Depois de quantos dias posso saber se estou grávida?

Gravidez

O desejo de estar grávida é um sentimento que domina as mulheres em alguma fase da vida. Mesmo que as mais novas tenham pavor desta ideia, qualquer mulher que tenha chegado aos 30 anos ou perto disso já começa a se preocupar. Diferente dos homens que não possuem limites de idade para fazer filhos, as mulheres começam a ter dificuldade para engravidar e a sofrer problemas de infertilidade ainda muito jovens.

mulher fazendo teste de gravidez

Foto: © Depositphotos

Para as mulheres que já estão tentando há algum tempo, a cada tentativa é possível sentir tensão e expectativas com a possibilidade de ter dado certo desta vez. Porém, não é possível saber imediatamente se está grávida ou não, pois o óvulo pode levar até duas semanas para se fixar na parede do útero e, antes disso, é muito difícil ter alguma noção de gravidez.

Por mais que você esteja ansiosa para ter uma confirmação, o melhor é esperar de três semanas a um mês para fazer o exame de sangue Beta HCG e tirar a dúvida definitivamente. Prefira sempre fazer um exame de sague a um teste de farmácia, pois a margem de erro dos testes de farmácia é maior, principalmente se o exame for feito precipitadamente.

leia também:

• Receitas caseiras para descobrir se está grávida

• Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo. O que pode ser?

Primeiros sintomas da gravidez

Enquanto espera chegar a data ideal para fazer um exame, as mulheres podem tentar observar se há alguns sintomas que indicam uma possível gravidez. Ainda no primeiro mês é possível que a menstruação não venha, o que já é um grande sinal para quem espera por uma gestação. Entretanto, não fique desanimada se você sangrar, pois quando o óvulo é fecundado, é possível ter um sangramento muito semelhante ao da menstruação. (Primeiros sintomas de gravidez: Conheça 18 sinais que você pode estar grávida)

Além disso, alguns sintomas de gravidez também são semelhantes aos sintomas do ciclo. A mulher pode sentir cólicas e, devido as alterações hormonais no organismo da gestante, é possível também ter sintomas muito parecidos com a clássica TPM. Alterações rápidas de humor, por exemplo, é algo que quase todas as gestantes passam no início da gravidez.

Para saber mais, veja os principais sintomas de início de gestação:

Sangramento em menor volume: você pode até confundir com menstruação, mas o sangue que desce quando a mulher está grávida é em menor volume e com aspecto mais escurecido. Se isso ocorrer, é um grande indício de que o óvulo foi fecundado.

Enjoos matinais: nem todas as mulheres passam por isto, mas as mais sensíveis podem ser atacadas com grandes ânsias de vômito pela manhã. É comum ter enjoos e até tonturas em qualquer horário do dia.

gravidez no inicio da gestação

Foto: © Depositphotos

Alteração de humor: assim como na TPM, você passa a explodir por pouco e se sente muito irritada facilmente. Este sintoma pode indicar tanto a gravidez quanto o contrário, caso você esteja na TPM de verdade.

Cansaço e fadiga: as suas energias acabam mais rápido e você sente-se facilmente cansada, mesmo quando não fez nada demais durante o dia. Este sintoma ocorre devido as transformações do organismo e as alterações hormonais que ocorrem depois da fecundação.

Desejos e repulsas: sentir vontade de comer algo especial é um sintoma que todos conhecem por causa dos filmes e novelas. Porém, sentir o contrário também é um indício de gravidez. Quando você olha para uma comida que apetecia antigamente e começa a sentir náuseas, é possível que isto indique gravidez.

Não crie muitas expectativas

Esteja ou não grávida, o melhor a fazer é ter paciência e só observar o que ocorre ou não com o organismo durante as primeiras semanas de suspeita. A ansiedade e a tensão atrás de uma resposta podem causar mais do que dores de cabeça, mas também contribuir para que a mulher se engane com falsos sintomas. (O que é gravidez psicológica: conheça os principais sintomas)

Se você pensa que está grávida, por exemplo, pode ser que o seu organismo comece a transmitir alguns sintomas, como os enjoos matinais e o atraso menstrual. Quando o desejo de estar grávida é muito grande, o psicológico começa a agir como se o organismo realmente estivesse com um feto em desenvolvimento e, a consequência disso é uma decepção quando descobrir que os sintomas eram psicológicos.

sintomas da gravidez psicológica

Foto: © Depositphotos

Para evitar o sentimento de frustração, o melhor é não criar expectativas e deixar que as coisas ocorram naturalmente. Se suspeitar e estiver na hora de fazer um teste, faça sem medo do resultado. Além disso, não tente acompanhar algum crescimento na barriga durante as primeiras semanas, pois isto ocorre depois de três meses e, com a maioria das mulheres, a barriga só dá sinais aos cinco meses de gestação. (Gravidez: quando minha barriga vai começar a aparecer?)

Como segurar a ansiedade?

• Se você quer muito ter um filho, nada impede de ficar tentando até que o resultado seja positivo. Divirta-se com o seu parceiro e deixe que as coisas aconteçam naturalmente.

• Procure não pensar muito nos sintomas para não influenciar o seu organismo a sentir o que você quer que ele sinta. Simplesmente observe quando sentir algo de verdade.

• Procure algo para se ocupar que não tenha relação com gravidez. Concentre-se no seu trabalho e nos projetos pessoais.

• Não fique comentando sobre isso com amigos, parentes e com o parceiro. Pode gerar falsas ilusões e ficar ainda mais ansiosa com a possibilidade.

• Deixe para revelar a gravidez apenas quando tiver certeza. As suspeitas podem ser falsas e não indicar absolutamente nada.

• Não procure ler ou saber coisas sobre bebês. Deixe para iniciar as pesquisas após a confirmação da gravidez.

• Evite pensar também no sexo do bebê, qual será o nome ou como será a vida como mãe. Todas essas questões geram grandes expectativas, o que só faz com que a frustração seja maior caso o resultado se mostre negativo. Lembre-se que você tem pelo menos oito meses para tomar todas as decisões depois que confirmar a gestação.

Por Ana Paula Bretschneider / Redação: Dona Giraffa

• Pílula anticoncepcional: mitos e verdades

Publicidade

267 comentários

  • Matilha Sofia disse:

    Minha mestruacao ta atrasada mestruei no dia 31 de junho e 1,2,3 de julho e até agora nada nunca veio sinto sitomas de gravidez e fiz o teste de farmácia deu duas listinha vermelha uma forte e a outra meia fraca . E positivo . Sera se eu déco confia no teste de farmacia .ou tenho q fazer o de sangue ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! 2 listras é positivo. Tem que confirmar com o Beta e procure um ginecologista. Beijos!!

      Responder
  • Cast disse:

    Valeu

    Responder
  • Marcos disse:

    Gozei dentro , 1 semana depois mais ou menos a mestruacao dela desceu , agora chego o período de mestruacao dela novamente , atrasou dois dias , quando veio sangrou muito na hora do banho , muito mesmo , e nos outros dias sangrou bem pouco , ela está se sentindo inchada , qual a possibilidade dela está grávida?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Marcos, creio que não pois, já é o segundo mês que a menstruação vem após a relação de risco. É normal o inchaço no período menstrual. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário