O líquido lubrificante liberado antes da ejaculação pode engravidar?

Gravidez

Um erro que muitas mulheres cometem é acreditar que só na hora da ejaculação o homem libera espermatozoides, o que faz parecer seguro todos os momentos do sexo antes da saída do sêmen. No entanto, mesmo o líquido lubrificante que sai do pênis é capaz de engravidar, pois este líquido também possui espermatozoides, mesmo que seja em menores quantidades.

casal em clima quente

Foto: © Depositphotos

Se esses espermatozoides conseguirem alcançar o óvulo, a fecundação ocorrerá mesmo que o homem não tenha ejaculado dentro. No entanto, a quantidade de espermatozoides pode ser inferior a 10% do que contém o sêmen, e esse valor pode ser maior ou menor dependendo do organismo do homem e da situação.

Mesmo que seja pouco, não quer dizer que o risco de engravidar é menor, pois não é tão incomum que as mulheres engravidem por “acidentes” como este. Porém, o que vai definir se as chances de engravidar são altas ou não são outros fatores. Se a mulher estava no período fértil, se toma anticoncepcional ou não, qual a frequência das relações sexuais e outros detalhes.

Quais são os riscos?

Como cada caso é um caso, é impossível generalizar e dizer exatamente quais são os riscos de uma mulher ficar grávida com o líquido lubrificante do pênis. Para quem pratica o ato do “coito interrompido”, que é tirar o pênis segundos antes da ejaculação, o risco provavelmente é maior, pois durante o ato, o líquido lubrificante foi liberado diversas vezes.

Porém, é preciso considerar muito se a mulher estava no período fértil ou não. Para quem calcula o período fértil é mais fácil de entender e, quem não calcula, precisa fazer o cálculo ou se lembrar se a relação ocorreu no período em que sai um corrimento vaginal semelhante a clara do ovo.

Se você não estava no período fértil, ainda assim há duas possibilidades de engravidar. Uma delas é quando a mulher passa por um momento grande de adrenalina durante o ato, o que faz com que ocorra a ovulação fora de época. A outra possibilidade é dos espermatozoides permanecerem vivos dentro da mulher durante alguns dias, o que pode coincidir com a ovulação e fazer com que o óvulo seja fecundado.

pílula anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

Se você toma anticoncepcional mas não obedece os horários de ingerir a pílula, é possível que o efeito do remédio seja reduzido. Quem esquece frequentemente de tomar e acaba não tomando sempre no mesmo horário possui mais riscos de engravidar. Por isso, avalie a sua situação para saber quais são as suas chances de estar grávida ou não.

Principais erros para quem quer evitar gravidez:

Engravidar por acidente nos dias de hoje é mais falta de interesse por informação do que qualquer outra coisa. Apesar das campanhas para o uso da camisinha e das instruções para o uso correto da pílula anticoncepcional, muitas mulheres cometem erros por achar que não irão engravidar ou por simplesmente se envolverem demais no momento da relação.

mulher tomando pílula

Foto: © Depositphotos

A consequência disso nem sempre é uma gravidez indesejada, mas em muitos casos é uma dor de cabeça e noites mal dormidas pensando na possibilidade. As mulheres que ficam paranoicas facilmente com esta ideia podem passar dias em agonia até ter coragem de fazer um teste e tirar a prova final. Veja quais são os principais erros cometidos por quem quer evitar uma gestação:

Fazer as vontades do parceiro:

Os homens não se preocupam tanto com isto quanto as mulheres, e muitos têm o pensamento machista de acreditar que evitar a gravidez é uma responsabilidade apenas feminina. Se você quer usar camisinha e ele não quer, evite ter relações até que o parceiro se convença. Não aceite o que não está segura em fazer só para agradá-lo ou para aproveitar o momento. (DST’s: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis)

Brincar de penetração:

Deixar que o homem penetre sem camisinha por alguns segundos, por exemplo, pode ser suficiente para abrir caminho aos espermatozoides. Com a excitação, o homem libera o líquido lubrificante com muita facilidade e essas brincadeirinhas podem resultar em gravidez.

Coito interrompido:

Como já foi explicado acima, tirar o pênis na hora da ejaculação não é uma estratégia eficiente, uma vez que o líquido lubrificante é liberado várias vezes e inclusive segundos antes de ejacular. Não aceite essa ideia se quer evitar uma gravidez de qualquer jeito.

Pílula do dia seguinte(Saiba como tomar a pílula do dia seguinte)

Tentar substituir a camisinha ou o anticoncepcional pela pílula do dia seguinte é outro erro gravíssimo. Além do remédio ser prejudicial ao organismo pela sua alta quantidade de hormônios, a pílula não é 100% confiável e pode ter o efeito reduzido se a mulher passar a usar com frequência. Em hipótese alguma faça isso e só utilize este método em casos de emergência.

Anticoncepcional fora de horário: (Pílula anticoncepcional)

Muitas mulheres pensam que não dá nada em nada tomar o anticoncepcional de qualquer jeito. A verdade é que atrasar o remédio ou esquecer completamente um dia reduz a eficácia e pode fazer com que a mulher engravide. Para não correr riscos, coloque um alarme para se lembrar de tomar a pílula sempre no mesmo horário.

Período pré-menstrual:

Ter relações sem camisinha só porque a menstruação está para vir também pode ser um erro. Mesmo que as chances de engravidar sejam menores, ainda assim há o risco caso o espermatozoide consiga sobreviver por tempo suficiente dentro da mulher para esperar a ovulação. Não confie só porque não está no período fértil e não deixe de usar camisinha caso você não seja usuária da pílula anticoncepcional.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida

Publicidade

253 comentários

  • Catarina Registo disse:

    Boa tarde,
    Não tomo anticoncepcional e tive relações sexuais protegidas, mas o preservativo acabou preso na vagina mas consegui retirar e verifiquei que a ejaculação estava lá na mesma.
    Pensei que o período estivesse atrasado e fiz 2 testes de gravidez e deu negativo, entretanto veio mas está diferente.
    Veio com menos fluxo, mais acastanhado e tenho uma dor na zona do útero e ovários que não acho normal.
    Será que estou grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Catarina! O ideal é vc procurar um ginecologista para te avaliar melhor. Beijos!

      Responder
  • Amanda Duarte disse:

    Minha menstruação chegou dia 20 de Fevereiro pela manhã…no dia 23 tive relação sem camisinha,mais ele não gozou dentro,Agora descubro que estou grávida de 18 semanas e ele diz que meu bebê não é dele por q ele não gozou.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Amanda! Diga para ele que Coito interrompido não é método contraceptivo e é super falho.

      Responder
  • naty disse:

    Tomava remédio a 5 anos e to ha mais ou menos 6 meses sem toma remédio tive relação sem camisinha mais meu namorado não ejaculou dentro de mim posso ta gravida?????

    Responder
  • kelly disse:

    Tomava norestin a 7 meses sem pausa tinha dia q esquecia de tomar, 2 dias antes de parar o remédio tive relação a 20 dias parei o remédio e minha mestruaçao não veio posso estar gravida?

    Responder
  • kelly disse:

    Tomava norestin a 7 meses sem pausa tinha dia q esquecia de tomar 2 dias antes de parar o remédio tive relaçao,parei a 20 dias e minha mestruaçao não veio ainda posso estar gravida?

    Responder
  • Elisangela disse:

    Oiii, queria tirar uma duvida, tenho como engravidar tando no final da menstruação, mesmo sem o meu namorado ter enjaculado dentro de mim?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oie!! As chances são zero.

      Responder

Deixe seu comentário