Conheça nomes diferentes, inspirados em mitos e lendas

Nomes de bebê

Quando engravidamos, todos ficam loucos para saber o sexo do bebê. “ E aí? É menino ou menina?” Quando finalmente descobrimos, lá pelo quarto ou quinto mês, a próxima pergunta que nos cerca é a respeito do nome. Nesse momento surgem dúvidas e discussões. A mãe gosta de um nome mais diferente, o pai prefere algo mais tradicional ou vice e versa. Buscamos inspiração em parentes queridos, personagens de novelas, personalidades importantes, sonhos e até religião.

Gravidez

Foto: © Can Stock Photo

Hoje em dia muitas pessoa procuram nomes diferentes, com significados fortes e histórias interessantes por trás. É cada vez mais comum conhecermos pessoas com nomes inusitados, que no começo soam estranhos, mas que com o tempo passam a fazer sentido para nós. Que tal basear o nome de seu filho ou filha em heróis da mitologia?

Existem diversas opções recheadas de aventuras e aprendizados. São histórias que vêm da Grécia antiga, dos países nórdicos e até do Brasil. Nós listamos 18 para você se inspirar.

Nomes de meninas inspirados em mitos e lendas

Iara – Esse nome vem do folclore brasileiro. Iara é uma sereia que vive nos rios do norte do país. Ela passa o dia apreciando sua beleza e cantando. Sua voz atrai os homens ao fundo do rio, de onde nunca mais voltam.

Dafne – Essa personagem faz parte da mitologia grega. Ela foi o primeiro amor de Apolo. O cupido, para pregar uma peça no deus, lançou-lhe uma flecha que o deixou apaixonado pela ninfa, mas ao mesmo tempo, a flechou de uma maneira diferente. Enquanto ele estava louco por amor, ela estava horrorizada com a ideia de se apaixonar.
Inclusive, se transformou em árvore para fugir de seu pretendente.

Penélope – Também vem da mitologia grega. Penélope era mulher de Ulisses. Quando ele foi lutar na guerra de Troia, muitos pretendentes tentaram conquistar seu coração, mas ela era fiel ao marido. Prometeu que escolheria um novo marido quando terminasse de tecer um manto, mas ninguém sabia que ela desfazia a noite, o trabalho do dia inteiro, portanto, ela ficou sozinha até o retorno de seu amor.

Bebê com roupa rosa

Foto: © Can Stock Photo

Diana – Este é o nome da Lua na mitologia grega. Diz a lenda que ela se apaixonou por um humano chamado Endímion e desceu até a Terra para beijar-lhe os lábios. Ela cuidava dele para seu rebanho crescesse e sua saúde não fosse prejudicada.

Helena – Este nome é mais popular. Ela era conhecida na Grécia como uma das mulheres mais lindas do mundo e foi uma personagem importante na guerra de Troia. Ela abandonou seu marido, Menelau, em Esparta, para fugir com um novo amor. A guerra começou como uma maneira de resgatá-la.

Isis – Nome de uma deusa egípcia, que era exemplo de mãe e mulher. É a deusa da fertilidade e do amor maternal. Ele significa: “nasci de mim mesma”.

Afrodite – Ela é conhecida por todos nós por ser a deusa do amor e das grandes paixões. A lenda conta que sua mãe pediu ao filho Cronos que cortasse as genitais de seu marido e as jogasse no mar. A partir dessa parte do corpo, ela nasceu e veio ao mundo para encantar a todos.

Bebê deitada

Foto: © Can Stock Photo

Nice – Na mitologia grega, esta deusa representa a vitória e normalmente é retratada com asas.

Cibele – Esta é a deusa grega que é conhecida como a “Deusa Mãe”. Representa o ciclo da vida, o nascimento e a morte.

Nomes de meninos inspirados em mitos e lendas

Apolo – Um dos deuses mais conhecidos de toda a mitologia, ele é um deus olímpico, além de ser o deus da cura, da proteção e da verdade. Tinha muitos atributos, por isso sua popularidade é tão grande. Se apaixonou por Dafne e a perseguiu até que ela virasse uma árvore.

Hércules – Era filho de um deus com uma mulher mortal, o que causava muita inveja em Juno, mulher oficial de seu pai. Por conta dela, foi colocado a prova durante toda a sua vida. É conhecido por ser submetido a 12 tarefas que pareciam impossíveis e vencê-las todas com coragem, inteligência e força.

Menino com blusa listrada

Foto: © Can Stock Photo

Aristeu – Era filho de uma ninfa e foi o precursor da apicultura. Por conta de uma vingança dos deuses, perdeu todas as suas abelhas e precisou domar um vidente poderoso para consegui-las de volta.

Ulisses – Este é o personagem principal da Odisséia, obra de Homero, que narra suas aventuras. Um dos guerreiros mais conhecidos de todas as histórias gregas, lutou em Troia e retornou para sua esposa, Penélope.

Leia também:

• Nomes compostos para bebês: 30 ideias interessantes e seus significados
• Nomes inspirados na natureza: veja ideias incríveis para batizar o seu bebê

Ícaro – Também personagem de histórias gregas, é conhecido por sua ousadia. Ele fez um par de asas com cera e penas para escapar de um labirinto, mas foi advertido a não voar muito alto. Não ouviu a recomendação e se aproximou muito do Sol, que derreteu a cera e desmontou o artefato. Ele caiu no mar e morreu afogado.

Eros – Significa paixão e é o nome do Cupido, filho de Afrodite, que carregava suas flechas que faziam com que as pessoas se apaixonassem.

Thor – Personagem da mitologia nórdica, é muito conhecido pelo personagem dos quadrinhos e dos filmes de sucesso. Filho de Odin e deus do trovão, é um dos mais fortes de todos, graças a seu martelo, que só ele consegue carregar.

Bebê com olhos azuis

Foto: © Can Stock Photo

Adônis – Um jovem belo que se apaixonou pro Afrodite e a encantou também. Se amante, Ares, quis se vingar do rival e se transformou em javali, matando-o. Diz a lenda que o sangue dessa luta manchou rosas brancas e foi assim que surgiram as rosas vermelhas.

Guaraci – Esse nome vem da nossa própria mitologia. É a representação indígena do deus Sol e é associado à pureza e à verdade.

Como você pode ver, na hora de escolher o nome do seu filho vale quase tudo. Lembre-se que nomear é alguém é uma responsabilidade muito grande. O mais importante é que você e seu parceiro estejam alinhados com relação à escolha.

Sempre vai ter algum parente para criticar, por mais comum ou extravagante que ele seja. Não leve em consideração a opinião alheia. Escolha com o coração. Opte por um nome que faça sentido para vocês dois e com certeza farão a escolha certa.

Por Vera Mesquita / Edição: Dona Giraffa

• Sugestões de nomes para bebês: tendências para 2017

Publicidade

Deixe seu comentário