uma Deusa que brilhava em épocas como a primavera e o verão.

17. Thaís

Thaís é um nome grego, porém, sua descendência é original do latim. Como significados principais estão “mulher contemplada pela formosura” ou “aquela contemplada pela admiração”. Apesar das origens grega e do latim, o nome chegou ao Brasil por conta de sua versão francesa, Taïs.

(Os 100 nomes de bebês mais populares de 2017)

18. Sofia

Com duas grafias semelhantes, Sofia e Sophia, o nome grego significa sabedoria. Além disso, também pode ser relacionado à “santidade sábia”. A escrita em ‘PH’ é a original grega. O ‘F’ foi incorporado na versão seguida pela língua portuguesa.

Menina ruiva

Foto: © Depositphotos

19. Juliana

Juliana tem origem e significados semelhantes à Júlia. O nome vem do latim “Iulianus” + o significado grego que vem de Ioulos, cujo significado é barba macia e felpuda.

20. Helena

Vindo de Heléne (tocha, raio de sol), o nome Helena traz como significado “reluzente” e “resplandescente”. É um nome iluminado, capaz de trazer claridade para os pensamentos das meninas que carregam este nome de batismo.

Leia também: Nomes para bebês masculinos e femininos – tendências para 2018

Esperamos que você tenha curtido nossa lista com nomes gregos para bebês. Agora, que tal escolher os que mais te agradaram e decidir qual será o nome do seu filho? Depois que escolher, não esqueça de nos contar aqui nos comentários qual foi a opção vencedora, hein? Até mais!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • 100 nomes de bebês e seus significados: opções de A a Z, meninos e meninas

Publicidade

Deixe seu comentário