Nomes compostos para bebês: masculinos e femininos

Nomes de bebê

Os nomes compostos para crianças nunca saem de moda e são sempre uma excelente alternativa, principalmente para os casais indecisos. Colocar dois nomes no bebê também pode ser uma solução quando o pai e a mãe não conseguem chegar em um consenso com a escolha do nome. Se o tanto a mulher como o homem gostariam de homenagear um ente querido, por exemplo, é possível combinar as duas ideias e formar um diferente nome composto.

mulher grávida

Foto: © Depositphotos

Entretanto, não basta juntar dois nomes diferentes para formar um nome composto, pois é preciso que haja sonoridade no apelido e que os nomes não sejam muito compridos, caso contrário a criança irá virar personagem de novela mexicana. Há muitas formas de testar novos nomes compostos e muitas possibilidades para quem quer colocar um nome que esteja na moda no momento. Para escolher o apelido sem erros, veja algumas dicas:

Escolha um nome diferente e criativo:

Escolher um nome novo, bonito e criativo pode ser muito complicado, mas é possível ter ótimas ideias e até mesmo inspirar outras mães no futuro. Além disso, os nomes compostos originais também possuem a vantagem de deixar a criança com um nome único e especial, feito somente para ela. O único cuidado com nomes novos é para que não deem abertura para piadas e trocadilhos, pois isso poderá afetar o pequeno no futuro.

neném com dedo na boca

Foto: © Depositphotos

• Faça uma lista de todos os apelidos agradáveis e que o casal concorda que poderia ser o nome da criança. Logo em seguida, comece a combinar os nomes da lista de formas diferentes.

• Coloque os nomes mais curtos por primeiro e os mais compridos por último. Os nomes compostos já conhecidos podem explicar o que porquê disso. “Ana Carolina” soa muito melhor do que “Carolina Ana”, ou não?

• Em um nome composto, um apelido curto é indispensável para que a criação seja adequada. Para meninas, você pode usar nomes como Ana, Maria, Julia, Luna, Luísa, Laura, Elisa, Leda, Laís, Lia, Mia, Bruna, entre outros. Para meninos, aposte em apelidos como, Luís, João, Pedro, Ian, Yuri, Ivo, Igor, Caio, Beto, Júlio, Bruno, Fabio, Henry, entre outros. Todos com o no máximo cinco letras.

• Quando tiver algumas ideias prontas, grave em áudio algumas frases com os nomes selecionados. Por exemplo, “Igor Daniel, vem jantar”, “Ana Gabriela, não coloque o dedo aí! “, essas frases vão ajudar a perceber a sonoridade dos nomes e escolher o mais bonito.

• Não deixe também de pedir a opinião de parentes, amigos e conhecidos. A impressão que outras pessoas têm do nome pode ajudar muito na escolha.

Nomes já existentes:

Escolher um nome composto comum também não é uma má ideia, principalmente porque você poderá ter certeza de que o apelido colocado na criança não irá causar estranheza para ninguém. Além disso, há centenas de nomes bonitos, charmosos e populares que podem deixar o bebê muito orgulhoso do próprio nome no futuro.

mãe olhando para filho

Foto: © Depositphotos

• Se você estiver indecisa com a escolha, experimente pesquisar os significados dos nomes compostos que tem em mente. Há nomes com lindos significados que podem transmitir exatamente o que você gostaria de passar para a criança.

• Ouça a opinião de parentes e amigos quanto a escolha, mas não deixe se influenciar se você estiver decidida. O mais importante é que os pais da criança gostem e aprovem o nome.

• Quer homenagear alguém que tem um nome composto mas não gosta dos dois nomes? Não tem porque se preocupar, retire o nome que não soe bem e substitua por outro mais agradável.

• Evite nomes muito clichês, pois provavelmente a criança irá encontrar muitos outros com o nome igual e pode até causar confusão.

• Se tiver um sobrenome comum, não escolha um nome muito comum. Se o seu filho se chamar “João Pedro dos Santos”, provavelmente terão centenas de pessoas com o mesmo nome e sobrenome, o que pode causar problemas no futuro.

Nomes compostos para meninas

foto de menina linda

Foto: © Depositphotos

• Ana Laura, Ana Luísa, Ana Clara, Ana Carolina, Ana Valentina, Ana Paula, Ana Cristina, Maria Alice, Maria Carla, Maria Eduarda, Maria Helena, Maria Paula, Maria Manuela, Maria Emiliana, Maria Isabel, Carla Maria, Carla Cristina, Carla Eduarda, Carla Marianne, Elis Regina, Elis Cristina, Heloísa Helena, Lúcia Helena, Alice Maria, Cintia Maria, Julia Maria, Lúcia Regina, Laura Regina, Luísa Eduarda, Luísa Anastácia, Isa Gabriela, Isa Maria, Lucia Eduarda, Lucia Augusta, Lucia Valentina, Sofia Augusta, Sofia Emanuela, Sofia Gabriela.

Nomes compostos para meninos

foto menino lindo

Foto: © Depositphotos

• João Alfredo, João Daniel, João Carlos, João Paulo, João Pedro, João Henrique, Luís Carlos, Luís Antônio, Luís Filipe, Paulo Ricardo, Paulo Henrique, Paulo Gabriel, Pedro Vitor, Pedro Alexandre, Pedro Augusto, Júlio César, Júlio Alfredo, Júlio Henrique, Vitor Hugo, Vitor Augusto, Vitor Henrique, Vitor Gabriel, Vitor Daniel, José Carlos, José Henrique, José Emanuel, José Luís, Fabio Luís, Fabio Júlio, Fábio Junior, Fábio Eduardo, Fábio Henrique. Jorge Augusto, Jorge Fabiano, Tiago Jorge.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Nomes para bebês: os nomes mais escolhidos do ano

Publicidade

27 comentários

  • JOSE disse:

    O NOME DO MEU FILHO VAI SER MICHEL SALVADOR

    Responder
  • Mikaelly disse:

    Nome da minha filha é Lavynia e Sophia.

    Responder
  • Anna disse:

    O nome dos meus gemeos será João Miguel e Helena

    Responder
  • lucas disse:

    e Enzo Bittencourt é um bom nome

    Responder
  • Diana disse:

    – O Nome Dos Meus Filhos Vão Ser:
    Nathália Maria £ Marcos Bruno <3

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Diana, obrigado pelo seu comentário!

      Beijos.

      Responder
  • Aline Vellucci disse:

    Olá….. Já tenho um menino: Pedro Isaac. E estou gravidíssima, escolhendo nomes para ele ou ela.
    Se for mais um menino, será Marcos Rogério.
    Se for menina ainda não sabemos…. Meu marido gosta de Marta e eu de Helena e de Vera também.

    De 2000 pra frente os nomes ficaram muito repetidos. Acho bacana a idéia de dar vida novamente a nomes antigos. Bjos……

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Aline, obrigado pelo comentário!

      São lindos os nomes que você escolheu, que venha com muita saúde o seu baby!

      Beijinhos!!!

      Responder
  • Jonas Alves Barroso disse:

    Marcos Danilo é um nome bonito

    Responder
  • joelton disse:

    Minha esposa está grávida e estamos escolhendo um nome de menino ou menina ainda não sabemos o sexo mas gostamos de Sófia Gabriela e Júlio Henrique…

    Responder
  • Girlene disse:

    Eu gosto muito do nome Dafne Isabel e João Miguel

    Responder

Deixe seu comentário