5 motivos para você não sentir ciúmes do seu namorado

Relacionamento

O amor é um dos sentimentos mais encantadores e a paixão correspondida é capaz de deixar qualquer pessoa nas nuvens. Vocês se amam, estão sempre juntos e se sentem felizes só pela companhia um do outro. Tudo isto parece maravilho e realmente é, mas nem tudo é só felicidade quando há um sentimento de apego por alguém.

Casal feliz tirando self

Foto: © Depositphotos

Um dos problemas que faz com que muitas pessoas sofram em uma relação é o medo de perder a pessoa amada. Este medo costuma justificar comportamentos pouco coerentes, como crises de ciúmes sem muitos motivos, brigas por razões exageradas e cobranças que fogem da normalidade de um relacionamento saudável. (Confira 5 tipos de ciúmes. Descubra o seu)

Desapegar destes sentimentos destrutivos é importantíssimo para que a relação seja proveitosa e para que o casal seja feliz de verdade. Se você treme na base só de imaginar ele conversando de perto com outra mulher, confira cinco razões valiosas para se esforçar e deixar este sentimento de ciúmes de lado:

1. Ele escolheu você

Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem deste detalhe básico quando começam a namorar e criam intimidade com o parceiro. Se ele quisesse outra mulher ou se estivesse interessado em ficar com todas, provavelmente não estaria namorando com você.

Homem dando buquê de flores

Foto: © Depositphotos

Não importa quantas amigas ele tem, a escolhida foi você e, se ele não mostra intenção de terminar, pode ter certeza de que também não está arrependido. (Sinais de que ele te ama)

2. Insegurança pode acabar com a relação

Mesmo que você namore o gostosão da academia ou o homem mais cobiçado da cidade, lembre-se que é preciso conter os próprios sentimentos para não colocar tudo a perder. A insegurança já destruiu muitos relacionamentos simplesmente pela incapacidade da mulher de dar um voto de confiança ao parceiro.

Casal discutindo

Foto: © Depositphotos

Você pode criar verdadeiras alucinações na sua cabeça e transformar a vida da pessoa que você ama em um inferno por causa de crises de ciúmes. Lembre-se que tudo isto pode fazer com que ele se afaste de você e, se isto acontecer, vai ser muito difícil conseguir recuperar o que perdeu.

3. E se fosse ao contrário?

Uma relação começa a dar certo de verdade quando uma pessoa consegue se colocar no lugar da outra em diversas situações. Imagine que o ciumento da relação é ele e pense em quais os limites adequados para este ciúme. Você gostaria que ele fizesse as mesmas cobranças que você faz? O que você acharia se ele mexesse no seu celular escondido ou tentasse controlar a sua vida?

4. Confiança fortalece o namoro

Se ele não tem um histórico de galinhagem e você não tem nenhuma prova de traição, dê um voto de confiança para que a relação fique mais tranquila e agradável para os dois. Ele pode se incomodar muito com a falta de confiança e acabar desistindo de você simplesmente porque é impossível manter um namoro quando não há confiança entre o casal.

Mulher feliz com o namorado

Foto: © Depositphotos

5. Sem ciúmes as brigas diminuem

Outra excelente razão para controlar o ciúme é a capacidade que o autocontrole tem de reduzir as brigas com o namorado. Sem crises, você provavelmente vai dar menos dor de cabeça para ele, fazer menos cobranças e permitir que ele se sinta mais relaxado e satisfeito por estar namorando com você.

Talvez as brigas não acabem totalmente, mas com certeza os desentendimentos terão motivos mais leves, como ele se recusar a lavar a louça ou deixar o bolo queimar dentro do forno. Faça um esforço para não acabar destruindo a sua relação por excesso de brigas, principalmente se elas não tiverem um fundamento forte e deixarem o clima pesado. (Será que sou ciumenta demais na relação? Veja os sinais:)

Um pouco de ciúmes faz bem?

Na medida certa, um pouco de ciúmes também pode fazer bem para a relação. Isto porque o ciúme, quando é saudável, mostra que você se importa com ele e com o namoro. Se você falar que foi no cinema com um amigo, por exemplo, talvez prefira ver uma expressão enciumada no rosto dele do que uma reação totalmente indiferente, certo?

Homem com ciúmes

Foto: © Depositphotos

No entanto, há limites para essas eventuais demonstrações de ciúmes.

• Transforme o ciúme em brincadeira, olhe com cara feia e dê um tapa no ombro dele, sem passar disto.

• Faça algumas perguntas sobre a “amiga” sem interrogatório, não deixe que o clima fique pesado.

• Saiba medir as demonstrações de ciúmes; enquanto vocês estiverem rindo, tudo certo.

• Faça você um ciuminho também; quando ele falar da vizinha bonita, fale do gostosão da academia.

• Busque o equilibro, mostre que você se importa mas tem confiança e não quer controlar a vida dele.

Confira o que não fazer:

Medir as ações também é muito importante para manter um nível saudável de ciúmes e impedir que o sentimento tome conta de você. É preciso ter um pouco de consciência do que faz, evitar agir no impulso ou apenas pela emoção.

Mulher brigando com o namorado

Foto: © Depositphotos

Quando estiver com muita raiva, respire fundo, esfrie a cabeça e, se precisar, toque no assunto apenas quando você estiver calma.

• Nunca viole a privacidade dele. Nada de ler mensagens em celular e Facebook.

• Evite interrogatórios, você não precisa saber tudo que ele fez no dia.

• Não desconfie quando ele falar que vai jogar futebol ou ver os amigos, lembre-se de que a confiança deve existir entre o casal.

• Não tire a liberdade dele e não deixe que ele tire a sua também. Saia com as suas amigas e não dependa dele para tudo.

• Se desconfiar de algo de verdade, não arrisque iniciar uma briga sem ter nenhuma prova.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• 10 atitudes que acabam com qualquer relacionamento

Publicidade

18 comentários

  • Thalita Victória disse:

    Caraca mano, esse site é muito top, curti muito essas dicas, me ajudaram muito, é dificil eu deixar comentário em um site..
    Bom, sou muito ciumenta, de verdade, antes eu tinha ciumes até da sombra dele, mas hj estou melhor..
    Eu precisava de mais uma ajuda, decidi procurar aqui e encontrei..
    Vou passar a confiar mais nele agora, porq como foi dito ali: “ele escolheu você”..
    É, ele me escolheu 💖..
    Agradeço muito por essa ajuda maravilhosa..
    😘😘😘

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Obg Querida! 🙂

      Responder
  • Renata disse:

    Amei as dicas.

    Responder
  • Joice disse:

    Gostei muito das dicas vou tenta o máximo diminuir meus ciúmes, tenho ciúmes de tudo se eu não muda posso até perde meu namorado não é isso que eu quero namora ele a 4 anos e quero q venha muito mas.,
    mas to precisando muda muito obrigado pela dicas …

    Responder

Deixe seu comentário