Emagreça correndo: 10 razões para você adotar a atividade no dia a dia

Saúde e Bem estar

Uma atividade prazerosa, simples e muito eficaz, a corrida já se tornou rotina para milhares de pessoas no mundo todo. Uma ida a um parque público em qualquer dia da semana é suficiente para observar moradores locais praticando o famoso cooper ou até mesmo para ver pessoas treinando para maratonas.

Mulher se exercitando

Foto: © Depositphotos

Para emagrecer, a atividade é muito eficiente na queima de calorias, contribuindo para o fim do acúmulo de gordura no organismo e os indesejáveis pneuzinhos. No entanto, como qualquer outra atividade, é preciso ter persistência e transformar em um hábito para experimentar os resultados positivos de forma plena.

Além disso, é muito importante também contar com orientações, seja a ajuda de um profissional ou através de outros recursos. Lembre-se de adquirir um tênis próprio para corrida e inicie o seu treino aos poucos. Não corra mais do que a sua resistência permite e faça intervalos de um ou dois dias entre os treinos. Veja 10 benefícios da corrida e descubra porque essa atividade pode ser exatamente o que você procura:

1. Atividade gratuita

São poucas as atividades físicas que saem de graça como a corrida. Para quem gosta de malhar, é preciso frequentar academias na maioria das vezes, enquanto que atividades aeróbicas podem exigir a presença em aulas específicas, como de natação, pilates ou ginástica.

A menos que você contrate um profissional para auxiliar nos treinos, a corrida acaba saindo totalmente gratuita, proporcionando uma manutenção completa da saúde sem a necessidade de investimentos mensais. Econômico e prático, o usuário tem nas mãos o controle do exercício com pouco investimento financeiro.

2. Você pode se exercitar quando quiser

Totalmente flexível, a corrida é uma atividade individual que pode se encaixar perfeitamente na rotina de qualquer pessoa, até dos mais ocupados. Você pode escolher os horários e locais desejados, definir a rota de corrida e o tempo dedicado para a atividade por semana.

Tênis para corrida

Foto: © Depositphotos

Defina também metas, exercícios intercalados e dias certos para se exercitar. É importante seguir algum calendário com disciplina, para que a atividade não seja esquecida e comece a não produzir o efeito desejado.

3. Aplicativos ajudam na orientação

Para quem não quer contratar um profissional para orientações, vale a pena seguir algum aplicativo de corrida para smartphones. O Runtastic, Run Keeper ou o “Corrida”, em português, são aplicativos que marcam a rota, anunciam as calorias perdidas, o tempo da corrida e os quilômetros rodados.

Alguns aplicativos apresentam também dicas completas, como os cuidados com a alimentação, tempo ideal de intervalos entre as corridas e outras orientações importantes. No entanto, é importante tomar cuidado e reduzir o ritmo se sentir algum tipo de tontura durante os treinos. Faça também uma avaliação médica antes de iniciar a atividade.

4. Alta queima de calorias

Três quilômetros de corrida são suficientes para mandar mais de 200 calorias embora. Para quem for um pouco mais além e conseguir correr por dez quilômetros, o gasto ultrapassa 800 calorias. Embora não pareça muito, a perda calórica começa a fazer diferença com o tempo e com o aumento da resistência física.

leia também

Saiba como iniciar uma rotina de exercícios para ficar em forma
8 exercícios físicos que você pode fazer em qualquer lugar: em casa, no parque ou na praia

5. Perda da gordura abdominal

Para quem está preocupada com os pneuzinhos, a corrida pode ser a solução para o problema. Com a queima de gorduras proporcionada pela atividade aeróbica, o organismo começa a mandar embora também o acúmulo abdominal com o tempo de corrida. No entanto, isto não acontece do dia para a noite e é necessário um pouco de persistência e paciência.

Perder gordura abdominal

Foto: © Depositphotos

Para servir de motivação, vale a pena observar a anatomia de maratonistas e corredores profissionais. Em todos os casos, é possível notar facilmente que pessoas que estão acostumadas a correr não apresentam nenhum tipo de acúmulo de gordura pelo corpo.

6. Emagreça parado

Outra vantagem da corrida é que o exercício não acaba quando o usuário começa a caminhar. A corrida provoca a aceleração do metabolismo e mantém acelerado por algumas horas após o treino. Isto significa que você estará queimando gordura após o exercício mesmo que fique sentado no sofá assistindo televisão.

7. Oxigenação do cérebro

A oxigenação do cérebro é um dos principais benefícios da corrida para a saúde, pois mexe diretamente com o bem-estar da mente. Com a inserção da atividade na rotina, o usuário passa a sentir-se melhor no dia a dia, pensar com mais clareza e raciocinar com menos dificuldades, acumulando também menos estresse.

8. Sensação de bem-estar

É natural sentir-se bem após a prática de exercícios físicos. A corrida e outras atividades estimulam a liberação de endorfina pelo organismo, provocando uma excelente sensação de satisfação e maior disposição após o exercício.

Mulher se hidratando

Foto: © Depositphotos

A endorfina ainda causa outros benefícios para a saúde, alivia dores e fortalece o sistema imunológico.

9. Adeus ansiedade e estresse

A corrida é praticada por muitas pessoas também como uma forma de liberar as tensões adquiridas no dia a dia. Estresse do trabalho e ansiedade que antecede um evento importante são problemas comuns e podem ter seus efeitos amenizados com apenas 30 minutos de treino. Para quem já experimentou essa sensação, a corrida se torna uma grande aliada na superação das dificuldades diárias.

10. Rotina mais saudável

Por fim, os maiores benefícios da corrida costumam aparecer a longo prazo, através da construção de uma rotina saudável, com atividade física regular e uma alimentação mais adequada. Além dos efeitos positivos na mente e no corpo, a corrida pode proteger o organismo de diversas doenças crônicas e contribuir ainda para uma vida saudável.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Caminhar ajuda a perder a barriga e emagrecer

Publicidade

3 comentários

  • João Barão disse:

    Eu implementei a corrida na minha rotina diaria. Por volta das 7 saio de casa para correr em uma praça pertinho de casa, nnca antes me senti tão bem comigo mesmo. Realmente além da parte de emagrecer a corrida oxigena a alma. Vou testar esses apps que vocês recomendam pois ainda não conhecia. Excelente post.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Obrigado pelo comentário João.

      Que bom que gostou do artigo.

      Abraço!

      Responder
  • Eduardo Pacheco disse:

    Incrível esse post! Realmente, para quem tem smartphones, o potencial dos aplicativos como Runtastic e o Run Keeper é imenso. Eu, que ando há meses para tentar emagrecer, já preparei o meu iPhone com uma série de aplicativos para controlar melhor as minhas refeições e os meus treinos. Estou ansioso agora para um novo aplicativo que permitirá calcular as calorias que estamos ingerindo se tirarmos uma fotografia ao prato. Partilho aqui o link do post que li para quem quiser dar uma vista de olhos: http://www.estrategiadigital.pt/im2calories/

    Isto é apenas mais uma prova de que a tecnologia está de facto a mudar as nossas vidas.

    Responder

Deixe seu comentário