Qual a idade certa para ficar menstruada?

Saúde / Menstruação

A primeira menstruação é um dos momentos mais marcantes para uma menina, pois é o indicio de que uma nova fase está por vir: a adolescência. É comum ficar preocupada com esse dia, pois o primeiro ciclo corresponde a uma nova experiência que é considerada desagradável para muitas mulheres adultas.

menina menstruada

Foto: (c) Can Stock Photo

A maioria das meninas são surpreendidas com a menstruação entre os 11 e 13 anos de idade. Porém, cada organismo funciona de uma determinada maneira e, por isso, há garotas que menstruam antes dos 10 anos de idade, enquanto outras iniciam o ciclo apenas pós os 15 anos.

Não há motivos para se preocupar com a idade da primeira menstruação, pois ter essa experiência muito antes ou muito depois da média não significa que há alguma coisa de errada com o organismo. Como o período do ciclo costuma ser desagradável e provocar sintomas indesejados, as meninas que começam a menstruar mais tarde podem até comemorar o atraso no processo hormonal do organismo.

Entre os 8 e 16 anos ocorre a primeira menstruação (menarca)

O início da puberdade também é marcado pela primeira menstruação e, enquanto algumas meninas experimentam essa fase mais cedo, outras conseguem prolongar a infância por alguns anos. Junto com a menstruação, o organismo se transforma e o início da adolescência fica registrado não apenas pelas mudanças no corpo, mas também pelas alterações no comportamento. (Primeira menstruação: sintomas e dúvidas)

As mudanças na forma de pensar e nas atitudes também podem ser um sinal de que a primeira menstruação está por vir. Quando a menina deixa de ser criança e começa a se tornar mulher, os interesses mudam e os brinquedos são substituídos pela companhia dos amigos e namorados, por exemplo.

Esse processo ocorre lentamente e, as meninas que menstruam com 8 ou 9 anos acabam sofrendo essas mudanças mais precocemente. É comum que uma garota com 9 anos que já menstruou tenha interesse em meninos, enquanto outra de 14 anos que ainda não iniciou o ciclo menstrual prefira brincar de boneca.

Mudanças no corpo

A menstruação não é única alteração no organismo durante a puberdade, pois a intensidade dos hormônios causa mudanças visíveis no corpo. Algumas dessas mudanças são desejáveis, como o crescimento dos seios, enquanto outras, como as espinhas, acabam aparecendo sem serem convidadas.

Veja quais são as principais mudanças no organismo:

• Aumento de espinhas e oleosidade da pele;

• Crescimento dos seios;

• Alterações de humor;

• Surgimento dos pelos;

• Ganho de peso.

menina com espinha no rosto

Foto: (c) Can Stock Photo

As meninas não devem ficar preocupadas ou assustadas com essas mudanças, pois é a maneira que o organismo encontra para preparar uma criança para ser uma pessoa adulta e uma futura mãe. Além disso, essas mudanças são excelentes formas de prever que a primeira menstruação está a caminho, pois a produção hormonal indica que o ciclo irá começar em breve.

Além disso, a primeira menstruação também pode ser prevista pelos sintomas já conhecidos, como as cólicas e a famosa TPM – Tensão Pré Menstrual. As cólicas são dores na região abdominal, que podem ser mais forte ou mais fracas, dependendo da pessoa. Totalmente diferente da dor de barriga comum, é muito fácil para uma mulher distinguir dores causadas por diarreia, por exemplo, da cólica menstrual. (Aprenda 7 maneiras de combater a cólica menstrual)

A TPM, representada por uma tensão muito forte que ocorre poucos dias antes do ciclo, nem sempre é percebida, pois a irritação pode aparecer como sensações e atitudes inconscientes. É comum que uma mulher na TPM negue o sintoma, mesmo que esteja dominada pelo mau humor e a irritação típica do período.

Saiba pela genética

Além das mudanças no corpo e dos sintomas de menstruação, a genética é uma das formas de saber, ou pelo menos ter uma ideia da idade em que a menstruação virá pela primeira vez. É comum que as filhas sejam parecidas com as mães neste sentido e, se a mãe tiver menstruado muito cedo ou muito tarde, pode ser que aconteça o mesmo com a filha.

O fator genético não é uma regra e não pode ser considerado um meio certo de saber a idade da primeira menstruação. No entanto, as meninas ansiosas ou curiosas podem esperar a surpresa na mesma época em que a mãe passou pela experiência, pois há grandes chances.

Se a genética não revelar a idade aproximada para o início do ciclo, fique atenta as mudanças no corpo e aos sintomas para saber quando poderá ocorrer. Se houver sinais de que a menstruação está para vir a qualquer momento, não esqueça de andar preparada com absorventes e remédios para cólica caso seja necessário.

Se houver a necessidade ou o desejo de tomar anticoncepcionais, seja como método contraceptivo, para regular a menstruação ou aliviar os sintomas hormonais, é muito importante consultar um ginecologista. Tomar anticoncepcional sem prescrição médica pode ser perigoso para o organismo e trazer consequências indesejáveis e até mesmo irreversíveis, como o agravamento ou formação de doenças.

Por Ana Paula Bretschneider / Edição: Dona Giraffa

Publicidade

28 comentários

  • GRAZIELLE disse:

    Eu tenho 11 anos e ja menstruei, só que faz mais de 30 dias que não dece. Devo ficar preucupada?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Grazielle, não se preocupe, é assim mesmo. Isso acontece porque os seus hormônios ainda estão em mudanças. Beijos!

      Responder
  • Ana Carolina disse:

    Eu tenho 12 anos recentemente comecei a ter espinhas, as vezes eu fico muito irritada e também recentemente começei a sentir uma dor entre a barriga e o útero o que significa?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Ana Carol! São mudanças hormonais que causam esses sintomas mas, é bom sempre conversar com os seus pais a respeito para eles poderem te ajudar. Beijos!

      Responder
  • Niih disse:

    Bom,eu tenho 10 anos,vou fazer 11 em janeiro do anos que vem,eu já venho sentindo algumas dores estranhas na barriga, além de que quando eu era criança,um médico disse que eu iria menstruar cedo,quero saber se tem chances de menstruar até os 12 anos!?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Niih, não tem como saber. Esteja sempre preparada. Beijinhos!

      Responder
  • A disse:

    Tenho onze anos ja tenho mudanças de humor estou pegando peso e já tenho pelos na parte íntima significa que já vou menstruar ?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá! Significa que logo, logo ela virá mas, pode ser rápido como ainda pode demorar. Esteja sempre preparada. Beijinhos!

      Responder
  • Nanna disse:

    Oi. Tenho 12 anos, comecei a ter seios e pelos pubianos quando tinha 10. Tenho corrimento transparente, bem pouco, e sem cheiro há 7 meses, esses dias comecei a sentir dores no peito, e acho que estou mais irritada do que o normal, estou perto de menstruar?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Nanna, você está em uma fase de alterações hormonais e logo, logo virá a sua menarca. Beijos!

      Responder
  • Salma disse:

    Tenho 10 anos e em 28 de dezembro vou fazer 11. Gostaria de saber se posso ficar mocinha esse ano?? bjs obg

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Salma, não tem como saber quando virá. Vc é bem nova ainda, fique tranquila e esteja sempre preparada. Beijos!

      Responder
  • Fernanda disse:

    Oi
    Já tenho 16 anos e ainda não menstruei, estou muito preocupada isso é normal

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Fernanda, procure um ginecologista para fazer um check up. Beijos!

      Responder
  • Anônimo disse:

    Olá
    Eu tenho 11 anos e apereceu- me a primeira menstruação á 2 meses e deste então não me apareceu mais, o que significa?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi. É super normal porque o os hormônios ainda estão em um período de alterações/adaptações. Fique tranquila.

      Responder
    • Aleny Lovesony disse:

      Parabéns! Vou te caçar.

      Responder
  • Julia Silva disse:

    Eu tenho 10 anos e as vezes tenho muita dor na barriga. Isso é comum?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Julia, o ideal seria você ser avaliada por um médico. Converse com sua mãe a respeito, ok?! Beijos.

      Responder
  • Iara Nadiele Felix Pereira disse:

    Com quantos anos eu vou ficar menstruada? Eu tenho oito anos.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Iara, obrigado pelo seu comentário!

      Olha, a primeira menstruação (menarca) costuma ocorrer entre os 10 a 14 anos, sendo mais comum entre 12 e 13 anos.
      Você ainda está nova. Não se preocupe com isso ainda.

      Beijinhos!!!

      Responder
    • Isis Emilly disse:

      Eu menstruei pela primeira vez com 11 anos , hoje eu tenho 15 , mas o conselho que eu do para você é: não se preocupe e não se apresse pois, essa fase é horrível.

      Responder
    • Alinny disse:

      Oi tenho 11 anos tenho muita cólica,meus seios já estão crescendo e estão sensíveis e os pelos já nasceram. Ainda não menstruei. Quando eu vou menstruar. ?

      Responder
      • Dona Giraffa disse:

        Olá Alinny, não tem como saber se ainda vai demorar ou já está perto. Todas essas mudanças é normal e logo, logo ela virá. Fique tranquila e esteja preparada. Beijos!

        Responder

Deixe seu comentário