Cólica menstrual? Veja 10 dicas para amenizar o problema

Saúde / Menstruação

Cólica menstrual: aquela condição que, muitas vezes, impossibilita você de realizar as mais simples atividades, dificultando até mesmo a concentração e produtividade. Não há como fugir: há mulheres que sofrem com a cólica todos os meses, já não bastassem os sintomas relacionados a tensão pré-menstrual.

Dor na barriga

Foto: © Depositphotos

Existem algumas táticas que podem amenizar a dimensão das dores e desconforto, principalmente no início do ciclo menstrual. Separamos algumas destas dicas para que você possa enfrentar este período bem mais tranquila. Vamos lá?

Suavize os sintomas da cólica menstrual:

1. Descanse bastante

Muitos fisioterapeutas apostam as fichas da redução das cólicas no simples fato de descansar. Isso mesmo, descansar. Quando você deita com a barriga para baixo, por exemplo, já consegue eliminar as dores, uma vez que a compressão da região auxilia neste processo. Outra dica é deitar-se apoiada em um travesseiro, comprimindo ainda mais o abdômen. Faça e nos conte depois se deu certo com você, ok?

2. Beba chás

Há uma boa diversidade de chás que atuam como relaxantes musculares naturais e analgésicos, tornando-se boas opções para os dias em que a cólica menstrual está um pouco mais intensa e desconfortável. Dê preferência para a ingestão dos chás em temperaturas mais quentes, já que a alta temperatura também reduz a intensidade das dores.

Aliviar a dor bebendo cha

Foto: © Pixabay

Não sabe quais chás você pode tomar? Segue uma lista básica do que não pode faltar na sua cozinha:

  • Chá de canela;
  • Chá de hortelã;
  • Chá de erva cidreira.

Leia tambémCólica menstrual: conheça os chás mais eficientes para o problema

3. Faça exercícios físicos

De forma usual, os exercícios físicos praticados regularmente liberam altos níveis de endorfina, que auxiliam a reduzir as dores das cólicas, por exemplo. Especificamente para esta região, algumas atividades físicas são mais indicadas: andar de bicicleta, ioga, caminhadas leves e alongamentos são excelentes opções se você sofre de cólicas menstruais e busca por alguma alternativa aos chás e medicamentos.

4. Aposte em pilates

Ainda sobre atividades físicas, o pilates é bastante indicado para a região abdominal, ainda mais neste período menstrual. Entretanto, apesar dos benefícios, deve ser praticado com moderação.

Atividade fisica

Foto: © Depositphotos

Especialistas da área dizem que as dores são amenizadas devido ao trabalho realizado no centro de força, que está localizado na região abdominal. Além disso, o controle respiratório também contribui para a diminuição das tensões que tornam mais intensas as dores abdominais.

5. Alimente-se corretamente

Muitos alimentos presentes em nosso dia a dia possuem um alto poder analgésico e anti-inflamatório. Além disso, são bons relaxantes musculares e, o melhor, completamente naturais. Se você ainda não os inseriu em seu cardápio diário, vale a pena considerar essa decisão.

Comer banana

Foto: © Depositphotos

Veja alguns dos alimentos que você deve começar a consumir hoje mesmo e aliviar, de vez, as dores das cólicas menstruais:

  • Soja;
  • Banana;
  • Beterraba;
  • Aveia;
  • Tofu;
  • Couve;
  • Abobrinha;
  • Salmão;
  • Atum e castanha-do-pará.

Falando sobre alimentação, além de fazer escolhas corretas você deve fugir totalmente dos alimentos mais gordurosos. Estes tipos de alimentos, junto aos embutidos, por exemplo, são grandes vilões quando o assunto é a produção de hormônios femininos. Neste momento de crise e tensão menstrual, os hormônicos estão à flor da pele – e o que você menos precisa são ainda mais hormônios em seu organismo.

6. Não se estresse

Sabemos que é difícil, ainda mais em um período menstrual cujos hormônios estão sempre à flor da pele. Mas uma excelente dica para amenizar a cólica menstrual é controlar os níveis de estresse. Quanto mais nervosa e impaciente você estiver, maiores serão as dores que você sentirá. A intensidade aumenta devido as contrações do útero, que também sobrem alterações me meio ao nervosismo.

Mulher nervosa

Foto: © Depositphotos

Não hesite em conversar com seus amigos e familiares, destacando o quão importante é manter-se tranquila pelo menos durante este período. Se você é do time das que sentem dores muitos intensas, este diálogo torna-se ainda mais importante.

7. Aposte em massagens

Principalmente quando falamos em cultura oriental, temos à disposição uma grande diversidade de massagens que agem diretamente no alívio de dores, quase que similarmente às propriedades proporcionadas por medicamentos analgésicos. Um bom exemplo é a massagem Ayurvédica, que concentra a massagem em pontos específicos do corpo, tratando cólicas e sintomas da TPM. Dentre os principais pontos trabalhados pela massagem Ayurvédica, destaca-se o Zi Gong Xué, que fica perto das bordas do púbis.

8. Recorra à bolsa de água quente

Ah, a velha e boa bolsa de água quente. Além de ser utilizada para desconfortos estomacais, pode ser facilmente utilizada para reduzir e aliviar a cólica menstrual. Existem vários modelos disponíveis no mercado, que podem ser usados tanto como bolsa quente quanto como bolsa de água fria.

Bolsa de agua

Foto: © Depositphotos

Para ter bons efeitos, posicione a bolsa na região do abdômen e lombar. Para otimizar o processo de suavização das dores, permaneça em uma posição confortável, preferencialmente deitada. A alta temperatura da bolsa estimula a irrigação sanguínea, relaxando a musculatura e, consequentemente, reduzindo o impacto das contrações no útero.

9. Faça sessões de acupuntura

Muitas mulheres desconhecem os poderosos efeitos da acupuntura no tratamento de dores e desconfortos, principalmente quando relacionados ao período menstrual. Pois saiba que apostar em sessões de acupuntura pode amenizar as crises de cólica, justamente porque as “agulhadas do bem” causam efeito analgésico e relaxante. O interessante é encontrar um profissional e clínicas de confiança e estudar a quantidade necessária de sessões para aliviar o seu problema.

10. Medique-se apenas sob supervisão médica

Existem alguns medicamentos que podem ser aliados na corrida contra a cólica menstrual. Entretanto, os mais utilizados são os antiespasmódicos e os comprimidos anticoncepcionais, estes últimos mais indicados para crises intensas de cólica. A grande dica é apostar nestes medicamentos apenas quando indicado pelo ginecologista. Mesmo que você já esteja acostumada com o composto e já o tenha ingerido em outras situações, nada melhor do que busca orientação médica ideal.

Consulta medica

Foto: © Depositphotos

Você deve ser lembrar que este é apenas um curto período, e que as cólicas menstruais sumirão em poucos dias. Porém, utilizando estas, dicas é possível passar por essa fase com muito mais tranquilidade e, cima de tudo, qualidade de vida. Quais são os seus métodos para amenizar as dores da cólica menstrual? Adoraríamos saber e, é claro, informar nossas outras leitoras. Deixe seu comentário!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Descubra cinco tipos de TPM e como controlá-los

Publicidade

Deixe seu comentário