Descubra cinco tipos de TPM e como controlá-los

Saúde / Menstruação

Todo mês é aquela agonia. Aproxima-se o início do período menstrual e sua rotina já não é mais a mesma. Dores abdominais, estresse, nervosismo, impaciência, vontade incontrolável de comer doces e irritação são alguns dos principais sintomas da tensão pré-menstrual. Você sabia que existe mais de um tipo de TPM? Sim, são 5 tipos no total, cada um deles com características bem diferentes entre si.

Dor abdominal

Foto: © Depositphotos

Suas classificações foram definidas de acordo com o tipo dos sintomas. Uma está relacionada à hidratação do corpo, outra à quadros de depressão. Há ainda o tipo de TPM que destaca os sintomas relacionados à ansiedade, e por aí vai. Apesar dos tipos serem diferentes, os tratamentos quase sempre são semelhantes, considerando boas práticas alimentares, exercícios físicos e atividades que promovam o relaxamento muscular.

Para que você entenda de uma vez por todas quais são os tipos de TPM, elaboramos este artigo mais do que informativo. Além de definir os principais sintomas relacionadas a cada um do tipos de TPM, traremos ao fim do artigo algumas dicas para controlá-los, tornando a passagem por esta fase bem menos conturbada e mais tranquila. Vamos lá? Boa leitura!

Descubra os principais tipos de TPM:

1. TPM Tipo A

A TPM do Tipo A tem sua causa ocasionada integralmente pelos quadros de ansiedade. Dependendo do tipo de organismo, algumas mulheres tem uma queda brusca nos níveis de estrogênio e, por outro lado aumento dos níveis de adrenalina e cortisol. Junta, essa dupla é uma das grandes vilãs do estresse.

Mulher roendo unhas

Foto: © Depositphotos

Como principais sintomas deste tipo de TPM, podemos citar:

• Quadros generalizados de ansiedade;
• Crises de tensão;
• Inquietação e dificuldades para dormir e relaxar;
• Irritabilidade e agonia;
• Alterações repentinas de humor, principalmente com as pessoas mais próximos e de amplo convívio;
• Desatenção e distração, dificuldade de concentração.

2. TPM Tipo C

Mulheres que enfrentam TPM do tipo C apresentam quadros de compulsão alimentar. Geralmente, os desejos estão relacionados a alimentos gordurosos e, também, chocolate. Trata-se de um tipo de TPM bem popular entre as brasileiras, uma vez que vários estudos associam o período pré-menstrual à vontade exagerada e compulsiva de comer doces, principalmente chocolates.

Comer doce

Foto: © Pixabay

Como principais sintomas, podemos destacar:

• Compulsão por alimentos, sejam estes doces ou salgados;
• Vontade de comer guloseimas muito açucaradas;
• Dores de cabeça e enxaqueca;
• Vontade abrupta de comer comidas diferenciadas, não pertencentes ao cardápio comum.

3. TPM Tipo D

Já na TPM conhecida como TPM do tipo D, deve haver um cuidado ainda mais efetivo quanto aos sintomas, uma vez que está relacionado diretamente à depressão. Pode-se motivar a mudança drástica no comportamento psicológico devido à queda nos níveis de serotonina.

Se você sente alguns dos sintomas que exemplificaremos a seguir, pode ser que este o seu tipo de TPM mais frequente:

Mulher gritando

Foto: © Depositphotos

• Crises de raiva sem motivos aparentes;
• Pouca concentração e dificuldade em realizar atividades criativas;
• Lapsos de memória e dificuldade em memorizar dados e informações mais complexas;
• Baixa autoestima e baixa autoconfiança;
• Sentimentos violentos.

4. TPM Tipo H

A tensão pré menstrual do tipo H possui seus sintomas atrelados à deficiência de hidratação. Também está relacionada à retenção de líquidos.

Retencao de liquidos

Foto: © Depositphotos

Veja a seguir alguns dos principais sintomas da TPM H:

• Ganho de peso ocasionado pela retenção de líquidos;
• Inchaços na região abdominal;
• Sensibilidade e inchaço na região dos seios;
• Inchaço nas extremidades do corpo, como mãos e pés.

5. TPM Tipo O

Na TPM do Tipo O não há uma causa bem definida quanto à sua ocorrência, uma vez que são pertencentes a este grupo outros sintomas totalmente alheios aos demais citados. A partir daí o tipo foi nomeado de tipo “O”, de outros.

Vontade de urinar

Foto: © Depositphotos

Caracterizam como sintomas da TPM do tipo O os seguintes:

• Alteração nos hábitos da flora intestinal;
• Aumento da frequência de urinar;
• Calores repentinos;
• Sudorese fria;
• Dores generalizadas;
• Cólicas;
• Náuseas;
• Acne;
• Pele oleosa.

Como controlar a TPM?

Com algumas maneiras simples é possível controlar os sintomas da TPM, geralmente ocasionados pela intensidade da dor das cólicas menstruais. Ambos os assuntos estão relacionados veja só:

1. Descanse: deitar na cama e descansar, principalmente se for com a barriga para baixo, comprime a região, reduz as contrações no útero ameniza a dor.

2. Alimente-se corretamente: evite alimentos gordurosos e chocolates, pois podem acarretar no aumento da produção de hormônios femininos, aguçando os sintomas da TPM.

3. Beba chás: muitas chás possuem propriedades analgésicas, calmantes e relaxante, o que é um excelente negócio acalmar os ânimos e reduzir a tensão pré-menstrual.

Chas para colicas

Foto: © Depositphotos

Leia também: Cólica menstrual: conheça os chás mais eficientes para o problema

4. Massageie o abdômen: massagens suaves e circulares reduzem as dores na região pélvica. Além de massagear o local e diminuir as dores, também diminui a irritação e stress, principalmente se utilizados óleos essenciais, como o óleo de alecrim, por exemplo.

5. Não se estresse: é complicado lidar com todos os problemas do dia a dia e manter a calma. Porém, quanto mais nervosa você fica, mais sintomas relacionados a TPM poderá desencadear. Uma boa dica é fazer sessões de ioga, acupuntura e alongamento que, além de relaxar, auxiliam no controle das dores e desconforto.

6. Medicamentos apenas sob prescrição médica: caso você sofra em graus excessivos com a TPM, vale considerar o uso de medicamentos, desde que sob prescrição médica. Manter um acompanhamento frequente com seu médico, tanto clínico geral quanto na área de ginecologia, é importante para entender quais suas reais necessidades e como os medicamentos poderão agir para amenizar os sintomas da TPM, independentemente do tipo.

Ginecologista

Foto: © Depositphotos

Cabe salientar que informamos, em linhas gerais, os principais tipos de TPM com os quais sofrem as mulheres. Porém, o seu médico ginecologista pode te dar informações e prescrições mais detalhadas acerca de cada uma delas, além de dicas de como amenize os sintomas. Lembre-se de que é sempre indicado consultar um especialista quando falamos em saúde.

Esperamos que você tenha aproveitado ao máximo nossas dicas sobre os 5 tipos de TPM e como controlá-los. Se gostou do conteúdo elaborado, não deixe de compartilhar com suas amigas. Tem uma experiência relacionada ao assunto e deseja compartilhar? Deixe seu comentário!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Cólica menstrual forte. O que pode ser?

Publicidade

3 comentários

  • Eu amei esse site pq têm muitasvcoisas interessantes .. disse:

    Otimo nn tenho oq falar. ..

    Responder
  • Janice Menin disse:

    E qual é a solução pra quem tem todos os tipos de TPM descritas acima, tudo junto?
    hahaha
    Faltou que a imunidade baixa e você pega todo tipo de bactéria possível como inflamações, gripes e resfriados.
    Possuo a síndrome dos ovários poliscísticos e já venho há alguns meses mudando completamente a alimentação e fazendo exercícios físicos regulares…mas quando entro no período menstrual, parece que tudo desmorona, fico acabada. Crises de enxaqueca, febre, dor no corpo, inchaço…fora o mau humor e crises de choro por nada. As cólicas e dores na lombar então, não vou nem mencionar… Nem eu me suporto.
    Me esforço mesmo, como o menos possível de açúcar e gordura, tento me manter hidratada, estou comendo pouco carboidratos e ingerindo muito mais frutas e legumes, vou a academia mesmo que seja para fazer um aeróbico, faço corridas aos finais de semana… mas parece que nada adianta.
    Não sei mais o que fazer sinceramente, tenho tentado de tudo pra manter uma boa saúde, mas meus hormônios ferram comigo a cada ano que passa. 🙁
    Espero que há longo prazo eu consiga diminuir os sintomas da minha TPM.
    Adorei o site, tem dicas e matérias muito interessantes. <3

    Responder
    • Fátima disse:

      Olá, Janice Menin..
      Eu tbm tenho todos esses sintomas de todas as TPMs e é foda ter que conviver com isso e parece que td que fazemos para amenizar não adianta volta td dinovo a cada ciclo menstrual, é uma neurose total, parece que estamos ficando loucas ou psicopatas temos todos os tipos de pensamentos e ações inesperadas de ira, fúria raiva, ficamos incompreensivas, intoleraveis e isso nos deixa cada vem pior a cada ciclo menstrual . Eu não sei mais o que fazer. Já fiz tratamento e td e amenizou eu não percebi, pq está cada vez pior…. Bom espero que um dia tenhamos uma cura para isso, pois é muito difícil conviver com isso todo mês, … Boa sorte pra vc é que Deus nos ajude… Bjos

      Responder

Deixe seu comentário