Minha menstruação adiantou 5 dias, é normal?

Saúde / Menstruação

Enfrentar a menstruação uma vez por mês é uma situação incômoda que todas as mulheres passam durante a maior parte da vida. Para quem não toma anticoncepcional, a menstruação pode vir em datas diferentes, porém, as usuárias da pílula sabem exatamente em que momento o ciclo menstrual inicia e quando deve parar.

mulher menstruada

Foto: © Depositphotos

O normal é menstruar no período de sete dias de intervalo entre uma cartela e outra. Durante esses dias, o óvulo é descartado e então a mulher passa pelo processo comum de sangramento, cólicas e outros sintomas. No entanto, é possível que a menstruação venha com atraso ou adiantamento.

Se a sua menstruação veio em torno de cinco dias antes do esperado, há várias causas que podem explicar o ocorrido e, na maioria dos casos, o problema é rotineiro e não necessita de maiores preocupações. Porém, tudo depende da intensidade do fluxo, se houve dores ou não, entre outras características. Se o que aconteceu com você foi muito fora do comum e o sangramento foi intenso, vale a pena marcar uma consulta e investigar o caso com o seu ginecologista.

Principais causas

Há diversas razões que podem causar atrasos ou adiantamentos no ciclo menstrual. Quando ocorre algo fora do comum, é normal sentir-se confusa e assustada, principalmente com a possibilidade do problema indicar alguma doença. Porém, o fenômeno não é tão raro e pode ser justificado de maneira simples, embora também haja motivos mais sérios para o adiantamento menstrual. (Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?)

• Estresse:

Quando a mulher passa por situações de alto estresse, como a pressão antes de uma prova importante, por exemplo, é comum que aconteça uma menstruação inesperada. O estresse mexe diretamente com os níveis hormonais do organismo e a tensão pode desregular os seus hormônios e causar esse tipo de problema.

Neste caso, apenas relaxe que na medida que os seus hormônios se estabilizarem o ciclo voltará ao normal também. Caso não aconteça ou haja problemas mais sérios, não hesite em procurar ajuda médica para descobrir a causa real. Embora o estresse seja o culpado na maioria dos casos, há outras razões para este fenômeno.

• Menstruação desregulada:

Se você não toma anticoncepcional ou abandonou as pílulas há pouco tempo, é muito comum ter menstruação desregulada. Quem nunca tomou a medicação pode ficar meses sem menstruar ou menstruar antes do tempo devido as alterações nos níveis hormonais. Quem deixou a pílula pode sofrer essas alterações também, pois demora um tempo até que o organismo se acostume com a ausência do comprimido.

• Desgaste físico:

Se você anda se esforçando demais na academia é possível que a menstruação tenha adiantado por esse motivo.

Mulher na academia

Foto: © Depositphotos

Embora o problema não seja grave, é um forte sinal de falta de resistência do organismo, o que significa que é melhor pegar leve na malhação e seguir um ritmo mais adequado para não causar prejuízos para a sua saúde.

• Problemas emocionais:

O psicológico influencia diretamente nos hormônios, o que faz com que a menstruação possa adiantar por diversas razões emocionais. Depressão, abalos emocionais devido a alterações negativas na rotina por exemplo, como um término de namoro ou demissão de um emprego, podem alterar o seu ciclo menstrual. Se for essa a razão, a sua menstruação deve regular naturalmente conforme você alcança a estabilidade emocional novamente.

• Aborto espontâneo:

Uma das causas mais sérias para adiantamentos ou atrasos menstruais é um possível aborto natural. Isso pode acontecer por diversos motivos e, na maioria dos casos, a mulher nem se quer sabia que estava grávida. O fato de não saber sobre a gravidez pode ser inclusive o motivo do aborto, no caso de mulheres que fumam, bebem demais ou fazer exercícios físicos em excesso e outras atividades que podem prejudicar o feto.

Se a razão for aborto espontâneo, o normal é que você sinta muita dor e tenha uma perda alta de sangue. Se isso aconteceu com você, procure um médico imediatamente para fazer uns exames e investigar a causa. Se não houve tanta dor ou o sangue foi em pouca quantidade, pode ficar tranquila que o motivo é outro.

• Escapes

É preciso analisar o fluxo menstrual para ter uma noção mais correta da causa do adiantamento da menstruação. Quando o sangue desce fora do período determinado, o fenômeno é chamado de escape menstrual. Os escapes podem acontecer a qualquer momento e indicam principalmente que houve uma alteração hormonal no organismo. (Sangramento no meio da cartela do anticoncepcional. É normal?)

Se você tiver um escape, é preciso identificar se foi realmente uma menstruação ou se o sangramento ocorreu por outro motivo. Lesões no canal vaginal, que podem ocorrer durante o sexo, por exemplo, podem provocar um sangramento diferente. Por isso, analise também se houve cólicas, como foi a consistência do sangue e outras características que podem identificar se foi mesmo menstruação ou não.

O que fazer?

Na maioria dos casos o problema não é grave e a sua menstruação deve voltar ao normal no mês seguinte, por isso, continue tomando a pílula normalmente, caso seja usuária do anticoncepcional. Se o problema persistir ou você perceber que fugiu muito do comum, vale a pena marcar uma consulta para ter certeza de que não foi algo grave.

Consulta ao ginecologista

Foto: © Depositphotos

Só um médico poderá explicar através de exames o que aconteceu com o seu organismo, por isso, não deixe a sua saúde em risco se passar por esse problema mais de uma vez em pouco tempo ou sofrer com hemorragias ou dores. Mesmo que o problema não seja grave, pode haver a necessidade de trocar de anticoncepcional.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Tenho 15 anos e ainda não menstruei, é normal?

Publicidade

42 comentários

  • Livia disse:

    Fui ao ginecologista fiz todos os exames e ela me falou que não estava grávida. Porém ela me passou remédios e minha menstruação veio antes do previsto ..Eu poderia estar grávida e perdi ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Lívia, creio que não. Tem certos remédios que mexem com o ciclo menstrual mesmo. Beijos!

      Responder
  • Elisandra leme disse:

    Eu ia menstruar no dia 22 de dezembro ,só que começou a vir sujeira no dia 17 e na HR em que limpava saia sangue claro até o dia 20 e no dia 21 começou a vir um monte é só parou no dia 23 é normal?..

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Elisandra, sim. Na dúvida, converse com um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Valéria disse:

    Minha menstruação veio muito adiantada. Em novembro veio dia 15, hoje é dia 2 de dezembro e já está dando sinal, faz 3 dias que estou Sentindo muita cólica. Tenho algum risco de esta grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Valéria, pode ser ovulação também. Na dúvida, converse com um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Michelly disse:

    Minha menstruação antecipou cinco dias e veio normal porém sem coagulação que eu sempre tive e sempre fui regular achei estranho posso estar grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Michelly! Os pedaços de sangue coagulado geralmente aparece quando ocorre alguma alteração hormonal. Se a sua menstruação veio normal, é pouco provável. Beijos!!

      Responder
  • Alcyone disse:

    Olá,tenho problemas de sono,mais venho fazendo tratamento com glifage e esse mês minha menstruação adiantou 5dias no entanto ao seu término continuo sentido cólicas do lado esquerdo ,seios com bico sensível,tonturas,é um corrimento parecendo água rosa e as vezes meio amarelo pode ser gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, não é provável uma gravidez já que a sua menstruação veio. Beijos!

      Responder
  • Mariquinha disse:

    Minha menstruação no mês passado apareceu dia 12 e este mês apareceu dia 7/9. Estou tentando engravidar. O q pode ser? me ajudem

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Mariquinha, a menstruação pode adiantar ou atrasar sem que necessariamente seja por algum motivo. Já que você é tentante, faça exames de rotina em um ginecologista para ver se está tudo bem. Beijos!

      Responder
  • Fernanda Soares disse:

    Olá, minha menstruação antecipou 5 dias, ta vindo muito, tipo, muito mesmo. Estou sentindo dores diferentes dos outros meses, sei lá, não parece cólica normal. E tipo, tem umas duas semanas que tava meio enjoada, querendo comer de tudo, sabe? Será que estava gravida? Isso pode ser aborto espontâneo?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Fernanda, não sei te dizer. Somente um ginecologista para investigar direitinho. Beijos!

      Responder
  • Graziela disse:

    Ola. Minha menstruação veio esse mês 5 dias adiantada. E durou apenas 1 dia. Veio sangue normal. Fiz a troca de 3 absorventes encharcados. Porém no dia seguinte como mágica não desceu mais nada. Durou maos ou menos umas 12 horas. Só sentia o sangue vir nas horas de urinar. Após isso ka se passaram 10 dias e é nada de voltar. Posso estar grávida mesmo com esse sangramento q apareceu? Ou com algum tipo de problema??? #Preocupadíssima…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Graziela, faça um teste para tirar a dúvida. De preferência o Beta. Beijos!

      Responder
  • Amanda Ap. disse:

    Minha menstruação esse mês veio rosada nos três dias e no quarto dia está descendo mais, só q minha menstruação sempre no terceiro dia vem bastante e acompanhadas de muita cólicas. E veio adiantada.E eu não senti cólicas. Não faço uso de nenhum método contraceptivo.

    Responder
  • Noemia disse:

    Olá dona girafa minha menstruação veio dia 20 de julho e tive relação dia 2 de agosto tive relação sem proteção, hoje dia 11/08 estou com cólica posso está grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Noemia, é muito cedo ainda. Espere até a data da sua próxima menstruação. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário