Tudo sobre glúten: Lista de alimentos que não contém a proteína

Saúde e Bem estar

Experimente digitar ‘dieta sem glúten’ nos mecanismos de busca. Certamente você receberá resultados com dietas que garantem a perda de peso em poucos dias. Em grande parte delas, um nome é destaque e surge como estrela principal: o glúten. Seja entre famosos ou anônimos, as dietas sem glúten já são as queridinhas dos brasileiros. Mas será que eliminar o glúten do cardápio traz efeitos positivos no processo de emagrecimento? E final, quais são estes alimentos?

Alimentos que contem gluten

Foto: © Depositphotos

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o glúten, preparamos este mini guia contendo as informações principais sobre o assunto. Além de entender o que é e para que serve o glúten, vocês descobrirá se ele realmente engorda. De quebra, trazemos uma lista completa com alimentos que não contém glúten. Acompanhe e saiba mais.

Glúten: você sabe o que é?

Nos jornais, sites e revistas especializadas em nutrição, muito ouvimos falar sobre o tal do glúten. Mas afinal, o que é glúten?

Glúten é uma proteína presente em diversos cereais, com destaque para o trigo, cevada e centeio. Duas são a proteínas que formam o glúten: a glutenina e gliadina. Você vai entender, de forma simples, a função do glúten nas massas, por exemplo. Quando a farinha de trigo (que contém as proteínas) é misturada à água, resulta em uma mistura elástica, que dá a elasticidade e sabor à massa, sabor este que conhecemos muito bem. Sem o glúten, seria mais provável termos uma massa dura e difícil de digerir.

Quem possui doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia do trigo deve ficar longe do glúten, uma vez que o consumo por essas pessoas pode resultar nas seguintes reações: deficiências nutricionais, anemia e problemas digestivos graves.

Dietas sem glúten ajudam a emagrecer?

Agora falando sobre o processo de emagrecimento, qual o intuito de retirar o glúten da sua dieta? Será que uma dieta sem glúten realmente emagrece? Vamos explicar.

Alimentos sem gluten

Foto: © Depositphotos

Quando o glúten é retirado da dieta, toda a carga glicêmica do alimentação diária é reduzida. Assim, a insulina – hormônio que acumula nossa gordura no organismo – é liberada mais lentamente, auxiliando diretamente no processo de emagrecimento. Mas os nutricionistas reforçam a necessidade de realizar trocas saudáveis: de nada adianta retirar os alimentos que contém glúten do cardápio e, no lugar deles, consumir outros alimentos nada saudáveis e altamente calóricos. É preciso ter bom senso!

Leia também: Dieta sem glúten perca 5 quilos em duas semanas

Lista de alimentos que não contém glúten

Preparamos uma lista completa com os alimentos que não contém glúten, com diferentes grupos alimentícios. Uma boa dica é levá-la para o supermercado, caso tenha interesse em seguir as dietas sem glúten. Veja só:

1. Frutas

Além de serem muito saudáveis e necessárias à qualquer dieta, as frutas não contém glúten – desde que estejam em seu estado natural, ou ‘’in natura’’. Entram nessa lista as seguintes:

Fruta sem gluten

Foto: © Depositphotos

  • Açaí, maçã, damasco, banana, cranberry, tâmara, figo, uva, goiaba, melão, kiwi, amora, mirtilo, cereja, melão, limão, mexerica, manga, laranja, mamão, pêra, maracujá, mexerica, ameixa, caqui, abacaxi, framboesa,morango, tamarindo, melancia e tangerina.

2. Farinhas, incluindo trigo e outros grãos

A farinha de trigo é um dos grandes vilões quando o assunto é glúten. Para tornar o preparo de pães, massas e outros pratos que levam a farinha de trigo comum na receita é necessário substituir o ingrediente. Felizmente, o mercado nos oferece dezenas de opções de farinhas e grãos gluten-free que são excelentes substitutos. Conheça algumas das alternativas:

Amendoas

Foto: © Depositphotos

  • Quinoa, sagu, farinha de soja, farinha de tapioca, farinha de inhame, teff, levedo, farinha de amêndoas, amaranto, araruta, farinha de feijão, besan, arroz integral, farinha de arroz integral, trigo sarraceno, mandioca, farinha de milho, fubá, amido de milho, semente de algodão, dal, semente de Linhaça, milhete, farinha de ervilha, pipoca, farinha de batata, iúca e arroz.

Leia tambémConheça as farinhas low carb

3. Grupo de laticínios e ovos

Ainda existem muitas dúvidas sobre os alimentos que têm ou não têm glúten. Para muitas pessoas, todos os laticínios contém glúten. Mas o fato não é generalizado. Alguns tipos de queijo, como o cheddar, podem ser consumidos tranquilamente por intolerantes ou por quem segue dietas restritivas ao glúten. Veja a seguir a relação de laticínios que não contém glúten em sua composição:

Ovo frito

Foto: © Pixabay

  • Caseína, queijo, creme azedo, ovos, leite, iogurte (desde que seja do tipo puro e natural, sem sabores ou essências adicionais), manteiga (vale prestar atenção no rótulo e certificar-se da presença de possíveis aditivos) e o soro do leite.

Leia tambémDieta com ovo – descubra se o alimento faz bem ou mal para a saúde

4. Carnes diversas

Assim como as frutas, as carnes são alimentos saborosos, de fácil acesso e, em sua grande maioria, não contém glúten. O que pode acrescentar glúten em uma preparação de carnes é utilizar farinha de pão para empanar a proteína e utilizar molhos que tragam o glúten em sua composição. Antes de utilizar molhos como acompanhamento, leia os rótulos e certifique-se de que ele realmente não contém glúten). Veja a seguir alguns exemplos de carnes que podem ser consumidas em dietas sem glúten:

Carne

Foto: © Pixabay

  • Carne de vaca, frango, jacaré, codorna, peru, vitela, porco, búfalo, galinha, pato, ganso, coelho, rã, peixe e cordeiro.

5. Pães e biscoitos

Como comentamos mais acima, é comum o uso da farinha de trigo comum em pães e massas. No caso dos alimentos sem glúten, é preciso atentar-se aos ingredientes utilizados em cada uma das preparações, sejam caseiras ou industrializadas. Listamos a seguir alguns exemplos de biscoitos e pães que não contém glúten:

Pães sem glúten (preparados com farinha de inhame, farinha de tapioca etc), biscoito de polvilho, biscoitos de soja, de arroz, de milho, massas isentas de glúten e tapioca.

Sem gluten

Foto: © Depositphotos

Além dos 5 grupos que citamos acima, ainda devemos frisar as bebidas e condimentos utilizados no dia a dia e que são totalmente isentos de glúten:

  • Água, água de coco, suco de fruta, café, café expresso
  • Alho, cebola, tomate, pimentão, pimenta em grão, alecrim, salsa, cebolinha, tomilho, orégano, manjericão e sálvia.

Agora que você sabe tudo sobre glúten e tem em mãos a lista de alimentos que não contém glúten, que tal iniciar uma nova jornada alimentar, visando o emagrecimento e melhora da saúde? Se tiver mais dicas sobre o assunto, seja sobre receitas ou novas informações, comente logo abaixo. Até mais!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Linhaça: sua aliada low carb na perda de peso

Publicidade

Deixe seu comentário