Meus pais não aceitam o meu namoro. O que fazer?

Comportamento

Um drama sofrido por muitas meninas quando começam a namorar é ter o relacionamento rejeitado pelos pais. Seja por falta de confiança no namorado ou por achar que você é nova demais, a falta de aceitação gera brigas em casa, situações de conflito e você acaba sem saber o que fazer.

Namoro proibido

Foto: © Depositphotos

Não é um assunto fácil de resolver e, em muitos casos, os pais podem ter sérios motivos para proibir o namoro. Se você está com uma pessoa muito mais velha, ou que tem algum envolvimento com drogas, por exemplo, é totalmente natural que os pais não aceitem e se afastar do namorado é a melhor escolha. (Existe idade certa para começar a namorar?)

Se você já tem idade o suficiente para namorar, provavelmente já sabe identificar se a pessoa que gosta é um cara legal ou alguém que pode só trazer problemas na sua vida. Se os motivos dos seus pais forem muito sérios, ouça eles e entenda que é para o seu próprio bem. No entanto, se você está com uma pessoa que vale a pena, a solução é mostrar para os seus pais que o namorado é gente fina.

Quais as razões dos seus pais?

Quando há um problema na família, a primeira coisa a fazer é se colocar no lugar dos seus familiares e cobrar o mesmo deles. Se fosse a sua filha nessa situação, como você reagiria? Claro que para quem não tem um filho a pergunta é difícil, no entanto, reflita sobre o que você pensaria se a pessoa mais importante da sua vida estivesse namorando alguém com o perfil do seu namorado. (Você deixaria seus filhos namorarem em casa? Regras claras evitam problemas)

Não adianta iniciar um namoro com a simples intenção de contrariar os pais. Muitas meninas arrumam um namorado só para provocar a família e, se por algum motivo os pais começam a gostar dele, a relação logo perde a graça. Pense se você não tem esse tipo de intenção, pois, se for o caso, é um claro sinal de imaturidade e o melhor é deixar o rapaz.

As vezes os pais são protetores demais e acabam exagerando nas restrições dos filhos. Porém, há casos em que a preocupação é real e o namoro pode representar algum perigo para você. Se você não conseguir decidir sozinha em que situação se encontra, vale a pena contar a história para uma pessoa mais madura e pedir conselhos para analisar se há motivos reais ou se os pais estão exagerando.

O namoro vale a pena?

Se você chegar à conclusão de que está com um cara legal, que não há nenhum problema com ele e que os seus pais podem perfeitamente aceitá-lo se conhecerem melhor, comece a agir para criar um clima de confiança. Lembre-se que não adianta discutir, brigar se revoltar e ameaçar fugir de casa, pois você precisa resolver essa situação de forma adulta.

meu namorado é o máximo

Foto: © Depositphotos

Quanto mais você chorar e brigar com os seus pais, mais eles vão acreditar que você não tem maturidade suficiente para ter um namorado. Por isso, saiba agir com calma para provar para eles que você é uma pessoa responsável, sabe o que faz e não vai deixar que essa relação cause algum prejuízo na sua vida. (Saiba como conquistar a confiança do seu pai.)

O que fazer para que eles aceitem:

1. Mostre que você é adulta: seja calma e comece a ser mais adulta no dia a dia. Ajude a sua mãe com as tarefas de casa, mostre preocupação e responsabilidade. Deixe que os seus pais percebam que você cresceu.

2. Não force a situação: se eles falaram que não aceitam, não discuta. Fique na sua por um tempo e volte a tocar no assunto quando a poeira baixar. Aja com tranquilidade e acabe qualquer conversa que estiver se tornando briga.

3. Qualidades do seu namorado: aos poucos, comece a mostrar aos seus pais as qualidades da pessoa que você gosta. Mostre que ele é estudioso, que pensa no futuro e que pode ser um bom namorado para você.

meu namorado me ama

Foto: © Depositphotos

4. Peça a colaboração dele: o seu namorado também precisa ajudar a resolver a situação. Se ele encontrar os seus pais, precisa ser educado, gentil e mostrar também que é uma pessoa adulta e responsável.

5. Tenha paciência: alguns pais são cabeça dura e demoram para perceber que os filhos não são mais crianças. Você precisa ter paciência, amadurecer a relação e fazer pequenas ações que possam mudar a opinião dos seus pais, sem forçar a barra.

Vale a pena namorar escondido?

Quando esse tipo de problema acontece, muitas meninas simplesmente optam por namorar escondido. Isso significa mentir para os pais quando for encontrar a pessoa que gosta e não deixar que ninguém em casa saiba da sua vida. Pode parecer emocionante namorar escondido, porém, a atitude é muito perigosa.

beijo escondido

Foto: © Depositphotos

Além de você começar a mentir descaradamente, um namoro escondido pode acabar com a confiança familiar e piorar muito a relação com os seus pais. Além disso, se você estiver namorando uma pessoa com algum tipo de problema, seguir com o relacionamento poderá ser perigoso para você.

Seja o mais honesta possível em tudo o que faz, pois essa é a única forma de não se arrepender mais tarde. Se os seus pais proibiram você de encontrar ele, por exemplo, se afaste um pouco, explique a situação a ele e pense em maneiras de mostrar que não é tão ruim assim. Com paciência e esforço, você pode fazer com que os seus pais mudem de ideia e ter uma relação pacífica dentro de casa.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Quero namorar, mas meus pais não deixam. E agora?

Publicidade

52 comentários

  • Emile Brito disse:

    bom, oq aconteceu comigo foi muito irritante, eu tenho 13 anos e meio que estava me envolvendo com um boy da escola de 15, meus pais não aceitaram eu namorando com ele…. Certo que nos 3 primeiros meses foi escondido e quando finalmente tive força para falar…. Eles tiraram tudo de mim…. E proibiram eu falar com o boy chegaram até ameaçar eu e ele……. O QUE QUE EU FAÇO? (OSB: eu amo de mais ele e meio que é doído eu ir para escola vê-lo e não poder ir conversar com ele)

    Responder
  • Iza disse:

    Bom eu tenho 17 anos é estava namorando escondida com um rapaz de 22 ele saiu do relacionamento passado dele a 5meses ele passou 4 anos com ela ;meus pais descobriram e me mandaram me afastar para e falar e me tiraram do grupo que tínhamos em comum o tempo q passamos juntos foi muito bom e maduro ele falou q me amava até chegou a pedir para a mamae agora eu não sei se ele vai me esperar pois só posso namorar depois do enem

    Responder
  • Priscila disse:

    Oi, meu nome é Priscila, e estou vivendo um dilema em casa, tenho 19 anos, sou filha unica, e estou a 8 meses namoro meu primeiro namorado , amo muito meus pais, porém também amo muito meu namorado, meus pais vivem dizendo que meu namorado está me tirando deles, e que eu “não moro mais na minha casa”, pois saiu 6hs da manhã de casa, para trabalhar e vou para a faculdade em seguida, e nos fins de semana quero ficar um pouco com meu namorado. Estudamos juntos na mesma sala, e as vezes ele me busca no serviço para irmos juntos (meus pais acham isso um absurdo já que na logica deles a namorada só pode ver o namorado de fim de semana). Eu e meu namorado já estamos com planos para casar ano que vem em outubro (pois estamos juntando dinheiro para comprar nossa casinha), porém recentemente meus pais estão me expulsando de casa, eu fico muito nervosa com essa situação.E não sei o que fazer, meu namorado já disse para alugarmos uma casa e morarmos juntos, porém eu não quero abandonar meus pais assim, pois sempre fomos muito unidos. PRECISO DE AJUDA.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Priscila! Nossa, parece que seus pais estão com ciúmes. Mostre pra ele que eles estão errados, que você já é uma mulher, responsável e madura para assumir uma relação. Tente não mudar muito com o seus pais, sempre converse a respeito e quem sabe tente aproximar os três. Beijos!!

      Responder
      • Taynara costa disse:

        Se ele realmente te amar ele vai esperar, e seus pais estão certos de só deixar vc namorar quando terminar o enem, por mais que seja meio xato eles só querem o seu bem e então preocupado que com esse namoro vc acabe deixando os estudos de lado mais não se preocupe no caso de vc escolher um cara de 22 anos prova q vc já esta amadurecendo e vai dar tudo certo ? prazer meu nome e taynara, e tenho 12anos?

        Responder
  • Juciara disse:

    Olá! Bom dia, gosto de um rapaz mais a minha mãe não aceita o nosso namoro, o que posso fazer?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Juciara, o diálogo é o mais importante neste caso. Mostre que você tem maturidade para um relacionamento. Beijos!

      Responder
  • Ingrid disse:

    Bom, tenho 17 anos e meu namorado 18 anos. Minha história com ele vai completar 8 meses de namoro assumido com aliança e tudo, porém nesses 8 meses de namoro agente namora na escada de casa, pelo simples motivo de minha mãe não aceitar e coloca coisa na cabeça no meu pai, sendo que ela julga sem nunca ter sentado e conversando com meu namorado chamando ele de vagabundo, dizendo que me trair e outras coisas(ele trabalha de dia e anoite estuda). Muitas vezes já cheguei a chorar outras a se ajoelhar na beira de cama e pedir solução a Deus mais não to vendo resultados. Meus namorando e tão jente boa que o cabelo do meu irmão ele corta de graça leva entulho e quando meus pais não estar em casa ele ajudar nas tarefas. No meu ponto de vista não me vejo como uma má filha faço tudo lavo, cozinho, passo, organizo, limpo e ainda cuidou do meu irmão menor, não saiu e nunca sair pra noitada nem festas. Única coisa errada que eu faco e deixar de ir pra escola pra ir ficar com meu namorado na casa dele, mais se meu país liberase o namoro não teria necessidade de mim fazer isso. A família dele aceita na boa, até dia de domingo pra ir almoça com eles chama mais eu nunca vou pois meus pais não deixa.
    Nois dois já pensanmos em tudo e a solução que achamos foi nois Guarda dinheiro comprar as coisas mais ultias alugar uma casa e nois morar juntos, para não ter mais brigas dentro de casa e nois poder ficar em paz.
    **Desculpa o texto mais eu tava precisando desabafar.***

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ingrid! Converse com a sua mãe e pai sobre isso, mostre para ela que você é madura e responsável para assumir um namoro. O diálogo neste caso é muiiittooo importante. Acho que neste caso, seria bom tentar apresentar o seu namorado para a sua família.

      Responder
  • Márcia disse:

    Eu tive visitando essa página e achei melhor escrever um pouco do meu relacionamento, tenho 14 anos e meu namorado 15,estamos juntos há uns 11 meses e hoje minha mãe brigou comigo porque eu falei com ele na escola, meu pai ainda não sabe, mas estou criando coragem pra falar pra ele, talvez ele possa me ajudar, eu gosto muito do meu namorado, e percebi que ele é um cara legal, cuida bem de mim, me dá carinho e muitas coisas, mas parece que está ficando tudo difícil, namoramos escondido a 11 meses, minha mãe já sabe da história mas não apoia a gente, e aí eu fico muito triste, meu namorado está sempre do meu lado me ajudando a nunca abaixar a cabeça e desistir, quanto a família dele, a mãe e as irmãs já sabem, e superapoiam. Então é isso jente.
    #desabafo

    Responder
  • Edilane disse:

    Meus pais não aceita meu namoro por que um cunhado meu encheu a cabeça dos meus pais de história ,meu namorado e gente boa .mas meus pais preferem acredita no meu cunhado .já tentei comversar com meus pais mais eles não aceita .
    E mim proibiram de ver meu namorado o que faço?

    Responder
  • iara estefane vitório santos disse:

    bom meu namoro e muito complicado estou sofrendo muito pois namoro escondido a quase 2 anos ja e meu namorado as vzs perde o controle e agente vive brigando pois meus pais nao aceitam dizem que devo estuda primeiro termina meus cursos e so depois pensar em namorar dizem q meu namorado n e pessoa certa pra mim chamam ele das piores coisas q tem e isso doi muito em mim choro todos os dias por isso eu irei fazer 18 anos e meu namorado fez 21 anos agente comecou escondido depois pensei q se eu falasse pro meu pai a vdd ele ia aceitar d boa e por ele cnhece ele e saber q ele trabalhava e tal eles eram amigos e quando ele soube q eu namorava cm ele ate parou de falar cm ele disse q n ia aceitar pois ele n tem futuro pra mim e pior q minha mae n gsta dele eles n cnhecem ele direito e pensam mal assim eu sofro muito pois amo ele fac d tudo por ele so queria poder namora d permissao aq em casa e q eles gstassem dele e entendessem q ele me faz bem q ele e bom traabalhaador e me faz feliz entao todos os dias tnho q ir a casa dele pr VER ELE e meus ppais sabem q eu namoro escndido que vou todos os dias la e n aceitam e me dao tao poucas horas pra vim pra casa e se passo da hora comecam a brigar e me julgar e falar mal do meu namorafdo entao vivo triste angustiada e tudo e motivo d briga entre eu e meus pais agr eu e meu namorado estamos pensando em no dia do meu aniversario ele vim aki em casa tentar falar cm ele pra ver se eles aceitam so q n sabemos coomo iremos fazer pois meus pais n querem falar cm ele d jeito nenhum..pfvr me ajudem n sei o fazer

    Responder
    • Taynara costa disse:

      Se ele realmente te amar ele vai esperar, e seus pais estão certos de só deixar vc namorar quando terminar o enem, por mais que seja meio xato eles só querem o seu bem e então preocupado que com esse namoro vc acabe deixando os estudos de lado mais não se preocupe no caso de vc escolher um cara de 22 anos prova q vc já esta amadurecendo e vai dar tudo certo ? prazer meu nome e taynara, e tenho 12anos?

      Responder
  • Juliana disse:

    A mãe do meu namorado não me aceita por que tenho 3 filhos, o que faço?

    Responder
  • May disse:

    Eu já passei por isso passei cerca de 2 meses no meu namoro foi quando meu pai começou a implica com meu namorado passou alguns meses e ele resolveu dizer que não queria mais meu namorado comigo e eu disse que não iria deixá-lo , e foi a maior revolta meu pai parou de falar comigo minha mãe mandava todo tempo eu terminar daí comecei a sair escondido pra casa dele dizia a minha mãe que iria pra casa de uma amiga daí um dia ela desconfiada foi na casa da minha amiga e descobriu que eu tava saindo escondido ela também parou de falar comigo por uma semana e. Eu só ficava trancada no quarto por volta do fim do ano aí meu namorado começo a ir para minha casa de tarde minha mãe deixava e meu pai não sabia um certo dia meu pai chegou mais cedo do trabalho e viu agente lá daí ele não falou nada e aceitou ele de volta daí passou anos hoje fazemos 4 anos juntos agora recente noivamos e a nossa casa está sendo feita no quintal deles hoje todos se dão bem .. foi muito difícil sofri muito e ele também mais conseguimos .acho que tudo que se vale a pena precisa se lutar

    Responder

Deixe seu comentário