Confira os principais usos e benefícios da hortelã

Saúde e Bem estar

A hortelã tem um cheirinho inconfundível e traz uma grande sensação de frescor, mesmo sem ingeri-la. Conhecida cientificamente como “Mentha piperita” e de forma bem popular como ‘menta-hortelã’, as folhinhas de hortelã possuem um aspecto único, um pouco aveludado e bem frágil. Quem vê de longe nem imagina que uma plantinha tão frágil possa trazer inúmeros benefícios, bem como possibilidades de uso.

Benefícios do hortelã

Foto: © Depositphotos

Além de ser destaque em muitas receitas culinárias, a hortelã tem uma importância relevante para a saúde, principalmente quando combinada e utilizada em sucos e chás. Dentre suas principais propriedades, podemos destacar os benefícios antiespasmódicos, carminativos, estomáquicos, estimulantes, tônicos e calmantes.

O suco de hortelã junto ao abacaxi, por exemplo, pode tanto ser ingerido como acompanhamento de lanches e refeições como aplicado diretamente na pele para efeito calmante e antisséptico. Mas esse é apenas um dos benefícios. Separamos para você mais de dez benefícios e sugestões de uso para a hortelã. Descubra agora e vá correndo à horta pegar algumas dessas folhinhas para você. Boa leitura!

Hortelã: como posso utilizar e quais seus reais benefícios?

1. Melhora dores de cabeça e náuseas

A hortelã, tanto em sua forma natural (folhas) como através de balinhas, pastilhas e chicletes, tem amplos benefícios nas náuseas e dores de cabeça.

Menta

Foto: © Depositphotos

Para gestantes e ao longo da viagem, então, os benefícios são garantidos: a planta tem efeito calmante quando em contato direto com o estômago. Em casos de enxaqueca e dores de cabeça, uma boa dica é – além de mastigar balas e pastilhas – esfregar a folha de hortelã sobre a testa.

2. Auxilia no processo de digestão

As vovós sabem dessa: sempre que alguém sente dores estomacais ou comer um pouco além da conta, o chazinho de hortelã surge como um santo remédio. Devido às suas propriedades antioxidantes e seus fitonutrientes, o chá – quando ingerida após as refeições – proporciona ao relaxamento dos músculos do estômago e, consequentemente, melhora do processo digestivo.

Leia também: Saiba como combater a má digestão: causas e sintomas

Além das questões estomacais, o chá de hortelã também é indicado para quadros de acidez, problemas intestinais e flatulência.

3. Promove a saúde bucal

Nem sempre as pessoas têm o cuidado necessário com a sua saúde bucal, fazendo com que quadros graves – que antes poderiam ser bem simples – se instalem e gerem dores e desconfortos quase que insuportáveis. A hortelã pode ser utilizada devido aos seus efeitos anti inflamatórios e antibacterianos, melhorando o mau hálito, infecções, inflamações e cáries.

Saúde bucal

Foto: © Depositphotos

Apesar de a folha da hortelã in natura, utilizada pura ou em pratos como saladas, ser a forma mais interessante de uso, os produtos medicinais à base da folha também surtem efeito na saúde bucal. Inclusive, há muitos cremes dentais que trazem a hortelã como base de suas fórmulas.

4. Minimiza dores nos mamilos de gestantes

Todas as mães que amamentaram seus filhos regularmente já sofreram com dor nos mamilos, devido às rupturas e a frequência dos movimentos de sucção. Como neste período muitos produtos são contraindicados, a hortelã – que é natural – pode ser utilizada livremente como analgésica. Além de auxiliar da redução do desconforto, há uma notável redução das dores e cicatrização da região afetada.

5. Combate melhora o aspecto da pele com acne

Poucos sabem, mas como a hortelã possui propriedades antissépticas, anti inflamatórias e antipruriginosas, torna-se bastante eficaz no tratamento da acne, sendo possível reduzir ou até mesmo encerrar o uso de cremes e loções cosméticas – claro que com a devida atenção e liberação do responsável médico, como o dermatologista.

Saco de chá hortelã

Foto: © Depositphotos

Além de atuar na limpeza profunda da pele, a hortelã também mantém a saúde dos tecidos. Aqui, a planta pode ser utilizada em sua versão chá. Evite, no entanto, esfregar a planta diretamente na região afetada pela acne.

6. Previne de Alzheimer

A hortelã também é aliada do sistema cognitivo. Seu consumo eleva a capacidade de concentração e agilidade mental e psicológica, questões essenciais para evitar o surgimento do Alzheimer.

Vale lembrar que o mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela redução da capacidade de memorização e organização mental das ideias. Aqui, o indicado é que as folhas sejam consumidas in natura e de forma regular, de preferência mastigadas e não em formato de suco natural ou chás.

7. Controla os níveis de colesterol bom e ruim

Para que o fluxo de bile seja induzido a um melhor funcionamento, garantido a quebra de moléculas de gordura, controle do colesterol bom e ruim e consequentemente redução de peso, é recomendado mastigas as folhas de hortelã, in natura. Caso prefira, também é possível adicioná-las à saladas e em alimentos saudáveis.

8. Reduz cólicas em bebês e adultos

O chá de hortelã tem efeito positivo em quadros de cólicas, tanto intestinais quanto menstruais. Uma xícara de chá de hortelã relaxa os músculos abdominais – tanto de adultos quanto de bebês – e reduz a tensão do aparelho digestivo e útero.

Chazinho

Foto: © Depositphotos

O chá de hortelã também reduz as náuseas, que são bem comuns nestas ocasiões.

9. Auxilia na saúde e aparência dos cabelos

Estranho imaginar que a hortelã faz bem aos cabelos, mas é verdade. Se você analisar, muitos tônicos capilares e cremes de tratamento trazem em sua fórmula a hortelã como componente.  Quando o chá natural é aplicado diretamente nos fios, promove uma profunda hidratação, além de brilho.

Uma boa maneira de potencializar os efeitos capilares da hortelã é utilizá-lo em conjunto com óleos como o óleo de coco, além de vitamina E. Para uma melhor aplicação do chá o ideal é utilizar um borrifador.

10. Fortalece o sistema imunológico

Por conter uma grande carga de vitaminas do complexo B, C, D e E + fósforo e cálcio, a hortelã é uma grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico. Desta forma, o organismo fica bem mais protegido contra possíveis infecções, inflamações e doenças virais. O uso do chá natural de hortelã é especialmente indicado para este fim.

Folhas de hortelã

Foto: © Depositphotos

A hortelã tem dezenas de benefícios, cabe a você adotá-la como aliada da sua saúde. Já pensou nisso hoje? Que tal pegar algumas folhinhas de hortelã e preparar um chazinho agora mesmo? Caso tenha mais dicas de como utilizá-la em prol de sua saúde, deixe sua ideia nos comentários.

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Conheça os benefícios do suco de melancia para a saúde

Publicidade

2 comentários

  • fernanda ferreira de araujo disse:

    gostei dessas dicas

    Responder
  • Dhullian disse:

    Muito ótimo….
    Agora sim ajuda atira as dúvidas que a gente tem…… E várias outras coisas…. Nota 1000✌️

    Responder

Deixe seu comentário