Quanto tempo demora para esquecer um amor?

Relacionamento

Para algumas pessoas lidar com um amor não correspondido – ou que terminou – é muito mais fácil.

Em pouco tempo elas seguem em frente e deixam no passado aquela pessoa que um dia foi especial.

Fim do relacionamento

Foto: © Can Stock Photo

No entanto não são todos que conseguem virar a página assim tão fácil, alguns podem levar anos para se desapegar de um amor.

A verdade é que não existe uma receita mágica – ou, melhor dizendo, certa – que ajude nessa tarefa!

E se nesse momento você está no meio de uma “bad” deve estar se perguntando quanto tempo vai demorar para aquela pessoa sair dos seus pensamentos.

Afinal, você sabe quanto tempo demora para esquecer um grande amor?

Quanto tempo demora para esquecer um amor?

Tudo depende de como você lida com o fim

A forma como cada um lida com o fim do relacionamento – que também pode ser aquele momento em que você descobre que não é correspondido – diz muito sobre o tempo que levará para esquecer um amor.

Se você tem dificuldades para aceitar que terminou e fica fantasiando que a pessoa vai voltar, é provável que demore mais tempo para esquecer.

Fantasiando a volta do ex namorado

Foto: © Can Stock Photo

Isso também é válido para quem se recusa a se livrar de lembranças ou fica procurando o ex a todo momento.

Querendo ou não você passa a gerar emoções negativas para si mesmo e acaba se prendendo a alguém que não faz mais parte do seu dia-a-dia.

O amor na verdade vira apego e você não esquece porque se recusa a esquecer.

Leia também:

• Ele me deixou: como superar o fim do namoro
• Saiba como esquecer alguém que não gosta de você em oito passos

Não fuja das emoções

Acreditar que fugir das emoções é uma forma de esquecer um amor é errado.

Na verdade você não esquece, mas sim “arquiva” a pessoa num local tecnicamente inacessível da sua memória.

Como tentativa de fugir das emoções causadas pelo fim você se envolve em outros relacionamentos ou se joga de cabeça a beijar muitas bocas. (Dor de amor se cura com outro amor?)

Mas o detalhe é que seu ex amor continua ali na sua mente e em algum momento você será atacado por um turbilhão de emoções.

Viver o luto na relação

Foto: © Can Stock Photo

Então quanto antes você se permitir viver o luto da perda – afinal, terminar uma relação ou descobrir que não existe amor é tão doloroso quanto a morte – mais cedo você vai virar a página e esquecer essa pessoa!

Tente controlar seus pensamentos

Se você quer que o tempo seja seu aliado na hora de esquecer seu ex experimente doutrinar seus pensamentos.

Isso quer dizer que ao invés de ficar apenas lembrando as coisas boas que ele fez você deve se focar nas ruins, principalmente aquelas características dele que te incomodavam e que talvez você ignorou por estar cega de amor.

Ocupar a cabeça também ajuda, então é hora de começar um novo hobby, fazer um curso de línguas, uma atividade voluntária ou até mesmo viajar para um local desconhecido.

Viagem para esquecer o ex namorado

Foto: © Can Stock Photo

Comece a reduzir o tempo que você dedica a pensar nessa pessoa. Você pode se impor regras, como por exemplo: Hoje vou dedicar apenas meia hora do meu dia a me lembrar dele.

No resto do dia “brigue” com você mesma cada vez que ele por acaso invadir seus pensamentos. Dessa forma você aprende a doutrinar seu cérebro de que essa lembrança não é interessante.

Distância é a grande aliada do tempo

Apesar de dizerem que o tempo cura tudo, a verdade é que a superação de um amor que não deu certo só será mais rápida quando você aliar distância ao tempo.

Ou seja, sinta-se a vontade para excluir a pessoa das suas redes sociais e se policie para não ficar vigiando o que ela anda fazendo.

Acessando o facebook

Foto: © Can Stock Photo

Frequentar os mesmos lugares que vocês frequentavam juntos ou que você sabe que ele vai estar? Nem pensar! Evite esses locais e faça um bem para si mesma.

Quanto menos contato com a pessoa melhor, pois o amor é como um vício, então cada vez que você entra em contato com algo que lhe lembre seu ex amor ou até mesmo com ele próprio você traz de volta um turbilhão de emoções que precisa ser esquecido.

A autoestima também influencia no tempo do esquecimento

Quem sofre de autoestima baixa tem uma tendência maior a demorar mais tempo para esquecer um amor.

Isso porque acredita que aquela pessoa era única e que você nunca foi merecedor de tanto amor, por isso as coisas terminaram.

Por outro lado, se você se sente bem consigo mesma e não viveu um relacionamento com o objetivo de se completar mais sim de transbordar pode ter certeza que logo vai superar isso e seguir em frente.

Esquecer uma paixão

Foto: © Can Stock Photo

Dicas para esquecer um amor

Agora que você já sabe que não existe um tempo certo para esquecer um amor separamos uma série de dicas que podem ajudar nessa tarefa:

1. Não se jogue de cabeça em um novo relacionamento

Tentar curar a ferida com um novo amor não resolve o problema. Muito pelo contrário, faz com que você leve todas as mágoas da antiga relação para o novo relacionamento.

Em resumo você precisa estar pronta para uma nova relação antes de se entregar a ela e para isso vai ter que viver todo o período de luto e superação do passado.

2. Tire um tempo para você

Após o término você é uma nova pessoa, afinal viveu novas experiências que agregaram conhecimento.

Tire um tempo para você e dedique-se a conhecer melhor essa nova pessoa. Afinal, a solteira de agora não é a mesma de antes desse grande amor!

3. Não se culpe

Nada de colocar na cabeça que se ele não te quis é porque você tem algum problema. Não se culpe pelo que não deu certo.

Tenha em mente que um relacionamento acaba não somente por existir erros de ambas as partes, mas também pela falta de compatibilidade de objetivos.

4. Tente se desligar

Apesar de em alguns momentos você precisar ficar sozinha a chorar ou procurar alguém para desabafar, experimente se desligar também.

Saia com aqueles seus amigos mais animados, apenas para jogar conversa fora e se desligue um pouco do passado.

5. Viva o luto do relacionamento

Não finja que não está acontecendo ou ignore seus sentimentos. Viva o luto pela perda de seu amor.

Cada uma das fases é essencial para que você chegue a superação e vire a página sem medos.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• 10 razões para que as pessoas não terminem relacionamentos ruins

Publicidade

1 comentário

Deixe seu comentário