Confira como fazer uma hidratação caseira de abacate para os cabelos

Dicas de Beleza

Sabemos que nem sempre é fácil manter uma rotina de hidratações capilares, todos os meses, no salão de beleza. Principalmente em épocas de crise, é preciso conter gastos e, geralmente, os salões de beleza são o alvo principal. (Crise – 10 ideias que prometem tirar você do aperto financeiro)

Mas não é por causa disso que você vai deixar de manter os cabelos lindos e saudáveis, não é? Muitas receitinhas caseiras podem dar conta do recado e manter os fios hidratados, saudáveis e macios. É o caso, por exemplo, da hidratação caseira de abacate para os cabelos.

Hidratacao caseira

Foto: © Pixabay

Como fazer uma hidratação caseira de abacate para os cabelos?

Existem dezenas de receitas caseiras de hidratação que trazem o abacate como agente principal. Graças aos bons níveis de vitamina A, B, ômega 3 e gorduras, o abacate é uma poderosa ferramenta da reposição de nutrientes, principalmente após processos químicos como selagens, progressivas, relaxamentos, dentre outros.

Separamos para você algumas dicas de como fazer uma hidratação de abacate para os cabelos. Veja só:

1. Hidratação de abacate para cabelos ressecados

Não tenha dúvidas: para cabelos muito ressecados, principalmente devido às ações do tempo, da escova e da chapinha, uma boa hidratação de abacate com mel pode ser a melhor solução.

Mas não se empolgue: o ideal é que essa misturinha seja aplicada aos fios apenas 1 vez por semana, ok?

  •  Você precisará de ½ abacate e 2 colheres de mel. Bata os dois ingredientes no liquidificador até obter uma pasta bem espessa. Não é necessário, mas, se preferir, peneire a misturinha. A aplicação nos cabelos é bem simples: passe nos cabelos úmidos e deixe agir por 30 minutos, de preferência com uma touca térmica ou toalha quente. Lave os cabelos normalmente, como de costume.

2. Hidratação com abacate para madeixas cacheadas

A misturinha que envolve o abacate junto ao óleo de rícino é um dos segredos das famosas e blogueiras cacheadas. E não é só os cachos que desfrutam desse poder da fruta. Cabelos crespos e do tipo afro também recebem muito bem essa mistura.

Receita caseira de abacate

Foto: © Pixabay

  • Para essa máscara de hidratação com abacate você deve bater no liquidificador 1/2 abacate + 1 colher de óleo de rícino. Aplique de preferência nos cabelos ainda úmidos e utilize a touca térmica para potencializar os ativos, deixando agir por 30 minutos. Não estranhe o forte cheiro do óleo de rícino, conhecido também como óleo de mamona. Ele realmente tem um efeito transformador.

Dica extra: O ideal é finalizar o processo de hidratação com um condicionador específico para selar as cutículas!

3. Cabelos vitaminados com abacate, mamão e banana

Com certeza você já ouviu por aí que as frutas fazem muito bem aos cabelos. E sim, fazem. Indo muito além do abacate. Uma mistura muito utilizada, por exemplo, é a de abacate com mamão e banana, que oferece um tratamento altamente vitamínico para os fios. Analisando as composições de cada fruta é fácil entender os benefícios:

• O mamão é capaz de oferecer nutrição aos fios, da raiz às pontas. Promove hidratação profunda quase que de imediato. (Conheça os 10 benefícios do mamão para a saúde)

• A banana, rica em potássio, deixa a estrutura dos fios mais forte e resistente às intervenções químicas.

Banana madura

Foto: © Depositphotos

Misturando as três frutas, você obtém uma máscara que cuida dos fios danificados e ressecados, proporcionando brilho e maciez.

  • A receita de máscara de abacate com mamão e banana segue a regrinha 3-3-1, sendo 3 colheres de mamão, 3 colheres de abacate e 1 banana inteira. Basta bater os três ingredientes no liquidificador e aplicar nos cabelos úmidos. Assim como as demais máscaras, é indicado utilizar uma touca térmica para potencializar os resultados.

4. Máscara de hidratação com abacate e clara de ovo

Você sabia que a clara de ovo é uma das principais proteínas que temos à disposição? Sim, se trata de uma proteína de alto valor, também para os cabelos. A principal ação da clara de ovo quando misturada ao abacate e utilizada como hidratante natural é a recuperação total das madeixas. O abacate, por sua vez, é o responsável pelas vitaminas e nutrição total dos fios.

  • Diferente das outras misturinhas, essa é aplicada nos cabelos ainda secos. Para fazê-la, você deverá misturar ½ abacate + 1 clara de ovo. Depois de agir por 30 minutos, lave normalmente os cabelos e penteie-os como de costume.

Leia também: Receita caseira – vinagre de maça para os cabelos

5. Cabelos hidratados com abacate e pétalas de rosas

Imagine um cabelo hidratado e sedoso como lindas pétalas de rosas? Temos uma receitinha que atenderá exatamente aos seus desejos.

Rosas

Foto: © Pixabay

Para fazer a máscara serão necessários:

  • 4 abacates maduros;
  • 1 xícara de farinha de milho;
  • 3 ½ colheres de sopa de mel;
  • 1 punhado de pétalas de rosas;
  • 2 limões e 3 ½ colheres de sopa de azeite de oliva.

O modo de preparo é um pouquinho diferente das demais receitas, mas igualmente simples: antes de tudo, deixe as pétalas de rosa “de molho” no azeite.

O melhor é deixar de um dia para o outro. Bata os abacates no liquidificador. Separe o azeite das rosas e misture-o à pasta de abacate. Depois de misturar bem, acrescente os limões e a farinha de milho, misturando devagar e com cuidado.

A máscara de abacate com pétalas de rosas agirá diretamente no couro cabeludo. Massageie suavemente e lave os fios em seguida, retirando todos os resquícios da máscara.

6. Abacate + iogurte para todos os tipos de cabelo

Apesar de existirem opções indicadas para fios específicos, existem boas receitinhas que podem ser utilizadas em todos os tipos de cabelo, sejam eles lisos, cacheados, crespos ou ondulados. Uma delas é a mistura do abacate e o iogurte.

Hidratação caseira

Foto: © Pixabay

  • A proporção da receita é de ½ abacate para ½ copo de iogurte, do tipo natural. Basta misturá-los no liquidificador, até obter uma pasta homogênea. Independente do tipo de cabelo, a mistura deve ser aplicada nos cabelos ainda úmidos, agindo por 20 minutos. A diferença está na pós-aplicação: nos cabelos lisos e ondulados, a máscara deve ser retirada. Já nos cabelos cacheados e crespos, a misturinha pode permanecer.

Essas são apenas 6 opções de como fazer uma hidratação caseira de abacate para os cabelos. Mas sabemos que você tem um segredinho guardado aí e quer compartilhar, não? Conta pra gente: você utiliza alguma receitinha de hidratação com abacate que faz muito sucesso entre as amigas? Que tal compartilhar conosco aqui nos comentários, hein?

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • 10 péssimos hábitos que podem acabar com os cabelos

Publicidade

Deixe seu comentário