100 nomes de bebês e seus significados: Opções de A a Z, meninos e meninas

Nomes de bebê

Se a notícia da chegada do bebê já é, por si só, uma grande novidade para o casal, logo começam as dúvidas sobre o sexo e infinitas opções de nomes de bebês. Afinal, é importante saber o significado do nome, além de também ter opções atuais e bonitas para meninos e meninas. Assim, quando souber o sexo da criança, já haverá uma lista de possíveis nomes diminuindo a dúvida até que o pequeno venha ao mundo!

Mulher grávida

Foto: Shutterstock

Bem, para facilitar sua vida preparamos aqui uma lista de 100 nomes de A a Z tanto de meninos quanto de meninas para ajudar na sua escolha. Confira os nomes e seus significados a seguir!

1. Ana

Simplesmente Ana, é um nome que atravessa gerações e continua sendo atual e bonito. No significado, Ana quer dizer cheia de graça, um bom presságio para a pequena não é?

Algumas pessoas preferem usar Ana como um nome composto, como Ana Maria, Ana Paula, Ana Letícia… As composições são inúmeras e o significado não muda.

2. Antonella

De origem europeia, este nome tem procedência na realeza, portanto traz este peso no seu significado. Antonella significa ser valiosa, de valor incalculável. Há também o significado de ser alimentada por flores. De qualquer forma, um nome belo e elegante.

3. Amanda

Este nome tem a versão masculina “Amando” e ambos possuem o mesmo significado: pessoa que é amada por todos, que deve receber muito amor.

4. Aline

Mais um nome advindo da realeza, Aline significa protetora nobre. É também uma variante do nome Adelina, que significa reluzente.

5. Andressa

Veja que belíssima opção de nome de menina: Andressa quer dizer delicada, linda e dócil. Meninas com este nome são extremamente femininas!

Leia tambémLista com 20 nomes com a letra “A” e seus significados

6. Beatriz

A sonoridade do nome não engana: seu significado está relacionado à felicidade. Beatriz é aquela que faz as pessoas felizes. Por não ter confirmada exatamente sua origem, outro significado para este nome é de viajante.

7. Bianca

Nome italiano para representar brancura, seu significado, portanto, é de pessoa alva, clara.

8. Bárbara

Como o nome já diz, Bárbara veio de bárbaros, mas o nome pode não ser negativo em seu significado, pois representa aquele que é de fora, estranho ou estrangeiro. Portanto, Bárbara pode ser portadora de grandes novidades.

Bebê (01)

Foto: Shutterstock

9. Camila

Nome bastante comum entre os brasileiros, sempre atual e bonito, Camila significa mensageira dos deuses, uma ótima opção não é?

10. Carolina

Aquele nome que batizou um doce tão típico brasileiro tem sua justificativa. Carolina significa mulher doce!

11. Clara

Assim como Bianca, o nome Clara traz no significado o sentido que usamos para o substantivo “claro”: luminosa, brilhante.

12. Clarissa

O nome Clarissa já inspirou poetas brasileiros. Sua origem vem de Clara e, portanto, pode significar também pessoa brilhante e luminosa.

13. Carla

Quem diria que um nome tão pequeno trouxesse significados tão fortes? Carla representa mulher do povo, guerreira, e também mulher livre e forte. Se você aspira independência e autonomia, este é o nome certo para sua futura filha.

14. Daniela

Assim como o nome Daniel, sua versão masculina, Daniela significa que Deus é seu juiz. Este nome é muito usado por pessoas que buscam referências bíblicas, uma forma de dizer que sua filha estará protegida por Deus.

15. Débora

De origem hebraica, este nome é extremamente antigo e significa “abelha”. Isso traz ao nome a representação de mulher batalhadora, que trabalha muito.

Leia tambémSugestões de nomes mais populares com as letras B, C, D e seus significados

16. Elisa

Sua forma original é Elizabete, ou Elizabeth, nome que já foi de rainha. Portanto, seu significado não poderia ser mais nobre: representa ter Deus em abundância.

Bebê (02)

Foto: Shutterstock

17. Elisângela

Este nome é resultado da junção de um nome composto: Elisa Angela. O significado desses dois nomes juntos é abençoado: protegida e regida por Deus e pelos anjos do céu.

18. Felícia

Um nome pouco comum na atualidade, mas que tem um significado interessante o suficiente para entrar para esta lista: como o nome já diz, Felícia é aquela que é feliz e possuidora de grande sorte.

19. Fernanda

Fernanda e Fernando são nomes bastante comuns, mas poucos sabem que ele significa ousadia e coragem. Os bebês que carregam este nome serão grandes lutadores pela paz. Bem que estamos precisando disso não é?

20. Fabíola

Este nome esteve em alta nos anos 80 e agora parece que quer voltar à moda. Fabíola é um diminutivo de Fábia, seu significado é de favo de mel ou pequeno grão.

21. Gabriela ou Gabriele

Mais um nome abençoado de menina, cuja versão masculina é Gabriel. Significa pessoa fortalecida pelas leis divinas, devotada por Deus, a escolhida. Poderoso!

22. Giovana

Este nome é italiano, uma versão feminina de Giovani. Representa a graça de Deus e seu significado mais conhecido é a graciosidade.

23. Haidê

Outra sugestão de nome feminino que está de volta à moda depois de algumas décadas. Haidê é um bom nome, representa modéstia e honra.

24. Hanna

Esta versão americana de Ana tem o mesmo significado. Ou seja, Hanna é a pessoa cheia de graça. Um nome delicado e simples para quem gosta de versões estrangeiras.

Menina

Foto: Shutterstock

25. Inês

Inês tem origem na Espanha e seu significado é contraditório: ao mesmo tempo em que representa sensualidade, também indica pureza. É sem dúvida um mistério da ambiguidade!

26. Isabela

Consagrada de Deus, Isabela pode ter inúmeras variações, como Isabel, Isabelle, Isabelly… Mas seja qual for a versão deste nome hebraico, representa que é filha do Senhor.

27. Jéssica

Este nome também de origem hebraica é a tradução da expressão “observadora”, portanto é aquela que vê e percebe tudo ao seu redor.

28. Juliana

Juliana é a filha de Júpiter, segundo sua origem grega. Entre tantos significados, até mesmo na versão masculina Juliano, o nome representa macia, jovem, fofa. Não deixa de ser gracioso, não é?

29. Jaqueline

Aqui está um nome carregado de força. Jaqueline significa pessoa vencedora, que supera obstáculos, ao mesmo tempo em que também quer dizer que é protegida por Deus.

30. Júlia

Da mesma forma que Juliana, este nome representa jovialidade e maciez. Originado da Grécia, Julia também significa cheia de ânimo e vigor.

31. Luna

Em espanhol, Luna significa Lua, um nome típico utilizado por aqueles que gostam de homenagear os astros e deuses. Luna significa ser iluminado, cheio de luz.

32. Luciana

É um nome tradicional em nossa cultura, pois origina do Latim. Significa pessoa alegre e brilhante, que age com graça.

Menina

Foto: Shutterstock

33. Letícia

Letícia significa alegria, riso, felicidade. Aquele que colocar este nome em sua filha sabe que lhe trará votos de alegria para toda a sua vida.

34. Larissa

Este nome tem origem grega, como muitos que conhecemos em nossa cultura. Significa mulher que vive em pequena aldeia, livre e feliz.

35. Melissa

Em grego, Melissa quer dizer abelha. Portanto, a menina que levar este nome carregará o significado de pessoa trabalhadora, batalhadora e honesta. Sem dúvida, um bom presságio.

36. Manoela

Ou Manuela, deriva do masculino Manuel que, por sua vez, origina do hebraico Emanuel. Um nome religioso que significa que Deus está conosco.

37. Maria

Eis um dos nomes femininos mais antigos que se tem notícia e, por sua simplicidade, ainda encanta muitas pessoas. Pode ser usado sozinho ou composto com outro nome. Sua origem é o nome hebraico Miriam, que significa “rebelião”. É um nome forte, de firmeza e força, que enfrenta desafios e significa estar preparada para o mundo.

38. Mariana

Ao unir dois nomes comuns Maria e Ana, surge esta opção que é bem conhecida em nossa cultura. Mariana representa pessoa ligada à família, que cria laços afetivos e protege os seus.

39. Marcela

Com sua variação masculina Marcelo, ambos carregam o mesmo significado. Marcela pode ser uma jovem guerreira, ou protetora do Deus Marte. Vem do grego e representa força e luta.

40. Natália

O nome Natália veio de Natal e tem origem religiosa, portanto significa nascimento, dia de aniversário, data em que nasceu.

Bebê

Foto: Shutterstock

41. Nayara

Nayara é um nome que possui origens diferentes e, da mesma forma, significados distintos. Em árabe, o nome quer dizer lugar entre as rochas, ou lugar rochoso. Mas no grego significa aquela que comanda.

42. Nicole

Se desejar um nome forte para a filha, esta é uma ótima sugestão. Este lindo nome de origem francesa significa aquela que comanda o povo à vitória, lutadora e desbravadora.

43. Olívia

Olívia é originária da oliveira, árvore da oliva. Embora simplório, este nome carrega a importância de ser a representação da árvore que foi considerada sagrada pelos deuses Apolo, Júpiter e Minerva.

44. Paola

Nome que origina do Latim, cuja versão brasileira é Paula, significa mulher de baixa estatura, pequena, miúda, menina delicada.

45. Rafaela

Um nome religioso de origem hebraica, Rafaela significa ser curada por Deus ou aquela que é livre de sofrimentos. Sua versão masculina é Rafael e tem igual sentido.

46. Rihanna

O nome da cantora de pop é uma variante de Raiana e significa renascida, raio de sol ou raio de luz, todavia a pessoa com este nome já traz a insígnia de que nasceu para brilhar.

47. Stephanie

Stephanie é um nome que possui muitas variações na escrita e representa a versão feminina de Stephen, que significa “coroa”. Stephanie significa, portanto, a coroada, pessoa que busca sentimentos nobres.

48.  Silvana

Com sua origem no latim “selva”, Silvana é aquela que pertence à floresta, protetora das selvas. A pessoa com este nome será uma amante da natureza.

Bebê dormindo

Foto: Shutterstock

49. Tatiana

Com significado atribuído ao seu referente masculino “tácios”, Tatiana é aquela que pertence ao pai, que é parecida com o pai.

50. Tábata

De maneira geral, segundo origem aramaica, Tábata significa gazela. Mas há significados posteriores que remetem o nome àquela ressuscitada pelo apóstolo Pedro.

51. Talita

Também com origem no aramaico que significa menina, Talita representa pessoas de aparência alegre, mas com insatisfação interior. Pode carregar uma impulsividade e desejo de mudanças.

52. Vanessa

Nome de origem inglesa, seu significado mais conhecido é “como uma borboleta”. Assim, o nome carrega à pessoa sentimentos de liberdade e transformação, criatividade e beleza.

53. Valentina

Este nome está na moda e tem significado edificante. Chama-se Valentina a pessoa que é forte, valente e de uma lucidez incomum.

54. Viviane

Com algumas variações, como Vivian ou Viviana, este nome representa a pessoa que tem gosto pela vida, tem vivacidade e alegria.

55. Vitória

Como o próprio nome já diz, Vitória é aquela que vence, que nasceu para chegar ao topo. Tem sua versão masculina que é Vitório e originou-se do latim.

56. Verônica

Este nome é bíblico e varia de Berenice, significa que esta é a portadora da vitória. Diz-se dessas pessoas que estão sempre a buscar algo mais na vida.

57. Zoé

Este nome simples e curto é cheio de significado. Zoé tem origem grega e significa “cheia de vida” ou vidente, aquela que enxerga a vida onde os outros não a veem.

Nomes de meninos:

58. André

Do grego Andreas, mesmo na versão feminina Andréia tem representação de virilidade. É uma pessoa intuitiva e corajosa.

Menina lindo

Foto: Shutterstock

59. Andrey

Também segue a variação do grego Andreas, mas numa versão russa que também significa coragem, força e masculinidade.

60. Antonio

Belíssimo nome que nunca sai de moda, Antonio significa ter valor inestimável, muito valioso e, portanto, que deverá receber tudo o que a vida tem de melhor.

61. Bruno

Bruno é um nome de origem latina e significa “marrom”. Assim, diz-se do Bruno uma pessoa bronzeada, queimada do sol. Algumas fontes citam pessoas deste nome como grandes admiradores da vida ao ar livre, amantes do sol e do mar.

62. Bernardo

De origem germânica, o nome Bernardo significa força, a pessoa com este nome é forte e robusta, bonita e alta. A versão feminina é Bernadete.

63. Carlos

Um nome tão comum como este guarda um significado interessante: o guardião das riquezas. Na origem germânica, este nome se relaciona com a palavra “exército” e, portanto, também atua como protetor.

64. Caio

Se busca um nome de menino que traduza toda a alegria de uma criança, esta é uma ótima sugestão. Caio significa riso, felicidade, alegria. Aquele que está sempre feliz e anima toda a gente.

65. Diogo

Este nome vem do hebreu, mas sofreu alteração latina. Mesmo assim, carrega consigo o significado original de “aquele que vem do calcanhar”, o mais belo e instruído, aquele que vem ao mundo para ensinar os outros.

66. Douglas

Douglas, originalmente, é o nome de um antigo rio de águas escuras situado na Escócia. O nome traz o significado para a atualidade indicando mistério e obscuridade, também profundidade e forte interesse no saber.

Bebê lindo

Foto: Shutterstock

67. Danilo

Danilo nasceu do nome Daniel, e seu significado é religioso também. Quer dizer que Deus é o seu juiz, ou Deus me governa.

68. Eduardo

Este nome também tem sua versão feminina Eduarda e foi originado na Alemanha. Significa protetor de pessoas ou coisas de valor. Quem recebe este nome carrega consigo a responsabilidade de ser portador de algo valioso, aquele que cuida e protege.

69. Enzo

De origem italiana, Enzo significa senhor do lar, que cuida de todos e provém a família. Carrega a representação daquele que é glorioso.

70. Estevão

Uma versão do nome Stephen e sua representação feminina Stephanie, Estevão significa coroado, pessoa de valor, escolhida para comandar um grupo, é aquele que tem bom senso para ditar regras.

71. Fabiano

Fabiano origina do nome Fábio e diz-se da pessoa que tem o poder de se comunicar. O nome vem do latim e quer dizer “a fava que cresce”.

72. Fábio

Como Fabiano, o nome Fábio também traz o significado de fava, feijão, aquele que planta feijões. Diz ser Fábio a pessoa ligada às artes cênicas e à comunicação.

73. Flávio

Da cor do ouro, este é o significado do nome Flávio. E por isso, quem tem este nome representa o dourado, aquele que brilha, é criativo e inteligente.

74. Gustavo

Um nome masculino bem conhecido em nossa cultura tem um significado grandioso. Gustavo significa guardado por Deus. Ou seja, um nome que representa proteção e predileção divina.

Bebê (04)

Foto: Shutterstock

75. Gabriel

Famoso por representar o nome do anjo mensageiro de Deus, quem dá este nome ao seu filho quer dizer exatamente isto: o homem de Deus, aquele que transmite o pensamento do Senhor.

76. Gilson

Variação de Egídio que origina do grego. Seu significado é aquele que protege, pessoa protetora e acolhedora, que é procurado para resolver problemas.

77. Henrique

Este é um nome que tem origem germânica e significa dono do lar, chefe da família, representante máximo de um grupo. Pessoas com este nome são dadas à liderança e dominam situações com tranquilidade.

78. Ismael

Um nome religioso que tem origem hebraica, cujo significado é “Deus ouve”. Ao dar este nome ao filho, este representa certeza e convicção pelo que acredita.

79. João

João é um dos nomes mais antigos e tem versão feminina Joana. Seu significado mais conhecido é o de ser agraciado por Deus, receber a proteção dos céus. Uma ótima escolha em qualquer tempo, não é?

80. Juliano

No feminino é Juliana, Júlia ou Juliane, representa a juventude e a aparência do novo, sem se levar em consideração se há profundidade ou não. Trata do que é aparente, visto por todos, belo e atraente.

81. Luiz Henrique

É a junção de dois nomes que têm origem germânica. Ambos juntos fortalecem o sentido de protetor, guerreiro defensor de seu meio, sua família, sua casa.

82. Lucas

Originalmente, Lucas vem do latim e significa luz. Atribui-se a este nome o sentido de iluminação, aquele que ilumina e clareia ao seu redor.

Bebê (03)

Foto: Shutterstock

83. Lúcio

Seguindo como Lucas, Lúcio deriva do mesmo nome, que em latim quer dizer luz. Lúcio traz a luz, é luminoso e iluminado.

84. Matheus

Nome religioso com sentido de presente divino. Diz-se que Matheus é aquele que foi dado ao mundo por Deus, como um verdadeiro dom. Nada mais apropriado para um filho, não é?

85. Maurício

Chama-se Maurício o homem que tem a pele escura, o mouro. Dada sua origem, o nome traz o sentido daquele que é da terra, trabalhador e entendedor dos mistérios da natureza.

86. Manuel

Versão masculina de Manuela, este nome bíblico quer dizer aquele que traz Deus consigo, é o portador divino, assim como Gabriel, traz notícias dos céus e ensina aos homens como Deus quer que seja.

87. Nathan

É uma derivação de Natanael, nome de origem hebraica, mas apropriado pela língua inglesa. Significa dom, presente ou dádiva. Uma variação sua também é o Jonathan, que significa “dado por Deus”.

88. Otávio

Por mais insignificante que possa parecer, este nome puramente representa “o oitavo filho”. O que poderia passar despercebido é que, além disso, Otávio tem como significado aquele que é fiel, que protege e ama sua família.

89. Pablo

Pablo é a versão espanhola de Paulo e, assim como Paola e Paula, significa pessoa de baixa estatura, pequeno, miúdo e gracioso.

90. Pietro

Um nome que está na moda atualmente no Brasil, mas que é apenas uma versão italiana para Pedro, igualmente bonito e forte. O nome Pietro significa rocha, trecho montanhoso, firme e seguro.

Bebê (05)

Foto: Shutterstock

91. Paco

Este nome tem origem espanhola e, embora não muito utilizado em nossa cultura, tem significado belíssimo. Paco significa ser livre, águia voadora. Também representa o diminutivo de Francisco na Espanha.

92. Patrick

Em inglês, Patrick representa um homem nobre e superior, nascido para ser rei. Também por ser a representação de Patrício, significa aquele que está onde nasceu, que pertence ao lugar onde está.

Leia tambémNomes compostos: opções para acompanhar o nome Pedro e seus significados

93. Rodrigo

Embora muito utilizado no Brasil, não sei se é sabido o real sentido deste nome, que tem um significado poderoso. Rodrigo significa fama, sucesso, poder e superioridade. O que acha deste nome para seu filho?

94. Rodolfo

O significado literal deste nome de origem germânica é “lobo famoso”. Embora não pareça de grande significação para uma criança, aquele que carrega este nome representa aquele que sabe o que diz, que lida com o sucesso de maneira natural.

95. Ricardo

Quer que seu filho tenha um nome nobre e poderoso? Ricardo é uma boa opção disto, pois significa príncipe real, representa coragem e força, atitudes de um nobre de verdade.

96. Samuel

Samuel é um nome bíblico, portanto traz sentido totalmente voltado para a religiosidade. Seu significado é Deus está em mim, estou em nome de Deus.

97. Thiago

Este nome é francês e significa “dádiva de Deus”, portanto pessoas com este nome são agraciadas, podem se tornar muito afetuosas e defensoras dos valores mais nobres como o amor.

98. Victor

A versão masculina de Vitória significa o mesmo: aquele que veio para vencer, vencedor, que supera os desafios, pessoa determinada e conquistadora.

Bebê roupa azul

Foto: Shutterstock

99. Yuri

Yuri pode ter algumas variações na sua escrita, mas quer dizer fazendeiro, trabalhador da terra, pequeno agricultor, aquele que planta e lida com a terra.

100. Zack

Pouco comum no Brasil, mas com significado religioso forte. Zack é a redução do nome Zacarias e significa lembrado por Deus.

Depois de tantos nomes ficará mais fácil escolher aquele que irá representar seu filho ou filha para o resto da vida? Parece uma tarefa árdua, mas é algo que somente vocês, pais, estão realmente qualificados a fazer. Então mãos a obra!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Nomes alternativos para bebês: 20 ideias maravilhosas e seus significados

Publicidade

5 comentários

  • Viviane disse:

    Eu gostei de Viviane.

    Responder
  • Kaah disse:

    N gostei desses nomes… tô querendo um nome diferente.

    Responder
  • Isis Miller Johnson disse:

    Eu estou esperando 2 bebes. Se for 2 meninos vai ser Antonio e Pietro, se for 2 meninas vai ser Bianca e Beatriz, se for um casal vai ser Elisa e Enzo. Obrigada pelas dicas

    Responder
  • Cristiano disse:

    Minha namorada esta grávida e eu queria uma opinião de vcs com uns nomes mas, eu não sei o sexo ainda.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Cristiano, parabéns pelo bebê que está a caminho!
      Olha, nome é muito pessoal, conversem muito a respeito e definam se gostam de nome composto ou simples, nome pequeno, nomes mais populares ou exóticos.
      Eu gosto dos seguintes: Menina – Valentina, Malluh, Maitê, Laura. Menino – Theodoro, Otávio, Tarcísio, Davi.

      Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário