Afinal, aveia engorda ou emagrece? Tire suas dúvidas

Saúde e Bem estar

A polêmica da aveia é antiga e o cereal já foi acusado de ter propriedades que favorecem o ganho de peso, principalmente devido aos seus carboidratos. Rica em ferro, proteínas, cálcio, vitaminas e minerais, o alimento representa, na verdade, uma excelente combinação para a saúde e bem-estar.

Vasilha com aveia

Foto: © Can Stock Photo

Diferente do que muitas pessoas imaginam, o alto valor nutritivo do alimento não ajuda a engordar, pelo contrário, contribui para o emagrecimento e para o fim das gordurinhas localizadas. A aveia possui um baixo índice glicêmico, o que faz com que a quantidade de açúcar no sangue seja nivelada devido à lenta absorção dos carboidratos presentes no cereal.

Através de um consumo diário e principalmente com a alta ingestão de água, é possível transformar a aveia em uma espécie de gel, que limpa a gordura, impede sua absorção e ainda melhora o funcionamento do intestino, além de outros benefícios imediatos.

Porém, não se preocupe em beber dois litros de água por dia. Este mito já foi derrubado com a ideia de que a água contida nos alimentos faz parte destes dois litros que devem ser ingeridos diariamente.

Confie na sua sede e beba água quando sentir vontade e principalmente durante a ingestão do cereal. Veja abaixo algumas informações importantes sobre a aveia e dicas para atingir a alimentação ideal para o emagrecimento e a boa nutrição do organismo:

Propriedades da aveia

A aveia é um alimento que possuí um excelente valor nutricional. O cereal é rico em fibras solúveis e insolúveis, como a beta-glucana, que contribui para o controle da glicose no sangue, a redução do LDL (colesterol ruim) e a saciedade.

Cereal em flocos

Foto: © Can Stock Photo

Com uma porção de aveia no café da manhã. É bem provável que você se sinta satisfeita até a hora do almoço e faça a próxima refeição do dia sem a necessidade de exageros. O alimento também contribui com o controle da pressão arterial e pode ser muito importante na prevenção de doenças.

Inclua na dieta

Com tantos benefícios e propriedades nutritivas importantes, você poderá incluir a aveia na sua dieta sem medo. O recomendado é três colheres do alimento por dia, sendo que o café da manhã é o melhor momento para o consumo.

Porém, você poderá consultar um nutricionista para fazer uma dieta focada a sua condição física e consumo calórico, o que pode aumentar ou reduzir a porção diária de aveia de acordo com a avaliação de um profissional. É muito importante consultar um médico para ter certeza de que a dieta está no melhor caminho e poderá proporcionar os resultados desejados.

Benefícios da Aveia para saúde

Foto: © Can Stock Photo

A aveia possui cerca de 120 calorias em cada duas colheres de sopa e pode ser consumida de formas variadas. É possível encontrar o alimento em flocos, farinha ou farelo. Você poderá consumir com água, com banana ou outra fruta e até mesmo adicionar os farelos em uma salada.

Consumir com os vegetais é uma forma de ingerir o cereal sem sentir muito o gosto, caso não seja da sua preferência. Porém, mesmo que não goste muito de aveia, lembre-se de que é importante consumir e há sempre uma saída para que o alimento seja ingerido sem que você sinta o gosto.

Cuidados

A aveia em si é muito saudável e não contribuir com o ganho de peso de maneira alguma. No entanto, é possível encontrar algumas opções de misturas com aveia no mercado, como com chocolate ou outros alimentos doces e calóricos. Tenha cuidado na hora de misturar a aveia para fazer a refeição.

Travessa de Aveia

Foto: © Can Stock Photo

A combinação ideal é de iogurte com aveia, pois os dois alimentos são nutritivos e essenciais ao organismo. Evite comer aveia com leite, pois a bebida prejudica o funcionamento do intestino. Evite também consumir aveia com alimentos doces, sendo que apenas frutas e no máximo uma colher de mel é permitida.

Na dúvida, não deixe de consultar um especialista e fique de olho nas tabelas nutricionais. Iogurte, por exemplo, embora seja a melhor combinação, pode ser vendido com diversos sabores que recheiam o alimento de açúcar. Se não houver cuidado, a boa intenção de se alimentar melhor pode ir por água abaixo sem que você perceba.

Dieta ideal

• Quem quer emagrecer está sempre em busca de alimentos saudáveis e que possam substituir refeições calóricas e gordurosas. Enquanto o cereal é uma mão na roda como café da manhã, outros alimentos também podem fazer muito pelo o seu emagrecimento e bem-estar, incrementando a sua rotina alimentar.

• O óleo de coco extra virgem, por exemplo, é uma gordura natural que pode substituir a margarina ou a manteiga na cozinha. Você poderá passar o óleo no pão ou utilizar em diversas receitas. Além de ser totalmente natural, a gordura contribui com o emagrecimento e não com a formação dos pneuzinhos indesejados.

Leia também:

Dieta da aveia: enxugue 5 kg em 1 mês
Conheça os benefícios da banana para a saúde

• Outras substituições também podem ser feitas na sua rotina. Tenha preferência por alimentos integrais e compre produtos mais naturais. Corte as sobremesas e doces em excesso e procure consumir uma variedade maior de vegetais ao dia. Confie também nos sucos verdes para aumentar a sua nutrição de forma simples e fácil.

• Emagrecer não é tão difícil, desde que haja um pouco de consciência e dedicação. Tenha foco nos resultados que você irá obter em longo prazo. Uma das maiores limitações de pessoas que querem emagrecer e não conseguem é o fato de se renderem aos prazeres momentâneos, como a ingestão de doces e alimentos gordurosos.

• Além disso, tenha uma rotina de atividade física aeróbica e também um pouco de malhação. (As diferenças entre os exercícios aeróbio e anaeróbio) . Consulte profissionais de saúde para ter uma orientação mais adequada e se mantenha focada nos resultados que gostaria de ver. Após algum tempo, você provavelmente irá gostar da nova rotina alimentar e irá perceber também um bem-estar maior no dia a dia.

Correndo nas Montanhas

Foto: © Can Stock Photo

• A aveia será apenas uma parte pequena deste processo, que irá exigir total dedicação diária. Não tenha pressa para ver os resultados, apenas faça as coisas da melhor maneira possível e espere para ver todos os seus esforços serem premiados em uma subida a balança. Quer pagar para ver?

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Publicidade

Deixe seu comentário