Quais são os gastos de um animal de estimação? Veja como economizar!

Mundo Animal

São muitos os brasileiros que possuem ou querem possuir um animal de estimação. A compra ou adoção de um traz muitas responsabilidades, que vão além dos gastos financeiros, é preciso dar muito amor e também cuidar com dedicação, para que o bichinho tenha uma vida saudável e feliz.

Cao feliz

Foto: © Depositphotos

Os gastos financeiros que um animal de estimação gera deve ser colocado na ponta do lápis antes de tomar uma decisão de ter um, isso porque dependendo do orçamento do lar, ele pode vir a ser uma porcentagem razoável desse valor.

Se você está pensando em comprar ou adotar um animal de estimação, separamos algumas dicas, além disso, se você já tem um animal de estimação, veja como você economizar nesses gastos.

Vale ressaltar que nesse artigo vamos focar nos custos de cachorros e gatos, mas você pode pensar nesses pontos para outros animais de estimação também.

Primeiro gasto: Compra do animal de estimação

Se você decidir por comprar um animal de estimação pode se preparar que não vai ser barato. Esse valor varia de raça para raça e pode chegar a preços muito altos. Um cachorro, por exemplo, pode valer de 800 a 10,000 reais. Já um gato, pode valer de 1,000 a 8,000 reais.

Se você optar por adotar um animal, não pagará nada. O que pode ser interessante para quem quer ter um animal de estimação, mas não tem dinheiro para comprar um.

Adotar um gato

Foto: Shutterstock

Dicas para comprar um animal de estimação

• Tome muito cuidado onde for comprar o seu animal de estimação, se os valores estiverem muito abaixo do mercado desconfie.

• Sempre compre um animal de estimação de um criador de confiança que se preocupe com o desenvolvimento da raça e com a saúde do animal.

Leia tambémGato persa – tudo o que você precisa saber antes de comprar um

Dicas para adotar um animal de estimação

• Busque por ONGS, abrigos e centro de controles de zoonose de qualidade. Os animais para adoção desses locais já são tratados e vacinados.

Leia também10 razões para você adotar um cão ao invés de comprá-lo

Segundo gasto: Alimentação

A alimentação de animais também não é barata, quanto melhor a qualidade da ração, maior o preço. Além disso, quanto maior o animal, mais ração ele vai consumir. Uma ração de qualidade sai em média de 30,00 reais por kilo.

Gato comendo

Foto: Shutterstock

Opção mais barata: ração caseira

Há também a opção de fazer a ração em casa também, existem muitas receitas diferentes, a base da ração para cachorro, por exemplo, é de carne vermelha, além disso, ela deve apresentar ¼ de vegetais, entre eles: abóbora, cenoura, abobrinha, brócolis, couve-flor, ervilha, batata-doce e couve. Já a base da ração para gato é com frango e também ¼ de vegetais, entre eles: couve, abóbora, vagem, berinjela e inhame.

Petiscos para animal de estimação

Além da ração, existem outros petiscos que podem agregar ainda mais custos, eles são: bifinho, osso, biscoito e sachê para cachorros, biscoito e sachê para gatos.

Terceiro gasto: Veterinário, Vacinas, Medicamentos e Seguro Médico

Esse também é um gasto alto. Tanto que uma das melhores opções é buscar por um seguro médico para animal de estimação, já que os gastos com veterinário, vacinas e medicamentos pode ser mais alto que a mensalidade do seguro. Se o seu animal de estimação apresentar problemas de saúde, isso também pode gerar gastos extras com fisioterapia e acupuntura, por exemplo. Um bom seguro médico para animal de estimação pode sair em torno de 100,00 reais por mês e essa é uma boa forma de economizar.

Consulta medica

Foto: © Depositphotos

Opção mais barata: atendimento gratuito

Existem alguns postos de atendimento animal gratuito nas principais cidades do Brasil, nele você encontra consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação de graça. Procure pelos hospitais veterinários públicos de sua cidade.

Quarto gasto: Objeto pessoais

Nesse gasto, varia muito de pessoa para pessoa, pois, alguns gostam de mimar mais os seus animais e outros são mais minimalistas. Nesse gasto entra tudo desde caminha até os brinquedinhos. Veja uma lista com todos os objetos pessoais que o seu animal de estimação pode precisar, cada um desses itens é em torno de 50,00 a 100.00 reais.

Gato brincado

Foto: Shutterstock

• Arranhador (Gato);
• Caminha;
• Caixa de transporte;
• Casinha;
• Roupinhas;
• Comedouro;
• Bebedouro;
• Bolinhas;
• Bichinhos;
• Coleira;
• Suporte saquinhos plásticos (item em torno de 20,00 reais).

Sugestões de pet shop online

PetLove
Cobasi
Geração Pet
AZ PetShop
PetVirtual

Opção mais barata: você não precisa comprar tudo

Você não precisa gastar com tudo isso, os animais de estimação não precisam de muitos acessórios para serem felizes, além disso, você pode adaptar objetos que já tenha em casa.

Quinto gasto: Lavagem e tosa em pet shop

Hoje em dia muitos Pet shop oferecem a opção realizar um pagamento mensal, em torno de 280,00 reais por mês para lavagem e tosa. Esses valores vão se alterar dependendo da raça e do porte de animal, quanto mais peludo e maior, mais caro é o valor. Existem vários tipos de tosa, as quais também podem ir agregando ainda mais valor. Um banho e tosa sai em média por 70,00 reais.

Opção mais barata: lavagem e tosa caseira

Se você optar por lavar e realizar tosa em casa, adicione os gastos com água e também com produtos de higiene pessoal, como shampoo para cachorro e gato e outros objetos.

Leia tambémSaiba como lavar seu cão e que tipo de sabão usar

Banho em casa

Foto: © Depositphotos

Outros gastos

Os animais trazem muitos outros gastos do que os citados acima, como, por exemplo, gasto de água com lavagem de quintal e gasto de energia com aspiração de pelos. Além disso, um outro grande gasto é quando o dono precisa viajar.

Quando você for viajar

Se você for viajar e não tiver ninguém com quem deixar (o que seria a opção mais barata), você terá gastos ou com hotelzinho, ou com cuidador. Esses gastos são em torno de 50 a 100 reais por dia, nas opções mais baratas.

Cachorro dentro da mala

Foto: © Depositphotos

Se o animal precisar ser treinado

Se você quer treinar o seu animal de estimação através de um adestramento, cada sessão pode custar até 100,00 reais.

Por fim, pense em cada um desses gastos e faço uma planilha financeira do seu pet, se organize e faça uma pesquisa real dos valores antes de pensar em ter um animal de estimação e se já tiver sigas as dicas para poder economizar.

Por Tamires Criscio / Edição: Dona Giraffa

30 dicas para deixar seu cachorro mais feliz

Publicidade

2 comentários

Deixe seu comentário