Saiba como contar aos seus pais que você está namorando

Relacionamento

Você conheceu alguém interessante, começou a gostar dele e descobriu que estava sendo correspondida. Tudo deu certo e vocês iniciaram um relacionamento sério, com muito entusiasmo e expectativas para compartilhar momentos juntos. Porém, estar namorando significa enfrentar também alguns desafios que podem não ser nada fáceis.

Casal Jovem Namorando

Foto: © Depositphotos

Se é o seu primeiro namorado, contar aos pais é a parte mais difícil. Mesmo as meninas com pais mais flexíveis sentem um frio na barriga neste momento e, por isso, é importante que haja algum preparo para evitar complicações e fazer com que os pais se acostumem com a ideia. As vezes a falta de preparo cria problemas que não existiram se tudo fosse feito da maneira certa. (Meus pais não aceitam o meu namoro. O que fazer?)

Apesar de cada situação ser diferente, não enxergar a missão de contar aos pais como algo importante é o primeiro erro que muitas meninas cometem. Além disso, a maneira como o assunto é abordado também pode fazer toda a diferença, pois a atitude da menina poderá causar uma reação negativa nos pais.

Para lidar com essa situação da maneira correta, o ideal é seguir alguns passos e evitar falar diretamente sobre o assunto logo de cara. É preciso ter paciência e mostrar aos pais que você não é mais uma criança e que já está na idade de ter um namorado. Além disso, não deixe de se colocar no lugar deles também para entender as preocupações e mostrar que você é capaz de se cuidar e ter um relacionamento proveitoso. (Existe idade certa para começar a namorar?)

Prepare o terreno

O primeiro passo para ir bem nesta tarefa é analisar as possíveis reações dos seus pais. Claro que você não pode saber como irão reagir antes de dizer alguma coisa, mas pode ter uma ideia pela forma como eles tratam você e por eventuais comentários. Se você ainda é adolescente e os seus pais veem você como uma criança, por exemplo, contar sobre o namoro poderá ser mais complicado.

Conflito entre mãe e filha

Foto: © Depositphotos

Se você tem mais liberdade com o pai ou com a mãe para falar de meninos, é por ai que você deve começar a preparar o terreno. Primeiro toque mais neste assunto, fale sobre o gatinho da sala e veja qual a reação. Se for positiva, você pode até dizer outro dia que vai ao cinema com um menino, por exemplo, antes de revelar que está namorando.

Conforme os seus pais forem se mostrando receptivos com a ideia, o assunto pode evoluir rapidamente. No entanto, troque de estratégia se receber reações negativas com a ideia de você estar gostando ou saindo com alguém no momento. Lembre-se que o mais importante de tudo é que você não seja mais vista como criança, este é o primeiro passo.

Analise a situação

É preciso ter muita paciência e prudência para entender a situação e pensar na melhor forma de agir baseado nela. Há muitas meninas que não vão ter problema nenhum na hora de contar que está namorando e até de apresentar o namorado aos pais, porém, algumas podem enfrentar diversos problemas familiares.

pais mais flexíveis e outros mais rígidos com relação aos filhos e, por isso, as reações podem ser muito diferentes. Se você estiver certa de que eles serão contra o namoro, provavelmente há razões para isso e é preciso entender também o lado deles.

• Será que você não é nova demais para namorar?

• Será que o seu namorado é uma pessoa adequada para você?

Pense também sobre isso.

Escolha o momento certo

Há sempre um melhor momento para revelar que está namorando e é preciso também analisar isso. Você não pode pensar em dizer no próximo sábado à noite, por exemplo, e no momento seus pais estão estressados e pouco receptíveis para falar sobre qualquer assunto. Enxergue também o clima dentro de casa antes de fazer a revelação.

Mãe gritando com a filha

Foto: © Depositphotos

Você não precisa fazer um anúncio para toda a família. Em muitos casos, o melhor é contar para o familiar mais íntimo primeiro, ouvir a opinião e pedir a ajuda desta pessoa. Se a sua mãe é mais flexível, por exemplo, conte para ela primeiro e veja se ela consegue preparar o seu pai para receber a notícia.

Se você tiver o apoio de pelo menos um familiar, o problema será muito menor. Porém, se todos na sua família rejeitarem a ideia do namoro, talvez haja bons motivos para isso e tente entender ao invés de declarar guerra contra as pessoas que mais amam você e só querem o seu bem.

O que não fazer?

Há uma porção de erros que são cometidos na hora de contar aos pais que está namorando. Esses erros envolvem a maneira como a revelação é feita, o momento, o local e as palavras utilizadas. Se você contar que está namorando com um tom intimidador, por exemplo, a possibilidade de ser contrariada é muito maior.

Menina pensando no namorado

Foto: © Depositphotos

Veja abaixo os principais erros que devem ser evitados:

• Não apresente o namorado logo de cara, só faça isso depois que os seus pais concordarem em conhecê-lo.

• Não escolha um momento de tensão e estresse para tocar no assunto, a falta de humor pode gerar uma briga desnecessária.

• Não intimide os seus pais, evite dizer coisas como “estou namorando e se vocês não gostarem não vai mudar nada”. Frases ameaçadoras podem estragar tudo.

• Não responda as perguntas de má vontade, mostre seriedade para tratar do assunto.

• Não aposte na sorte na hora de contar algo tão importante. Prepare os seus pais primeiros e tenha uma ideia de como eles irão reagir antes.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• 14 dicas para conquistar o gatinho que você gosta

Publicidade

16 comentários

  • layne rocha disse:

    Eu já namorei sério com a permissão dos meus pais, 3 vezes faço 17 anos agora em janeiro. O mais ridiculo disso tudo é que eu apresentava aos meus pais e bla bla mas eram todos uns meninos idiotas sem mentalidade, tudo infantil. E eu rapidamente me sentia inojada por eles, enjoava rapido… o primeiro durou 2 anos e 3 meses( Danilo M) o segundo 2 meses( Elias O) e o terceiro 1 mês (Gabriel C) o primeiro me o segundo foi eu que terminei, o primeiro eu namorei porque gostava muito dele mas não tinha maturidade então saia e não falava pra ele ai preferi a farra do mque o namoro. depois passou uns anos e eu procurei pedi prs voltsr ele não quis então deixei de lado… o segundo namorei por pressão de amigos e o terceiro terminou comigo pois eu cobrava muito dele.. era porco demais, bebeia demais… foi até melhor
    eram infantis nunca vi em nenhum dos tres a atitude que vejo no meu namorado atual..ele realmente tem tudo que eu sempre quis desde a beleza até a higiene a vaidade e gostar realmente de mim me deu provas disso quando rejeitou um trabalho em são paulo por mim.
    os outros eu disse de boa que queria namorar, esse meu namorado quero apresentar mas to sentindo medo pela preimeira vez. E ele disse : não sou seus ex, sou homem e não muleque. Me assuma pra sua mãe ou caso contrario vai perder um namorado e vou voltar pra minha terra minas.. e sinceramnet eu te amo e não quero ir. Então tenta.
    na hora que ele disse isso cara eu chorei porque o amo muito! passamos por um namoro virtual e agora nos vemos pessoalmente e o mais bacana até hoje eu só conseguir ter intimidade com ele… os outros nem se quer tocaram em meu corpo. Meu namorado, meu mineiro me faz sentir segura com ele <3 cara agora eu vou ligar a setinha do foda-se e vou tentar !!!!

    Responder
  • Mayara disse:

    Eu namoro com um rapaz a 9 meses e ainda não tive coragem de falar para o meu pai 😣
    Já falei dele pra minha mãe, falei que quero namorar com ele, só não falei que já namoro.
    Triste de tudo é que eu já tenho 18 anos e no dia só meu aniversário, meu pai falou que minha vida n vai mudar nada e que n era nem pra mim pensar em namoro pq n ia rolar. Fiquei morrendo de raiva pq eu estava garantida que qnd tivesse 18 td seria mais fácil.
    Eu não tenho um bom relacionamento com meu pai e isso dificulta tudo ! Minha vida é um caos. Eu não posso sair pra canto nenhum pq ele não gosta e quando saio, ele fica olhando com cara feia.
    Preciso muito de ajuda. Meu namorado já não me entende mais. Acha q eu não amo ele o suficiente pra lutar pelo nosso amor e não vejo ele constantemente. As vezes é só uma vez por mês . morro de ódio de mim pq eu não tomo uma atitude!!!
    E também meu pai trai a minha mãe e eu sei de tudo. As vezes penso em falar p ele que eu sei da rapariga dele e fazer chantagem,. Em troca do meu silêncio, ele me deixa namorar kkk mas sei q isso não seria uma boa.
    Tô desesperada!! Preciso de ajuda!!!
    É ridículo e vergonhoso pra mim pq eu já sou de maior e ele não aceita que eu tenha um namorado! Aaf. Me ajuda

    Responder
  • Evelyn disse:

    Então eu estou namorando e estou com medo de contar pra minha família, n sei oq eu faço preciso tomar coragem pra falar, pq eu tenho e n tenho pai so mae e meus avós, e eu amo muito meu namorado e nao sei oq fazer pra mim contar pra minha mae eu ate consigo mais pro meus avos vai ser o problema eles pensam q sao meus pais mais eles tbm tnq entender meu lado mais e difícil preciso de coragem pra fazer isso 😭💑😭

    Responder
  • Isabella disse:

    Meu nome è Isabella
    Tenho 13 anos
    E eu to namorando a distância😪
    Está sendo complicado, pois sentimos muitas saudades…
    Ele vai vir me visitar em dezembro, e estamos pensando em contar para os meus pais qnd ele vir…. queremos fazer tudo certinho…. meus pais já conhecem ele! Eles gostam dele, isso è um bom sinal!
    E eu consigo conversar com o meu pai sobre ele
    Eu conto tudo pra eles… e agr eu estou com medo da reação deles qnd eu falar q estou namorando!
    Pq se eles não deixarem eu vou querer continuar do mesmo jeito ent….
    bom eu volto aqui pra contar pra vcs!
    Bjss❤️❤️

    Responder
  • Evelley disse:

    Então meu problema e o msm.. estou namorando ja tem 1 mês só que esse cara é 6 anos mas velho que eu 😐 tenho muito medo de fala para o meus pais ir eles nao deixar …

    Responder
  • Suelen disse:

    Meu nome e suelen e estou com muita dificuldade de conversar com minha mãe estou namorando escondido já vai fazer 2 meses e não consigo de forma alguma conversar com minha mãe meu namorado que muito conhece ela mas estou com medo 😨. Fico chateada comigo mesma por que eu gosto muito dele e quero fica com ele mas vou segui esses metodos e espero que eu tome coragem pra conversar com ela .

    Responder
    • Evelyn disse:

      Também,estou namorando escondido✌😢

      Responder
  • Tay disse:

    Meus pais não vão entender.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Tay, obrigado pelo comentário!

      Claro que vão entender sim, todos inclusive os seus pais, já passaram por isso.
      Para um relacionamento, temos que ter maturidade e a melhor forma de demonstrar que você é uma pessoa responsável e madura, é através de suas atitudes e diálogo.
      Converse com eles!

      Boa Sorte!
      Beijos.

      Responder
    • Liandr Stander disse:

      Nem os meus,estou tranquila sobre isso,o problema é a diferença de idade que é 8 anos.

      Responder
  • alguémcomproblemas disse:

    Eu ja passei por isso, ja namorei sério, durou 2 anos e meio, mas acabamos indo por caminhos diferentes, eu não tenho liberdade para falar com os meus pais sobre nada, e o lema deles é “ninguém serve pra mim”, tenho 17 anos e realmente não pq, mas não tenho boa relação com eles, eu conheci um rapaz a 1 mês, e talvez, só talvez pode dar certo, só queria ter mais liberdade com a minha mãe, pq aos 17 anos eu vivo trancada em casa sem sair para lugar nenhum, e quinta que será meu aniversário eu não vou poder sair com meus amigos para comemorar, gostaria que eles confiassem em mim, que eles me dessem mais liberdade

    Responder
    • suzana disse:

      meus pais são assim tambem não confiam em mim

      Responder
  • Lisiane disse:

    Foi útil, estou passando por isso, mas vai dar tudo certo!

    Responder
  • Èrika disse:

    Eu estou namorando com um cara mas não sei como contar isso para minha mãe pq ela e muito brava e nos não conversa sobre essas coisas se nos quiser aprender temos q aprender sozinho o q eu faço ???

    Responder
    • Kerlen Menezes disse:

      Se fosse eu eu falaria- Mãe senta aqui precisamos conversar, n fala nada deixa eu falar tudo que está entalado aqui.Aí eu falaria :Primeiramente quero falar que eu conheci um menino, aí nós viramos melhores amigos,depois eu comecei a gostar dele e ele de mim,passou dias/meses que eu estava querendo ter essa conversa com a senhora,então lá vai…Eu estou namorando o nome dele é……. ele tem …. anos e eu conheci ele lá no …… Não fique brava comigo eu já fiquei aliviada só de te contar.
      E isso serve para todos desse site
      bjs da keke
      e olha que isso só foi um resumo.
      nome: Kerlen Menezes
      idade: 12 anos

      Responder

Deixe seu comentário