Minha menstruação adiantou 5 dias, é normal?

Saúde / Menstruação

Enfrentar a menstruação uma vez por mês é uma situação incômoda que todas as mulheres passam durante a maior parte da vida. Para quem não toma anticoncepcional, a menstruação pode vir em datas diferentes, porém, as usuárias da pílula sabem exatamente em que momento o ciclo menstrual inicia e quando deve parar.

mulher menstruada

Foto: © Depositphotos

O normal é menstruar no período de sete dias de intervalo entre uma cartela e outra. Durante esses dias, o óvulo é descartado e então a mulher passa pelo processo comum de sangramento, cólicas e outros sintomas. No entanto, é possível que a menstruação venha com atraso ou adiantamento.

Se a sua menstruação veio em torno de cinco dias antes do esperado, há várias causas que podem explicar o ocorrido e, na maioria dos casos, o problema é rotineiro e não necessita de maiores preocupações. Porém, tudo depende da intensidade do fluxo, se houve dores ou não, entre outras características. Se o que aconteceu com você foi muito fora do comum e o sangramento foi intenso, vale a pena marcar uma consulta e investigar o caso com o seu ginecologista.

Principais causas

Há diversas razões que podem causar atrasos ou adiantamentos no ciclo menstrual. Quando ocorre algo fora do comum, é normal sentir-se confusa e assustada, principalmente com a possibilidade do problema indicar alguma doença. Porém, o fenômeno não é tão raro e pode ser justificado de maneira simples, embora também haja motivos mais sérios para o adiantamento menstrual. (Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?)

• Estresse:

Quando a mulher passa por situações de alto estresse, como a pressão antes de uma prova importante, por exemplo, é comum que aconteça uma menstruação inesperada. O estresse mexe diretamente com os níveis hormonais do organismo e a tensão pode desregular os seus hormônios e causar esse tipo de problema.

Neste caso, apenas relaxe que na medida que os seus hormônios se estabilizarem o ciclo voltará ao normal também. Caso não aconteça ou haja problemas mais sérios, não hesite em procurar ajuda médica para descobrir a causa real. Embora o estresse seja o culpado na maioria dos casos, há outras razões para este fenômeno.

• Menstruação desregulada:

Se você não toma anticoncepcional ou abandonou as pílulas há pouco tempo, é muito comum ter menstruação desregulada. Quem nunca tomou a medicação pode ficar meses sem menstruar ou menstruar antes do tempo devido as alterações nos níveis hormonais. Quem deixou a pílula pode sofrer essas alterações também, pois demora um tempo até que o organismo se acostume com a ausência do comprimido.

• Desgaste físico:

Se você anda se esforçando demais na academia é possível que a menstruação tenha adiantado por esse motivo.

Mulher na academia

Foto: © Depositphotos

Embora o problema não seja grave, é um forte sinal de falta de resistência do organismo, o que significa que é melhor pegar leve na malhação e seguir um ritmo mais adequado para não causar prejuízos para a sua saúde.

• Problemas emocionais:

O psicológico influencia diretamente nos hormônios, o que faz com que a menstruação possa adiantar por diversas razões emocionais. Depressão, abalos emocionais devido a alterações negativas na rotina por exemplo, como um término de namoro ou demissão de um emprego, podem alterar o seu ciclo menstrual. Se for essa a razão, a sua menstruação deve regular naturalmente conforme você alcança a estabilidade emocional novamente.

• Aborto espontâneo:

Uma das causas mais sérias para adiantamentos ou atrasos menstruais é um possível aborto natural. Isso pode acontecer por diversos motivos e, na maioria dos casos, a mulher nem se quer sabia que estava grávida. O fato de não saber sobre a gravidez pode ser inclusive o motivo do aborto, no caso de mulheres que fumam, bebem demais ou fazer exercícios físicos em excesso e outras atividades que podem prejudicar o feto.

Se a razão for aborto espontâneo, o normal é que você sinta muita dor e tenha uma perda alta de sangue. Se isso aconteceu com você, procure um médico imediatamente para fazer uns exames e investigar a causa. Se não houve tanta dor ou o sangue foi em pouca quantidade, pode ficar tranquila que o motivo é outro.

• Escapes

É preciso analisar o fluxo menstrual para ter uma noção mais correta da causa do adiantamento da menstruação. Quando o sangue desce fora do período determinado, o fenômeno é chamado de escape menstrual. Os escapes podem acontecer a qualquer momento e indicam principalmente que houve uma alteração hormonal no organismo. (Sangramento no meio da cartela do anticoncepcional. É normal?)

Se você tiver um escape, é preciso identificar se foi realmente uma menstruação ou se o sangramento ocorreu por outro motivo. Lesões no canal vaginal, que podem ocorrer durante o sexo, por exemplo, podem provocar um sangramento diferente. Por isso, analise também se houve cólicas, como foi a consistência do sangue e outras características que podem identificar se foi mesmo menstruação ou não.

O que fazer?

Na maioria dos casos o problema não é grave e a sua menstruação deve voltar ao normal no mês seguinte, por isso, continue tomando a pílula normalmente, caso seja usuária do anticoncepcional. Se o problema persistir ou você perceber que fugiu muito do comum, vale a pena marcar uma consulta para ter certeza de que não foi algo grave.

Consulta ao ginecologista

Foto: © Depositphotos

Só um médico poderá explicar através de exames o que aconteceu com o seu organismo, por isso, não deixe a sua saúde em risco se passar por esse problema mais de uma vez em pouco tempo ou sofrer com hemorragias ou dores. Mesmo que o problema não seja grave, pode haver a necessidade de trocar de anticoncepcional.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

Tenho 15 anos e ainda não menstruei, é normal?

Publicidade

30 comentários

  • cristiane disse:

    Perdi meu bebê a 4 anos anos atras estava com 4 meses de gestação.
    noentanto dela pra minha menstruação enlouqueceu!!!
    adianta ate 10 dias..
    não tomo pilula pois ainda penso em engravidar.
    sera isso algo serio???

    Responder
  • talita francisca da silva disse:

    Olá,minha mestruação veio uns 10 dias antes da data preista e na ultima vez que mestruei so fiquei mestruando 2 dias.
    Posso estar gravida?

    Responder
    • Angela Santos Araujo disse:

      Olá, meu ciclo geralmente é de 28 dias com fluxo bem intenso e cólicas fortes, porém no mês passado atrasou 5 dias, desceu no dia 24/06 com pouca cólica 3 dias, inclusive até pensei que estivesse grávida e para minha surpresa desceu para mim este mês no dia 10/07 com fluxo bem pouco, sem sintoma nenhum de menstruação sem dores nos seios, sem cólicas enfim bem diferente dos outros meses. Confesso que estou preocupada, está tudo desregulado, um mês vem depois e no outro logo em seguida vem bem antes. Será que posso estar grávida? Eu desejo muito engravidr

      Responder
      • Dona Giraffa disse:

        Olá Angela, se sua menstruação desceu, as chances são mínimas né. Procure um médico para te avaliar. Beijos!!

        Responder
        • Angela Santos Araujo disse:

          Olá, Dona Girafa, obrigada pelo retorno!! Bjs

          Responder
  • Maria dos Santos disse:

    Fiz uma biopsia há 4 dias e hoje percebi um sangramento pouco o que devo fazer? Será que fiz algum esforço fisico? também daqui a 5 dias é o dia de menstruar

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Maria dos Santos, obrigado pelo seu comentário!

      Neste caso mais específico, é melhor você entrar em contato com o seu médico para esclarecer a sua dúvida.
      Beijos!

      Responder
  • Patricia santana disse:

    Minha menstruação adiantou 7 dias e nunca tomei anticoncepcional o que pode ser isso?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Patrícia, obrigado pelo comentário.

      É normal acontecer isso. Não se preocupe.
      As vezes a nossa menstruação desregula mesmo, pela nossa alimentação, pelo uso de algum medicamento, alguma coisa diferente na rotina, enfim, isso tudo
      pode alterar o ciclo menstrual.

      Beijos!

      Responder
  • Marcela Ezequiel Cardozo disse:

    Minha menstruação desceu com uma cor rosada há 3 dias. Agora que desceu um sagramento será que estou gravida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Marcela, obrigado pelo comentário!

      Você teve relação sem nenhum tipo de contraceptivo? Se sim, sempre tem essa possibilidade né.
      Mas, creio que não pois, é normal no início começar com uma coloração mais rosada e depois aumentar o fluxo.

      Boa Sorte,
      Beijinhos!

      Responder
  • olga Vieira disse:

    Olá boa tarde.
    Eu estou numa situação que nem eu consigo perceber,a minha mestruação dura 4 a 5 dias mas últimamente me assusto ao ver que só fiz 3 e 2 dias.
    No mês passado a minha mestruação atrasou 4 dias era para entrar no dia 7,não aconteceu então entrei no dia 12 e só fiz 2 dias.
    Este mês eu esperava no dia 4 mas não aconteceu a minha mestruação adiantou faltando 3 dias,logo hj dia 1 entrei e isso de adiantar ñ é a primeira vez já é a quarta vez e isso começou quando piquei o depo em 2015 quando tive a minha falecida filha mas só foi uma vez de lá pra ñ uso mas o depo e o baralho dod dias da mestruação começou.

    O que está acontecer comigo?

    Isso é normal ter atrasos e adiantamentos na mestruação?
    Por favor me ajude.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Olga, obrigado pelo comentário!

      É normal acontecer atrasos ou adiantamentos uma vez ou outra. Como sua menstruação era regular e agora você está notando mudanças, sugiro procurar um ginecologista e fazer um check up.

      Beijinhos.

      Responder
  • Thalia disse:

    Bom, estou tentando engravidar a dois meses, mês passado menstruei normalmente mas esse mês tive relação no dia fértil e com ejaculação dentro e sem nenhuma proteção. E esse mês minha menstruação veio 5 dias antes e ontem eu tive relação e senti um desconforto e hoje de manhã minha menstruação já havia vindo e em grande quantidade e cólica fraca mas não sou de ter cólica ou desregulada sempre foi tudo certo, será que posso ter tido um aborto e nem sabia qe estava grávida pois não tive nenhum sintoma?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Thalia, obrigado pelo seu comentário!
      Sugiro que procure um ginecologista para esclarecer as suas dúvidas.

      Beijos.

      Responder
  • Kênia Ferreira dos santos disse:

    Olá eu gostaria de tirar uma dúvida o mês passado a minha mesntruação veio adianta 3 dias e não veio normal nem chegou a suja o absorvente e no mesmo dia que ela desceu foi embora e veio de novo no dia 6 e ficou do mesmo jeito era um sangue rosa e ficou borra de café e ficou só dois dias e foi embora e esse mês eu estava esperando ela vim dia 3 mais ela veio dia 1 primeiro e eu senti. Muita colocar mais eu não sou de sentir cólica eu só sinto uma dor um dia antes de ela vim mais eu não sentir nada só quando ela desceu mais não foi um sangue vivo como é normalmente veio rosa de novo e no mesmo dia foi embora e dois dias depois ela veio mais não sujou o absorvente e agora dia 7 ela veio do mesmo jeito e foi embora não ficar mais que isso isso nunca me aconteceu já tem dois meses que está assim eu tomo anticoncepcional injetável mensal a dois anos e nunca aconteceu isso eu perguntei o médico se a minha mesntruação aí fica sem vim como de uma amiga ele disse que não pq ela não parar a menstruação ela regular a menstruação o que pode estar aconteceu com migo por mim responder

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Kênia, obrigado pelo seu comentário!

      É melhor procurar o seu ginecologista, quem sabe trocar o anticoncepcional.

      Beijos.

      Responder
  • Ariadinne disse:

    Olá Dona Giraffa! Tomo injeção, e minha menstruação veio dia 06/07 foi dia 09/07. E volto dia 30/07, isso estar correto? Mas também usei a pomada vaginal!. A senhora me indica algo ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ariadinne, pode ser pelo anticoncepcional. Na dúvida, converse com o seu ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Caroline disse:

    Minha menstruação adiantou 8 dias, e estou sentindo muita cólica que não é do meu normal, dores intensa sem intervalos e meu fluxo está mais alto.
    E eu estou achando que estou grávida a umas 9 semanas, tem alguma ideia do que possa ser?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Caroline, faça um teste já que tem dúvidas. Beijos!

      Responder
  • Noemia disse:

    Olá dona girafa minha menstruação veio dia 20 de julho e tive relação dia 2 de agosto tive relação sem proteção, hoje dia 11/08 estou com cólica posso está grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Noemia, é muito cedo ainda. Espere até a data da sua próxima menstruação. Beijos!

      Responder
  • Amanda Ap. disse:

    Minha menstruação esse mês veio rosada nos três dias e no quarto dia está descendo mais, só q minha menstruação sempre no terceiro dia vem bastante e acompanhadas de muita cólicas. E veio adiantada.E eu não senti cólicas. Não faço uso de nenhum método contraceptivo.

    Responder
  • Graziela disse:

    Ola. Minha menstruação veio esse mês 5 dias adiantada. E durou apenas 1 dia. Veio sangue normal. Fiz a troca de 3 absorventes encharcados. Porém no dia seguinte como mágica não desceu mais nada. Durou maos ou menos umas 12 horas. Só sentia o sangue vir nas horas de urinar. Após isso ka se passaram 10 dias e é nada de voltar. Posso estar grávida mesmo com esse sangramento q apareceu? Ou com algum tipo de problema??? #Preocupadíssima…

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Graziela, faça um teste para tirar a dúvida. De preferência o Beta. Beijos!

      Responder
  • Fernanda Soares disse:

    Olá, minha menstruação antecipou 5 dias, ta vindo muito, tipo, muito mesmo. Estou sentindo dores diferentes dos outros meses, sei lá, não parece cólica normal. E tipo, tem umas duas semanas que tava meio enjoada, querendo comer de tudo, sabe? Será que estava gravida? Isso pode ser aborto espontâneo?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Fernanda, não sei te dizer. Somente um ginecologista para investigar direitinho. Beijos!

      Responder
  • Mariquinha disse:

    Minha menstruação no mês passado apareceu dia 12 e este mês apareceu dia 7/9. Estou tentando engravidar. O q pode ser? me ajudem

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Mariquinha, a menstruação pode adiantar ou atrasar sem que necessariamente seja por algum motivo. Já que você é tentante, faça exames de rotina em um ginecologista para ver se está tudo bem. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário