Sangramento no meio da cartela do anticoncepcional. É normal?

Saúde / Menstruação

Para as usuárias da pílula anticoncepcional, menstruar no intervalo de sete dias da cartela ou simplesmente não menstruar é o correto. No caso de quem toma pílulas de uso constante, a menstruação é interrompida e assim a mulher pode ficar meses ou até mesmo anos sem nenhum sangramento e sem nenhum problema com isso.

Mulher com sangramento

Foto: © Depositphotos

No entanto, pode ocorrer da menstruação simplesmente descer durante a cartela, sem nenhuma explicação lógica no momento. Esse fenômeno é conhecido como escape menstrual e, quando ocorre, é comum ficar surpreendida e assustada, pois é difícil acontecer alguma falha no uso do medicamento. Além disso, o problema pode ocorrer com pequenas gostas de sangue até a menstruação real, com direito a cólicas e alterações de humor.

Há várias razões que podem explicar esse fenômeno. Há motivos simples e passageiros para menstruar fora de hora, entretanto, é possível também que isso ocorra por algum problema mais grave ou até mesmo por uma doença. Dependendo de como ocorrer com você, vale a pena procurar um ginecologista e investigar o caso.

Principais causas:

Apesar de pequenos distúrbios no organismo justificarem a menstruação durante a cartela, não é possível ter certeza da causa apenas analisando os sintomas. Os problemas mais graves, como indicio de câncer, por exemplo, só serão revelados através dos exames pedidos pelo seu ginecologista. Em todo o caso, não deixe de marcar uma consulta para entender o que ocorreu. Em alguns casos, é possível que seja necessário também trocar de comprimido. (Pílulas anticoncepcionais mais utilizadas no Brasil)

• Hormônios desregulados

Quando ocorre uma desordem nos níveis hormonais no organismo, é possível que ocorra a menstruação fora do período, mesmo que você tome todos os comprimidos nos horários certos. Esse é um dos problemas mais frequentes quando há escapes menstruais sem nenhuma razão mais grave e pode acontecer a qualquer momento.

A desordem hormonal pode acontecer por estresse ou por excesso de atividade física, por exemplo. Pequenos desgastes são capazes de desregular os hormônios, principalmente se você estiver com o psicológico abalado por algum motivo. Porém, quando a menstruação desce por motivos hormonais, há pouco sangue e no máximo cólicas fracas. Se você tiver menstruado com um fluxo alto, é provável que a causa seja outra e mais séria.

• Interrupções na cartela

Para quem tem dificuldade em tomar o anticoncepcional nos horários corretos, é possível que o esquecimento cause a menstruação. Não é apenas o intervalo de sete dias da cartela que pode fazer com você menstrue, pois parar de tomar o remédio ainda na metade da cartela fará com que a menstruação desça.

Anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

Se você esqueceu alguns dias, talvez essa seja a causa. Lembre-se que o remédio perde boa parte da sua eficiência se não for tomado corretamente, o que aumenta as chances de gravidez. Se for esse motivo, configure despertadores e tente tomar sempre no mesmo horário para evitar problemas.

• Lesões

Outra razão para um possível sangramento inesperado é quando ocorre uma lesão no canal vaginal. Isso pode ocorrer se houver penetração sem lubrificação ou se você sentir dor na hora do sexo mas insistir. No entanto, esse sangue não é menstrual, não há cólicas e pode sair em pequenas quantidades. Além disso, o ferimento deve curar naturalmente em poucos dias.

• Câncer de colo de útero

Os escapes menstruais podem ser também um sintoma de câncer de colo de útero, principalmente se ocorrer com frequência. No entanto, esse risco é maior entre mulheres acima de 45 anos e principalmente entre as mulheres que já entraram na menopausa. Nas mais jovens, os riscos são baixos.

• Aborto natural

Se o fluxo de sangue for alto e a mulher sentir muita dor, há chances de ter acontecido um aborto espontâneo. Mesmo que você pense que não está grávida, vale a pena investigar com um médico se foi essa a causa. Os abortos naturais podem acontecer no início da gravidez, antes mesmo que a mulher descubra que está grávida.

O que fazer?

Após ler as razões, você provavelmente já tem uma ideia do que pode ter ocorrido de acordo com a dimensão do problema. É preciso analisar se houve dor ou não, se o sangramento foi pouco ou por vários dias. Esses pequenos detalhes podem entregar as causas mais prováveis e causar mais ou menos preocupações.

Mulher no ginecologista

Foto: © Depositphotos

De qualquer forma, o aconselhável é continuar tomando o remédio normalmente, fazendo a pausa dos sete dias como se nada tivesse acontecido. Além disso, marque uma consulta com o ginecologista o mais rápido possível para descobrir a causa real. Você pode pensar que o problema é algo pequeno e na verdade ser mais grave.

• Não deixe de tomar os comprimidos por isso, continue a cartela normalmente.

• Se você não toma corretamente, procure medidas para ingerir as pílulas no horário certo.

• Marque uma consulta com um ginecologista para investigar a causa.

• Se você teve um fluxo maior ou muita dor, tente consultar o mais rápido possível.

• Se o sangramento ocorrer durante uma gestação ou na menopausa, consulte imediatamente.

• Não se preocupe com riscos de gravidez, apesar de ocorrer um sangramento no início da gravidez, esse não deve ser o seu problema se toma pílula de forma correta. (Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida)

• Escapes menstruais também não significam que o comprimido é fraco ou pouco eficiente, por exemplo, porém é possível que você tenha que trocar de pílula.

• Mesmo que o sangramento seja pouco, dê uma atenção maior para esse problema se ocorrer mais de uma vez. É possível que o anticoncepcional utilizado não seja compatível com o seu organismo.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Esquecer de tomar o anticoncepcional pode atrasar a menstruação?

Publicidade

57 comentários

  • Thayna disse:

    Olá…
    Estou na sexta pilula do anticoncepcional e minha mestruação ñ parou de descer. Sentir cólicas bem fortes, o que ñ é comum acontecer,tbm tive enjoos dor de cabeça. O que poderia ser?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Thayna, provavelmente efeito da pílula. Converse com o seu ginecologista a respeito. Beijos!

      Responder
  • Juliaj disse:

    Fiz aa pausa de 5 dia ao invés de 7. Menstruei normalmente mas quis tomar logo a pílula para cortar. Uma semana depois eu tive relação desprotegida. 3 semanas depois estou tendo sangramentos irregulares. Diz que não deve ser gravidez ‘0’

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Julia. Provavelmente seja pela pílula. Beijos!

      Responder
  • Iza disse:

    Tenho 46 anos. Tive uma menstruação intensa de 10 dias, quase uma hemorragia..fui no meu ginecologista e fiz o exame transvaginal, e o resultado foi bom…não apresentou miomas. e devido a essa “hemorragia” fiquei com a hemoglobina baixa 8,1 estou tomando noripurum . Estou tomando Cerazetti e agora começo a descer tipo um escape, menos intenso…estou preocupada de novo.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Iza, volte ao seu ginecologista. As vezes será necessário trocar de anticoncepcional. Beijos!

      Responder
  • Priscilla disse:

    Ola eu tomo primera 30 e mesmo tomando o certinho tem alguns escapes é normal????

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Priscila, não é bom ter escapes. É muito incomodo, não é mesmo?! As vezes seu organismo não está de adaptando bem a esse anticoncepcional. Converse com a sua ginecologista, as vezes seria válido trocar por outro.

      Responder
  • Alice disse:

    Oii estou tomando anticoncepcional e desseu minha menstruação agora quase na metade da cartela oque pode ser??

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Alice, pode ser um escape. O ideal é conversar com o ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Flavia disse:

    Boa tarde;
    Estava tomando o Diclin e já o tomava há algum tempo, no entanto no mês de maio tive uma hemorragia com muita cólica durante 30 dias, começou em 23/5/17 fui ao médico no máximo que foi feito foi receitar bucopan com plasil e mudou para pilula de uso continuo.
    Este mês novamente 21/08/17 novamente estou com escape mesmo com anticoncepicional de uso continuo.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Flávia, converse com o seu ginecologista e peça pra fazer uma ultra pra ver se está tudo bem. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário