Seu casamento está passando por uma crise, ou o amor acabou de vez?

Relacionamento

Quando estamos com uma pessoa há bastante tempo, seja em um namoro ou casamento, é comum passarmos por momentos de desânimo e distância. Não dá para viver em uma eterna lua de mel, até porque, o mundo real está aí, com seus problemas e conflitos para interferir em nossa vida privada.

Alguns fatores podem piorar ou causar uma crise, como a rotina, problemas familiares, o desemprego ou uma crise financeira. Até a chegada de um bebê pode desequilibrar o relacionamento.

Casal, brigas

Foto: © Can Stock Photo

Uma crise não significa necessariamente o fim do casamento. Ela pode ser um indicativo de que é preciso olhar mais para o relacionamento, trabalhar duro e reconquistar a paixão e o companheirismo que existiam lá atrás, no início de tudo.

Sinais de desgaste de um relacionamento

Existem algumas mudanças que acontecem na convivência do casal que indicam que algo esfriou e que é hora de prestar atenção ao que acontece entre os dois.

Falta de diálogo – Vocês chegam em casa cansados do trabalho, ligam a televisão e esquecem de conversar. Quando começam a falar, surgem desentendimentos bestas.

Desinteresse – Não existe mais a vontade de um compartilhar com o outro os acontecimentos do dia ou os sentimentos. Você não pergunta mais a ele o que está acontecendo e ele também não mostra esse interesse pela sua vida.

Distância física – Os beijos diminuíram, o sexo está cada vez mais raro e até um abraço parece distante. Quando isso acontece, é bandeira amarela na certa. Tem algo errado. O contato físico traz intimidade, cumplicidade e companheirismo.

Casal conflito na cama

Foto: © Can Stock Photo

Falta de esforço para entender o outro – Você ouve uma reclamação de seu parceiro, mas não dá muita bola, não quer entender o ponto de vista dele. Isso também indica que o relacionamento esfriou.

Prioridade aos amigos – É ótimo sair ssozinha com a sua turma, mas quando você passa a só querer ficar com os amigos ou parentes, fique esperta. Tem algo errado dentro de casa.

Individualidade excessiva – Vocês podem estar sempre juntos, mas nunca sozinhos como um casal. Acabaram os programas a dois, os interesses em comum e o romantismo.

Brigas – Absolutamente tudo vira motivo de briga e discussão. Mesmo coisas bestas, como o jeito que ele come ou a roupa que você está usando.

Conflito no relacionamento

Foto: © Can Stock Photo

Quando perceber que alguns itens dessa lista estão presentes no seu casamento, é sinal de que vocês estão passando por uma crise, mas que não precisa ser o fim. Agora, existem alguns indicativos mais sérios, que mostram que talvez a separação seja a melhor saída para vocês dois.

Sinais de que o fim de um relacionamento está próximo

Ressentimento é maior do que a esperança – Você passa o dia inteiro remoendo brigas e acontecimentos do passado, ao invés de focar em encontrar soluções.

Indiferença – Quando as brigas são substituídas por reação nenhuma. Nada importa, não machuca ou encanta. Esse é um sinal claro de que o amor acabou, ou está para acabar.

Relacionamento em crise

Foto: © Can Stock Photo

Ironia, sarcasmo e falta de respeito – Se entramos em uma discussão com armas, se, ao invés de discutir, apenas acusamos o outro, gritamos, xingamos ou escondemos nossos sentimentos atrás de piadas ou trocadilhos, precisamos pensar se realmente queremos resolver a questão.

Falta de valores e objetivos comuns – É comum mudarmos de ideia e opinião ao longo dos anos, é maduro. O problema é quando não dividimos essas mudanças com o parceiro e, um belo dia você acorda e não tem mais nenhum valor em comum com ele, ou seus planos não são mais os mesmos. Indica falta de comunicação e é preciso muita discussão (saudável) para voltarem para a mesma página, ou a separação acontecerá.

Falta de confiança – Por mais que vocês tenham resolvido questões do passado, inclusive uma possível traição, um ainda não superou o acontecido e mantém o ressentimento sempre ali, pronto para entrar em qualquer discussão. É preciso confiar no outro e deixar o passado para trás.

Casal superando uma traição

Foto: © Can Stock Photo

Só um quer salvar o casamento – Se o sentimento já acabou para um dos dois, é sinal de que não há muito mais o que fazer. Não dá para enfrentar a luta sozinha.

Na verdade, o grande indicativo de que o seu casamento tem salvação vem de dentro. É preciso olhar para o seu parceiro e pensar: você ainda enxerga qualidades nele? O respeita e admira de alguma forma? Sente amor? Como se enxerga no futuro? Ao lado dele? Se respondeu sim a essas perguntas, então vale a pena lutar para recuperar seu relacionamento. Veja algumas dicas abaixo:

Como recuperar o casamento

Comece com a aceitação do outro – Ele não é igual a você e nem vai mudar. O que vai mudar é o relacionamento, o que é bem diferente de transformar um sapo em príncipe.

Antes de apontar os erros do seu parceiro – concentre sua energia em identificar os seus erros e em como você pode melhorar as suas atitudes.

Conversem muito – Sem agressões ou acusações. Procurem maneiras de se comunicar em que fique mais fácil de cada um expressar os seus sentimentos e comecem a trabalhar a partir daí.

Casal conversando sem agressões

Foto: © Can Stock Photo

Resgate o passado – Traga histórias do começo do namoro, fotos e tudo que puder lembrar dos pequenos detalhes que despertavam o encanto entre vocês. Ele ainda deve estar dentro do coração de cada um.

Escolha suas brigas – Não implique com qualquer coisinha que acontecer. A briga distancia o casal, o que não é bom nessa fase. Discuta apenas pelo que realmente incomoda você. Se ele fizer algo irritante, conte até 10 e respire fundo. Se continuar nervosa, talvez devesse conversar com ele sobre o assunto. Se passar, passou.

Conversa casal

Foto: © Can Stock Photo

Saia da rotina – É hora de investir em vocês. Marquem jantares românticos, uma viagem a dois, um cineminha. Façam os programas que os dois mais gostam e desfrutem dos hobbies um do outro.

Procurem um especialista – Muita gente tem medo de fazer terapia de casal, mas um psicólogo pode ajudá-los a enxergar a situação através de uma perspectiva diferente.

Casal conversando com o psicólogo

Foto: © Can Stock Photo

Qualquer tipo de relacionamento exige cuidado. Um casamento, onde a convivência é enorme, está exposto a mais crises. Não desista na primeira dificuldade. Se o sonho é ter uma família e um companheiro para a vida toda, vale a pena lutar por ele.

Por Vera Mesquita / Edição: Dona Giraffa

• 10 razões para que as pessoas não terminem relacionamentos ruins

Publicidade

2 comentários

  • Joanna disse:

    O término de um relacionamento é algo por que pouco realmente desejam passar. Ter de lidar com todo o desgaste e dor provocados principalmente com o fim de um casamento é complicado, porém, pode ser um momento de grande amadurecimento, autoconhecimento e principalmente crescimento pessoal. Hora de afinar sua maturidade!

    Responder
  • vilma disse:

    Estou casada à 15 anos .. depois de sempre fui caseira ,meu marido sempre bebeu a de vez em quando chegava tarde .. eu nunca saí sozinha. .. hj não sinto vontade de nada com ele ,ele tem muito ciúmes e me preciona o tempo todo… cansei de pedir pra parar de beber .. não gosto do cheiro dá bebida embora de vez em nunca bebo uma cervejinha… sou batalhadora trabalho em dois serviços ele é acomodado e não procura melhorar a vida finaceira embora trabalhe mais se enrola com as contas dele. .. eu gosto de cantar a perdi algumas oportunidades pra não contrariar ele .. estamos com desentendimento a alguns meses .. e eu não tenho vontade mais de permanecer casada .. embora ele seja carinhoso. . Mais muito egoísta,deixei de fazer tudo que gosto durante todos esses anos o agrada-lo… Mais temho dó da minha filha de 5 anos e tenho medo de me arrepender de separar mais pra frente. . Me ajudem não sei o que fazer.

    Responder

Deixe seu comentário