Sangramento durante a relação sexual: O que pode ser?

Prevenção de doenças

Um problema que atinge cerca de 10% das mulheres na idade adulta, o sangramento durante as relações sexuais pode ser desde um problema rotineiro até o indício de algo mais grave. Apesar de haver inúmeras explicações que não indicam nenhuma doença, é sempre necessário ter atenção se ocorrer este episódio e investigar a situação.

Casal na cama

Foto: © Depositphotos

Quando a causa do sangramento ocorrer devido à alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível), é possível que haja uma inflamação interna e que o sangramento seja acompanhado de dor. Nestes casos, é necessário procurar um ginecologista imediatamente para descobrir que tipo de problema está causando o sangramento e iniciar um tratamento adequado.

Qualquer mulher na idade adulta e com uma vida sexual ativa deve consultar-se periodicamente com um ginecologista, pois é necessário manter um controle de possíveis complicações no órgão genital, além de fazer o teste de prevenção do câncer periodicamente. Qualquer doença que for descoberta logo no inicio tem mais chances de cura com um tratamento.

Possíveis causas:

Nem sempre as causas do sangramento indicam algo mais sério, pois o problema pode surgir até mesmo por menstruação ou como uma consequência da menopausa. Antes de se desesperar, verifique todas as possibilidades e procure um ginecologista para ter certeza do que pode estar causando o problema. Veja abaixo as principais causas de sangramento durante as relações sexuais.

Menstruação: Não é necessário estar menstruada para que ocorra o sangramento nas relações, pois este problema pode ocorrer até alguns dias antes do ciclo. Se a relação ocorrer um ou dois dias antes da menstruação, é muito provável que haja sangramento durante o sexo. Neste caso, não há nenhuma dor e o problema pode ser facilmente explicado.

Menopausa: Durante a menopausa, a mulher passa a produzir quantidades insuficientes de estrogênio, o hormônio que é responsável pela lubrificação da vagina. Este problema faz com que o órgão perca um pouco a elasticidade e, durante a relação, é possível que sangre e a mulher fique machucada. Se isso ocorrer, opte pelo uso de lubrificantes para resolver o problema, pois é possível que se criem feridas no canal vaginal. (O que é Menopausa?)

mulher com a mão na barriga

Foto: © Depositphotos

Endometriose: Uma doença que atinge até 15% das mulheres, a endometriose ocorre quando o tecido que reveste as paredes do útero se desenvolve em outras regiões, como o intestino ou a bexiga. Quando isso ocorre, é possível que haja sangramento, além de dor e até mesmo infertilidade. A endometriose não é um problema muito incomum, pois atinge mulheres em qualquer idade e pode ocorrer a qualquer momento, uma vez que a menstruação representa um estimulo para a formação deste problema. Se a causa do sangramento for endometriose, é necessário iniciar um tratamento de acordo com a gravidade. (Cólica menstrual forte. O que pode ser?)

DST: Há diversas doenças sexualmente transmissíveis que podem ter como sintoma o sangramento durante a relação sexual. Geralmente acompanhada de dor, o mais comum é que tenha ocorrido a proliferação de bactérias como a Clamídia. Essas bactérias fazem com que crie infecções no colo do útero, o que explica tanto o sangue quanto a dor. A necessário uma consulta para identificar qualquer bactéria está causando o problema e como tratar.

Câncer de Colo do Útero: A causa mais preocupante de sangramento durante as relações sexuais é a possibilidade de ser um sintoma do câncer de colo uterino. Cerca de 11% das mulheres com tumor apresentam sangramento, uma possibilidade que, apesar de não ser tão comum, não pode ser descartada antes de uma consulta médica.

Recomendações

• Se houver problemas de sangramento, não hesite em procurar um ginecologista, pois o problema pode se agravar se houver demora para um tratamento.

• Nunca dispense o uso da camisinha, mesmo que tome anticoncepcional. A camisinha é a única forma de prevenir DST e, se você usar sempre, poderá descartar essa possibilidade se houver sangramento.

• No caso de secura vaginal, não faça sexo sem lubrificante, pois é possível que o pênis cause lesões no canal vaginal, além do sangue e da dor.

• Frequente periodicamente um ginecologista para fazer a prevenção do câncer de colo de útero, a doença está cada vez mais comum e pode causar consequências irreversíveis.

consulta ao ginecologista

Foto: © Depositphotos

• Mesmo que o sangramento seja explicado por algo simples como menstruação, fique atento a outros sintomas, corrimentos e qualquer coisa fora do normal que possa ser o indicio de uma doença.

• Não espere que o sangramento ocorra várias vezes para procurar um médico, quanto mais tempo demorar mais difícil será o tratamento, independentemente da causa do problema.

• Se descobrir alguma infecção bacteriana, leve o seu parceiro para uma consulta, pois é possível que os dois estejam infectados.

• Alguns outros sintomas como o prolongamento do ciclo menstrual e dores podem indicar endometriose. A doença é comum e pode ser a causa de infertilidade e outros problemas mais graves, não deixe de iniciar um tratamento o mais rápido possível.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Sinais que o útero dá quando algo não vai bem

Publicidade

33 comentários

  • fernanda disse:

    Tive relacao com meu esposo e tivi uma rajada de sangue depois da relacao mas nao senti nada. Devo procurar ajuda sinto dores nas costas tbm.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Fernanda! Melhor procurar um ginecologista. Beijinhos!

      Responder
  • Karol disse:

    Oiee, me chamo Karol. Tenho sangramentos durante a relação e com dor, acontece isso no inicio que tomo o anticoncepcional e no fim da cartela quando ta quase acabando o remédio e no dia a dia sinto dores, fisgadas, no pé da barriga. To preocupada!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Karol!
      Procure um ginecologista para investigar, fazer exames de rotina pra ver se está tudo Ok! Beijos!!

      Responder
  • Patrícia disse:

    Olá boa tarde estou a ficar muito preocupada ,cada vez que tenho relações sexuais com o meu marido começo a sangrar muito não sei o que pode ser? O que devo fazer obrigada

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Patrícia, deve procurar um ginecologista para exames de rotina. Beijos!

      Responder
  • Maria disse:

    Eu ja tenho 46 anos E nunca Tive nada disto agora ando com este problema E Tb com medo

    Responder
  • Maria disse:

    Olá, tenho tido sangramento ao ter relações com o meu marido já a 3 semanas e uma coceira. O que devo fazer nesta situação?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Maria, você deve procurar um ginecologista para exames de rotina. Sangramentos e coceira com frequencia não é normal. Beijos!

      Responder
  • Paula disse:

    (Só completando meu primeiro comentario)
    Alem do desconforto durante eu urinar …..urino com freqüência….

    Fiz uma ultra vaginal e o doutor falou q eu estava com varizes na parede uterina ….ele disse q isso tmbm pode calsar leves sangramentos…..mas não vou parar vou fazer mais exames…ate pq essa ultra q fiz já tem um tempo…..vou atualizar todos meus exames…

    Responder
  • Paula disse:

    Ola… Tive dois leves sangramentos nesses últimos 4dias em dois atus sexuais com meu esposo…nunca tinha acontecido isso comigo…não sinto dores…e só durante a relação depois não sai mas nada…só sinto desconforto na hora q eu urino… Nao sei se estou com infeccao urinaria….tmbm não sei se essas duas coisas podem estar ligados….por via das duvidas já marquei minha consulta ….vou fazer todos exames possíveis….preciso saber oq esta acontecendo com meu corpo…

    Responder
  • Maria disse:

    Olá! Eu sou a Maria e tenho 15 anos, perdi a virgindade a pouco tempo e sempre que tenho ou tento ter relações sexuais ocorre sangramento. O que pode ser?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Maria, é normal o sangramento no início da vida sexual. Mas, é sempre bom procurar um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • letsania stocco disse:

    Olá tenho 44 anos e treis filhos,ha um ano fez cirurgia pra retirá útero e tb um ovário,no começo tinha relação não sangrava ,depois de um ano estou tendo sangramentos com pouco de dor quando tenho relação,assim que fez cirurgia depois de um mês vim mora na Holanda,meu marido veio depois de 6 meses ,no começo que ele chegou gt tinha ralação e eu tinha nada ,depois meses dele aqui estou tendo sangramentos e um dor de leve ,e mornal ,por favor vc poderia mim responda .

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá, normal não é pois, pelo jeito ocorre frequentemente. É bom investigar, Beijos!

      Responder
  • Wesley disse:

    Minha mulher sangrou durante nossa relação tô desconfiado q ela tá me traindo com alguém bem dotado ,é possível isso?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Wesley, sangramento na relação não tem nada a ver com traição. Sugiro procurar um ginecologista para investigar o motivo.

      Responder

Deixe seu comentário