Meus pais não aceitam o meu namoro. O que fazer?

Comportamento

Um drama sofrido por muitas meninas quando começam a namorar é ter o relacionamento rejeitado pelos pais. Seja por falta de confiança no namorado ou por achar que você é nova demais, a falta de aceitação gera brigas em casa, situações de conflito e você acaba sem saber o que fazer.

Namoro proibido

Foto: © Depositphotos

Não é um assunto fácil de resolver e, em muitos casos, os pais podem ter sérios motivos para proibir o namoro. Se você está com uma pessoa muito mais velha, ou que tem algum envolvimento com drogas, por exemplo, é totalmente natural que os pais não aceitem e se afastar do namorado é a melhor escolha. (Existe idade certa para começar a namorar?)

Se você já tem idade o suficiente para namorar, provavelmente já sabe identificar se a pessoa que gosta é um cara legal ou alguém que pode só trazer problemas na sua vida. Se os motivos dos seus pais forem muito sérios, ouça eles e entenda que é para o seu próprio bem. No entanto, se você está com uma pessoa que vale a pena, a solução é mostrar para os seus pais que o namorado é gente fina.

Quais as razões dos seus pais?

Quando há um problema na família, a primeira coisa a fazer é se colocar no lugar dos seus familiares e cobrar o mesmo deles. Se fosse a sua filha nessa situação, como você reagiria? Claro que para quem não tem um filho a pergunta é difícil, no entanto, reflita sobre o que você pensaria se a pessoa mais importante da sua vida estivesse namorando alguém com o perfil do seu namorado. (Você deixaria seus filhos namorarem em casa? Regras claras evitam problemas)

Não adianta iniciar um namoro com a simples intenção de contrariar os pais. Muitas meninas arrumam um namorado só para provocar a família e, se por algum motivo os pais começam a gostar dele, a relação logo perde a graça. Pense se você não tem esse tipo de intenção, pois, se for o caso, é um claro sinal de imaturidade e o melhor é deixar o rapaz.

As vezes os pais são protetores demais e acabam exagerando nas restrições dos filhos. Porém, há casos em que a preocupação é real e o namoro pode representar algum perigo para você. Se você não conseguir decidir sozinha em que situação se encontra, vale a pena contar a história para uma pessoa mais madura e pedir conselhos para analisar se há motivos reais ou se os pais estão exagerando.

O namoro vale a pena?

Se você chegar à conclusão de que está com um cara legal, que não há nenhum problema com ele e que os seus pais podem perfeitamente aceitá-lo se conhecerem melhor, comece a agir para criar um clima de confiança. Lembre-se que não adianta discutir, brigar se revoltar e ameaçar fugir de casa, pois você precisa resolver essa situação de forma adulta.

meu namorado é o máximo

Foto: © Depositphotos

Quanto mais você chorar e brigar com os seus pais, mais eles vão acreditar que você não tem maturidade suficiente para ter um namorado. Por isso, saiba agir com calma para provar para eles que você é uma pessoa responsável, sabe o que faz e não vai deixar que essa relação cause algum prejuízo na sua vida. (Saiba como conquistar a confiança do seu pai.)

O que fazer para que eles aceitem:

1. Mostre que você é adulta: seja calma e comece a ser mais adulta no dia a dia. Ajude a sua mãe com as tarefas de casa, mostre preocupação e responsabilidade. Deixe que os seus pais percebam que você cresceu.

2. Não force a situação: se eles falaram que não aceitam, não discuta. Fique na sua por um tempo e volte a tocar no assunto quando a poeira baixar. Aja com tranquilidade e acabe qualquer conversa que estiver se tornando briga.

3. Qualidades do seu namorado: aos poucos, comece a mostrar aos seus pais as qualidades da pessoa que você gosta. Mostre que ele é estudioso, que pensa no futuro e que pode ser um bom namorado para você.

meu namorado me ama

Foto: © Depositphotos

4. Peça a colaboração dele: o seu namorado também precisa ajudar a resolver a situação. Se ele encontrar os seus pais, precisa ser educado, gentil e mostrar também que é uma pessoa adulta e responsável.

5. Tenha paciência: alguns pais são cabeça dura e demoram para perceber que os filhos não são mais crianças. Você precisa ter paciência, amadurecer a relação e fazer pequenas ações que possam mudar a opinião dos seus pais, sem forçar a barra.

Vale a pena namorar escondido?

Quando esse tipo de problema acontece, muitas meninas simplesmente optam por namorar escondido. Isso significa mentir para os pais quando for encontrar a pessoa que gosta e não deixar que ninguém em casa saiba da sua vida. Pode parecer emocionante namorar escondido, porém, a atitude é muito perigosa.

beijo escondido

Foto: © Depositphotos

Além de você começar a mentir descaradamente, um namoro escondido pode acabar com a confiança familiar e piorar muito a relação com os seus pais. Além disso, se você estiver namorando uma pessoa com algum tipo de problema, seguir com o relacionamento poderá ser perigoso para você.

Seja o mais honesta possível em tudo o que faz, pois essa é a única forma de não se arrepender mais tarde. Se os seus pais proibiram você de encontrar ele, por exemplo, se afaste um pouco, explique a situação a ele e pense em maneiras de mostrar que não é tão ruim assim. Com paciência e esforço, você pode fazer com que os seus pais mudem de ideia e ter uma relação pacífica dentro de casa.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Quero namorar, mas meus pais não deixam. E agora?

Publicidade

20 comentários

  • Dany disse:

    Meus pais nn aceita meu Namoro nn sei oque faze meu Namorado esta querendo Fugir ir eu nn quero isso quero que meus pais aceite meu Namoro em casa oque faco pra ele deixa eu Namora com um pessoa que gosto eh Amo acho que ele eh a pessoa da minha Vida

    Responder
    • Nathan disse:

      Assim, mostre q ele é adulto, como ta escrito la em cima, ele é um bom rapaz? ele se dedica pra vc ? ele investe no namoro de vcs? no meu ponto de vista isso é fundamental, estou passando por dificuldades no meu namoro, mas vejo q a solução está no texto, converse mais com seus pais, mostre que tem mentalidade madura e é bem responsável, e mostre que vc quer um futuro com e ele e peça que ele faça o msm.

      Responder
    • Milene disse:

      Ja passei por isso, moro cm minha vó entao ela é antiga e tals e sempre fui a “netinha” q esteve sempre junto cm ela entao qnd comecei a namorar no começo tdu bem mas depois q me apaixonei por ele d vdd e ela percebeu isso foi horrivel ela dizia q eu tava trocando ela por ele, dai começou as brigas eles discutiram varias vzs e ela nos proibiu fez mtos escandalos uma vz a gnt se encontrou no meu colegio ela foi de atras nesse dia tava chovendo ela deu de guarda-chuva nele no meio da rua todos do meu colegio viram, os professores chamaram ate a policia mas nada aconteceu viram q o problema tava cm ela q nao aceitava nosso namoro depois disso a gnt brigo depois voltamos ficamos 6 meses escondidos se vendo mais ou menos duas vzs no mes, mas conseguimos ficar juntos..depois q se passo alguns meses eu ia ate ela e conversava cm ela pra deixar a gnt voltar ate q um dia ela viu q a gnt nao ia desistir e deixou agora de tres meses q a gnt volto aki pra casa to noiva entao e isso..qnd se ama d vdd da certo,vcs q se amam tem q provar o amor d vcs ate q um dia da certo,um dia tdu q vcs pensaram se realizam basta ter fé em Deus e tbm querer esperar pq nao e facil mas tbm nao e impossivel..

      Responder
      • Laura disse:

        Estou passando exatamente por isso, muito idêntico ao meu caso, e minha família não sabe lidar com o fato da gnt se gostar realmente, e tb moro com minha vó, e faz 9 meses que a gnt namora escondido, ele já veio aqui em casa pedir mas não adiantou nada, não sei mais o que fazer.

        Responder
  • Ale disse:

    Eu tenho 19 anos, e meu namorado pediu a meus pais pra namorar comigo, nada de escondido, mas sim um namoro respeitoso, e em casa. Mas eles negam fortemente, sendo que eu sempre fui uma menina caseira e meu namorado tambem, além de que eu conheço ele desde meus 10 anos ou menos, e eu o conheço, assim como a familia dele. Segundo meus pais eu só vou namorar depois que me formar na faculdade. Eu não sei mais o que fazer

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Ale, obrigado pelo comentário!

      Neste caso, o diálogo é muito importante. Você está certa em não querer namorar escondido, isso já é um ponto positivo.
      Mostre para os seus pais que você é uma pessoa responsável e madura para um relacionamento.

      Responder
  • Duda disse:

    Eu tenho 14 anos e meus pais n aprovam meu namoro, o garoto q eu quero namorar ate quer conversar com minha mae e me pedir em namoro, mais ela simplesmente ignora. Eu n tenho ngm com quem conversar sobre isso, e meu padrasto fica me seguindo quando saiu e etc. Eles n tem nenhuma confiança em mim mesmo q eu tente provar. Entao conheci um garoto legal e depois terminei com ele, o problema era que ele era o protegido da minha mae e ficou mandando msg dizendo q eu n podia separar dele q ele era o homem pra mim e entao minha mae q o adorava nunca mais me deixou ficar com ngm.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Duda, obrigado pelo seu comentário!

      O conselho que te dou é, tenha muito diálogo com sua mãe, só assim para mostrar pra ela que ela pode confiar em você.

      Beijinhos

      Responder
  • Lady Melo disse:

    Olá, eu tenho 19 anos.. namoro a 10 meses com uma garoto um pouco diferente de mim, tanto na personalidade quanto na mentalidade. Para minha família é um “crianção”, por ele ser brincalhão e eu ser um tanto culta. Minha mãe não o aceita por ele ser Classe média baixa, pelas brincadeiras e pelo fato de estar terminando o ensino médio.. E como eu já terminei a escola e um curso técnico, eles acham que meu namorado não é adequado para mim. Muitas brigas que temos no relacionamentos são por causa da minha família.. Eles não permitem de sair com ele, de frequentar a igreja dele ( Por ele ser evangélico e eu católica ), não me deixam frequentar a casa dele.. Vivemos assim a 10 meses… As brigas se tornaram constantes do mês passado para cá.. e minha mãe espalhou na família que ele não prestava. Meu pai não se ope no meu namoro, ele diz que eu devo escolher, pois tenho maturidade suficiente para isso..
    Não tenho ninguém para conversar.. O pior é acordar pela manhã e sua mãe comentar com você o motivo de ele não vir aqui tantas vezes na semana… Só que ela mesma mandou ele vim apenas 1 dia e no fim de semana.
    Por favor, me mande um conselho a respeito.

    Agradeço desde já.
    Super abraço e muito obrigado pela sua matéria !

    Responder
  • jaqueline disse:

    Olá! tenho 21 anos meu namorado e da mesma idade que eu. Agt se conheceu pelo o face em 2014 demorou uns 3 meses pra a gente se ver pessoalmente a gente se conheceu e até hoje agente vive momentos inequecivés do lado dele. Só que meu pai não aceita fica julgando meu namorado falando que eu nn vivo 24 horas com ele pra saber da vida dele fica achando que meu namorado usa drogas pelo o fato do corte de cabelo dele. Mais meu namorado não usa e nunca usou e eu nunca iria me envolver com pessoas erradas agente vai fazer 3 anos de namoro e de uns dias pra cá meus pais só ta se entrometendo no meu namoro pq agt ha se desentendeu uma vez e voltanos de novo eles fala q nn era pra mim te voltado mais foi meu namorado que volto atrás eu poderia nn perdoar se fosse uma traição mais agente se ama se gosta eu não vejo mal nenhun nisso ,eu fico triste com esaa situação . Por favor me ajudem eu ja não sei mais o quee fazer eles não me ajudando julgando uma pessoa sem menos conhecer preciso de concelhos me ajudem por favor!

    Responder
  • Giúlia Vitória Henschel disse:

    Tenho 14 anos e estou com um menino (de 15 anos) tem mais ou menos 3 meses e meio, desde o início minha mãe sabe da nossa relação e ele já até me pediu em namoro, mas mesmo assim ele quer vir conversar com os meus pais pra oficializar a relação. Por eu ter 14 anos, meus pais acham que eu sou muito nova para ter um relacionamento sério, minha mãe acha que por ele querer ter um relacionamento sério ele já está pensando em ter uma família comigo e coisas do tipo. Meus pais já disseram que não vão proibir nada porque sabem que não adianta, mas eles também não aceitam muito, não me deixam sair para vê-lo num fim de semana a tarde nem nada, apenas na escola e nós nem estudamos juntos, então nos vemos pouco. Esse fato de eles não aceitarem muito acaba prejudicando a nossa relação, pois ambos queriam ter a aliança no dedo, o relacionamento sério no facebook, poder ir um na casa do outro e ficar juntos vendo um filme como um casal mesmo. Acredito que as coisas estejam melhorando aos poucos pois minha mãe conhece a família dele e gosta deles, ela deixou ele vir alguns dias a tarde aqui em casa mas tivemos de ficar la na rua, isso demonstra que ela já não está TOTALMENTE contra isso, meu problema agora é ter de contar tudo ao meu pai, por ele ser caminhoneiro, está sempre viajando e nunca em casa, foi minha vida inteira assim e isso acabou acostumando. Por esse motivo, não tenho uma relação de confidencia com meu pai como tenho com a minha mãe, quando fiquei com esse menino pela primeira vez e minha mãe descobriu, contou para ele, o mesmo veio conversar comigo e falou que queria que eu contasse tudo o que ocorresse para minha mãe, também falou a mesma coisa, que eu não tenho idade. Semana que vem ele está voltando de viajem e minha mãe e meu namorado gostariam que eu conversasse com ele para, quem sabe, dar um jeito nisso tudo e ver se eles começam a aceitar mais nosso relacionamento.
    O que devo fazer?

    Responder
  • Sandy disse:

    O meu problema é que meu pai não vai com a cara da pessoa que eu gosto,por causa de besteira sim coisa boba mesmo.E a pessoa que eu gosto se dedica total pra mim se esforça pra tudo é meu pai não entende o problema é só meu pai me ajudem eu já conversei com meu pai ele não quer tenho 15 anos …

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Sandy. Continue conversando com o seu Pai. Mostre pra ele que você está feliz, que você é responsável, que o seu namorado é uma pessoa bacana e que te respeita. Com o tempo ele vai ceder. Pode ser ciúmes de Pai, super normal né porque você é nova ainda. Beijos!

      Responder
  • Wysllenne disse:

    Gostaria de uma opinião e solução no que eu possa fazer. Eu tenho 24 anos e minha mae não quer aceitar pq o cara que eu gosto tem 27 anos e TB ela não quer que ele me sustente e TB não quer que eu vire dona de casa. Mas eu gosto muito dele e ele TB de mim. Mas a mae n entende oq eu possa fazer? Obg wys

    Responder
  • Thayanne disse:

    Olá!
    Bom! Temho 21 anos, moro com minha avó, eu namoro à 5 anos, meu relacionamento é à distância. Sempre nos víamos nas férias de finais de ano. Minha família sempre soube, só que ele nunca chegou pra conversar com minha família pessoalmente, não porque ele nunca quis, eu que não quis, porque eu sei que a minha família vai humilhar ele. Ele é rapaz trabalhador, ele faz eu me sentir uma mulher de verdade, ele me ama, eu amo ele. Minha avó fala coisas horríveis sobre ele, sendo que ela nem o conhece, e isso dói muito em mim. Eu faço de tudo para agradar minha família, eu vivo mais para eles do que para mim, eles não estão nem aí para mim, só sabem criticar, falar mal, não se importam com a minha felicidade, eu amo meu namorado, sonhamos tanto em formar uma família, eu sou acadêmica de enfermagem, ele é o único que me incentiva, que me apoia, quando me sinto fraca, ele me mostra o quanto eu sou forte. Não é justo minha família não aceitar nosso relacionamento. Me dói tanto as coisas que ela fala em relação à ele, minha mãe também não aceita. Nós dois estamos sofrendo muito com essa situação, já não sei mais o que fazer. Já tentei conversar, mas minha família não é de sentar e conversar com ninguém, só criticam mesmo, humilham as pessoas sem mesmo conhecerem, eu não tenho ninguém para conversar, para desabafar, falar dos meus sentimentos, minha família também não entende de sentimentos, acham que eu sou de ferro, que eu não tenho sentimentos, acham que eu não sofro, quando tô sofrendo dizem que é frescura, acham que eu tenho que viver em função à eles por toda vida fazer tudo o que eles querem, meu namorado é o único que está do meu lado, que me alegra nos momentos mais difíceis, me respeita, ele nunca fez nada de mal à ninguém, ele só pensa em futuro melhor para nós dois. Me ajudem! Eu tô sem chão! 😪😓

    Responder
  • Laene disse:

    Eu tenho 17 anos e namoro com um garoto de 15 anos meus pais não sabem que eu namoro mais eu quero conta eu sei que meu pai nao vai aceita nem minha mãe eles vão me bate isso sim e me expulsar de casa. eu acho q meu pai nao aceita eu namora agora por causa das minhas irmãs que tiveram filhos cedo i ele pensa q eu vou fazer o mesmo. meu namora ta querendo q eu vou morar com ele em Goiania mais eu ainda nao aceitei pois primeiramente quero fala pra minha familia e explicar a situação.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Laene, vocês são muito novos ainda para pensar em morar junto, não acha? Você tem que passar confiança para os seus pais. Mostre para ele que você é responsável e madura. Boa Sorte! Beijos!

      Responder
  • Mica disse:

    Tenho 16 anos (praticamente 17) e meu ex 17, ele foi meu primeiro namorado, namoramos em casa a muito custo, por incrível que pareça pais gostavam muito dele quer dizer ainda gostam, a gente ficou junto 1 ano e 1 mês até que por vários motivos da minha parte ele terminou comigo, claro eu sofri muito ficamos uns 4 meses afastados até que voltamos a conversa e descobrir que eu ainda o amava e ele também, mais meus pais já não aceitam o nosso relacionamento por algumas coisas que aconteceram que eles acham que ele não é o garoto pra mim, mais eu não quero abrir mão da minha felicidade por alguém que acha o que é melhor pra mim ou não quem tinha que saber sou eu, as vezes a gente fica e meus pais sabem e fala pra mim se afastar que ele não tem futuro (obs ele paro de estudar a pouco tempo pq ele vai embora mora com a mãe dele e estuda la) entre outras coisas… Eu não quero perder ele novamente

    Responder
  • Ana leticia disse:

    Olá meu nome é Ana leticia tenho 21 anos estou conhecendo um menino da igreja ela é mais velho que eu um ano e minha mãe não aceita que eu conheça ngm para ela eu tenho que termina os estudo me formar e trabalhar bem depois pensa em namora.e a primeira pessoa que eu conheço da igreja na minha opinião eu acho que foi rápido demais essa pessoa me dizer que gostar de mim e queria orar junto comigo aí aceitei só que logo foi falando com o pastor se os pais iria aceitar ,queria saber a opinião de vocês

    Responder
  • Edilma disse:

    Oi meu nome é Edilma tenho 16 anos namoro escondido a 2 anos e 2 meses meus pais já descobriram e reclamaram foi o maior conflito em casa, ele tem 19 meus pais acham que ele é errado porém não é, meus pais nem ao menos conversam com ele ou querem o conhecer, Eu amo muito meu namorado e amo muito tbm meus pais fico dividida e confusa sem saber oq Fazer pq são pessoas que amo, não quero deixar ele mas tbm não quero mentir pro meus pais, já tentei terminar com ele mas acabei voltando. Amo Ta com ele porém tem vez que penso que é errado mentir pro meus pais. Eu só queria que meus pais dessem uma chance pra mim e ele. Fora que não consigo conversa com meus pais sobre meus sentimentos aliás não consigo conversa com ngm. O único que consigo é o meu namorado qnd To triste com algo é com ele que converso e ele mim alegra! Eu só quero uma luz pra mim tirar de cima do muro

    Responder

Deixe seu comentário