Namorado psicopata: veja cinco sinais de que você deve cair fora da relação

Relacionamento

Ele é manipulador e agressivo. Tenta manter você no controle, reage com violência frequentemente e é capaz de pedir desculpas derramando lágrimas quando você está prestes a desistir de tudo. Pequenas coisas são motivos de surto e, nas discussões, você é sempre a culpada.

Homem implorando

Foto: © Can Stock Photo

Se essas características descrevem por completo ou um pouco da personalidade do seu namorado, isso significa que talvez você esteja lidando com um psicopata ou sociopata. Na visão popular, a psicopatia se traduz como uma alta capacidade de cometer assassinatos sem remorso. No entanto, nem sempre o portador deste transtorno é capaz de ir tão longe.

• Saiba a diferença entre psicopata e sociopata?

O fato é que, quando uma pessoa se envolve com um psicopata, as chances de sofrer na relação são grandes. Há muitas mulheres que acreditam em promessas e que o parceiro poderá mudar e se tornar uma pessoa atenciosa, carinhosa e com um comportamento normal.

Porém, são essas ilusões que fazem com que a relação chegue ao limite. Para muitas vítimas de psicopatas, a decisão de por um fim no relacionamento só é tomada após grandes sofrimentos. Você não precisa cair no poço para saber que não irá gostar e, se o seu namorado apresentar alguns dos sinais abaixo, não hesite em terminar a relação o mais rápido possível.

1. Manipulação

Um psicopata pode ser sedutor, envolvente e muito atraente. Ele tem o dom de fazer com que qualquer mulher caia aos seus pés e sabe agir como um verdadeiro príncipe encantado para conseguir o que deseja.

Homem manipulador, controlador e agressivo

Foto: © Can Stock Photo

Entretanto, com o passar do tempo, este tipo de homem se mostra um verdadeiro manipulador e controlador. Ele pode convencer você a fazer coisas que não aprove e ele sabe como moldar o seu comportamento. Repare se ele faz exigências, tenta mandar na sua vida ou possui dificuldade em aceitar o seu modo de ser.

Se ele for um manipulador, poderá encontrar defeitos em tudo o que você faz e poderá convencê-la a mudar da maneira que ele deseja. Outro detalhe também é importante: ele acaba com a sua autoestima, faz com que se sinta inferior, feia, pouco atraente ou burra.

2. Agressão e desculpas

Chamado oficialmente de Transtorno de Personalidade Dissocial, a psicopatia faz com que o individuo se torne agressivo na maioria dos casos. De acordo com alguns estudos, o transtorno chega a ter uma ocorrência de 60% entre presidiários, um dado que mostra que os portadores podem cometer crimes graves e sem sentir nenhuma culpa ou arrependimento.

Homem descontrolado

Foto: © Can Stock Photo

Se o seu companheiro já reagiu agressivamente, seja com gritos ou com violência física, é um grande sinal de que ele pode ter o transtorno. Após partir para a agressão, muitos são capazes de simular arrependimento e até de chorar para serem perdoados, mas voltam a cometer os mesmos delitos.

Se você já passou por esta situação, saia desta relação o mais rápido possível. Um homem que é capaz de levantar um dedo para a uma mulher não será capaz de fazer você feliz, mesmo que pareça estar mudando ou disposto a mudar. Lembre-se de que se trata de uma doença psicológica grave.

3. Histórias mirabolantes

Um bom manipulador é também um bom mentiroso. A maioria das pessoas sente culpa ao mentir, ficam nervosas e se arrependem quando precisam inventar uma história para justificar algo.

Quando se trata de um psicopata, não há sentimento de culpa ou remorso. Ele pode criar histórias detalhadas com naturalidade e agir de forma tranquila mesmo que você descubra tudo. Quando não há mais saída para enganar, ele poderá partir para o próximo passo, que é arrumar uma maneira de culpar você pelo comportamento dele.

Leia também:

Sete tipos de homens para manter distância
Confira 10 tipos de homens que não vale a pena investir!

4. A culpa é sempre sua

Quem cai nas garras de um psicopata pode perceber esse desvio de comportamento facilmente. Ele nunca estará errado, independentemente do teor da discussão. Mesmo nos piores casos, ele sempre dará um jeito de colocar toda a culpa em você, virar o jogo e fazer com que você se sinta mal por algo que não fez.

Homem mentiroso

Foto: © Can Stock Photo

Se ele não é capaz de assumir os próprios erros e faz com que você se sinta frequentemente culpada, saiba que é uma das principais atitudes de um manipulador. Não caia no jogo dele, reflita sobre a situação e tente se afastar desta pessoa. Lembre-se de que discutir com um psicopata nunca será uma boa ideia, mesmo que você esteja coberta de razão.

5. Promessas que não são cumpridas

Ele irá prometer mundos e fundos para você com muita frequência, principalmente quando perceber que você está no limite e prestes a terminar tudo. Este tipo de homem pode fazer um verdadeiro teatro para conseguir o que deseja e convencer qualquer mulher a perdoá-lo.

Homem mentiroso

Foto: © Can Stock Photo

Fique atenta as promessas, a incapacidade de leva-las a sério e em como o comportamento dele muda quando as coisas estão realmente sérias. Se você cair na lábia dele, nunca será capaz de se libertar dessa relação de dominância e que só causa sofrimento na sua vida.

Fique atenta:

• Abra os olhos com crises de ciúmes e tentativas de controlar a sua vida e a sua rotina;

• Analise se ele faz escândalos por coisas pequenas. Um psicopata pode perder o controle por que acha que você se sentiu atraída por um desconhecido na rua, por exemplo.

• Jamais permita que um homem levante um dedo para você e se afaste imediatamente caso ocorra;

• Não deixe também que ele levante a voz, grite com você e diga coisas ofensivas. Este tipo de comportamento está longe de ser normal ou saudável.

Mulher sofrendo ameaça

Foto: © Can Stock Photo

• Denuncie ameaças para a polícia, fique longe e não deixe que ele saiba da sua vida pessoal;

• Não acredite em promessas e lágrimas, ele pode estar tentando comover você com falsidade;

• Não acredite em mudança só por que ele age normalmente de vez em quando. Um psicopata não se comporta de forma descontrolada sempre, mas possui crises frequentes em que você sai perdendo;

• Se você quer ajudá-lo, convença o seu parceiro a buscar um tratamento, como a psicoterapia. Embora a doença não tenha cura, é possível obter melhoras no comportamento. No entanto, romper a relação sem dúvidas será o melhor para você.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• 10 atitudes que acabam com qualquer relacionamento

Publicidade

11 comentários

  • ANGELICA CAVALCANTE DE MORAES disse:

    Tenho enfrentado um relacionamento super dificil. Ele sempre acha que está certo. Eu estou sempre errada.. Domingo eu precisava fazer prova e no sábado estava revisando o conteúdo. Ele trabalha fora e passa a semana fora de casa. No sabado não pude dar atenção pra ele. Ele saiu chateado. Fez o maior drama dizendo que fica mendigando atenção. Eu sempre recebo ele bem com sorriso abraço carinho. Um único dia que precisava me concentrar pra prova no dia seguindo já fez uma tempestade. Fui fazer a prova super estressada. Triste pra baixo. O resultado claro foi péssimo. Não alcancei nem a média. No dia seguinte, não consegui conter a minha frustação. Quando ele perguntou se estava chateada não esitei em afirmar. Quando surpreendente ele disse: “Eu que devia estar chateado”. Nesse momento não quis dar continuidade do assunto pois com ele é perda de tempo. Ele acha que sempre está certo. 🙁

    Responder
    • Nine disse:

      eles sao assim o meu não desgrudava de mim mas quando ele nao queria estar grudado dizia que eu nao respeitava o cansaço dele o trabalho e o tempo que ele tinha com o filho me dizi assim vc nao respeita isso me chamava de chata mas quando eu queria um tempinho ele me sufocava

      Responder
  • ANGELICA CAVALCANTE DE MORAES disse:

    Tenho enfrentado um relacionamento que detroi a minha alto estima. Estou sempre triste. Mesmo quando está tudo bem ainda me sinto mal. Tenho um filho com ele. Ele é explosivo, explode por qualquer motivo. Basta se sentir contrariado, ou algo não sair como planejado. Não aguendo mais. Me ajudem.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Angélica, se voce acha que vale a pena continuar, tente mostrar pra ele tudo isso que você relatou. Eu sei que ele provavelmente não irá reconhecer esse comportamento mas, tenha diálogos com ele sobre isso, eu disse diálogos e não brigas. Deixe ele bem a par de tudo e seja como será a reação dele, se terá mudanças, nem que seja um esforço da parte dele. Se não mudar nada, aí você terá que tomar uma decisão sobre isso. Beijos!

      Responder
    • Nine disse:

      Flor eu me sentia assim,frustrada triste desmotivada.
      Eu me sentia presa apesar de toda a minha insatisfação porque ele fazia tudo isso era grosseiro egoista me culpava por tudo ate me dizia que a culpa foi minha dele ter saido com a outra porque eu o deixei abandonado sendo que ele me traia porque bem queria

      Responder
  • Camila disse:

    Eu fui casada durante dez anos e d vdd parando pra pensar nunca fui feliz pra ajudar mais ainda ele é usuario de drogas e tem problemas com bebida eu sempre achei q ele ia mudar tivemos dois filhos juntos e isso foi a unica coisa boa desses dez anos ele me falava coisas horriveis q eu era um lixo que ninguem nunca ia me querer q eu era uma caida coisas assim e depois dizia q me amava como se nunca tivesse me ofendido a gente se pegava na pancada vira e mexe e depois normal pra ele saia gastava o dinheiro achava q todos os homens q passavam na rua estavam me querendo um dia ele disse pra mim um desconhecido q passou e me olhou a culpa era minja por estar dando liberdade q era o meu batom q fez com q o cara me olhasse q era pra eu tirar o batom q eu estava dando liberdade pros outros olha resumindo ate com as crianças ele mudou e fato d usar droga so piorava o caso ate isso era minha culpa mais chegamos no limite d quase um primo dele matar ele pois eu sai d casa e ele foi atras d mim querendo q eu voltasse eu nao voltei mais ele me mandou embora e disse q aquele dia eu teria q sair então eu sai mais na madrugada ele naquela cada vazia enlouqueceu e foi atras d mim quis me agredir e um primo dele acabou batendo nele machucando ele feio hoje estamos separados e ja faz uns 4 meses q nunca mais o vi ele nao paga pensão nao ve as criancas nao temos mais contato e d vdd é melhor assim eu nao proibi ele de ver os meninos mais ele mesmo q sumiu e se afastou mais ainda tenho a sensação que a qualquer hora ele vai aparecer e o inferno vai começar tudo d novo

    Responder
  • Anônima disse:

    Como faço para por fim defitivamente em um relacionamento assim, pois eu termino mas ele fica na porta de casa fazendo greve de fome e falando que o fim não é possível pra ele e só vai aceitar o fimeu por um motivo sério, ele acha que brigamos por besteira mas ele que não releva nada é super alterado, cada vez que eu o perdôo pra mim é uma derrota, não queria chamar as autoridades pois o caso não está tão sério entretanto quero por um fim nisso, como poderia fazer isso?

    Responder
    • Anônima disse:

      Fim*

      Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Nossa, é uma situação complicada. Converse com ele sério, exponha os seus motivos e seja firme na sua decisão, não volte atrás. Cada vez que você o perdoa, é um ponto pra ele pois assim ele sabe como fazer você desistir da sua decisão. Se ele ficar muito alterado, e começar com as greves, converse com a família dele a respeito para tentar ajudá-lo.

      Responder
    • Maroca disse:

      Nossa!! Esses tipos de homens são os piores, ciumentos possessivos , choram fingindo sentimento, destroem o sentimento que vc pode sentir por eles. Procure se afastar, eles impedem vc de crescer, são uns doentes e terminam destruindo e traindo a família

      Responder
  • Amanda disse:

    Eu sou psicopata! 🙂

    Responder

Deixe seu comentário