Esquecer de tomar o anticoncepcional pode atrasar a menstruação?

Saúde / Menstruação

A obrigação de tomar a pílula anticoncepcional todos os dias no mesmo horário é um verdadeiro desafio para a maioria das mulheres. Mesmo com lembretes e despertadores ativos, é comum que o compromisso do dia acabe provocando esquecimentos eventuais. Quando isto ocorre, começam a surgir as preocupações com relação ao atraso menstrual e com a possibilidade da pílula ter o seu efeito cortado.

mulher segurando cartela de anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

Se eventualmente você esquecer de tomar a pílula e esse esquecimento não passar de 12 horas, não há riscos de engravidar e o remédio continua com a sua eficácia de quase 100%. No entanto, o anticoncepcional pode ter o efeito cortado se o esquecimento se tornar algo frequente e de nada adianta tomar duas ou três pílulas ao mesmo tempo quando se lembrar.

O esquecimento não faz com que a menstruação atrase, pelo contrário, pode fazer com que você menstrue mais cedo. Assim como a menstruação desce no fim da cartela, vários dias seguidos sem tomar pode fazer com que você fique menstruada fora de época, o que pode desregular o ciclo menstrual. No entanto, é possível que a menstruação não venha mesmo tomando o comprimido, é algo raro que não necessariamente indica gravidez e, quando isto ocorrer, volte a tomar normalmente no dia previsto.

Riscos de engravidar

Uma das maiores preocupações femininas com relação ao uso do anticoncepcional é sobre os riscos de engravidar caso ocorram atrasos na hora de tomar o comprimido. Atrasos pequenos e eventuais não chegam a cortar o efeito da pílula, a menos que a mulher esteja acostumada a tomar sempre em horários diferentes.

Porém, a eficácia do anticoncepcional pode cair um pouco com atrasos superiores a 12 horas e principalmente se a mulher atrasar ou esquecer de tomar no início ou no fim da cartela. Nestes casos, o melhor é evitar ter relações sexuais ou usar camisinha por um período de sete a dez dias após o esquecimento. (Anticoncepcional: a partir de quanto tempo começa a fazer efeito no organismo?)

Porém, os reais riscos de engravidar dependem muito do organismo de cada mulher. Há mulheres que param com a pílula e possuem dificuldade de engravidar durante meses, enquanto que outras acabam enfrentando uma gestação indesejada por um descuido de um dia. Se você quer evitar uma gravidez, o ideal é tomar o comprimido com responsabilidade e usar camisinha quando houver algum atraso.

O que fazer quando esquecer de tomar o anticoncepcional?

Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional é um erro que ninguém está livre de cometer, uma vez que a própria rotina pode colaborar para que você esteja ocupada no momento de tomar o comprimido. Se isso ocorrer, não há motivo para pânico ou grandes preocupações, desde que você utilize camisinha pelo menos uma semana após o esquecimento, principalmente se passar de 12 horas sem tomar o remédio.

pílula anticoncepcional

Foto: © Depositphotos

Se esquecer dentro de 12 horas após o horário, tome assim que se lembrar do remédio, pois um atraso de poucas horas não chega a reduzir a eficácia. Se o atraso for superior a isso, você pode tomar duas pílulas ao mesmo tempo. Porém, tenha atenção ao horário do comprimido para que isto não ocorra com frequência e você acabe mais vulnerável a uma gravidez indesejada.

Veja algumas dicas:

• Cuide para nunca atrasar o comprimido e, se isso acontecer, não deixe que vire rotina. Não esqueça de que o fim de uma cartela e o início da próxima é o período que merece mais atenção pois um único dia de esquecimento pode resultar em uma gravidez.

• Escolha um horário do dia em que seja mais fácil de lembrar e, caso não esteja dando certo, troque o horário do comprimido na próxima cartela.

• Ande sempre com a sua cartela em mãos, coloque dentro da bolsa se for sair de casa, principalmente se for estar fora de casa no horário de tomar.

• Cuide sempre com a data de validade do seu anticoncepcional, tomar comprimidos vencidos pode fazer com que o remédio não tenha efeito.

• Se você começou a tomar a pílula recentemente, o melhor é esperar até um mês para ter relações desprotegidas. Além disso, verifique também se o seu organismo está se adaptando corretamente ao comprimido e, caso contrário, é preciso procurar um ginecologista para experimentar outro tipo de pílula anticoncepcional.

• Se houver a possibilidade de estar grávida, espere de três semanas a um mês para fazer o exame de sangue Beta HCG e tirar as dúvidas. Não fique se torturando com a ideia se não tiver nenhuma confirmação.

E quando a menstruação não vem?

Apesar de ser um fenômeno raro, é possível que a menstruação não venha mesmo tomando anticoncepcional corretamente. Algumas mulheres já passaram por esta situação que, além de causar desconfiança de gravidez, também pode causar preocupações se há algo errado com o organismo ou não.

mulher com a mão na barriga

Foto: © Depositphotos

Se isso acontecer com você, não se desespere e simplesmente volte a tomar a pílula no dia planejado. Se acontecer da menstruação vir atrasada, tome o remédio no dia marcado mesmo que você ainda esteja na metade do ciclo. As vezes os atrasos ou a falta de menstruação podem ocorrer por problemas psicológicos, como muitas tensões e estresses durante um longo período.

Procure um médico caso tenha algum sintoma diferente ou se chegar no segundo mês e a sua menstruação não vir novamente. No caso de suspeita de gravidez, o melhor é analisar também se há outros sintomas, como seios doloridos, enjoos, muitas idas ao banheiro e etc. Todos esses sintomas podem dar um indício muito mais claro do que o atraso menstrual. (Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida)

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?

Publicidade

25 comentários

  • lidiane disse:

    Assim farei,obrigada beijinhos

    Responder

Deixe seu comentário