Conheça os 10 benefícios da natação para a saúde

Saúde e Bem estar

Dentre os esportes aquáticos, um dos mais procurados tanto por adultos quanto por crianças é a natação.

Os pequenos querem muito aprimorar as técnicas de nado ou até mesmo aprender a nadar através de aulas que podem ser muito divertidas, enquanto que adultos e idosos buscam manter a saúde e a forma física.

Mulher nadando

Foto: © Depositphotos

Sejam problemas de saúde ou o simples interesse em aprender a nadar, o fato é que de um jeito ou de outro as pessoas acabam procurando as escolas de natação.

Alguns pais inclusive matriculam os filhos ainda bebês para que desde pequenos já tenham contato com a água.

Mas será que você sabe quais benefícios que esse esporte traz para sua saúde? Confira os 10 benefícios da natação para a saúde:

1. Fortalecimento da musculatura cardíaca

Quem tem problemas com gordura ao redor do coração pode apostar na natação para mudar isso. Ou até mesmo evitar o problema e simplesmente fortalecer a musculatura cardíaca.

Isso porque o movimento feito pelos braços e pernas juntamente com o trabalho respiratório na água fazem com que o coração se torne mais forte, pois elimina a gordura em volta do órgão.

Como resultado, há estimulo da circulação sanguínea, melhora do ritmo cardíaco, aumento do bombeamento de sangue para o corpo e menor incidência de doenças do coração.

2. Aumento da longevidade

Nadar proporciona como benefício uma diminuição da taxa de mortalidade e maiores chances de você viver mais.

A razão disso está relacionada a vários outros benefícios que o esporte proporciona como a melhora do raciocínio, da circulação sanguínea, da respiração e também do aumento da resistência física.

3. Sem dores durante a adaptação

Se você recebeu do seu médico a recomendação de praticar algum exercício aeróbico e está preocupada com as temidas dores pós exercício, aposte na natação e evite isso.

Exercício aeróbico

Foto: © Depositphotos

O motivo? Esse é o único esporte que não causa dores durante a fase em que seu corpo está se adaptando a atividade.

Como é realizada dentro da água o seu peso se torna mais leve enquanto você nada.

4. Redução e prevenção de problemas respiratórios

Quem sofre de problemas respiratórios como bronquite, asma ou até mesmo rinites pode contar com a natação para prevenir e reduzir os sintomas dessas doenças.

Como o exercício é praticado em ambiente úmido faz com que a respiração se torne mais fácil, assim como fortalece os músculos do tórax, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões, ampliando a capacidade de absorção de oxigênio.

Tudo isso ocorre através dos exercícios respiratórios praticados durante o nado.

5. Aumento da flexibilidade

É natural que com o passar dos anos – e os número a mais em nossa idade – passemos a perder nossa flexibilidade. Inclusive é uma queixa muito comum de adultos e idosos, estar se sentindo “duros”, com dificuldade de fazer o menor movimento que exija se esticar.

Então, se você deseja voltar a ter aquela flexibilidade de quando era mais jovem, inclua a natação como uma das suas atividades físicas.

Durante o nado você trabalha braços e pernas, o que contribui para manter as articulações ativas, fazendo com que sua flexibilidade e elasticidade melhore muito.

6. Controle ou perda de peso

Se o objetivo de estar à procura de um esporte para incluir em suas atividades diárias envolve a perda ou controle de peso, a natação também pode lhe ajudar nisso.

Como o exercício é realizado dentro de água, a resistência é muito maior, lhe exigindo mais esforço, mesmo que você não sinta ou perceba isso.

Benefícios da natação

Foto: © Depositphotos

Pesquisas mostram que a cada 10 minutos nadando de peito você perde aproximadamente 60 calorias enquanto que de costas esse número aumenta para 80.

No entanto não abuse, o recomendado é que o esporte seja praticado entre duas a cinco vezes por semana e por no máximo uma hora.

7. Aumento da autoestima

Nadar permite que você se sinta livre, sem contar que também trabalha sua independência e segurança em si mesmo.

Afinal, por mais que você tenha um professor lhe orientando, os resultados e esforços dependem unicamente de você mesma. Sem perceber você se vê motivada a tentar e passa a se sentir mais confiante e segura.

Além disso, o esporte também faz com que a pessoa relaxe a mente e, portanto, se cobre menos.

8. Melhora da capacidade de raciocínio

Nadar faz com que você movimente todo o corpo, como resultado disso algumas partes desestimuladas do cérebro são influenciadas.

Então o exercício – a longo prazo – melhora sua capacidade de raciocínio e evita doenças como o mal de Alzheimer.

Esse benefício é uma das razões pelas quais os médicos recomendam aos idosos a prática do esporte.

9. Diminui os níveis de estresse e ansiedade

Pessoas muito estressadas ou naturalmente ansiosas estão sempre com sua mente a mil, no entanto, nadar pode ajudar a resolver o problema.

Natação ajuda combater o estresse

Foto: © Depositphotos

O motivo? A natação exige que a pessoa se concentre para conciliar movimentos do corpo e respiração, fazendo com que a mente se desligue de outras atividades e se foque apenas nisso, pensando apenas no seu corpo e esquecendo problemas e outras coisas que “assombram” seus pensamentos.

O som da respiração juntamente com o som da água também funciona como uma terapia, fazendo com que você relaxe.

10. Controle da diabetes

Aqueles que sofrem com a diabetes tipo 1 ou 2 podem contar com a natação para ajudar no controle do índice glicêmico.

Como o exercício faz com que se percam calorias, o corpo precisa de glicose para realizar a atividade, fazendo com que o nível de açúcar no sangue se mantenha sob controle.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• 6 alimentos que ajudam a queimar a gordura abdominal

Publicidade

Deixe seu comentário