Dicas fáceis e infalíveis para acabar com cupins e brocas de madeira

Casa

Os cupins e as brocas de madeira são verdadeiras pragas urbanas que vem causando altos prejuízos todos os anos. Os insetos se alimentam de madeira e vivem no interior dos móveis e estruturas em muitas residências. Quando não são combatidas, as pragas podem destruir completamente a madeira, provocando um estrago irreversível.

Como eliminar cupins

Foto: © Can Stock Photo

Antes de entrar na luta contra os insetos, é importante saber mais sobre a natureza desses animais e entender as diferenças entre as brocas e os cupins. Os dois insetos provocam danos no material, se alimentam de madeira e fazem furos na carcaça. No entanto, são espécies totalmente diferentes e com hábitos também distintos.

As brocas são na verdade pequenos besouros de vida curta. Esses insetos vivem independentes um do outro e danificam a madeira quando ainda estão na fase de larva. Ao se tornar adultas, as brocas colocam seus ovos e saem da madeira, indo infestar outros locais durante as 24 horas que possuem de vida.

O tipo de dano que as brocas e os cupins causam na madeira é uma forma fácil de diferenciar os insetos. As brocas esfarelam a madeira, fazendo com que saia uma espécie de pó pelos buracos formados. Quando a infestação é de cupins, que são insetos mais sociáveis, o dano no móvel é percebido através da formação de pequenos grãos.

• Veja a diferença entre o resíduo feito pelo cupim e a broca

Saber que tipo de praga você está combatendo é o primeiro passo para obter sucesso na dedetização. Nem todos os produtos utilizados em casos de cupins funcionam também para brocas, embora alguns deles possam ser usados para acabar com ambos os problemas. Veja abaixo como lidar com esta situação e como se livrar da infestação de insetos na madeira:

Examine a madeira

Antes de procurar os melhores produtos para cupins ou brocas, é importante examinar com cuidado a madeira que parece estar infestada, além de inspecionar também outros móveis da casa que podem estar iniciando uma infestação sem que você nem imagine. Lembre-se de que quanto mais cedo o inseto for combatido, menores serão os danos ao móvel.

Descupinização

Foto: © Can Stock Photo

• Procure por buracos na madeira, fendas e flacidez. Este é o primeiro indício de uma possível infestação por algum tipo de inseto.

• Verifique se a madeira está oca e dê algumas batidas para testar a residência do material. Uma dica é empurrar a madeira com uma chave de fenda para ver se há canais feitos pelos insetos.

• Veja que tipos de resíduos aparecem em volta do móvel. Se você encontrar um pó bem fino, provavelmente a infestação é de brocas, se localizar resíduos mais granulados, saiba que está lidando com cupins.

• Faça o mesmo procedimento com outros móveis próximos, mesmo aqueles que parecem não estar com nenhum inseto no interior. Verifique a resistência e a presença de resíduos.

• Se conseguir confirmar a presença de insetos na madeira, separe o móvel para que o problema seja combatido longe do resto da mobília da casa.

Leia também:

Saiba quais são as madeiras mais resistentes ao ataque de cupins e brocas
Problemas com Cupins? Tire suas dúvidas:

Produtos no mercado

Há centenas de venenos e produtos específicos para exterminar cupins e brocas. Alguns produtos possuem um cheiro muito forte e não devem ser utilizados no interior das residências, além de exigir que o manuseamento seja feito com muito cuidado para não prejudicar a saúde do usuário.

Na hora de utilizar produtos próprios na madeira, você poderá contar com a ajuda de um profissional. Isto irá garantir que você consiga se livrar da praga de forma segura e eficiente, já que o profissional tem um material adequado para se proteger e está acostumado a manusear produtos fortes.

Como acabar com cupins

Foto: © Can Stock Photo

Uma opção de produto eficiente e que não possui um odor forte é o Pentox Aerossol. Você poderá utilizar o produto dentro de casa e de forma fácil, já que o tratamento ocorre através de jatos nos buracos da madeira. O produto acaba tanto com brocas quanto com cupins e, embora não tenha fortes odores, é necessário utilizar luvas e acessórios que protegem o rosto.

Lubrificante WD-40

Um produto com mil e uma utilidades e que também serve no combate as pragas de madeira é o Lubrificante WD-40. Funcional principalmente no caso de cupins, o óleo gruda e sufoca os insetos, além de limpar e proteger a madeira. Apenas espirrar o produto nos buracos da madeira pode ser suficiente para controlar a infestação, principalmente por que os insetos morrem com bastante facilidade.

Gases tóxicos

Um método eficiente no combate às brocas é a utilização de gases tóxicos, que substituem o oxigênio da madeira e provocam a morte dos insetos. No entanto, como este método faz o uso de produtos tóxicos, é necessário orientações profissionais e, se possível, a ajuda direta de um especialista para evitar danos à saúde da família.

No caso das brocas, os gases são mais eficientes do que o uso de inseticidas comuns, pois as fezes do inseto fazem uma barreira que impede que o produto chegue até as larvas. Embora não sirva para acabar com a infestação, os inseticidas podem ser úteis na prevenção, pois impedem que os ovos sejam deixados na madeira contaminada.

Como prevenir

Prevenir é sempre o melhor remédio em qualquer ocasião, principalmente quando o assunto é cupins e brocas de madeira. Embora os insetos ataquem qualquer tipo de madeira, procure sempre investir em materiais novos, já que madeira de segunda mão e móveis antigos podem sofrer facilmente com a entrada de pragas.

• Procure também passar uma tinta na madeira e verniz. Os produtos ajudam a proteger o material e a evitar que os insetos se instalem. Separe a madeira que está infestada e cuide dos móveis que aparentemente não possuem nenhum problema de insetos no momento.

• Você poderá utilizar inseticida e outros produtos para evitar que o ambiente do interior da madeira se torne adequado à proliferação das pragas. (Você pode utilizar o Pentox Super Dupla Ação para tratamento preventivo ou curativo) Verifique constantemente a qualidade da madeira fazendo testes de resistência e procurando por resíduos que possam estar se formando.

Foto de cupins

Foto: © Can Stock Photo

• Se você encontrar algo de errado com a madeira, procure tratar o material o mais rápido possível. Muitas pessoas resolvem ignorar o problema por aparentemente não estar provocando grandes danos no material. No entanto, a ação das pragas é gradual e, se não forem combatidas, o móvel poderá ceder e se tornar inutilizável após algum tempo da infestação.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Saiba como eliminar de vez o mofo da sua casa

Publicidade

11 comentários

  • Nair Santos Capella disse:

    Gostaria de ter orientação, como/onde encontrar os produtos indicados p/combater os cupins.

    Responder
  • Sebastião Domingos disse:

    É excelente o vosso site. Continue com vosso bom trabalho para a nossa instrução.

    Responder
  • Damiao disse:

    Muito boas as dicas do site. Parabéns pelo conteúdo e pela ajuda para resolver alguns problemas caseiros.

    Responder
  • AUGUSTO DA SILVA disse:

    Tenho em duas portas no apartamento na praia pó no chão, tudo indica que é broca, aqui na Praia Grande aonde encontro o produto adequado para extermina-los.
    Grato
    Augusto

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Augusto, obrigado pelo comentário!

      Procure em lojas de produtos agrícolas e em lojas de materiais de construção em sua cidade.

      Boa Sorte!
      Beijos.

      Responder
  • Marcia Gentil disse:

    Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar! Ótimas dicas, práticas e inteligentes! E so tomar cuidado com produtos químicos pesados, que na maioria das vezes nao são necessários.

    Responder
  • Guru da Vida disse:

    Outra maneira é utilizar aqueles desingripantes automotivos, funciona muito bem.

    Responder
  • Vera disse:

    Gostaria de saber quanto tempo tecidos teriam que ficar sem manuseio para sofrer danos (furos) de cupins ou brocas

    Responder
  • Pedro disse:

    Óleo diesel funciona contra cupim ou não

    Responder
  • Marlene disse:

    Na minha casa os cupins estão devorando as madeiras e foram trocadas não faz muito tempo, não sei oque fazer.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Marlene, tente um serviço de dedetização o mais rápido possível pois, pelo jeito já se alastrou muito né. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário