O líquido lubrificante liberado antes da ejaculação pode engravidar?

Gravidez

Um erro que muitas mulheres cometem é acreditar que só na hora da ejaculação o homem libera espermatozoides, o que faz parecer seguro todos os momentos do sexo antes da saída do sêmen. No entanto, mesmo o líquido lubrificante que sai do pênis é capaz de engravidar, pois este líquido também possui espermatozoides, mesmo que seja em menores quantidades.

casal em clima quente

Foto: © Depositphotos

Se esses espermatozoides conseguirem alcançar o óvulo, a fecundação ocorrerá mesmo que o homem não tenha ejaculado dentro. No entanto, a quantidade de espermatozoides pode ser inferior a 10% do que contém o sêmen, e esse valor pode ser maior ou menor dependendo do organismo do homem e da situação.

Mesmo que seja pouco, não quer dizer que o risco de engravidar é menor, pois não é tão incomum que as mulheres engravidem por “acidentes” como este. Porém, o que vai definir se as chances de engravidar são altas ou não são outros fatores. Se a mulher estava no período fértil, se toma anticoncepcional ou não, qual a frequência das relações sexuais e outros detalhes.

Quais são os riscos?

Como cada caso é um caso, é impossível generalizar e dizer exatamente quais são os riscos de uma mulher ficar grávida com o líquido lubrificante do pênis. Para quem pratica o ato do “coito interrompido”, que é tirar o pênis segundos antes da ejaculação, o risco provavelmente é maior, pois durante o ato, o líquido lubrificante foi liberado diversas vezes.

Porém, é preciso considerar muito se a mulher estava no período fértil ou não. Para quem calcula o período fértil é mais fácil de entender e, quem não calcula, precisa fazer o cálculo ou se lembrar se a relação ocorreu no período em que sai um corrimento vaginal semelhante a clara do ovo.

Se você não estava no período fértil, ainda assim há duas possibilidades de engravidar. Uma delas é quando a mulher passa por um momento grande de adrenalina durante o ato, o que faz com que ocorra a ovulação fora de época. A outra possibilidade é dos espermatozoides permanecerem vivos dentro da mulher durante alguns dias, o que pode coincidir com a ovulação e fazer com que o óvulo seja fecundado.

pílula anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

Se você toma anticoncepcional mas não obedece os horários de ingerir a pílula, é possível que o efeito do remédio seja reduzido. Quem esquece frequentemente de tomar e acaba não tomando sempre no mesmo horário possui mais riscos de engravidar. Por isso, avalie a sua situação para saber quais são as suas chances de estar grávida ou não.

Principais erros para quem quer evitar gravidez:

Engravidar por acidente nos dias de hoje é mais falta de interesse por informação do que qualquer outra coisa. Apesar das campanhas para o uso da camisinha e das instruções para o uso correto da pílula anticoncepcional, muitas mulheres cometem erros por achar que não irão engravidar ou por simplesmente se envolverem demais no momento da relação.

mulher tomando pílula

Foto: © Depositphotos

A consequência disso nem sempre é uma gravidez indesejada, mas em muitos casos é uma dor de cabeça e noites mal dormidas pensando na possibilidade. As mulheres que ficam paranoicas facilmente com esta ideia podem passar dias em agonia até ter coragem de fazer um teste e tirar a prova final. Veja quais são os principais erros cometidos por quem quer evitar uma gestação:

Fazer as vontades do parceiro:

Os homens não se preocupam tanto com isto quanto as mulheres, e muitos têm o pensamento machista de acreditar que evitar a gravidez é uma responsabilidade apenas feminina. Se você quer usar camisinha e ele não quer, evite ter relações até que o parceiro se convença. Não aceite o que não está segura em fazer só para agradá-lo ou para aproveitar o momento. (DST’s: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis)

Brincar de penetração:

Deixar que o homem penetre sem camisinha por alguns segundos, por exemplo, pode ser suficiente para abrir caminho aos espermatozoides. Com a excitação, o homem libera o líquido lubrificante com muita facilidade e essas brincadeirinhas podem resultar em gravidez.

Coito interrompido:

Como já foi explicado acima, tirar o pênis na hora da ejaculação não é uma estratégia eficiente, uma vez que o líquido lubrificante é liberado várias vezes e inclusive segundos antes de ejacular. Não aceite essa ideia se quer evitar uma gravidez de qualquer jeito.

Pílula do dia seguinte(Saiba como tomar a pílula do dia seguinte)

Tentar substituir a camisinha ou o anticoncepcional pela pílula do dia seguinte é outro erro gravíssimo. Além do remédio ser prejudicial ao organismo pela sua alta quantidade de hormônios, a pílula não é 100% confiável e pode ter o efeito reduzido se a mulher passar a usar com frequência. Em hipótese alguma faça isso e só utilize este método em casos de emergência.

Anticoncepcional fora de horário: (Pílula anticoncepcional)

Muitas mulheres pensam que não dá nada em nada tomar o anticoncepcional de qualquer jeito. A verdade é que atrasar o remédio ou esquecer completamente um dia reduz a eficácia e pode fazer com que a mulher engravide. Para não correr riscos, coloque um alarme para se lembrar de tomar a pílula sempre no mesmo horário.

Período pré-menstrual:

Ter relações sem camisinha só porque a menstruação está para vir também pode ser um erro. Mesmo que as chances de engravidar sejam menores, ainda assim há o risco caso o espermatozoide consiga sobreviver por tempo suficiente dentro da mulher para esperar a ovulação. Não confie só porque não está no período fértil e não deixe de usar camisinha caso você não seja usuária da pílula anticoncepcional.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida

Publicidade

242 comentários

  • Sthefany disse:

    Olá!!
    Minha menstruação está atrasada há 10 dias …. houve sexo com o “coito interrompido”, nunca atrasou assim, nunca fiz esses testes de gravidez, mais sinto que dessa vez não tem como correr … passou de 10 dias é tipo 90% de chance da gravidez ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Sthefany, não necessariamente. Mas, na dúvida, faça um exame de gravidez (Beta) que é mais confiável. Beijos!

      Responder
  • Tata disse:

    Olá bom a última vez eu mestruei foi dia 6 de janeiro e agora era pra ter vindo dia 4 de fevereiro do que atrasou 3 dias e o menino que eu fiquei a gente na hora não usou camisinha mais aii eu pedi pra ele usar , só que agora to cm medo de fica gravida pq no dia eu tava cm pouco de colica e ontem eu vomitei e hj não mais ainda to cm colica será que eu to gravida….

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Tata! Tente ficar calma e espere pois, ainda está em tempo de vir. Se o atraso for maior de 10 dias, faça um exame de gravidez. Da próxima vez use camisinha para não passar por isso novamente e lembre-se que ela protege contra doenças. Beijos!

      Responder
  • Júlia disse:

    Oi, meu namorado penetrou apenas uma vez, não rompeu o hímen nem nada, não tomei nada dps daquilo, e to mt preocupada em estar grávida, é possível?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Júlia, se houve penetração sempre tem um risco, mesmo que mínimo. Beijos

      Responder
  • Lucilene disse:

    Menstruei dia 28/12/2017.
    Transei sem proteção dia 11 /01/2018 (mas não houve ejaculação ) e dia 13 tomei a pílula do dia seguinte.. posso estar grávida?
    Quando tenho que fazer um teste pra verificar?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Testes de gravidez só devem ser feitos após o atraso menstrual e o indicado é esperar mais de 10 dias pelo risco de um falso negativo. Beijos!

      Responder
  • Pedro disse:

    Ola eu estou com a minha namorada a 4 anos, não estou a conseguir engravidar ela preciso de ajuda.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Pedro, quanto tempo já estão tentando? As vezes demora mesmo, a ansiedade atrapalha muito. Mas, seria bom você e sua namorada procurarem um médico para exames de rotina, para ver se está tudo OK. Não desistam, na hora certa acontece. Beijos!

      Responder
  • amanda disse:

    Olar eu fiquei com o Meu marido 7 dias antes da minha menstruação ,ele ejaculou tds as vezes fora fiz um teste de farmacia o 1 deu negativo fiz outro agora deu positivo e menstruação nada !!! Estou Gravida???

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Amanda, faça um exame de gravidez (Beta) para tirar a dúvida. Beijos!

      Responder
  • Gessica disse:

    Tenho pequenos cisto minha mestruacao começou a desregula o mês passado esse mês ela tá atrasada 14 dias será é devido o cistos no ovário?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Gessica, o ideal é procurar um ginecologista. Cistos podem sim interferir na menstruação. Mas, não tem como afirmar que é isso. Beijos!

      Responder
  • Maria disse:

    Olá tive relação sem preservativo 5 dias depois da minha menstruação descer, mas meu marido ejaculou duas vezes na mesma noite , gostaria de saber se corro risco de ficar grávida fora do período fértil, super preocupada😢😢😢😢

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Maria! Sempre tem um risco né, mesmo que pequeno. Beijos!

      Responder
  • Juliany disse:

    Eu tou namorando na porta so que não aconteceu nada entre eu e ele apesar que eu ainda vou virgem, so que um dia desses nos ficou a vontade rolou aquelas mãos bobas tanto da minha parte e tanto da parte dele e nessa hora das maoa bobas ele fez aquele negócio que todos homem de colocar o dedo, so que eu tou pensando que estou grávida porque tou me sentindo mais cheia isso é possível ou pode ser paranoia da minha cabeça?????

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! IMPOSSÍVEL. rs! Beijos!!

      Responder
    • Betto disse:

      kkkkkkkkkkkk com o dedo já pensou ???

      Responder
      • dayana disse:

        Gostaria de saber se quem toma injeção e possível engravidar com liquido lubrificantes do homem..?..ate porque nem um anticoncepcional tanto pirula como injeção nao e confiável..iai engravida?

        Responder
        • Dona Giraffa disse:

          OI Dayane, o anticoncepcional tanto o oral como o injetável tem uma eficácia grande, de mais de 99% quando tomados corretamente. Então, se você toma o injetável certinho, sempre na mesma data conforme orientação médica, estará segura. Somente no primeiro mês de uso que é indicado o uso da camisinha pois, como o organismo ainda estará se adaptando ao hormônio, ele pode falhar mas, no segundo mês já estará protegida.

          Responder
      • Angela disse:

        Rsrs

        Responder

Deixe seu comentário