Lista de convidados para casamento: saiba como organizar

Casamento

Você e seu noivo decidiram se casar e já pensaram na data de casamento? Então é bom correr para o próximo – e mais temido – passo. A lista de convidados para casamento é um dos principais pontos de todo o processo. Afinal, é com base nessa lista que vocês decidirão o estilo de casamento, buffet, local da cerimônia, dentre outros.

Homem romantico

Foto: © Pixabay

Pode parecer assustador dizer que este é o passo principal, já que se trata apenas de convidar aquelas pessoas importantes para o casal. Mas, na prática, não é bem assim que funciona. Puxe pela memória:

• Sua família tem quantas pessoas?
• Todas elas, distantes ou não, deveriam ser convidadas para a cerimônia?
• E quanto aos amigos?
• Será que todos eles foram presentes na vida do casal, sua ou do noivo, a ponto de serem convidados a participar deste momento tão especial? É um momento de grande análise e reflexão.

Para te auxiliar nessa tarefa árdua, trouxemos em nosso artigo algumas dicas de como organizar uma lista de convidados para casamento. Pegue papel e caneta, anote nossas dicas e comece a pensar nos nomes agora mesmo. Boa leitura!

O que considerar na lista de convidados para casamento?

• Casamento dos sonhos: cada casal tem um sonho para esse momento especial. Enquanto alguns desenham na mente grandes e luxuosas cerimônias, outros preferem celebrações mais intimistas, apenas com famílias e amigos. Sabendo qual o tipo de cerimônia os noivos desejam realizar, já dá pra definir a quantidade média de convidados. Os casamentos do tipo mini-wedding geralmente possuem a média de 50 convidados. Já grandes produções podem trazer 250, 300 e até 500 pessoas na cerimônia.

Casamento

Foto: © Pixabay

Data do casamento: cerimônias realizadas aos finais de semana geralmente têm um maior número de confirmações, ao contrário de casamentos em dias de semana. Antes de fazer a sua lista, é interessante considerar essas informações, Com base nisso, será mais fácil saber quem poderá ou não comparecer e, assim, inserir na lista aquelas pessoas que realmente poderão comparecer.

• Local da cerimônia: de nada adianta uma lista completíssima se o local da recepção não pode comportar o número de convidados, não é mesmo? Por isso, antes de iniciar a lista, faça uma pesquisa de capacidade de acomodação entre os prováveis locais que a cerimônia e recepção poderão ser realizadas. Isso vale tanto para a celebração religiosa quanto para a festa. lembre-de que pequena capelas e igrejas comportam menos convidados do que as grandes catedrais.

Leia tambémAs vantagens de um casamento ao ar livre

Dicas para organizar a lista de convidados para casamento

Agora que você já tem as características principais do evento, hora de colocar a mão na massa e começar a listar os seus convidados. Veja as dicas que separamos:

Convidados

Foto: © Can Stock Photo

1. Lista geral

Relacione, sem restrições, todos os convidados que você gostaria que participassem desta data especial. Sem analisar. Vale inserir desde parentes distantes a amigos de infância que você mal vê. O intuito desta lista geral é servir de base para os ajustes que resultarão na lista final.

Vale dizer que não são apenas os convidados dos noivos mas, também, de suas famílias. É de bom tom questionar os pais do noivo e da noiva sobre quem eles pretendem convidar para a cerimônia e também inserí-los nesta lista geral. O ideal é separar os convidados por grupo familiar, facilitando assim a visualização dos nomes – e sem correr o risco de esquecer algum.

Leia tambémCasamento – saiba o que pedir na lista de presentes

2. Lista PLANO A

Com a lista geral em mãos, o próximo passo é destacar, nesta lista, as pessoas que não podem deixar de participar da celebração, de forma alguma. Aí incluem-se os familiares e amigos mais íntimos, bem como os padrinhos. Algumas pessoas não gostam de relacionar desta forma, mas é preciso priorizar as pessoas importantes que irão contribuir com os custos do casamento, como é o caso dos padrinhos.

3. Lista PLANO B

O restante da lista geral certamente trará convidados que mesmo os noivos optando pela presença, não são tão próximos assim ou, até mesmo, podem criar relações constrangedoras na festa. Imagine por exemplo convidar um tio que mora longe, mas que foi embora devido a alguma situação desconfortável com sua ex-esposa, que é uma tia bem presente em sua vida? Este seria um dos nomes cortados da lista geral e passaria para a lista B.

• Essa lista de stand-by também tem uma outra utilidade: caso algum convidado da lista principal não possa comparecer ao casamento, é possível fazer uma rápida substituição com algum dos nomes da lista B.

• Dica: muitas pessoas esquecem, mas, durante 1 ano – período do planejamento do casamento – os noivos podem conhecer novos amigos que poderão se tornar convidados da cerimônia. A recomendação é de, na lista final, deixar uma pequena margem de erro de emergência, de 5 a 10 convidados.

• A grande sacada é: convide para o seu casamento aquelas pessoas que realmente presenciaram a história do casal ou que possuem grande importância na vida de um dos noivos.

4. Revisão da lista

Agora você possui três versões da sua lista de convidados para casamento: a primeira te dá um panorama geral de convidados; a segunda traz os convidados prioritários e a terceira reúne nomes que podem ser convidados mas não são prioridade.

Mesmo com uma lista A bem definida, pode ser que os noivos optem por reduzi-la ainda mais. Neste caso, devem ser consideradas algumas informações como:

• Convite para crianças;
• Namorados de convidados solteiros;
• Colegas de trabalho;
• Colegas de trabalho e amigos de longa data, mas que não são presentes e parentes que têm o costume de atrapalhar cerimônias, seja por embriaguez, discussões, violência etc.

Uma vez feita a revisão e definida a lista final, hora de mandar produzir os convites e entregá-los. Organizar a lista de convidados para casamento com antecedência é primordial, uma vez que os convites devem ser entregues ao menos com 2 meses e meio de antecedência.

Leia tambémLista de preparativos para casamento (Organize sem estresse 365 dias)

Felizes para sempre

Foto: Unsplash

Esperamos que nossas dicas te ajudem neste momento tão especial. Caso você não seja noiva, mas tenha alguma amiga que vai dizer o famoso ‘sim’ em breve, compartilhe o artigo com ela. Temos certeza que ela irá adorar as informações!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Saiba como organizar uma festa de casamento com 20 mil reais

Publicidade

Deixe seu comentário