Sinais da primeira menstruação

Saúde / Menstruação

Um momento histórico na vida de muitas mulheres, a primeira menstruação significa que a infância está ficando para trás e que novas experiências adultas estão por vir. Quem nunca menstruou pode ter pensamentos positivos e negativos com relação ao ciclo, seja pelas famosas e temidas cólicas ou pela emoção de estar virando mulher de verdade.

menina sinais da primeira menstruação

Foto: (c) Can Stock Photo

Independentemente da opinião, a maioria das meninas esperam por esse dia e se preocupam sobre como será o momento e o que é preciso fazer para se preparar. Como a primeira menstruação aparece de surpresa, é necessário que as meninas fiquem atentas aos sinais do organismo e utilizem alguns recursos para saber se o momento chegará em breve ou ainda irá demorar. (O que é menstruação?)

Principais sinais:

1. Os conhecidos sintomas começam a aparecer, como as cólicas menstruais e as alterações de humor.

2. O corpo começa a sofrer alterações como o crescimento dos seios e o aparecimento de pelos.

3. O comportamento e os interesses também mudam, os brinquedos que eram divertidos parecem não ter mais graça e outras opções de diversão surgem.

4. O fator genético também pode ser um sinal: verifique a idade em que a sua mãe menstruou, pois há chances de acontecer no mesmo período

Não é possível saber com certeza quando a menstruação virá pela primeira vez, pois cada organismo funciona de um jeito e é possível que apareçam sintomas, mas pode ser que não haja nenhuma grande mudança. Apesar de a idade mais comum ser entre 11 e 13 anos, há meninas que iniciam o ciclo aos oito anos de idade, enquanto outras chegam aos 16 anos sem menstruar.

-> Qual a idade certa para ficar menstruada? Tire suas dúvidas:

As meninas que estão ansiosas para iniciar o ciclo também precisam cuidar com os fatores psicológicos. Mesmo que o organismo não esteja preparado, a ansiedade pode fazer com que a garota se convença de que está sentindo alguns sinais, como cólica ou irritação. Por isso, o ideal é esperar calmamente até que chegue o dia, apenas observando os indícios e se preparando caso haja sinais.

Os sintomas mais comuns:

• Cólicas na região abdominal;

• Alterações de humor;

• Irritabilidade;

• Sensibilidade nas emoções;

• Surgimento de espinhas.

A menstruação é um período muito pessoal para cada mulher, pois os sintomas variam bastante e cada organismo reage de uma maneira diferente. Há quem tenha cólicas fortes enquanto outras nunca sentiram dores antes ou durante o ciclo. Os sintomas de irritação, sensibilidade e espinhas também variam e cada mês pode apresentar sintomas diferentes da última vez.

cólica menstrual forte

Foto: (c) Can Stock Photo

Como a primeira menstruação é diferente das outras, é comum que esses sintomas não apareçam com muita intensidade. Por isso, muitas meninas são surpreendidas com o momento, pois não perceberam nenhum sintoma nos dias anteriores ao início do ciclo menstrual.

Como se preparar?

A maior preocupação das meninas não está relacionada apenas a nova experiência, mas ao momento e horário em que irá acontecer. As garotas que passaram dos 11 anos e ainda não menstruaram devem começar a se preparar, pois há grandes chances do ciclo começar a qualquer momento.

Como nem sempre os sinais são claros, algumas atitudes simples garantem preparativos adequados para a nova fase. Porém, não há muitos motivos para preocupações, pois a primeira menstruação é especial e costuma ser bem diferente das outras. Na primeira vez, o sangue pode descer com uma coloração mais escura e o fluxo pode ser bem menor do que o comum. Há meninas que notam apenas algumas manchas de sangue e voltam a menstruar normalmente apenas no mês seguinte.

Não é possível fazer muitas previsões, principalmente se a menstruação virá em grande ou pouca quantidade, pois esse detalhe depende de muitos fatores, como a produção hormonal e até mesmo a genética. Porém, fique ligada nos preparativos para que não aconteça constrangimentos no dia em que a surpresa chegar.

mulher absorvente íntimo

Foto: (c) Can Stock Photo

• Carregue pelo menos um absorvente na bolsa;

• Utilize protetores de calcinha para não ser pega desprevenida;

• Compre remédios para a cólica, como Buscopan ou Atroveran;

• Não comece a tomar anticoncepcionais sem orientação médica;

• Lave bem o rosto três vezes ao dia para remover a oleosidade da pele.

E agora, posso engravidar?

Começar a menstruar é uma surpresa que carrega muitos significados, como o início da adolescência e o primeiro passo para a vida adulta. Mesmo que a garota tenha apenas oito anos quando a menstruação descer pela primeira vez, a possibilidade de engravidar já é uma realidade e esse fato necessita de atenção e cuidados.

Quem já possui uma vida sexual deve tomar ainda mais cuidados, pois engravidar não é único risco, é preciso ainda se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis. As meninas que querem tomar anticoncepcional precisam consultar um ginecologista para saber qual o remédio certo para consumir. Os anticoncepcionais foram feitos para organismos específicos e, por isso, é necessário saber qual o melhor tratamento para cada caso.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

• Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?

Publicidade

74 comentários

  • Hosana disse:

    Olá, sou a Hosana tenho 13 anos faço 14 este mês eu estou tendo corrimento faz mais ou menos 1 ano mais a duas semanas atrás o corrimento estava saindo meio vermelho e estou preocupa o que eu devo fazer ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Hosana, procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Ana disse:

    Ola tenho 9 anos tenho seios e pelos nas axilas e naquela parte e muito.ja tenho espinha e e sempre sai um liquido pegajoso na minha calcinha minha pele esta um pouco oleosa.o liquido pegajoso comecou a sair quando eu tinha 8 anos.vou fazer 10 dia 18 de setembro. minha menstruacao ta chegando?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      OI Ana, tudo tem a sua hora certa, não tem como saber se está perto ou ainda vai demorar. Fique tranquila e converse sempre com a sua mãe. Beijos!

      Responder
  • Mariana disse:

    Olá! Tenho 11 anos,já tenho peitoum e maior que o outro,mais isto eu sei que é normal de se acontecer, tenho pelos na parte de baixo (bastante),e nas axilas também! Meus peitos são sensíveis,eu mudei muito de humor (personalidade) eu sempre amei rosa,agora odeio,e amo preto agora, não gosto mais de brincar com brinquedos,eu amava YouTuber que jogavam jogos (Minecraft,roblox etc.) Agora gosto muito mais dos conteúdos “adolescentes” como Cristian Figueredo, Felipe Neto, Lucas Neto,depois das 11, Teddy etc. Minha mãe virou mocinha com 12 anos, sempre tive uma mancha amarelada na minha calcinha,e perto de minha sombrancelha tem uma bolinha que provavelmente é uma espinha! Provavelmente ano que vem (2018) ficarei menstruada pela primeira vez?

    Responder
  • Catarina disse:

    Olá! Tenho 11 anos e desde os 9 anos tenho pelos nas partes íntimas, e axilas nas pernas eu tenho desde os 6 anos. Meus seios andão crescendo e estão doloridos a mais ou menos 1 semana. Tenho corrimebto esbranquiçado a 7 meses. Tem aparecido borbulhas na minha cara. A minha mãe menstruou aos 12 para 13 anos. Estou perto de menstruar ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Catarina, não tem como saber se está perto ou longe. Cada organismo é diferente. Todas essas mudanças são normais. Fique tranquila. Beijos!

      Responder
  • Maria Cecilia disse:

    Oi meu nome é Cecília tenho 11 anos e notei que tem um líquido meio marrom saindo da minha vagina isso pode ser a minha menstruação?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Maria Cecilia, pode ser sim. Converse com sua mãe/responsável a respeito. Beijos!

      Responder
  • Kerolayne disse:

    Oi! Sou kerolayne, tenho 11 anos e meus seios estão começando a crescer, significa que eu estou perto?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Kerolayne, não. Quer dizer que você está passando por alterações hormonais. Pode demorar ainda como, também, pode está perto. Não tem como saber. Fique tranquila. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário