Acabou a cartela do anticoncepcional e a menstruação não veio? Tire suas dúvidas:

Saúde / Menstruação

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados pelas brasileiras. Apesar de possuir uma eficácia que ultrapassa os 99%, o medicamento gera muitas dúvidas, principalmente no momento da troca de cartelas.

Cartela remedio

Foto: © Depositphotos

Em nosso post de hoje iremos esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao uso da pílula. Você não sabe porque a menstruação ainda não veio, mesmo depois de terminar a cartela? Tire essa e outras dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Posso engravidar no intervalo entre uma cartela e outra?

Para que a pílula anticoncepcional faça efeito, é essencial que seja ingerida corretamente, respeitando os mesmos horários, todos os dias. Portanto, mesmo durante a pausa para troca de cartelas, a mulher está protegida pelo efeito da pílula. Devemos lembrar que a margem de falha das pílulas anticoncepcionais é de 0,03%.

Pilula

Foto: © Depositphotos

Neste período, os hormônios liberados pela pílula continuam a trabalhar, evitando a gravidez indesejada.

Mulheres que estejam em início de tratamento, lá pela terceira cartela, é recomendado o uso de um segundo método contraceptivo durante as pausas, como a camisinha. Cabe salientar que o organismo ainda está se adaptando à carga hormonal da pílula e, por isso, uma prevenção maior é indicada.

Posso ter relações sexuais durante a pausa do anticoncepcional?

Para mulheres que já estão utilizando a terceira cartela de anticoncepcional, não há perigo nas relações sexuais desprotegidas. A gravidez indesejada continua sendo evitada. Entretanto, quem está no início do tratamento deve apostar em segundo método contraceptivo, como mencionado no tópico anterior.

Acabei a cartela e minha menstruação não veio. O que aconteceu?

Há casos em que mesmo a cartela terminando e a menstruação não vindo, está tudo bem. Como estamos lidando com hormônios, diversos fatores podem interferir na vinda (ou não) da menstruação.

 Estresse;
• Ansiedade;
• Adaptação ao anticoncepcional;
• Quadros anêmicos e até mesmo algumas medicações podem ser o ponto x da questão.

Comprimido

Foto: © Depositphotos

Vale lembrar também que em algumas mulheres o fluxo pode levar até +5 dias para vir.

Mesmo que a menstruação não venha após o término das pílulas, você deve iniciar a nova cartela na data programada. Porém, é preciso descartar uma possível gestação. Neste caso, faça um teste de gravidez de farmácia já no segundo dia de atraso da menstruação.

Leia também: Conheça 10 prováveis causas de uma mesntruação atrasada a 30 dias

Como é feita a contagem da pausa da pílula?

A pausa dos 7 dias é simples de ser calculada. Você ficará 7 dias sem tomar as pílulas, contando a partir do dia seguinte ao último comprimido. Por exemplo, se você tomou a última pílula na terça-feira, você conta quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e terça, reiniciando a nova cartela na quarta-feira. Ciclo fechadinho de 7 dias de pausa.

Como tomar o anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

As cartelas com 24 comprimidos possuem pausa de 4 dias, seguindo o mesmo esquema da pausa de 7 dias.

O medicamento pode ser retomado antes de completar os 7 dias de pausa?

As pílulas anticoncepcionais devem ser tomadas com pausas, de acordo com o tipo, uma vez que são fabricadas com este fim. Entretanto, algumas melhores optam por cortar de vez a menstruação e, para isso, juntam uma cartela à outra, sem pausas. Algumas retomam o consumo antes mesmo da período programado para pausa terminar.

Isso pode ser feito, mas não deve ser virar rotina. Além do mais, ocasiona efeitos colaterais sérios, que podem resultar em doenças e quadros de trombose e AVC. Caso você deseja interromper a menstruação, entre em contato com o seu ginecologista e busque outras alternativas mais específicas.

Quantos dias após o término da cartela a menstruação vem?

A regra é que a menstruação venha entre 3 e 7 dias após o término da cartela. Mas há exceções, principalmente dependendo da quantidade de comprimidos por cartela. Veja só:

•  Cartela com 28 pílulas: pausa de 7 dias, com menstruação dentro do período de pausa.

•  Cartela com 24 pílulas: pausa de 4 dias, com sangramento no período de pausa.

•  Cartela com 21 pílulas: a menstruação tende a vir no final da cartela, enquanto os 4 últimos comprimidos são ingeridos.

Emendar duas cartelas sem pausa corta o efeito da pílula?

Desde que respeitados os horários da pílula, bem como a religiosidade diária, não há riscos de gravidez, mesmo que você tome duas cartelas seguidas sem pausa. Esse é o efeito esperado por quem se previne com o uso de pílulas.

Emendar duas cartelas

Foto: © Depositphotos

A questão é tomar o comprimido corretamente. Se tomou, não se preocupe. As probabilidades de falha são as mesmas de quem faz a pausa recomendada entre as cartelas: menos de 1% – mais precisamente 0,03%.

Existe pílula sem pausa. Mito ou verdade?

Verdade! As pílulas anticoncepcionais sem pausa são aquelas que trazem 28 comprimidos em sua cartela, sendo eles à base de progesterona. Desta forma, a mulher não menstrua ao longo do mês. Um exemplo de medicamento neste esquema é o Elani 28.

Para facilitar o controle das pílulas, algumas cartelas oferecem, em vez de 24 comprimidos, 28, sendo 4 deles as chamadas pílulas inertes. Essas pílulas serão ingeridas, porém, não possuem efeito qualquer. São consideradas ‘pílulas de pausa’, funcionando apenas para fins de controle da mulher. Se ela não precisa se preocupar com a pausa, corre menos risco de se atrapalhar na administração dos comprimidos.

Quais as pílulas anticoncepcionais mais utilizadas no Brasil?

Há algum tempo fizemos um post aqui no blog no qual relacionamos as pílulas anticoncepcionais mais utilizadas pelas brasileiras. Vale lembrar a relação que fizemos na ocasião, e que segue valendo:

Método contraceptivo

Foto: © Can Stock Photo

• Ciclo 21: popular devido ao preço, o anticoncepcional leva as substâncias etinilestradiol e levonorgestrel. Além disso, é distribuído pelo governo brasileiro em postos de saúde.

• Elani Ciclo: sua fórmula com progestágenos auxilia no controle da acne e redução de pelos. Causa poucos efeitos colaterais e oferece um excelente controle hormonal às usuárias.

• Yasmin: indicada para quem sofre com retenção de líquido devido a problemas hormonais. Também trata a acne. Com progestágenos, não causa muitos efeitos colaterais.

E então, sanou todas as dúvidas sobre o que acontece quando a cartela de anticoncepcional acaba e a menstruação não vem? Temos certeza que com esse apanhado geral sobre o tema você se tornou uma expert no assunto!

Que tal compartilhar o conteúdo com suas amigas? Pode ser muito útil para elas, não acha? Se quiser, também pode deixar suas dúvidas nos comentários. Até a próxima!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

Veja também:

• Menstruação atrasada: 20 dúvidas com perguntas e respostas

• 18 sinais que você pode estar grávida

• Tive relações sexuais sem proteção posso estar grávida?

• Conheça cinco fatores que podem interferir no efeito do anticoncepcional

Publicidade

Deixe seu comentário