10 receitas caseiras para tirar o cheiro de cachorro da casa

Mundo Animal

Por mais que você cuide bem do seu cachorrinho, principalmente como falamos em higienização, é bem possível que o animal deixe a casa com um odor diferenciado, daqueles típicos de quem chega na sua casa e sabe que um cachorro passou por alí. Torna-se ainda mais frequente quando o cão tem acesso livre a todos os cômodos e objetos da casa, como camas, sofás, tapetes etc.

Brincar com cão

Foto: © Depositphotos

Apesar de existirem produtos de limpeza específicos para este fim, as receitas caseiras para tirar cheiro de cachorro são muito populares e bastante utilizadas por donos de pets. Afinal, são infalíveis e cumprem com o que promete. Selecionamos para você 10 destas receitas caseiras para tirar o cheiro de cachorro, seja da sua casa, quarto, sala etc.

1. Eliminando cheiro de urina com amido de milho

Nem sempre os cães fazem suas necessidades nos locais certos, não é mesmo? Muitas vezes urinam em locais indesejados, deixando um cheiro forte de urina por todos os lados. Você sabia que é possível eliminar esses odores com uma misturinha simples de amido de milho + vinagre branco?

  • Basta aplicar a misturinha no local afetado pelo mau odor e deixar agir por 3 minutos.
  • Depois deste tempo, basta eliminar os resquícios da misturinha e prosseguir com a limpeza rotineira.

2. Suco de limão e bicarbonato também eliminam o cheiro de urina

Além da receitinha anterior, uma excelente dica para acabar de vez com o cheiro de urina que paira sobre a casa é utilizar uma mistura de suco de limão, bicarbonato de sódio e um pouco de água.

Receita caseira

Foto: © Depositphotos

  • Umedeça uma esponja ou pano com a mistura, aplique sobre a área;
  • Deixe agir por pouco tempo e retire toda a mistura utilizando água e sabão.

Dica extra: lembre-se que dependendo do tipo de revestimento, o limão pode manchar a superfícies. Antes de utilizar a misturinha, esteja certa de que o suco de limão não comprometerá a aparência do piso, ok?

3. Detergente também é “tiro e queda” contra o mau cheiro

Que o detergente é um aliado conta a gordura você já sabe. Mas você imagina que o produto também é uma boa opção para tirar o cheiro de cachorro de objetos como mantas, cobertores e almofadas? Essa dica é especial para quem permite que os cães fiquem nas camas, sofás, tapetes etc.

Cachorro com brinquedo

Foto: © Depositphotos

  • Basta adicionais 2 colheres de detergente para cada recipiente de vinagre;
  • Após higienizar os objetos com essa mistura, lave como os objetos como de costume.

4. Bicarbonato + laranja para deixar um cheirinho especial

Não basta apenas tirar o cheiro de cachorro. Nada mais agradável e confortável do que chegar em casa e sentir aquele cheirinho refrescante, certo? Neste sentido, uma misturinha contendo bicarbonato, água e cascas de laranja e limão podem ajudar:

Receita com laranja

Foto: © Depositphotos

  • Misture 1 colher de bicarbonato em 1 parte de água;
  • Acrescente as rapas de laranja e limão;
  • Além de deixar o ambiente com um frescor bem cítrico, a mistura ainda evita que os cachorros urinem em locais inapropriados!

5. Neutralizador de odores caseiro

Muitas vezes não é preciso ter muito trabalho e realizar uma faxina completa para tirar o cheiro de cachorro da casa. Um simples neutralizador de odores já faz um excelente trabalho. O melhor vem agora: sabia que você mesma pode fazer um neutralizador de odores maravilhoso?

Borrifador

Foto: © Depositphotos

Segue a receitinha:

  • Misture 1 colher (chá) de bicarbonato + 1 colher (sopa) de vinagre branco em um recipiente spray;
  • Depois, coloque 2 xícaras de água e misture muito bem.

Pronto! Você tem um neutralizador de odores que manterá o ambiente livre do mau cheiro por longos períodos.

6. Vinagre puro é muito eficaz

Apesar de existirem dezenas de receitas caseiras para tirar o cheiro de cachorro, o vinagre puro é um grande aliado que, sozinho, faz um excelente trabalho.

Remover cheiro com vinagre

Foto: © Depositphotos

O item é bastante utilizado para retirar odores de qualquer gênero, incluindo cheiro de cachorro. Basta aplicá-lo no chão – ou no local afetado pela urina – e deixar agir por 20 minutinhos. Em seguida, retire-o com o papel toalha. Mas lembre-se de utilizar sempre o vinagre branco!

Leia tambémOs poderes do vinagre: veja como utilizar a substância para limpar a casa

7. Vinagre da maçã para higienizar as roupas de cama

Se por um lado o vinagre de branco é o indicado para tirar o cheiro de cachorro, o vinagre de maçã é excelente para higienizar almofadas, roupas de cama e, também, as roupinhas do cão.

A receita é:

  • Adicione ¼ de copo de vinagre de maçã à quantidade de sabão em pó, líquido ou detergente que você utiliza sempre. O processo de lavagem é normal, seja à mão ou na lavadora de roupas.

8. Bicarbonato para eliminar cheiros do tapete

Ah, os tapetes! Sempre são o alvo certo dos cães, principalmente dos filhotes que ainda estão aprendendo os primeiros passos e lições dentro de casa. Mas não precisa ter muita dor de cabeça para tirar o cheiro de cachorro dos tapetes:

Limpeza com bicarbonato

Foto: © Depositphotos

Aposte na dupla bicarbonato de sódio + aspirador de pó, assim: espalhe o bicarbonato por todo o tapete.

  • Cubra com sacos plásticos (ou até mesmo sacos de lixo, lona etc) e deixe agir de um dia pro outro. No dia seguinte, aspire o tapete.

9. Solução multiuso

As receitas caseiras para tirar o cheiro de cachorro não são úteis exclusivamente para odores de urina. Quando os cãezinhos permanecem por muito tempo em um mesmo local, seja na cama, cantinho da sala ou sofá, um cheiro característico também acaba “impregnando” na superfície.

Tirar cheiro de cachorro

Foto: © Depositphotos

Você pode eliminá-los com uma solução multiuso, também simples de ser feita. Ela pode ser usada sob os móveis, camas, sofás, almofadas e demais locais.

  • Em um recipiente spray misture 1 litro de água;
  • ½ copo de vinagre branco;
  • 1 colher (sopa) de amaciante;
  • ¼ de copo de álcool líquido.

Misture bem e mantenha a mistura no recipiente, borrifando nos locais necessários sempre que desejar amenizar o cheiro de cachorro.

10. Cheiro de cachorro molhado? Mantenha o animal sempre sequinho

Existem alguns cheiros que são bem mais complicados para serem eliminados, como o cheiro de pelos molhados do cachorro. Você sabia que esse cheiro característico é ocasionado pelas bactérias que se alimentam dos óleos naturais da pele do animal. Neste caso, a fim de evitar o gasto com produtos industriais, uma boa dica é manter sempre o cachorro muito bem seco – se necessário, utilizando até mesmo um secador de cabelo. Sempre que o cachorro entrar em contato com a água, seque-o bem.

Banho tomado

Foto: © Depositphotos

Você conhece outras receitas caseiras para tirar o cheiro de cachorro? Em caso positivo, divida conosco e com as demais leitoras do site. Vamos adorar anotar essas novas receitinhas!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Banho em cachorro: saiba como lavar seu cão e que tipo de sabão usar

Publicidade

1 comentário

  • Ida Maria disse:

    Gosto das dicas. Uso sempre!

    Responder

Deixe seu comentário