Parei de tomar o anticoncepcional, quanto tempo para engravidar?

Saúde / Menstruação

Existe um consenso entre alguns médicos de fertilidade que o uso do anticoncepcional pode retardar a gravidez depois que a mulher para de tomar por alguns meses… Isto é, depende do organismo de cada mulher, é claro.

Sendo assim, planejar uma gravidez pode demorar um pouco mais do que o esperado…

Mulher mão na barriga gravidez

Foto: © Can Stock Photo

Já que é bastante comum que, ao decidir ter um filho, o desejo é que isso aconteça o mais rápido possível, é normal que ocorra frustração porque nem sempre a gestação inicia com a velocidade que se gostaria.

Além disso, a demora pode se prolongar um pouco, de três a seis meses, já que é esse período, em geral, o necessário para que o ciclo menstrual se regularize.

No entanto, esse tempo de espera não está relacionado aos anos em que a mulher tomou anticoncepcional, mas sim, o tipo de contraceptivo que era utilizado e ao próprio organismo da mulher.

Vale dizer ainda que em torno de apenas 10% das mulheres engravidam logo no próximo ciclo menstrual depois de pararem com o anticoncepcional.

Soma-se a isso o fato que levantamentos apontam que, em média, os casais demoram em torno de um ano para conseguirem engravidar depois que iniciam as primeiras tentativas, independendo do método contraceptivo utilizado.

Cada corpo é diferente e, por isso, embora possam ser feitas estimativas, não existem regras inquebráveis. Por isso, é complicado definir um tempo e nem é indicado comparar-se a outras mulheres. No entanto, estudos afirmam que além da facilidade em um organismo eliminar os resíduos de estrogênio ou de progesterona do organismo, outro fator a se considerar é a dosagem do método.

Dessa forma, em termos gerais é possível dizer que anticoncepcionais mais fracos podem ser eliminados mais rapidamente do que os contraceptivos mais fortes. Além disso, as mulheres que usam os injetáveis devem somar à espera pelo início da gestação o período de tempo que eles têm efeito sobre o corpo.

• Pílulas anticoncepcionais mais utilizadas no Brasil

Com as pílulas é diferente, ou seja, depois de terminar a cartela e passar o intervalo de sete dias, em tese, o seu efeito acaba.

De qualquer forma, as chances de engravidar são maiores a partir do momento que as menstruações tornam-se regulares. Isso significa que depois de parar com o anticoncepcional o ciclo menstrual se regulou.

Como engravidar depois de parar o anticoncepcional

Existem casos em que o uso de anticoncepcionais injetáveis retarda a gravidez, pois o seu efeito costuma ser mais prolongado e o ciclo menstrual pode demorar um pouco mais para se regular.

Diante disso, pode se prudente, antes de parar completamente com o método contraceptivo, usar uma fórmula mais fraca para então terminar totalmente.

Método contraceptivo

Foto: © Can Stock Photo

Uma dica para evitar uma espera ainda mais longa pelo início da gestação é conversar com o seu ginecologista sobre a melhor forma de fazer essa transição.

Enquanto isso, as mulheres que usam o implante hormonal subcutâneo devem apenas ir ao médico para removê-lo, sendo que é possível engravidar em seguida.

Porém, da mesma forma, a primeira menstruação pode demorar alguns dias ou mesmo semanas para vir. Já a quem toma as pílulas tradicionais que costumam exigir uma pausa de sete dias e que normalmente combinam progesterona e estrogênio o melhor é, na hora que decidir engravidar, primeiro terminar a cartela e não parar com o seu uso de repente. (Pausa de 7 dias no anticoncepcional: entenda como funciona)

Além disso, é normal que atrase a primeira menstruação depois que você não está mais tomando a pílula, mas não necessariamente isso é sinal de que já esteja grávida. Vale atentar que isso não se refere ao sangue que vai aparecer logo ao final da cartela.

Por outro lado, as mulheres que usam pílulas de progesterona e que não precisam fazer a pausa de sete dias podem parar com o anticoncepcional a qualquer momento. Nesse caso, depois de algumas semanas a mulher vai começar a menstruar, quando é possível começar as tentativas de engravidar.

É possível engravidar até antes, porém, será difícil de calcular o dia do nascimento do bebê, que é baseado na data da última menstruação. É possível, entretanto, fazer o ultrassom em seguida para ajudar a estimar o provável dia do parto.

Dicas para engravidar depois que terminar o anticoncepcional

Por mais que para algumas mulheres seja quase impossível controlar a ansiedade de engravidar rápido, a verdade é que até mesmo isso pode atrapalhar o tão sonhado momento.

O melhor é iniciar uma rotina de atenções quanto ao seu ciclo menstrual para estar bem familiarizada com ele e aumentar as chances de ter o seu bebê.

Uma das dicas é ter relações sexuais, no mínimo, três vezes por semana, preferencialmente, em dias intercalados.

Casal na cama

Foto: © Can Stock Photo

Também é importante estar atenta aos sinais que o corpo dá sobre o dia mais fértil, que é quando a mulher está ovulando. Se você ainda não conseguiu definir a data no seu calendário de fertilidade, a dica é conversar com seu médico para descobrir através de exames simples e acompanhamento do ciclo.

Vale lembrar que de dois a três dias antes do meio do ciclo também são mais propícios para o espermatozoide fecundar o óvulo.

É por isso que é tão importante ter o acompanhamento médico – nesse caso de um ginecologista ou especialista em fertilidade.

Enquanto você e seu amor estiverem tentando engravidar e até mesmo antes, quando começarem os primeiros preparativos, você deverá fazer acompanhamento com exames diversos – eles avaliarão quanto tempo, a partir da sua idade, deverá demorar para que vocês consigam engravidar.

O mesmo serve para o seu parceiro, sendo que exames antes mesmo de engravidar podem prevenir certas doenças no bebê, inclusive, as hereditárias.

A mulher também deve certificar-se de que não possua doenças que pode passar para o bebê, como as doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, conforme a situação é possível ainda ter que consumir suplementos alimentares, embora muitas vezes o ferro, ácido fólico e outros nutrientes possam ser ingeridos nas doses suficientes por meio de uma alimentação equilibrada e saudável.

Alimentar-se bem, inclusive, é essencial para que o bebê se desenvolva perfeitamente durante o período de gestação.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

• Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida

Publicidade

59 comentários

  • Maiara disse:

    Eu tomo injeção trimestral eu nao tomei ela mais faz 1 mês e 2 dias posso fica gravida este período

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! Pode sim.

      Responder
  • Rosana disse:

    OlA tomo anticoncepcional há 6 anos ,parei tem 1 mês, será que demora muito pra engravidar…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oie! Vai depender do tempo em que seu organismo vai levar para se reequilibrar novamente. Cada organismo é único e reage de uma forma. Beijos!

      Responder
  • Flavia disse:

    Oi estou tentando engravidar pois tomei allestra 30 durante 5 anos e a 3 meses estou tentando.so q a minha menstruação antes de vir vem uma borra escura e depois de uns 8 dias a menstruação vem e eu estou com dor na barriga não consego deitar e deixar o braço em cima o q pode ser me ajudem por favor.obrigada

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Flávia, , melhor procurar um ginecologista e fazer exames de rotina para ver se está tudo bem. Beijos!

      Responder
  • Thata soeiro disse:

    Depois de 4 Meses Apos a Parada do anticoncepcional,Minha ” M ” Apareceu ❤ Ja Posso Tentar Engravidar Ainda esse Mês?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Pode sim! Treine bastante… 🙂

      Responder
  • Angela disse:

    Oi meu nome e angela,parei de tomar o anticocepcional tem uns 7 meses e n consigo engravidar!

    Responder
  • Erica disse:

    To meio o anticoncepcional injetavel perlutan por quase 10 anos , parei já tem 1 ano e meio e comecei as tentativas ( inclusive acompanhado a tabelinha de período fértil) a quase 7 meses… Será que é normal? …já que minha menstruação vem certinha?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Erica, pode acontecer sim. Faça um check up com um ginecologista para ver se está tudo bem, tente não ficar ansiosa e nervosa com isso pois, atrapalha e muito.

      Responder
  • Ane Souza disse:

    Tomei anticoncepcional por 10 anos parei já vai fazer 1 ano e nada ainda já estou desanimando

    Responder
  • Thata disse:

    Uma Duvida !!!

    Durante apos parar de tomar o anticoncepcional é normal ficar 3 meses sem M ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Thata, normal não é mas, pode acontecer. Tem que procurar um ginecologista, beijos!

      Responder
  • Eliane disse:

    Oi parei de tomar o anticoncepcional já fez três meses, ainda vai demorar muito eu engravidar,Eu tomava o nodertte

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Eliane, não tem como saber. Tudo vai depender do seu organismo até ele se equilibrar novamente. Beijos!

      Responder
  • Natali oliveira disse:

    Tomei anticoncepcional injeção durante 2 anos e já fazem 4 meses que não retornaram as minhas menstruações, posso estar gravida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Natali, procure um ginecologista para investigar essa ausência menstrual. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário